Tríades - Como elas podem lhe ajudar a improvisar

Autor Mensagem
U1000D
Veterano
# mar/06
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ajuda a improvisar? pra mim isso dificulta hehe

pagode nem morto
Veterano
# mar/06
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LeandroPanucci

Muito bom! Seus tópicos ajudam muita gente aquí. =D

LeandroP
Moderador
# mar/06
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pagode nem morto

A idéia é essa mesmo, valeu!

U1000D

Tudo ao seu tempo e tudo se resolve. Sabes intervalos?

LeandroP
Moderador
# mar/06
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Am............ G............ F.......... E7.....

e--12-8---12-8-----10-7---10-7----8-5---8-5----7-4-----
B------10------10------8-------8------6-----6-----5----
G---------------------------------------------------4--
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------



Quer tocar frases como o gordão suéco? Comece treinando estas tríades em grupos de tercinas.

U1000D
Veterano
# mar/06
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Tudo ao seu tempo e tudo se resolve. Sabes intervalos?

cara sou pessimo em teoria..

acho q jah te perguntaram isso..mas quer ser meu professor? :P

LeandroP
Moderador
# mar/06
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U1000D

podemos combinar... mande um e-mail pro meu nick arrouba gmail e falamos disso.

M Freedom
Veterano
# nov/06
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Otimo tópico...mito bom mesmo..sempre tive dúvidas em relação a 2ª Inversão


Valeu Panucci!

Zakk87
Veterano
# dez/06
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Legal pra caralho, entendi como forma, soh nao entendi os desenhos =/
mas fico massa.


De Yngwie a Mark Knopfler ;)

Crivelli
Veterano
# dez/06 · Editado por: Crivelli
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Opa parabéns,

eu so iniciante nessa parte teórica e gostaria de saber se por exemplo nesse desenho oq eu teria que tocar?


e---353------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Sendo isso uma tríade

LeandroP
Moderador
# dez/06 · Editado por: LeandroP
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zakk877
M Freedom

É isso aí :)

LeandroP
Moderador
# dez/06
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Crivelli

Isso não é uma tríade, só tem duas notas aí.

Crivelli
Veterano
# dez/06
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Retirei esse exemplo da música Welcome Home (Sanitarium) do Metallica
( http://www.cifraclub.com.br/cifras/metallica/welcome-home-sanitarium -sgsm.html )

Verifique que na tab há duas tríades mas não entendo como ler o modo como foi escrito...

de uma olhada, logo no início.

Gharn
Veterano
# fev/07 · Editado por: Gharn
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Olá, eu estava tendando montar um acorde de G#º, e vi que a triade q compoe o acorde é G#-B-D. Vi no dicionario de acordes q o acorde é formado por:

E-X ou E-X
B-3 (nota C) B-X
G-4 (nota B) G-4 (nota B)
D-3 (nota F) D-3 (nota F)
A-X A-5 (nota D)
E-4 (nota G#) E-4 (nota G#)

Gostaria de saber porque o F aparece nesse acorde!!!
agradeço a todos desde já!

Gharn
Veterano
# fev/07
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Desculpe me, mas nao consigo editar, o acorde q eu me referi é o seguinte:

E-X
B-3 (nota C)
G-4 (nota B)
D-3 (nota F)
A-X
E-4 (nota G#)

ou
E-X
B-X
G-4 (nota B)
D-3 (nota F)
A-5 (nota D)
E-4 (nota G#)

LeandroP
Moderador
# mar/07
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Gharn

As notas G# - B - D formam uma tríade diminuta. Pra formar uma tríade diminuta você precisa de duas terças menores sobrepostas:

G# --> B = 1,5 tom = 3a menor

B --> D = 1,5 tom = 3a menor

Se você adicionar mais uma terça menor, o acorde passa a ser uma tétrade diminuta, e daí a nota F.

Com relação a nota G# temos os intervalos:

tríade: T, b3 e b5 - G#, B, D
tétrade: T, b3, b5 e b7 (sétima diminuta) - G#, B, D, F

Esses acordes são simétricos, pois se você adicionar mais uma terça menor você acaba encontrando a oitava. Por essa razão, invertendo uma tétrade diminuta você terá 4 tétrades diminutas:

G#º = Bº = Dº = Fº


Crivelli

Isso "me pareceu" mais uma figura de "tercina", que não é necessariamente uma tríade, mas uma divisão de um tempo do compasso em 3 partes.


contagem: 1 2 3 4
divisão: Tá-ta-ta Tá-ta-ta Tá-ta-ta Tá-ta-ta



atmospherick
Veterano
# out/11
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Por Favor me exclareçam umas duvidas

então temos nos intervalos :Maior,Menor,Justa,Aumentada,Diminuta

exemplo de Dó : C C# D D# E F G A B

ficaria assim:
C(tônica)
C#(2ªmenor)
D(2ª Maior)
D#(3ª menor)
E(3ª Maior)
F(4ªjusta)
F#(4ª Aumentada)
G(Quinta justa)
G#(Quinta Aumentada)
A(Sexta Maior)
A#(Sétima menor)
B(Sétima)
C(Oitava Justa)

Intervalo Maior = 2 tons
Intervalo menor=1,5 tom

Está correto eu dizer então que o acorde de C aug(aumentado) é composto
por : C E G#
E o acorde de C dim é composto
por : C Eb F#

Está tudo correto ?
muito obrigado desde já

clebergf
Veterano
# out/11
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Muito interessante o tópico o LeandroP sempre manda bem demais nas explicações.
Estou estudando tríade com as vídeo aulas do Mateus Starling e estou achando muito foda.

atmospherick
Veterano
# out/11
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Alguém pode só conferir pra mim por favor ?

LeandroP
Moderador
# out/11
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atmospherick

Tá quase lá... Em número de tons você está certo, mas os nomes das notas estão errados.

O C# não pode ser a 2a de Dó, porque ainda é um Dó.

A segunda do Dó é o Ré, então a 2a menor é o Ré bemol.

O D# não é a terça menor. A terceira nota é o Mi, então a terça menor é o Mi bemol.

Veja de forma genérica os graus, antes de classificá-los:

C = 1
D = 2
E = 3
F = 4
G = 5
A = 6
B = 7
C = 8

atmospherick
Veterano
# out/11
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Eu não vou colocar tudo que entendi pq é repetir o que você ja falou
mas entendi perfeitamente,eu vou estudar mais essa parte das 2ª em diante porém

no sistema que usa as 2ª em diante leva em consideração a tônica sendo o grau 1

e quando levamos em consideração que a Tônica é a 8ª ?

posso dizer que a nona menor de Dó é Dm por exemplo ?

LeandroP
Moderador
# out/11
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atmospherick

Isso acontece por causa da "enarmonia" - dois nomes diferentes pro mesmo som.

Pra não se confundir com os nomes dos intervalos, procure sempre respeitar os graus.



GRAUS DA ESCALA TONS NOME DO INTERVALO
T -- tônica ou nota fundamental
bII 0,5 segunda menor
2 1,0 segunda maior
#II ou bIII 1,5 segunda aumentada ou terça menor
III 2,0 terça maior
IV 2,5 quarta justa
#IV ou bV 3,0 quarta aumentada ou quinta diminuta
V 3,5 quinta justa
#V ou bVI 4,0 quinta aumentada ou sexta menor
VI ou bbVII 4,5 sexta maior ou sétima diminuta
bVII 5,0 sétima menor
VIIM 5,5 sétima maior
VIII 6,0 oitava justa



atmospherick
Veterano
# out/11
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Leandro P

obrigado mesmo !
então 9ª de C é D ?e segunda tabém é D?

marcosaalcantara
Veterano
# out/11
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LeandroP
gostaria que você me explicace a função de cada arcode dominante subdominante etc ,em uma base (ja sei qual nota e dominante etc, na formaçao dos arcodes,mas queria saber como aplica essa teoria na musica na hora da harmonizaçao, qual é a funçao de cada dentro de uma harmonia).
abs.

LeandroP
Moderador
# out/11 · Editado por: LeandroP
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marcosaalcantara

Pra isso vou pedir pra você observar os graus (I, II, III, IV, etc) e os intervalos (2a, 3a, 5a, 6a, 7a, etc)

O acorde dominante tem uma sonoridade instável, e pede resolução na tônica. Não quer dizer exatamente que você tenha que tocar a tônica sempre que tocar o dominante, porém ao tocar a tônica você percebe a preparação que um acorde faz pro outro. Este acorde é o Vº grau da tônica (Iº grau) - o acorde V7.

O subdominante, como o próprio nome diz, é a função que está abaixo do dominante, e a sua sonoridade é meio-instável. Este acorde é o IVº grau da tônica (Iº grau) - o IV ou IV7M, mas pode ser facilmente substituído pelo IIº grau menor - o IIm ou IIm7.

O acorde dominante possui na sua formação o intervalo de trítono (intervalo de 3 tons que divide a escala ao meio) entre os intervalos que são os pilares do acorde dominante: a 3a maior e a 7a menor do V7. Isso não aconteceu com o subdominante porque a sétima é maior, desfazendo o trítono entre o seus intervalo de 3a e 7a. Existem casos em que o subdominante maior tem 7a menor (formando o trítono entre a 3a maior e a 7a menor do acorde), sendo chamado de subdominante blues - o IV7.

Veja abaixo um exemplo simples de uma cadência perfeita, com as funções subdominante (meio-instável), dominante (instável) e tônica (estável), tocada em forma de arpejo (tocar cada nota do acorde, uma de cada vez).

Pra deixar simples a cadência está no tom de Dó, tonalidade maior: F (sub), G7 (dom) e C (ton):


e---5-------7------7--8-------------
B-----6---6---6---------8-----------
G-------5-------7---------9--7------
D------------------------------10---
A-----------------------------------
E-----------------------------------
F.......G7.........C........... (acompanhamento)


Toque lentamente, uma nota de cada vez. O desenhos dessas tríades você encontra no CAGED. Veja as formas das tríades:


e---5-------7-------8------8--------
B---6-------6-------8------8--------
G---5-------7-------7------9--------
D--------------------------10-------
A-----------------------------------
E-----------------------------------
F G7 C C


As funções são essas acima: meio-instável, instável e estável, respectivamente subdominante, dominante e tônica.

Tem outras funções, substituições, funções duplas, porém basicamente é isso. Fique atento aons graus intervalos e observe os efeitos na harmonia.

marcosaalcantara
Veterano
# out/11
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LeandroP
nossa ajudo bastente =D , não poderia ter explicado melhor! muito obrigado Leandro.

LeandroP
Moderador
# out/11
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Por nada, marcosaalcantara. Fico feliz que tenha entendido.

ferbarper
Veterano
# out/11
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LeandroP
Aproveitando o embalo , da pra da uma explicaçaozinha de inversão de acordes ,e um exemplo em tab ou algo sobre a aplicaçao da inversao em bases ou algo assim pra mim fazer aqui na guitar?
tópico muito bom, abrçs.

LeandroP
Moderador
# out/11 · Editado por: LeandroP
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Inverter acordes é mudar a ordem das notas da sua formação.

Por exemplo, a tríade de Dó maior fechada é formada pelas notas: Dó, Mi e Sol.

Na prática:


e----------------
B----------------
G-------0--------
D-----2----------
A---3------------ tríade ou acorde C
E----------------


Você pode mudar a ordem das notas e a tríade permanece Dó maior, porém invertida.

Na prática:


e--------------
B-------1------
G-----0--------
D---2---------- tríade ou acorde C/E
A--------------
E--------------


e---------0----
B-------1------
G-----0-------- tríade ou acorde C/G
D--------------
A--------------
E--------------


Como podemos montar as tríades por toda extensão do braço da guitarra, as inversões formam desenhos diferentes.

Observe este lick simples com as tríades de C e F, onde o C é tocado com inversão:

e--------8--12--8------------8------------------
B------8----------8-------10---10---------------
G----9--------------9--10---------10------------
D-----------------------------------------------
A-----------------------------------------------
E-----------------------------------------------
C/E F


Dependendo da nota mais grave da tríade ou acorde, é chamada de primeira inversão, segunda inversão e terceira inversão.

C - sem inversão
C/E - 1a inversão
C/G - 2a inversão
C/B ou C/Bb - 3a inversão

clebergf
Veterano
# out/11
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atmospherick
obrigado mesmo !
então 9ª de C é D ?e segunda tabém é D?


Sim, só que o D 9ª está uma oitava acima em relação a 2ª assim como a tônica.

LeandroP
Moderador
# out/11
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atmospherick

posso dizer que a nona menor de Dó é Dm por exemplo ?


Depende. Com eu disse antes, não se confunda com os graus.

Quando se diz nona menor (ou segunda menor) está falando do intervalo, do grau, e não do acorde. Segunda menor é o segundo grau maior abaixado em um semitom.

Portanto a nona menor do Dó é a nota Ré bemol, porque Ré é o intervalo de segunda maior, e o Ré bemol é o intervalo de segunda menor.

Segunda e nona é o mesmo intervalo com a diferença de uma oitava, como postou o clebergf.

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