Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
lespaulbabilon
Veterano
# abr/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, à respeito de cordas também.
Minha mão transpira muito, isso ajuda no envelhecimento precoce das cordas?

anonymous4
Veterano
# abr/06
· votar

Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Sei que eh fórum de guitarra, mas tenho uma pergunta quanto ao violão.
Se nao puderem ajudar beleza.
O violão fica sem uso e então o tampo levanta devido a pressão das cordas... acredito que seja bem comum.
Pergunta, tem algo que possa fazer para voltar ao normal sem ter que levar a um luthier (sem grana)

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar

Mikuin
Se vc gosta tanto assim da sua guitarra e do timbre dela, vai mudar o quê?
Se trocar os captadores vai mudar o timbre que vc gosta !!!! A não ser que vc troque por outros que vc goste também; aí eu acho que vale à pena vc aproveitar pra fazer uma boa blindagem, se ainda não tiver.
No máximo troca as tarrachas e compra uns pedais.

RaFaEl69
dinovo o mesmo assunto do nut alto será q mechendo no tensor pode melhorar.
pq eu colokei um calço embaixo do nut mas aew as cordas primas ficaram muito altas i c eu tirar o calço a corda Ré fika colada no primeiro traste será tem como arruma isso mechendo no tensor???

Não mesmo; a regulagem de altura dos canais do nut nada tem a ver com o tensor.
Vc não leu a minha explicação sobre a lógica de funcionamento do tensor.
Vou te dar um belo puxão de orelha se vc tiver mexido no tensor.

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar

Fábio Seiji

fala chefe!!
to on lah!!

ROTTA
Veterano
# abr/06 · Editado por: ROTTA
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Há conserto para um violão com o tampo levemente empenado (para fora)? Pouco perceptível. Cavelete firme. Diminuir o calibre das cordas pode ajudar?

Abraços.

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar

Marco Alan Rotta
Se estiver só um pouco levantado não tem problema, só se estiver atrapalhando para tocar, aí é melhor levar à um luthier pra avaliação; sem ver não tem como.

Sparkle
Veterano
# abr/06
· votar

Fábio Seiji
Cara, um amigo meu pintou a guitarra com tinta óleo, eu achei bom o resultado, mas tu aconselha isso?

ROTTA
Veterano
# abr/06 · Editado por: ROTTA
· votar

Fábio Seiji
Se estiver só um pouco levantado não tem problema, só se estiver atrapalhando para tocar

Obrigado pelo retorno. O tampo (não sei se você percebeu que falava dele) está bem pouco levantado. Só se percebe olhando com muito cuidado. O cavalete está firme, a afinação perfeita e o braço também. Só gostaria de saber qual a gravidade deste tipo de problema, e se usar cordas de menor calibre ajuda.

Abraços.

RaFaEl69
Veterano
# abr/06 · Editado por: RaFaEl69
· votar

Fábio Seiji
Não mesmo; a regulagem de altura dos canais do nut nada tem a ver com o tensor.
Vc não leu a minha explicação sobre a lógica de funcionamento do tensor.
Vou te dar um belo puxão de orelha se vc tiver mexido no tensor.

ahh pensei q tinha como corrigir.
naum li a sua explicação sobre a lógica do tensor vc fez um tópico sobre isso?
ahh nem esquenta eu naum mechi no tensor naum ehhehe

valew cara mais uma vez ae.
abraço

Renanius
Veterano
# abr/06
· votar

Aew eu tenhu uma ibanez grg 270dx , eu queria saber q captadores saum bons pra colocar nela, sendo q o estilo q procuro eh o metal e afins =D

vlw aeww

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar

Sparkle
Cara, um amigo meu pintou a guitarra com tinta óleo, eu achei bom o resultado, mas tu aconselha isso?
Na madeira pode, sobre qualquer tipo de pintura ou verniz não funciona.
A tinta à óleo é a mistura de óleo de linhaça com pigmento; se o pigmento for bom o resultado fica bom. Vc pode até diluir a tinta com óleo de linhaça se preferir mais transparência.
O problema é que esse tipo de acabamento não dura muito e precisa ser refeito constantemente.
Em guitarras isso não é muito comum, mas existem muitos baixistas que preferem o acabamento à óleo.
Não serve para passar verniz PU pq prejudica a aderência, mesmo totalmente polimerizado.

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar

Marco Alan Rotta
Obrigado pelo retorno. O tampo (não sei se você percebeu que falava dele) está bem pouco levantado. Só se percebe olhando com muito cuidado. O cavalete está firme, a afinação perfeita e o braço também. Só gostaria de saber qual a gravidade deste tipo de problema, e se usar cordas de menor calibre ajuda

só olhando... pode ser que a troca de calibre não altera em nada, mas não custa nada tentar.

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar

RaFaEl69
Eu nunca abri tópico aqui, nem sei como se faz isso, hehehehe !!!
dá uma procurada que vc deve encontrar, se não a minha explicação a de outra pessoa.
Se as cordas estiverem muito altas no nut desafina logo nas primeiras casas

Renanius
Sua pergunta é muito genérica...
O que vc não gosta nos seus captadores ??

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06
· votar

Fábio Seiji

oia ele ae!! haha

Fonseca
Veterano
# abr/06
· votar

Bertola
Seiji
Caras, eu estou iniciando um projeto para construção de uma guitarra estilo Rickenbacker, com braço inteiriço (neck-thru-body) de maple e corpo semi sólido de ash. Acho que vai ser muito trabalhoso fazer tudo na base do formão, serrote e folhas de lixa. Como não tenho bala para uma serra de fita e tupia de mesa, estava pensando em uma serra tico-tico e uma tupia de mão presa na bancada com sargentos. Se puderem recomendar marcas/modelos desses equipamentos bem como dar uns toques, ficaria grato.

