Autor |
Mensagem |
LeandroP Moderador |
# fev/13
· votar
Segue uma simples progressão de tríades, na tonalidade menor de Ré. Você pode criar variações sobre cada acorde, mesclar com a escala, enfim, decorar ao seu gosto. É interessante transpor pra outras alturas, outras tonalidades.
O guitarrista Ritchie Blackmore utilizou uma ideia parecida no solo da música Burn, do Deep Purple. É lógico que o exemplo abaixo ainda está muito diferente do que ele fez. Mas daí pra ficar igual são alguns passos muito simples. O solo dele está em Sol menor. Experimente transpor pra essa tonalidade também.
Toque lentamente pra entender a sonoridade:
..:: Tríades
||: Dm | G | | C | F | | B° | E | | Am | C#° :|| repetir
Dm G e--5-----5------|--7------7------| B----6-----6----|----8------8----| G------7-----7--|------7------7--| D---------------|----------------| A---------------|----------------| E---------------|----------------|
C F e--3-----3------|--5------5------| B----5-----5----|----6------6----| G------5-----5--|------5------5--| D---------------|----------------| A---------------|----------------| E---------------|----------------|
B° E e--1-----1------|--4------4------| B----3-----3----|----5------5----| G------4-----4--|------4------4--| D---------------|----------------| A---------------|----------------| E---------------|----------------|
Am C#° e--5-----5------|--3------3------| B----5-----5----|----5------5----| G------5-----5--|------6------6--| D---------------|----------------| A---------------|----------------| E---------------|----------------|
Palhetar somente pra cima é mais difícil na minha opinião. Este exercício pode ser interessante pra praticar este tipo de palhetada também... Bons estudos!
|
Parakletos Membro Novato |
# fev/15
· votar
Estou estudando violão e estou no estudo de Tríades. Fiz uma tabela e queria saber se está certo, será que eu posso considerar essa tabela para uma eventual música que irei cifrar?
ESCALA DIATONICA OU NORMAL DE C(DÓ)
T T / T T T / 1 2 3 4 5 6 7 C D E F G A B
TRÍADE MAIOR DE c(DÓ Maior) = TÔNICA C(DÓ) + 4 SEMITONS E(MI) + 3 SEMITONS G(SOL).
1 3 5 C E G OU SEJA A TRÍADE MAIOR É COMPOSTA PELA TÔNICA, TERÇA E QUINTA JUSTA.
TRÍADE MENOR DE C(DÓ) OU SEJA Cm(Dó Menor) = TÔNICA C(DÓ) + 3 SEMITONS Eb(MIb = RÉ#) + 4 SEMITONS G(SOL).
1 3 5 C Eb G OU SEJA A TRÍADE MENOR É COMPOSTA PELA TÔNICA, TERÇA MENOR E QUINTA JUSTA.
TRÍADE DIMINUTA DE C(DÓ) = TÔNICA C(DÓ) + 3 SEMITONS Eb(MIb = RÉ#) + 3 SEMITONS Gb(SOLb = F#).
1 3 5 C Eb Gb OU SEJA A TRÍADE DIMINUTA É COMPOSTA PELA TÔNICA, TERÇA MENOR E QUINTA DIMINUTA.
TRÍADE AUMENTADA DE C(DÓ) = TÔNICA C(DÓ) + 4 SEMITONS E(MI) + 4 SEMITONS Ab(LÁb = G#).
1 3 5 C E Ab OU SEJA A TRÍADE AUMENTADA É COMPOSTA PELA TÔNICA, TERÇA MAIOR E QUINTA AUMENTADA.
ESCALA DIATÔNICA OU NORMAL DE D (RÉ)
T T / T T T / 1 2 3 4 5 6 7 D E F# G A B C#
TRÍADE MAIOR DE D(RÉ) = TÔNICA D(RÉ) + 4 SEMITONS F#(FÁ SUSTENIDO) + 3 SEMITONS A(LÁ).
1 3 5 D F# A
TRÍADE MENOR DE D(RÉ) OU SEJA = Dm(RÉ MENOR) = TÔNICA D(RÉ) + 3 SEMITONS F(FÁ) + 4 SEMITONS A(LÁ).
