Autor |
Mensagem |
LeoFS Veterano |
# fev/06
· votar
Cara t eh demais !! parabens tu manja muito . E melhor de tudo q vc compartilha com todo mundo e leva muito jeito ! Quer ser meu professor nao heheheh ??
Puta merda !! cara era tudo q eu precisava !! Depois de Triade oq devo estudar em seguir ??
|
LeoFS Veterano |
# fev/06
· votar
LeandroPanucci
Nao entendi um negocio .
Se eu quero fazer um C por exemplo ai seria T 3 5
entao teria q ter assim
e----5--------------------------------------------------
B----3--------------------------------------------------
G----T--------------------------------------------------
D----5--------------------------------------------------
A----3-------------------------------------------------
E----T--------------------------------------------------
??? tem q seguir a sequencia ??
e se for um C/E
e---T---------------------------------------------------
B---5---------------------------------------------------
G---3---------------------------------------------------
D---T---------------------------------------------------
A---5---------------------------------------------------
E---3---------------------------------------------------
???
|
LeandroP Moderador |
# fev/06
· votar
LeoFS
e--------------------------|--------------------------|
B--------------------------|----1- = tônica ----------|
G----0- = quinta justa ----|----0- = quinta justa ----|
D----2- = terça maior -----|----2- = terça maior -----|
A----3- = tônica ----------|--------------------------|
E--------------------------|--------------------------|
C (T, 3 e 5) C/E (3, 5 e T
e--------------------------|--------------------------|
B--------------------------|----5- = terça maior -----|
G--------------------- ----|----5- = tônica-----------|
D----2- = terça maior -----|----5- = quinta justa-----|
A----3- = tônica ----------|--------------------------|
E----3- = quinta justa ----|--------------------------|
C/G (5, T e 3) outro C/G (5, T, 3 - uma oitava acima)
Você precisa identificar as notas das cordas até
o 5º traste, no mínimo. Pra que a partir deste ponto,
você desenhar os formatos das tríades. Os desenho se
repetem ao logo da escala (braço) do instrumento.
|
LeoFS Veterano |
# fev/06
· votar
LeandroPanucci
Mas ,
e-0--terca maior ------
B-1--tonica------------
G-0--quinta justa------
D-2--terca maior-------
A-3--Tonica------------
E-0--terca maior-------
Ainda tenho um C/E porem usei 3 T 3 5 T 3 .... isso q nao estou entendendo .. o certo nao seria 3 5 T 3 5 T ??
|
LeandroP Moderador |
# fev/06
· votar
LeoFS
Tríades são apenas três notas, o que não deixa de ser tríades se você repetir uma ou mais oitava. É a nota mais grave da tríade quem vai dizer se a tríade está invertida ou não.
Da forma como você escreveu, é um C/E porque a nota mais grave é o E (primeira inversão). A diferença é que você empilhou as tríades.
|
LeandroP Moderador |
# fev/06
· votar
LeoFS
Entendi também a sua dúvida.
o certo nao seria 3 5 T 3 5 T ??
Agora podemos entrar num outro assunto, que você até já deve ter ouvido falar, qua são as tríades abertas e as tríades fechadas.
A tríade fechada tem todas as notas fundamentais da tríade, e mesmo invertida, ela segue a sua seqüência natural, mantém a ordem.
T, 3, 5 ou 3, 5, T ou 5, T, 3
A tríade aberta também tem todas as notas fundamentais da tríade, mesmo invertida, mas ela não precisa seguir a ordem dos intervalos, podendo ser 3, T, 5 ou T, 5, 3....
|
LeoFS Veterano |
# fev/06
· votar
porque faz-se um C desse jeito :
e--3----------------------------------------------------
B--5----------------------------------------------------
G--5----------------------------------------------------
D--5----------------------------------------------------
A--3----------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
????
|
LeandroP Moderador |
# fev/06
· votar
e--------------------|----------------------------------
B-----1- tônica -----|-----5- terça --------------------
G-----0- quinta -----|-----5- tônica -------------------
D-----2- terça ------|-----5- quinta -------------------
A-----3- tônica -----|-----3- tônica -------------------
E--------------------|----------------------------------
tríade C fechada tríade C aberta
|
LeoFS Veterano |
# fev/06
· votar
e--------------------|----------------------------------
B-----1- tônica ----|-----5- terça --------------------
G-----0- quinta --- |-----5- tônica -------------------
D-----2- terça -----|-----5- quinta -------------------
A-----3- tônica ----|-----3- tônica -------------------
E--------------------|----------------------------------
e qual a diferenca de se tokar uma triade aberta pra uma fechada ?
|
GuitarHome Veterano
|
# fev/06
· votar
LeandroPanucci
Arrebento mann... to estudando isso agora na minha aula e ja sei pelo ouvido terça, quinta, setima etc...
Muito bom pega isso
esse topico realmente vai longe :)
abraçoss
|
LeandroP Moderador |
# fev/06
· votar
LeoFS
A diferença pode ser percebida ouvindo um e outro. Mas não é apenas isso. Perceba que quando a tríade é aberta, podem ocorrer "saltos", onde você toca duas graves e uma aguda, uma grave e duas agudas, daí o nome "aberto". São outras possibilidades de se tocar uma simples tríade.
|
LeandroP Moderador |
# fev/06 · Editado por: LeandroP
· votar
C Dm Em Dm C
e------------------------------------------------------
B-------5------6------8--6-----------------------------
G------------------------------------------------------
D-----5------7------9------7---------------------------
A---3------5------7----------5-3~~~~-------------------
E------------------------------------------------------
Exercício pra palhetada, envolvendo saltos, aplicado às
tríades abertas. Padrão C - Dm - Em ... criem outros.
|
Mikuin Veterano |
# fev/06 · Editado por: Mikuin
· votar
LeandroPanucci
ow cara, desculpa por usar seu tópico, mas quando puder,dá uma ajudinha aqui ,ok??
|
LeandroP Moderador |
# fev/06
· votar
e-||------------------------------------------||
B-||o--------5--------6---------8------------o||
G-||-------------------------------10-9-7-----||
D-||o-----5--------7--------10---------------o||
A-||----3--------5--------7-------------------||
E-||------------------------------------------||
variação do exercício acima -- repetir várias vezes.
|
LeandroP Moderador |
# fev/06 · Editado por: LeandroP
· votar
e-----------------------------------
B-----------------------------------
G-----------------------9-----------
D- desenho de base -----10----------
A-----------------------10----------
E-----------------------8-----------
e---------------------------------------------------8---
B---------------------------------------------------5---
G---------10-9----------------------------------9---5---
D------10-------10-9-10-9-----------------------10--5---
A---10---------------------10-8-7---------------10------
E----------------------------------10-8-7-8~~~--8-------
Foram utilizadas além das notas da tríade de C, intervalos
de 2ª, 4a e 7a maior, apenas pra colorir a melodia.
|
LeandroP Moderador |
# fev/06
· votar
Estes exercícios não são nenhum bicho de 7 cabeças, mas ajudam a desenvolver muito técnicas de salto de corda, sweeps e alternada, além de visualizar as notas do acorde no braço.
|
LeandroP Moderador |
# fev/06 · Editado por: LeandroP
· votar
Bicho de 7 Cabeças
Compasso: 4/4 | Tempo: 80 bpm.
Tocar em colcheia (8 notas por compasso)
e-----------------|------------------|-----------------
B-----------------|-------8-7--------|-----------------
G--------6-7-6----|-----9------9-7-6-|-------6-9-6-----
D------9------9-5-|---9--------------|-----7-------7---
A----9------------|-7----------------|---7-----------7-
E--7--------------|------------------|-5---------------
Bm7 Em7 A7
e----------2-3-2---|-----------------|-----------------
B--------3-------3-|-----------------|---------3-------
G------2-----------|-------4-7-4-----|-------4---4-----
D----4-------------|-----5-------5---|-----3-------3---
A--5---------------|---5-----------5-|---5-----------5-
E------------------|-3---------------|-4---------------
D G G#dim
e------------------|-----------------|------2----7-----
B------------------|-----------------|----3------7-----
G--3---------------|-3---------------|---4-------7-----
D----5-4-2---------|--5-4-2----------|--4--------7-----
A----------5-4-2-1-|---------5-4-2-1-|-2---------------
E------------------|-----------------|-----------------
( F# F#/E F#/C# F#/A# ) Bm Bm/A
|
LeoFS Veterano |
# fev/06
· votar
LeandroPanucci
cara parabens . tu eh foda .
|
.:Anonimato:. Veterano |
# fev/06
· votar
LeandroPanucci
Sem querer abusar, mas já abusando......... não tinha como você pôr esse material num Documento do Word pra ficar mais fácil para galera?
Se não for possível não tem problema! Foi só um pedido!
|
LeandroP Moderador |
# fev/06
· votar
.:Anonimato:.
Eu até faria isto, mas onde postar?!. O meu site (bends & ligados) caiu e eu não confio nesses servidores que você tem que prencher um formulário de 3 páginas e o conteúdo do site estar limitado a coisas fúteis. Eu até pretendo montar um site, com o mesmo princípio do "bends & ligados" e também expor o meu trabalho, e nessa brincadeira melhorar o conteúdo como mp3 de exemplo, além de textos no word como você sujeriu.
|
Thio Veterano |
# fev/06
· votar
Muito legal mesmo.
Muito obrigado, LeandroPanucci. Tudo aqui.
Só falta algumas dicas de improviso dissonante com tríades, se não for pedir muito. (Por exemplo, tocar a tríade de Am no acorde de C... é simples, mas pra quem não conhece isso é uma porta muito gigantesca. - Lembro de, depois de estudar bem as tríades, começar a descobri-las de outro jeito. Ainda tenho muito a aprender sobre as queridas tríades. - e devem existir muitas outras formas disso...)
|
ledpage Veterano |
# fev/06
· votar
LeandroPanucci
Valeu pelos exercicios. Cara pq vc nao passa pro word e posta no rapidshare ou yousendit??
|
LeandroP Moderador |
# fev/06
· votar
Lick de country - Tem vários
e---------------------------6/7-----------
B--0---------0--------------7/8-----------
G--0-------0---2p0-------0 deixe soar ----
D--0---0h2---------0h2--------------------
A-----------------------------------------
E-----------------------------------------
G - sobre uma tríade invertida (5, T, 3)
|
LeandroP Moderador |
# mar/06
· votar
Fazendo uma embolada de tríades:
Empilhando as tríades em terças, partindo de uma escala maior, Dó por exemplo, temos outras tríades diferentes.
C - Dm - Em - F - G - Am - Bdim
Agora imaginem que o baixo tá martelando a nota C constantemente.
Agora experimente dedilhar tríade por tríade dos acordes acima. Um de cada vez.
Vamos antes ver as notas das tríades:
C = C, E G
Dm = D, F, A
Em = E, G, B
F = F, A, C
G = G, B, D
Am = A, C, E
Bdim = B, D, F
Cada uma destas tríades, dão um colorido diferente quando tocados sobre um acorde C, usando o exemplo do baixo acima.
O Dm fornece as tensões 2, 4 e 6 e passa ser: C6(4/9)
O Em fornece as tensões 3, 5 e 7M e passa ser: C7M
O F fornece as tensões 4, 6 e T e passa a ser: C6(4)
O G fornece as tensões 5, 7M e 2 e passa a ser: C7M(9)
O Am fornece as tensões 6, T e 3 e passa a ser: C6
O Bdim fornece as tensões 7M, 9, 4 e passa a ser: C7M(4/9)
Prestem atenção como soa cada tríade sobre a nota C tocada o tempo todo pelo baixo. Que sensação cada tríade passa sobre a pulsação do baixo em C.
|
.:Anonimato:. Veterano |
# mar/06
· votar
Cara pq vc nao passa pro word e posta no rapidshare ou yousendit??
Boa idéia!!!!!!!!!!!!!!
|
.:Anonimato:. Veterano |
# mar/06
· votar
Vou dormir pessoal! Boa noite a todos!
|
Anônimo Veterano |
# mar/06
· votar
LeandroPanucci
eu tenho uma dúvida quanto a utilização de uma nomenclatura correta para os acordes..
quando e por que uma F#m7 passa a ser chamado de A6 ???
valeu!
|
Anônimo Veterano |
# mar/06
· votar
up!
|
LeandroP Moderador |
# mar/06
· votar
Anônimo
quando e por que uma F#m7 passa a ser chamado de A6 ???
Quando este acorde é invertido.
F#m7 --> F# - A - C# - E
A6 --> A - C# - E - F#
Porque a terça-menor do acorde F# é a tônica do acorde A.
É muito mais fácil chamar de A6 do que de F#m7/A
|
LeandroP Moderador |
# mar/06
· votar
e-----12-15------10-13------8-12-----7-10-----5-8------
B--13---------12---------10--------8--------6----------
G------------------------------------------------------
D- C -------- Bdim ----- Am ------ G ------ F ---------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
e----3-7-----1-5----0-3-0---0-3----1-5----3-7----5-7- etc
B--5-------3------1-------1------3------5------6---------
G--------------------------------------------------------
D- Em ---- Dm --- C ----- C ---- Dm --- Em --- F --- etc-
A--------------------------------------------------------
E--------------------------------------------------------
Micro arpejos (apenas T, 3 e 5)
Acordes: C, Dm, Em, F, G, Am, Bdim (indo e voltando)
Aplicar a idéia em outras cordas.
Tocar em Tercinas (3 notas por tempo - beat - batida)
|