【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Gasoline
Não é bem isso, não é quanto a durabilidade (até porque a dos DMZ parece ser maior mesmo). Mas eu acho os polos dos DMZ esquisitos por exemplo, estéticamente mesmo.

Gasoline
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
Bom, ai é questão de gosto mesmo. Mas os Dimarzio realmente tem os polos estranho, principalmente os modelos mais comuns, como o FRED. Já os Seymours são tudo meio padronizado.

Mas acho que é questão de gosto, qualquer coisa, mete um nickel cover em cima, pq "com fronha, não há cara feia, somente bunda boa" como diz um amigo meu.

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


Por exemplo:
Super Distortion
Versus

JB

Sei lá, eu acho o JB mais bonito, mas acho que é bem isso mesmo, questão de gosto. Os singles por exemplo eu acho os da DMZ mais bonitos.

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


Alguém poderia me informar quais são os similares ao JB e 59 feitos pela Spanich, Malagoli e Cabrera, além de seus respectivos preços.

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
Ei, o seu JB não é tre, é humbucker normal e o mais estranho é que a distância entre os polos é menor do que os humbucker normais que eu vi por aí, tem 49mm entre os meios os polos das pontas. Muuuuuito estranho, depois te mando um email explicando melhor.

Gasoline
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
Senão me engano a Spanich não tem um semelhante (cópia), mas acho que o F5000 é o mais parecido, roda por 150, em média.
A Malagoli tem um, é um Custom alguma-coisa o nome, também roda por uns 150.
Desconheço a linha da Cabrera.

(Putz, não consegui ajudar, mas não sou escolado nestes caps mais "genéricos", foi mal.).

Rifferman
Veterano
# mar/06
· votar


Spanich = F5000 (como o Gasoline já disse)

Malagoli = Custom Alnico HB HOT - Ponte (tem o ceramico tb)

ja o Cabrera, axo melhor mandar um mail pra eles perguntando qual modelos se parece mais com o JB

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


Estou pensando em por um Spanich Fusion na ponte e um PAF no braço, que acham? É pra tocar umas coisas tipo YES, umas paradas mais limpas.

Gasoline
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
É uma boa combinação. Eu não sou expert em Spanich, mas se eu fosse colocar, eu colocaria essa combinação também. Pelo que eu pude ler e ouvir no site deles.

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


Eu queria saber se os sons que tem do Fusion são do da ponte, porque se forem acho que é perfeito pro que eu quero, acho que vou mandar um -email para eles.

ciceroramalho93
Veterano
# mar/06
· votar


valeu veio, vai ajudar muita gente

Facchini
Veterano
# mar/06
· votar


Parabéns, tópico fuderoso xD

Extrapolation
Veterano
# mar/06
· votar


pode cre

metropolisamp
Veterano
# mar/06
· votar


legal

Negão_Satriani
Veterano
# mar/06
· votar


Gasoline
Tenho um Dimarzio Freed no braço e um Evolution na ponte, ambos têm saída bem alta. Estou à procura de um captador para a posição do meio e estou em dúvida. Pensei no HS-3 mas não sei se a saída dele é muito baixa e não acompanharia os que tenho em minha guitarra. O que acha? Tem alguma sugestão? Obrigado!

Midgard
Veterano
# mar/06
· votar


Gasoline

valeuuuuuuuu velho muito foda isso

Rifferman
Veterano
# mar/06 · Editado por: Rifferman
· votar


Negão_Satriani
HS-3 é mto baixo, vai dar diferença.........tenta outro stack, ou um lilttle 59' da seymour duncan.................
mas depende da utilização.......

Marisco
Veterano
# mar/06
· votar


Stickado

Zandor
Veterano
# mar/06
· votar


Eu tenho uma pergunta, tem problema de por exemplo a guitarra ter só um captador ligado diretamente no jack, sem potenciometro nem capacitor nem nada?

DoctorX
Veterano
# mar/06
· votar


Gasoline
Cara parabens pelo topico...

Só retificando sobre os filtertrons eles são muitos usados para rockabilly e não são usados só em Gretsch existem outras guitarras que usam eles.
São meio raros aqui pelo Brasil mas nos EUA vc encontra eles de forma razoavelmente facil.
Um guitarrista que usa filtertron Brian Setzer.

DoctorX
Veterano
# mar/06
· votar


Zandor
Eu tenho uma pergunta, tem problema de por exemplo a guitarra ter só um captador ligado diretamente no jack, sem potenciometro nem capacitor nem nada?

Não tem problema nenhum, mas é bem legal que vc tenha pelo menos um potenciometro para regular o volume.
O capacitor serve apenas para dar o grave...

Gasoline
Veterano
# mar/06
· votar


DoctorX
Brian Setzer usa Grestch, ele tem uma Signature e usa 2 modelos vintages. Ele usa uma Gibson Super 400 também, mas altamente modificada. Mas nunca vi Filtertrons para vender avulsos, mas não posso dizer que tenha procurado, hehe.

Zandor
Não tem problema, mas não fica nada versatil, não dá nem para abaixar o volume, para controlar um feedback indesejado, por exemplo.

Hammer
Veterano
# mar/06
· votar


Bom especificando um pouco o assunto. gostaria de perguntar a algum expert do assunto sobre: o captador deve ser usado para ampliar as caracteristicas da madeira do corpo da guitarra ou para suprir a falta de certas qualidades da madeira em algum falta de equalização.

Exemplificando...