1 3 5 D F A
TRÍADE DIMINUTA DE D(RÉ) = TÔNICA D(RÉ) + 3 SEMITONS F(FÁ) + 3 SEMITONS Ab(LÁb = G#)
1 3 5 D F Ab
TRÍADE AUMENTADA DE D(RÉ) = TÔNICA D(RÉ) + 4semitons Gb(SOL BEMOL = F#) + 4 SEMITONS Bb(SÍ BEMOL = A#)
1 3 5 D Gb Bb
ESCALA DIATÔNICA OU NORMAL DE E (MI)
T T / T T T / 1 2 3 4 5 6 7 M F# G# A B C# D#
TRÍADE MAIO DE M(MI) = TÔNICA M(MI) + 4 SEMITONS Ab(LÁ BEMOL = G#) + 3 SEMITONS B(SÍ)
1 3 5 M Ab B
|
Daniel_tecladista15 Membro Novato |
# fev/15
· votar
Parakletos Está certinho, cara!!
Mas uma pequena observação. Você se atrapalhou na definição da quinta aumentada na formação da tríade aumentada.
No caso do tom de C, a quinta aumentada é G# e não Ab (apesar de serem notas enarmônicas). Parece um detalhezinho, mas é importante entendermos a definição corretamente.
O mesmo para o tom de D, onde a 5a é A# e não Bb.
Observe que no tom de E a 5a será a nota B# (o mesmo que C enarmonicamente).
|
Parakletos Membro Novato |
# fev/15
· votar
Daniel_tecladista15 - Obrigado, vou alterar aqui. Vou fazer a escala toda ai posto aqui novamente.
valeu!
|
Parakletos Membro Novato |
# out/15
· votar
ESCALA DIATONICA OU NORMAL DE C(DÓ)
T T / T T T / 1 2 3 4 5 6 7 C D E F G A B C D E F G A B
TRÍADE MAIOR DE C(DÓ Maior) = TÔNICA C(DÓ) + 4 SEMITONS E(MI) + 3 SEMITONS G(SOL).
1 3 5 C E G OU SEJA A TRÍADE MAIOR É COMPOSTA PELA TÔNICA, TERÇA E QUINTA JUSTA. TRÍADE MENOR DE C(DÓ) OU SEJA Cm(Dó Menor) = TÔNICA C(DÓ) + 3 SEMITONS D(RÉ# = MIb) + 4 SEMITONS G(SOL).
1 3 5 C D# G OU SEJA A TRÍADE MENOR É COMPOSTA PELA TÔNICA, TERÇA MENOR E QUINTA JUSTA.
TRÍADE DIMINUTA DE C(DÓ) = TÔNICA C(DÓ) + 3 SEMITONS D(RÉ# = MIb) + 3 SEMITONS F#(FÁ# = Gb).
1 3 5 C D# F# OU SEJA A TRÍADE DIMINUTA É COMPOSTA PELA TÔNICA, TERÇA MENOR E QUINTA DIMINUTA.
TRÍADE AUMENTADA DE C(DÓ) = TÔNICA C(DÓ) + 4 SEMITONS E(MI) + 4 SEMITONS Ab(LÁb = G#).
1 3 5 C E G# OU SEJA A TRÍADE AUMENTADA É COMPOSTA PELA TÔNICA, TERÇA MAIOR E QUINTA AUMENTADA.
ESCALA DIATÔNICA OU NORMAL DE D (RÉ)
T T / T T T / 1 2 3 4 5 6 7 D E F# G A B C#
TRÍADE MAIOR DE D(RÉ) = TÔNICA D(RÉ) + 4 SEMITONS F#(FÁ SUSTENIDO) + 3 SEMITONS A(LÁ).
1 3 5 D F# A
TRÍADE MENOR DE D(RÉ) OU SEJA = Dm(RÉ MENOR) = TÔNICA D(RÉ) + 3 SEMITONS F(FÁ) + 4 SEMITONS A(LÁ).
1 3 5 D F A
TRÍADE DIMINUTA DE D(RÉ) = TÔNICA D(RÉ) + 3 SEMITONS F(FÁ) + 3 SEMITONS G#(SOL# = Ab).
1 3 5 D F G#
TRÍADE AUMENTADA DE D(RÉ) = TÔNICA D(RÉ) + 4semitons F(FÁ# = Gb) + 4 SEMITONS A#(LÁ# = Bb).
1 3 5 D F# A# ESCALA DIATÔNICA OU NORMAL DE E (MI).
T T / T T T / 1 2 3 4 5 6 7 E F# G# A B C# D#
TRÍADE MAIOR DE E(MI) = TÔNICA M(MI) + 4 SEMITONS G#(SOL# = Ab) + 3 SEMITONS B(SI).
1 3 5 E G# B
TRÍADE MENOR DE E(MI) OU SEJA Em(MI MENOR) = TÔNICA E(MI) + 3 SEMITONS G(SOL) + 4 SEMITONS B(SI).
1 3 5 E G B
TRÍADE DIMINUTA DE E(MI) = TÔNICA E(MI) + 3 SEMITONS G(SOL) + 3 SEMITONS A#(LÁ# = Bb).
1 3 5 E G A#
TRÍADE AUMENTADA DE E(MI) = TÔNICA E(MI) + 4 SEMITONS G#(SOL# = Ab) + 4 SEMITONS C(DÓ).
1 3 5 E G# C ESCALA DIATÔNICA OU NORMAL DE F (FÁ).
T T / T T T / 1 2 3 4 5 6 7 F G A A# C D E
TRÍADE MAIOR DE F(FÁ) = TÔNICA F(FÁ) + 4 SEMITONS G(SOL) + 3 SEMITONS C(DÓ).
1 3 5 F A C
TRÍADE MENOR DE F(FÁ) = TÔNICA F(FÁ) + 3 SEMITONS G#(SOL#) + 4 SEMITONS C(DÓ).
1 3 5 F G# C
TRÍADE DIMINUTA DE F(FÁ) = TÔNICA F(FÁ) + 3 SEMITONS G#(SOL#) + 3 SEMITONS B(SI).
1 3 5 F G# B
TRÍADE AUMENTADA DE F(FÁ) = TÔNICA F(FÁ) + 4 SEMITONS A(LÁ) + 4 SEMITONS C#(DÓ#).
1 3 5 F A C# ESCALA DIATÔNICA OU NORMAL DE G(SOL).
T T / T T T / 1 2 3 4 5 6 7 G A B C D E F#
TRÍADE MAIOR DE G(SOL) = TÔNICA G(SOL) + 4 SEMITONS B(SI) + 3 SEMITONS D(RÉ).
1 3 5 G B D
TRÍADE MENOR DE G(SOL) = TÔNICA G(SOL) + 3 SEMITONS A#(LÁ#) + 4 SEMITONS D(RÉ).
1 3 5 G A# D
TRÍADE DIMINUTA DE G(SOL) = TÔNICA G(SOL) + 3 SEMITONS A# + 3 SEMITONS C#(DÓ#).
1 3 5 G A# C#
TRÍADE AUMENTADA DE G(SOL) = TÕNICA G(SOL) + 4 SEMITONS C(DÓ) + 4 SEMITONS D#(RÉ#).
1 3 5 G B D#
ESCALA DIATÔNICA OU NORMAL DE A(LÁ).
T T / T T T / 1 2 3 4 5 6 7 A B C# D E F# G#
TRIADE MAIOR DE A(LÁ) = TÔNICA A(LÁ) + 4 SEMITONS C#(DÓ#) + 3 SEMITONS E(MI).
1 3 5 A C# E
TRÍADE MENOR DE A(LÁ) = TÔNICA A(LÁ) + 3 SEMITONS C(DÓ) + 4 SEMITONS E(MI).
1 3 5 A C E
TRÍADE DIMINUTA DE A(LÁ) = TÔNICA A(LÁ) + 3 SEMITONS C(DÓ) + 3 SEMITONS D#(RÉ#).
1 3 5 A C D
TRÍADE AUMENTADA DE A(LÁ) = TÔNICA A(LÁ) + 4 SEMITONS C# + 4 SEMITONS F(FÁ).
|
Daniel_tecladista15 Membro Novato |
# out/15
· votar
Parakletos
C D# G OU SEJA A TRÍADE MENOR É COMPOSTA PELA TÔNICA, TERÇA MENOR E QUINTA JUSTA. Vc está incorrendo no mesmo erro novamente!! A terça menor da escala de Dó maior é Mi bemol e não Ré sustenido, ok?
C D# F# OU SEJA A TRÍADE DIMINUTA É COMPOSTA PELA TÔNICA, TERÇA MENOR E QUINTA DIMINUTA. Mesmo erro!! A terça menor e quinta diminuta estão erradas.
|
Marvims Gutar Membro Novato |
# out/15 · Editado por: Marvims Gutar
· votar
Cara é bem simples vc aplica as notas do acorde de forma melódica, ou seja uma de cada vez, procure fazer isso em varias regiões do braço nesse video tenho alguns exemplos de Triades simpeles espero que ajude!! [url= http://www.4shared.com/office/ctnR-t2Tba/sweep-arpejos.html]tablatura [/url] Backing Track
|