Vlws!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar

lespaulbabilon
Sim, e muito, pois o suor é composto de ácido úrico, água salgada, gordura, etc. Procure lavar bem as mãos antes de tocar, com sabão de enxôfre, tenha sempre à mão uma toalha ou pano limpo (para enxugar as mãos), e limpe bem suas cordas (e sua guitarra inteira) após tocar.anonymous4
Só com luthier mesmo cara, não adianta.
Marco Alan Rotta
Se o empeno é pequeno, compre um cordal e instále-o, isso ajudará a reduzir um pouco a elevação do tampo.
Fonseca
Cara, sem serra-de-fita será impossível, pois as tico-ticos, mesmo as profissionais envergam ao se cortarem curvas.
A Tupia "de mão" é para ser usada assim, e é preciso experiência e firmeza para usá-la, prendê-la com sargentos nada vai te ajudar (até porque, com a intensa rotação e vibração da máquina vc corre o risco dos sargentos afrouxarem e a máquina sair do lugar ou soltar, aí....)
Quanto ao resto, a pergunta é: Vc tem experiência e treinamento prévios para operar essas máquinas? Já ví pessoas perderem dedos por causa delas, portanto pense bem no que estás fazendo.
Outra coisa: Essas madeiras que vc citou são exclusivamente importadas, e o custo será altíssimo.
Abçs

lespaulbabilon
Veterano
# abr/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Pois é...
Vou começar a fazer isso! Em dentro de 1 semana após a troca, as cordas já estão até "rasgando" os dedos.

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar

Fonseca
Se vc nunca fez isso antes comece com madeiras mais baratas. Se vc prender a tupia de mão com sargentos esses sargentos vão atrapalhar.
Estude todo o processo antes e faça alguns protótipos prévios antes de se aventurar num projeto que exija experiência prática e cumprimentos de regras de segurança.

Fritz_mkvl
Veterano
# abr/06
· votar

Fábio Seiji
Cara, estou pensando em botar um spanich na Jaguar que acha?

lespaulbabilon
Veterano
# abr/06
· votar

Fritz_mkvl

Nunca te perguntei isso, mas vou perguntar agora, qual é o seu set?

Fonseca
Veterano
# abr/06
· votar

Ok pessoal, obrigado pelos avisos. Acho que vou começar buscando ajuda de marceneiros pro para esta parte de corte da madeira, até adquirir a experiência e os equipamentos. Falei da tupia porque vi um luthier fazendo isso, embora ele não tenha recomendado.
Mas eu já tenho em mente o que eu quero, incluindo as medidas. Talvez eu venha postar outras dúvidas à medida em que o projeto vai evoluindo.

vlws

Sparkle
Veterano
# abr/06
· votar

Fábio Seiji
Valeu cara!

TrOoPeR_1987
Veterano
# abr/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola

eu sou o krinha do problema com regulagem d oitavas!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/125069/p18
vc me disse pre recuar o carrinho...
mas o problema eh q apesar d estar no maximo ainda dah diferença enorme qse meio tom!
acho q n pode ser braço empenado pq senaum as otras tb deviam estar!
acredito q seja somente algum problema com a corda G!
me ajude plz! n sei o q estah acontecendo!
abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar

TrOoPeR_1987
Cara, é difícil dizer sem analisar o instrumento "in loco"
Abç

GustavoStrato
Veterano
# abr/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola você poderia me ajudar na compra de uma stratocaster usada??

É o seguinte, planejo comprar uma strato usada por ateh 1500, porque com mais 400 irei comprar esses caps para ela, possivelmente
http://www.guitargarage.com.br/mp3s.htm

Quanto estava pesquisando vi q as mexicanas passaram , depois de 2000, a terem corpo de alder, a mesma madeira das made in usa.

Antes era poplar, o choupo correto???

Então, será q vale a pena comprar uma mexicana de 99 por 1200 reais? ou é melhor esperar aparecer outra??? poplar tem diferença de timbre pro alder????

O q vc me aconselha??? Devo esperar aparecer outra na loja??

Aqui a foto da criança , uma sunburst linda

http://rapidshare.de/files/16991407/Img00439.jpg.html

Muito obrigado!

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar

Fritz_mkvl
Cara, estou pensando em botar um spanich na Jaguar que acha?
Acho legal, mas vc não quer testar a guitarra antes? ela tá quase pronta; só falta envernizar os knobs. Estou esperando o Daniel envernizar uma guitarra pra aproveitar o verniz, mesmo se eu preparar o mínimo (20ml) é muito verniz pra 2 pecinhas, vai sobrar muito.

Sparkle
Valeu cara!
Disponha sempre !

Fritz_mkvl
Veterano
# abr/06
· votar

Fábio Seiji
Opa, quando?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar

GustavoStrato
Cara, o poplar é uma madeira comercial como outra qualquer, e ela é inclusive um pouco mais densa que o alder, tanto que a Musicman a usa. Um amigo meu tem uma, na qual eu fiz um "up-grade", e ficou excelente.
Creio que vale sim.
Abç

lespaulbabilon
Veterano
# abr/06
· votar

Fritz_mkvl

Responda minha pergunta.

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar

Fritz_mkvl
Fábio Seiji
Opa, quando?

Quando vc quiser!
Tô com ampli aqui em casa, se vc quiser vir aqui num sábado ou quando vc não tiver aula é só ligar, senão eu deixo aí na sua casa; mas os knobs estão colocados de forma provisória, ok?