Corpo de basswood: (madeira que apresenta um som com tendencia a assinalar os sons médios). logo a captação que devo utilizar para essa madeira deve ser um captador que apresente médios assinalados (o que com a madeira ficaria muito ressaltado) ou utilizar captadores que tenha bastante graves e agudos, afim de suprir essa deficiencia da madeira) ???? o que vc acham???

Bertola?
Deji??

Alex_Guitar
Veterano
# mar/06 · Editado por: Alex_Guitar
· votar


Gasoline
Fala mestre ! :o)
Camarada, eu tenho uma dúvida:
A minha Kramer veio com captadores: Quad Rail e Dual Rail quando eu a adquiri. O problema é que o som sai com um nível a mais de ganho na distorção, gerando um som "ardido" demais para o meu gosto. A distorção idela para mim seria mais "seca" e ainda não consegui uma satisfatória com esta guitarra e o meu V-Amp. Acha que isso pode ser esta captação da guitarra ? Se for, qual captação vc. me indicaria para colocar na minha guitarra ?

Gasoline
Veterano
# mar/06
· votar


Hammer
Cara, vai do gosto do guitarrista, até aonde eu sei. Normalmente eu procuro testar a guitarra com os captadores originais, e usar os novospara suprir/reprimir as frequencias, conforme desejado.
Por exemplo, se tu acha que falta graves nos teus timbres, mesmo com equalização mais grave, coloca um captador que acentue mais o graves, se tu acha que falta médios, também, e se está sobrando médios, pega um com menos médios, etc.
entendeu ? pelo menos EU sempre tive essa linha de pensamento.

Alex_Guitar
Cara, seguinte, pode ser ou não os caps. Tua Kramer tem coil-tap, não ? Já tentou timbrar o Quad-Rail splitado ? Ele soa com bem menos ganho assim. E diminui o máximo a distorção e pega leve nos agudos, (normalmente reduzindo 1 ponto (de 0 a 10) na eq, deve dar uma diferença entre o "ardido" e o "legal". Eu gosto bastante desses caps, eles tem força e bastante definição nas notas. Tenta fazer isso, ou tenta abaixar o volume da guitarra também.

Se ainda assim, tu achar que está sobrando ganho, ai sim, é recomendada a troca dos captadores.

Mas os Quad-Rails são ótimos captadores, de repente tu apenas não estás conseguindo domar os bichinhos, hehe.

E quanto a qual captação colocar, isso é muito subjetivo, eu vejo pelo que tu toca, que tu gosta bastante de Vai, de repente um set de The Breeds, seria o ideal para ti. Pelos timbres que ouvi gravar, parece ser esse o caminho.

Alex_Guitar
Veterano
# mar/06 · Editado por: Alex_Guitar
· votar


Gasoline
[Modo ignorante On]
Cara, coil-tap que vc. deve estar falando é o defasador não é ?
[Modo ignorante Off]

Se for, realmente usando o defasador dá uma aliviada no som "ardido" mas, perde um pouco da "robustez" do som gerando uma sensível "desencorpada" nele. Para vc. ter uma idéia, dependendo da regulagem e da pegada com que eu toco, mesmo com a guitarra sem distorção ele me dá um ganho gerando um drive bem de leve...
Bom, de qualquer forma, valeu pela atenção e ajuda camarada.
Já que vc. falou que são bons capitadores, confiarei em vc. e vou continuar tentando "domar os bichinhos". ...risos...

Ah, enquanto falava com vc. achei este esquema aqui.
Eu não entendo porra nenhuma de eletrônica mas, acredito que seja útil para vc. ou outra pessoa daqui do fórum, por tanto, lá vai:

Esquema Quad Rail

Gasoline
Veterano
# mar/06
· votar


Alex_Guitar
Ah sim, coil-tap é o defasador.

Cara, honesmente, eu tentaria dar uma segunda chance aos bichinhos. Por que tu vai sentir diferença de "corpo" e peso com quase qualquer outro captador.

E eu entendo o lance do drive leve que tu falou. Pode ser que eles estejam muito próximos das cordas também, ai aumenta muito o ganho deles também. Tenta abaixar um pouco e dá uma regulada no volume da guitarra para tocar com som limpo, talvez resolva.

Mas não fique com receio de trocar, pq com um set de qualidade, com certeza tu vais tirar timbres ótimos (não que eu não goste dos teus timbres, hehe)

E esse esquema do Quad Rail, muito legal. Não sabia que era OBL (Original Bill Lawrence) mais uma prova da qualidade dele, hehe.

Vou salvar aqui, com certeza.

Alex_Guitar
Veterano
# mar/06
· votar


Gasoline
Camarada, além do Quad Rail tem também um esquema do Dual Rail no mesmo site onde eu encontrei anterior. Vou colocar estes esquemas aqui falou ?

Esquema Dual Rail

Esquema Quad Rail


Para quem quiser saber mais, além de vc. camarada clique no link aqui abaixo:
Technical Support

Tem estas informações aí que eu postei e mais algumas outras.
Vou postar o mesmo link também no STICK dos Luthier´s.
\o/ \o/

Rachmaninoff
Veterano
# mar/06
· votar


Outra dúvida:

Suponham que eu tenha uma guitarra com um single na posição do braço, e eu ponho um Seymour Duncan Hot Rails.

Só que eu a troco por uma guitarra que tem um humbucker no braço.

Qual o captador humbucker para o braço "equivalente" ao Hot Rails?

diablero
Veterano
# mar/06
· votar


muito bom topico

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas