【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
lucasvaladao
Membro Novato
# set/15
· votar


bom na minha igreja temos uma jem chinesa daqueles que só tem aparencia mais nada, a ponte e horrivel nao segura afinação nenhuma, primeira coisa que fiz nela foi colocar molas da gotoh pensando que assim fosse segurar a afinação quando usasse a alavanca, (não deu certo continuou do mesmo jeito), depois pensando em melhoria da captação ouvi falar muito bem dos caps da santo angelo, comprei dois hambuckers e single e mandei trocar, (ficou massa gostei pra caramba do som dela, bom mesmo), so ficou o problema da ponte que sinceramente ta complicado. Qual ponte vcs me recomendariam para por nela? não sei se há ponte floyd rose boa e barata porque pelo que tenho visto boa mesmo e gotoh, porem sao caras de mais.

se puderem me ajudar eu agradeço.

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# set/15
· votar


Eai Galera,

Gostaria de tirar uma dúvida, alguém aqui tem os captadores Singles Condor Alnico, os captadores que vem na Condor GX50 Vintage, se são bons.

Obrigado

fconde77
Veterano
# set/15
· votar


FanhaniGUITAR

Não tenho, mas são de razoáveis a bons... Já ouvi aqui no FCC mesmo que são da Kent Armstrong.

lucasvaladao

Sendo uma falsificação chinesa, logo de baixo valor, não vejo muita lógica investir em uma Floyd Rose de qualidade, que vai custar quase o valor da guitarra.

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# set/15
· votar


fconde77

Brother você, poderia me dizer como faço para instalar esses captadores em casa?

É muito difícil?
Obrigado pela ajuda sobre a qualidade do mesmo.

fconde77
Veterano
# set/15
· votar


FanhaniGUITAR

Brother você, poderia me dizer como faço para instalar esses captadores em casa?
Vc vai precisar de ferro de solda, estanho para solda, multímetro para identificar o terra, chave philips e seguir o esquema padrão de strato SSS.

É muito difícil?
Sim e não, vc tem que saber soldar pra não ter problemas com solda fria, saber identificar onde vai cada captador (braço, meio e ponte) e no final regular a altura e angulo de cada um.

Por suas perguntas acredito que dever não tem a menor experiência com isso, então acho melhor vc levar a sua guitarra a um luthier pedir pra instalar os caps. Aproveite pra fazer a troca das cordas e uma regulagem geral.

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# set/15
· votar


fconde77

Isso, realmente não tenho experiência alguma com isso, é o que vou fazer quando comprar os captadores.

Obrigado aí irmão mais uma vez pela ajuda.
Mandei uma solicitação de amizade pra você.
Abraços

igorbm
Membro Novato
# set/15
· votar


FanhaniGUITAR

Vai no site da seymour duncan e no youtube. Vc consegue fazer sozinho em casa, é bem simples.

lucas.motorbreath
Membro Novato
# set/15
· votar


Pessoal, uma dúvida, só por questão estética mesmo, eu comprei uma Cort KX5-FR BKM (preta), só que eu vi em algumas fotos que tem um modelo parece que antigo dessa guitarra que vem com captadores "Motherbucker Zebra" que é um preto e um branco, porém eu comprei num site virtual que na foto os captadores estão todos pretos e são descritos como "Captação Motherbucker MB-2F / MB-2R (H-H)", queria saber se são todos pretos mesmo ou se tem o risco de vir esse Zebra, eu acho feio a guitarra toda preta com dois caps brancos, obg!

Tomazghost
Membro Novato
# set/15
· votar


Vale a pena por um Captador Humbucker EVH Malagoli na minha Tagima T735-S? ela tem 10 anos já e ta meia parada, queria usar pra tocar em casa e em ensaios da igreja, mas sinto q os captadores dela são fracos para fazer solos e talz. a afinação dela ta boa e segura bem.

Vou gastar em torno de 300 reais pra dar o upgrade nela, o captador custa 180 reais.

é uma boa ou to jogando dinheiro no lixo?

fconde77
Veterano
# set/15
· votar


Tomazghost

É só fazer as seguintes contas:
- Some o valor da sua guitarra usada no mercado
- Acrescente o investimento de R$300,00 da captação.
O total da pra comprar uma guitarra melhor sem a necessidade iminente de upgrade?

Guitarras com upgrades numa revenda não valem tanto o quanto investido, o valor do serviço e desprezado e o custo do processador não é somado 100% no valor final.

Agora se vc tem um carinho pelo instrumento e pretende ficar com ele é outra história.... e ainda tem a possibilidade de, no futuro aproveitar a captação.


igorbm

No site tem o esquema, mas ele vai ter que identificar qual fio é o terra, fazer as soldas direito e identificar o terra??? Os captadores não eguem um padrão, cada fabricante adota uma cor, então se não medir com um multímetro... Só esquema de nada adianta, além do que nesse site, e em todos os outros que conheço, mostram apenas as ligações, mas nada da regulagem de altura dos captadores...
Do que adianta captadores melhores se vc não sabe regular, consequentemente não vai tirar 100% deles???

lucas.motorbreath

Só esperando chegar pra saber... a loja pode ter colocado no site fotos novas mas ainda tem guitarras do catalogo antigo, ou vice-versa.

Tianes
Veterano
# set/15
· votar


Como vão?
Eu tenho uma Hohner G2T com 2 humbucking EMG e gostaria de trocar um deles por um single coil que ganhei Seymour Duncan.

Acontece que o captador HB tem um fio branco e dois outros sem capa, um ligado no negativo do captador e o outro soldado na chapa que fica no fundo da cavilha ( terra) do captador.
O SC tem apenas dois fios, um branco e um preto e eu não sei como fazer esta ligação.

Poderiam me ajudar?

Valeu!

lucas.motorbreath
Membro Novato
# set/15
· votar


fconde77
Sabe me dizer se são alnico ou cerâmicos?

Rafagt
Membro Novato
# set/15
· votar


Parabéns pelo post!!!
Muito explicativo!!!

fconde77
Veterano
# set/15
· votar


Rafagt

Cerâmicos...
Mas antes que começe a pensar em trocar a captação, teste bem a guitarra e tenha paciência para timbrar com seu setup(Amplificador e Pedais/Pedaleira).

Vejo muita gente torcendo o nariz para captadores Cerâmicos, muito pelo que é escrito por ai na internet... O fato do captador ser cerâmico não quer dizer que é ruim, não importa o material se ele for bem feito, tanto que os a maioria dos Dimarzio são cerâmicos e são ótimos captadores, apenas tem características diferentes dos AlNiCo.
Os Captadores com imãs Cerâmicos tem grande “saída” ou seja, produzindo um som robusto-cheio e forte. , já os AlNiCo tem o ganho menor com harmônicos mais destacados.

lucas.motorbreath
Membro Novato
# set/15
· votar


fconde77
valeu cara eu já vi muitas pessoas falando bem dos Motherbuckers, o que reclamaram mais na KX5 FR é a ponte que apesar de ser estável quando bem regulada não é muito durável devido ao material inferior e as tarraxas die-cast que já me recomendaram trocar por tarraxas usinadas (nem sei como identificar isso), mas acho que o nut já segura bem.

fconde77
Veterano
# set/15
· votar


lucas.motorbreath

1 - A ponte se vc travar o movimento para traz já ajuda bastante(O movimento constante de puxar a alavanca estressa o corpo, tanto que é comum ver guitarras com FR com trincados no encaixe com corpo com o braço[trócula]) outra coisa e lubrificar o encaixe com o pivô com vaselina sólida (só um pouco) e depois que usar usar a alavanca dar uns pequenos toques com mão pra ela voltar a afinação e usar 4 molas(3 no mínimo)

2- Não entendo muito essa necessidade de trocar tarraxas em guitara com FR se ela tem LockNut?!?!?!

lucasvaladao
Membro Novato
# set/15
· votar


Bom como me recomendaram apareceu uma portunidade de pegar uma guitarra sx, porem ela e serie standart e nao vintage. e ai sera que compensa?

me ajudem ai será que ela e inferior as vintages?

lucas.motorbreath
Membro Novato
# set/15
· votar


fconde77
ainda não abri o tampo traseiro pra ver quantas molas tem, mas veio 1 mola solta no saquinho outra coisa, quando eu fui testá-la, o som limpo dela parece meio crunch, parece que tem um pouquinho de drive ligado, nunca tive guitarra com 2 humbuckers e também não conhecia esses Motherbucker, a captação é assim mesmo, no som limpo dá sensação de um pouquinho de ganho/drive?

thrasher84
Membro Novato
# set/15
· votar


E ae galera gostaria de saber se alguem aqui teve ou tem esses captadores ativos da spirit ou da malagoli e se alguem ja os testou ppderiam falar sobre oq acharam deles obrigado desde ja

fconde77
Veterano
# set/15
· votar


lucas.motorbreath

Esses captadores deve ser de alto ganho e na regulagem isso pode ser corrigido abaixando um pouco os captadores outra alternativa e deixar assim e ir limpando o som abaixando um pouco o volume.

lucas.motorbreath
Membro Novato
# set/15
· votar


fconde77
vlw, vou pedir tudo isso na regulagem, última dúvida pra levar pro luthier, sei que não tem nada a ver com captação mas vou aproveitar que vc entende kkk sabe aquele efeito que o steve vai faz de bater na ponte e ela fica tremendo a nota? então eu gosto de usar a ponte pra esse efeito e vibratos leves não fazer dive bombs, mas sei que nem todas as pontes flutuantes vibram igual gotoh, vi um vídeo do gilney parson ensinando a fazer com que a ponte vibre, ele lixava o encaixe dos pivos e na lateral do encaixe da ponte pra deixá-la mais livre, é uma regulagem arriscada? pq caso ela n vibre eu pediria pro luthier fazer isso pra mim...

Obs: não sei se ela vibra pq veio com uma espuma protetora embaixo e sem tirar aquilo não dá pra saber 100% da desenvoltura dela, e acredito que teria que usar menos molas pra usar esse efeito certo? vc tinha me recomendado usar 3 no mínimo

fconde77
Veterano
# set/15 · Editado por: fconde77
· votar


lucas.motorbreath

Usar menos molas em pontes FR comuns(de baixa qualidade) comprometem ainda mais a estabilidade da afinação. A sugestão para 3 molas era justamente para reduzir isso.
Acredito que lixar o encaixe dos pivôs só vai comprometer a vida útil da ponte.

Sobre o Gilney: Depois que vi um vídeo do Gilney publicado no youtube e depois postado aqui no FCC, isso em 2011, dizendo que as "As características físicas(do guitarrista) influenciam no timbre" não consigo encarar com seriedade seus comentários... Hj vc não encontra o vídeo no canal dele mas tem o tópico aqui.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/255003/

Para todos aqueles que tem guitarras com ponte Floyd Rose recomendo que leiam esse tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/255003/
Pra você, recomendo que preste atenção na postagem do Rowashburn (página 2), lá ele postou alguns comentários e uma foto de uma FR desgastada.

P.S: Não sou um grande fã de FR,apesar de ter uma guitarra com essa ponte, só decidi a compra depois que testei um modelo semelhante com a mesma ponte (ZR + ZPS-2)... Não desafina, não tem problema de desgaste e é bem macia!

lucas.motorbreath
Membro Novato
# set/15
· votar


fconde77
vc postou duas vezes o mesmo tópico kkk em relação ao vídeo do Gilney eu não posso afirmar com exatidão pois não o vi, tive só uma pincelada pelos comentários, pode ser que ele tenha falado bobagem mesmo, pode ser que ele tenha confundido "pegada" com "características físicas", eu posso dizer por mim que a simples trocar de uma palheta influencia no timbre, a força como cada um toca, o jeito como palheta, como dá um vibrato. Eu já fiz o teste uma vez, peguei uma palheta mais grossa e uma Dunlop Jazz III que é a que eu uso, a mais grossa mudou bastante o timbre. Enfim, só achei que o pessoal levou pro lado do preconceito linguístico e não discutiram absolutamente nada das "asneiras" que ele falou, eu acompanho bastante os vídeos do Gilney, é um cara que tem seu "nohall" e certamente deve ser respeitado pelo simples fato de perder seu tempo fazendo um bocado de vídeo tentando ajudar as pessoas.

fconde77
Veterano
# set/15 · Editado por: fconde77
· votar


lucas.motorbreath

Agora que vc falou reparei na besteira... aqui esta o link correto.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/87896/

Eu vi o vídeo e seus comentários não tinham nada a ver com pegada, paleta etc... eram coisas bizarras como ponte físico e alimentação... Pela zoação do sotaque tem um comentário do Bereta que assino embaixo

"Normal! Zoamos as merdas que ele falou, não o sotaque! E ninguém faltou com respeito! Todo munda zoa os mineiros, os portugueses, os nortistas.....Eu mesmo tenho meu sotaque de mineiro zoado por aí e levo numa boa! Se queimar, aí a zoação pega! =)"
É muita frescura que existe hj... Tudo é bullying, preconceito etc. Ele coloca a cara no Youtube pq quer, e se esta disposto a isso (se expor) vai receber muitos cometários, positivos e negativos, mas faz sabendo e quer continuar então é com ele.

O fato dele colocar perder seu tempo postando vídeos pra ajudar OK, mas não se engane que além da boa vontade, tem a remuneração pelos seguidores do e o nº de visualizações no Youtube, e gente disposta a ajudar tem um de monte aqui no FCC.

lucas.motorbreath
Membro Novato
# set/15
· votar


fconde77
interessante o tópico vou usar pra eu mesmo fazer a trocar de cordas e coisas do tipo, lá ele diz que não é recomendado remover todas as cordas, eu tirei tudo porque fui afinar e estourou duas cordas, não adianta guitarra nova sempre arrebenta kkk mas vou mandar regular, você acha que dá pra regular a ponte pra que ela vibre ao bater na alavanca, aquela técnica que tinha dito, isso usando 3 molas?

fconde77
Veterano
# set/15
· votar


lucas.motorbreath

Como falei anteriormente...Não conheço esse procedimento, mas posso adiantar que vai ter um recurso que compromete da estabilidade da afinação e que reduzira a vida útil da ponte.
Sobre trocar as cordas em FR é isso mesmo, desregula tudo! Até se uma corda arrebentar vc perde a regulagem.
Eu tenho/tive(estou vendendo) uma Squier Showmaster que segui o esquema desse "estabilizador de afinação caseiro" desse do blog.
http://tanakaguitar.blogspot.com.br/2012/05/estabilizacao-de-pontes-fl utuantes_21.html
A diferença foi que usei 4 molas, mas pra isso tive que remodelar o trinco com uma Dremel pra caber.

lucas.motorbreath
Membro Novato
# set/15
· votar


fconde77
caraca bem legal e criativo, e poxa ele só usa duas molas, eu vou deixar com 3 ou 4... tem alguma diferença entre deixar 3 molas assim: l l l e assim: / l \ ?

fconde77
Veterano
# set/15 · Editado por: fconde77
· votar


A segunda opção gera mais tensão, mas atente que a garra que prende as molas ao corpo não fica "reta" e sim inclinada... E isso e pq o bloco não é centralizado na ponte, então a mola fica mais esticada(tensionada) no lado onde tem alavanca.

SkyHawk
Membro
# set/15
· votar


Não querendo ser chato e já sendo... Esse tópico é um tópico fixo sobre captadores.

lucas.motorbreath
Membro Novato
# set/15
· votar


SkyHawk
já estava prevendo que alguém diria isso, é que o assunto fluiu aqui mas já esclareci todas as dúvidas asuaushauhsua

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas