Tríades - Como elas podem lhe ajudar a improvisar

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# out/11
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Vou pegar um exemplo prático com as tríades do campo harmônico de Ré maior.

D - Em - F#m - G - A - Bm - C#° - D


e-2---2-5-3---3-7-5---5-9-7---7-10-9-----9-12-10-------10-
B--3-3-----5-5-----7-7-----8-8------10-10-------12---12---
G---2-------4-------6-------7---------9------------11-----
D---------------------------------------------------------
A---------------------------------------------------------
E---------------------------------------------------------
.
e-14-12------12-15-14-------------------------------------
B------14--14--------15-----------------------------------
G--------12------------14-12-11-9-------------------------
D---------------------------------12----------------------
A---------------------------------------------------------
E---------------------------------------------------------


Toque devagar, observando as sonoridades das mudanças de acorde/tríade.

LeandroP
Moderador
# out/11 · Editado por: LeandroP
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Pra facilitar, vou desenhar as tríades utilizadas no exemplo acima:


e---2--5-----
B---3--------
G---2-------- D
D------------
A------------
E------------
.
e---3--7-----
B---5--------
G---4-------- Em
D------------
A------------
E------------
.
e---5--9-----
B---7--------
G---6-------- F#m
D------------
A------------
E------------
.
e---7--10----
B---8--------
G---7-------- G
D------------
A------------
E------------
.
e---9---12---
B---10-------
G---9-------- A
D------------
A------------
E------------
.
e---10---14--
B---12-------
G---11------- Bm
D------------
A------------
E------------
.
e---12---15--
B---14-------
G---12------- C#°
D------------
A------------
E------------
.
e---14---17--
B---15-------
G---14------- D
D------------
A------------
E------------


As notas que não estão alinhadas às tríades na tablatura fazem parte da tríade também. Use o dedo mindinho para tocá-las.

Isso é uma seqüência simples de arpejos. Dá pra tocar utilizando palhetada alternada e do tipo varredura (sweep picking).

atmospherick
Veterano
# out/11
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Obrigado mesmo Leandro,ficou tudo bem claro

Unfeelingness
Veterano
# out/11 · Editado por: Unfeelingness
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LeandroP

Pra facilitar, vou desenhar as tríades utilizadas no exemplo acima:

Nem precisa. Na tablatura já fica configurado que os licks estão formados sobre os acordes maiores perfeitos.

Aliás a pergunta minha é essa: nesse estudo seu, a abordagem é sobre os acordes maiores perfeitos? Num estudo mais avançado se poderia acrescentar dissonâncias também, se é que já não tem - não li o tópico todo.

Um bom tópico para quem quer incrementar o improviso e trabalhar com idéias diferentes...

Abçs,

Unfeelingness
Veterano
# out/11
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Uma contribuição - mas esta, é com dissonâncias, vejam se gostam...


e------------------------------------------------------
B----------------7-8-------------------------------------
G--------------8-----8-----------------------------------
D------------9---------9---------------------------------
A-----7-9-10-------------10-9-7--------------------------------
E------------------------------------------------------


OBS: Acrescentei uma 2a aí, que é para dar a dissonância no final...

Abçs,

LeandroP
Moderador
# out/11
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Unfeelingness
Num estudo mais avançado se poderia acrescentar dissonâncias também

Sim, pode!

Logo no final (a penúltima nota) da tablatura eu também utilizei um intervalo de 2a maior pra repousar na tônica.

Qualquer tensão disponível pode ser utilizada, seja diatônica ou mesmo uma nota que não pertença a tonalidade.

Na tablatura já fica configurado que os licks estão formados sobre os acordes maiores perfeitos.

Não só maiores. Tem pelo menos 3 menores e uma diminuta.

;)

Unfeelingness
Veterano
# out/11
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LeandroP

Na tablatura já fica configurado que os licks estão formados sobre os acordes maiores perfeitos. Não só maiores. Tem pelo menos 3 menores e uma diminuta.

Eu me expressei mal. Quis dizer "acordes perfeitos" (maiores, menores ou diminutos).

Aliás, uma coisa que eu nunca entendi é o seguinte:

A tríade perfeita de um acorde maior, se torna um acorde do tipo VIm7, quando acrescentamos a 6a. nota da escala como nota mais grave. E, a tríade maior perfeita que é "alegre", deixa o acorde menor, "alegre". Ex: tríade de C e acorde de Am7

E, de modo semelhante, se eu pego uma tríade menor perfeita e acrescento como nota mais grave a 6a. nota da escala menor natural, tenho um acorde do tipo I7M. E, a tríade menor perfeita que era "triste", também produziu um acorde maior, com 7a. maior, "triste".
Ex: tríade de Am e acorde F7M

Que coisa não?? Pq isso acontece??

LeandroP
Moderador
# out/11
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Unfeelingness

Eu não conheço este termo: "tríade perfeita".

Que coisa não?? Pq isso acontece??

O F7M com o baixo em Lá é uma inversão do Fá maior (primeira inversão - com a 3a no baixo).

É curioso mesmo. Porém a sonoridade do F7M/A não soa triste pra mim. Não sei como definir bem, mas pra mim a sonoridade é mais plana, mais fraca do que o acorde no seu estado natural... Não sei explicar.

miguel_guitar
Veterano
# mar/12
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Tríade de Lá aumentado --> A - C# - E#

E# ?? Onde eu encontro essa nota ? Não seria um F ?

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
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E# ?? Onde eu encontro essa nota ? Não seria um F ?

A sonoridade do E# é a mesma que a da nota Fá, pois o que ocorre ai é uma enarmonia: nomes diferentes para a mesma qualidade sonora. E# não é usado na notação musical convencional, mas teoricamente, acho que não é errado utilizado, a título de explicação. Por exemplo, estamos falando do lá aumentado certo? A tríade de lá é A- C# - E, para essa tríade se tornar aumentada a quinta deve subir um semiton, se tornando um E#, que na guitarra/violão corresponderia a um F. Eu digo na guitarra/violão, porque são instrumentos temperados, por que num violino por exemplo, seria perfeitamente possível você fazer um E#, lembrando que existem os microtons, além das 12 notas que estamos habituados.
Espero não ter dito nenhuma besteira. Abraço

miguel_guitar
Veterano
# mar/12
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lembrando que existem os microtons

e os que são esses microtons ?

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
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e os que são esses microtons ?

Segundo a wikipédia: Microtom ou microintervalo é um termo da musicologia que descreve um intervalo menor do que o semitom do sistema temperado ocidental.
Para exemplificar, utilizo novamente a wikipédia, ehhe: O compositor italiano do renascimento e teórico Nicola Vicentino (1511-1576) [1] experimentou com micro-intervalos e construiu, por exemplo, um teclado com 36 teclas para a oitava, conhecido como arquicímbalo.

Microtons no caso, são os intervalos musicais, que se situam entre as notas que conhecemos, e que dificilmente serão percebidos pelo ouvido. Mais do que isso, não sei dizer.

miguel_guitar
Veterano
# mar/12
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e-----------------------------2------------------------

B----------------------*3-----3------------------------

G----------------2-----*3------------------------------

D----------2-----3-------------------------------------

A----2-----3-------------------------------------------

E----3-------------------------------------------------

Me explica aí como eu leio isso ..

g.wilhelms
Veterano
# mar/12 · Editado por: g.wilhelms
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Me explica aí como eu leio isso ..

Como ler isso? Não entendi a pergunta... Ai tem uma tab, ler normalmente se aplica a partitura. Tente explicar melhor o que vc quer saber.

miguel_guitar
Veterano
# mar/12
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Tente explicar melhor o que vc quer saber.

Tipo , nesse desenho, como eu faço o que tá 'dizendo' na guitarra.. tipo esse desenho significa alguma coisa pra se fazer na guitarra , então oq é ? Eu achei ele no início do tópico, terça maior ..

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
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A sim, agora entendi. Tipo, o desenho está mostrando as terças maiores das notas G, C, F, Bb e D.

A----2----

E----3----

No exemplo acima você tem a nota G, na corda E (terceira casa), e a nota B na corda A (segunda casa). A nota B, é a terça maior da nota G. Se você analisar esse desenho, ele corresponde ao que você faz nas cordas mais graves ( mi e lá), quando você monta o acorde sol. Outro exemplo, dessa vez nas cordas agudas:

e----2
B----3

Dessa vez você tem a a nota ré na corda B, e a nota F# na corda E. Novamente, o F# é a terça maior da nota D.

Esse desenho, assim como outros que eu acho que tem nesse tópico, servem para treinar a disposição dos intervalos no braço da guitarra. Qualquer dúvida é só falar. Abraço

miguel_guitar
Veterano
# mar/12
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e-----------------------------2------------------------

B----------------------*3-----3------------------------

G----------------2-----*3------------------------------

D----------2-----3-------------------------------------

A----2-----3-------------------------------------------

E----3-------------------------------------------------


No caso o B (corda A) é a terça do G (corda E); o E (corda D) é a terça do C (corda A); o A (corda G) é a terça do F (corda D); o D (corda B) é a terça do A# (corda G); e o F# (corda e) é a terça do D (corda B) ???

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
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No caso o B (corda A) é a terça do G (corda E); o E (corda D) é a terça do C (corda A); o A (corda G) é a terça do F (corda D); o D (corda B) é a terça do A# (corda G); e o F# (corda e) é a terça do D (corda B) ???

Exatamente isso. É um excelente exercício para treinar intervalos.

miguel_guitar
Veterano
# mar/12
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nesse caso acima , são as TERÇAS MAIORES né ?!
No caso das TERÇAS MENORES eu diminuo um semitom da terça né ?!

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
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nesse caso acima , são as TERÇAS MAIORES né ?!
No caso das TERÇAS MENORES eu diminuo um semitom da terça né ?!


Sim, para as duas perguntas. Se você quiser a terça menor de Sol por exemplo, é só diminuir um semitom a partir da terça maior:

A--1---- Sendo assim, o Bb ou A# como preferir, é a terça menor de Sol.
E-- 3 ---

Você pode e "deve" seguir esses padrões para todas as outras notas, e fazer isso com outros intervalos também, além das terças.

miguel_guitar
Veterano
# mar/12
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e fazer isso com outros intervalos também

O que é um intervalo ?

miguel_guitar
Veterano
# mar/12
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intervalo tem a ver com...

tom/tom/semitom/tom/tom/tom/semitom ???

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
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Intervalos são as distâncias entre as notas. As terças por exemplo, das quais estávamos falando. O B é o "intervalo" de terça maior da nota G. Os intervalos são a base de tudo o que se faz na guitarra, são a base dos acordes, das escalas... Vou pegar um Acorde de C maior como exemplo, ele é formado pelas notas C- E -G, ou seja tônica, terça e quinta. O E é o intervalo de terça do C, e o G é o intervalo de quinta. Cada nota vai formar um intervalo com outro até completar as 12 notas. Sugiro que você procure na internet, uma tabela de intervalos, pra compreender melhor o que estou dizendo.

miguel_guitar
Veterano
# mar/12
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g.wilhelms

vc costuma acessar a internet a noite ? Tá afim de me passar teu msn pra tu me explicar algumas dúvidas minhas não ? Pois pelo msn é melhor que a conversa vai mais rapido.. ??

miguel_guitar
Veterano
# mar/12
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ele é formado pelas notas C- E -G, ou seja tônica, terça e quinta.

Quinta de acordo com a escala diatonica ne ?

I II III IV V VI VII VIII
C D E F G A B C

Tônica como o nome diz , é o tom. ?
Terça é a terceira nota, na escala ?
Quinta, óbviamente, é a quinta nota na escala ?
CERTO ISSO ?

g.wilhelms
Veterano
# mar/12 · Editado por: g.wilhelms
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Tônica como o nome diz , é o tom. ?
Terça é a terceira nota, na escala ?
Quinta, óbviamente, é a quinta nota na escala ?
CERTO ISSO ?


Está certo sim. Mas lembrando que os intervalos são mais do que as sete notas da escala maior, você vai tomar como base as 12 notas. Analisando por esta escala maior C- D- E - F - G- A- B- C, o D é a segunda "maior" da nota C. Agora, porque segunda maior? Entre as notas C e D, existe a nota C# ou Db. Se você pega como base a nota C, a nota Db vai formar um intervalo de segunda "menor" com ela. Saco a diferença? C a D: segunda maior; C a Db: segunda menor.

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
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Dê uma olhada nesse tópico que abri: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/283890/
É uma listinha bem prática. Parece complicada mas o que tiver de dúvida, pergunte que eu esclareço.

miguel_guitar
Veterano
# mar/12
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Dentro da escala de dó maior, podemos montar 7 tríades pegando como tônica cada grau da escala:

C - D - E - F - G - A - B

C + E + G = 3M + 3m = Tríade de Dó maior - C

D + F + A = 3m + 3M = Tríade de Ré menor - Dm

E + G + B = 3m + 3M = Tríade de Mi menor - Em

F + A + C = 3M + 3m = Tríade de Fá maior - F

G + B + D = 3M + 3m = Tríade de Sol maior - G

A + C + E = 3m + 3M = Tríade de Lá menor - Am

B + D + F = 3m + 3m = Tríade de Si diminuto - Bº ou Bdim

QUE ESCALA É ESSA ? ESCALA DIATONICA ?

miguel_guitar
Veterano
# mar/12
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as 12 notas
C C# D D# E F #... ??

o D é a segunda "maior" da nota C.
a primeira maior é o próprio C ?!

vai formar um intervalo de segunda "menor" com ela
menor ? Não entendi...

g.wilhelms
Veterano
# mar/12 · Editado por: g.wilhelms
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QUE ESCALA É ESSA ? ESCALA DIATONICA ?

Sim, é a escala diatônica de C.

C C# D D# E F #... ??

Sim

a primeira maior é o próprio C ?

Não existe primeira maior.

menor ? Não entendi...

Poste nesse tópico aqui, pois será mais fácil de esclarecer suas dúvidas :
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/283890/

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