Autor |
Mensagem |
alfredo.salvarani Veterano |
# jul/07
· votar
Oi pessoal! Comprei um violão crafter, os caras da loja até deram um knob e uma correia para eu colocar nele, mas eu to com medo de furar e parafusar o knob lá (não se se chamam assim é onde prende a correia) do lado da ponte já vem colocado do outro não, como eu posso colocar eu mesmo aquilo? em que lugar que eu posso meter a minha bosh hobby? :-)
[]'s
|
Fábio Seiji Luthier |
# jul/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Algumas das madeiras que citei eu tb não sou muito fã, no caso da maçaranduba eu gostei do trabalho da M Laghus usando em longarinas.
Eu gosto muito de muiracatiara, mas ela tb racha bastante durente a secagem...
gualtersouza
Eu uso goivas pra escavar o buraco das incrustrações, mas tive que adaptá-las para isso.
Agora eu uso um motorzinho de suspensão pra me ajudar na retirada do material
O archtop eu faço com grosa e lixa, à mão mesmo, pois me sinto mais à vontade dessa forma, mas eu acho que cada pessoa trabalha de forma diferente nessa parte.
O tauari tem um sustain muito bom, mas o timbre é brilhante e com boa projeção.
AxlVini
Só olhando pra avaliar a situação, mas na maioria dos casos tem salvação sim.
kiki
No caso de amassadinhos na madeira vou passar uma dica que aprendi recentemente vendo o vídeo o Martin Koch.
Pega um chumacinho de algodão molhado, coloca sobre o amassado e encosta o ferro de solda (bem quente). Pode esquentar bastante.
Na maioria dos casos o amassadinho "sobe" !!!
Rômulo_DF
gualtersouza
Hoje eu ando vendo muita gente fazendo as "covas" das incrustrações com dremel (microretífica) mas como o Bertola disse aí em cima, facilita, mas não é fácil.
Com paciência e treino é fácil de fazer.
Se vcs estão sem grana comprem um joguinho de goivas, lixe as laterais para que fiquem mais estreitas (as lâminas), afiem bem e comecem riscando o contorno.
Depois risquem novamente o contorno, mas um nadinha menor que o tamanho original, assim sai um fiozinho de madeira que vai facilitar a retirada de mais madeira na parte interna.
MaicoH
"escapotar"? haha, essa foi muito boa !
Beakman
Se vc mesmo diz que a guitarra é meia boca, eu acho que seria mais negócio vc trocar a guitarra.
Trocar a escala ou o braço, pintar, instalar novos caps; tudo isso vai um bom investimento...
Thedekai
Normal... pode ser; como se passaram 2 anos isso não é muito incomum pois se tiver uma folguinha, mínima que seja, no aperto do parafuso vai alterar com o passar do tempo.
Fora que encordoamentos diferentes podem te dar diferença na entonação.
SweetDistortion
Captação é muito pessoal, depende do gosto de cada um...
Existe um tópico especial sobre captadores, dá uma olhada por lá e ouça os samples dos fabricantes em seus respectivos sites.
|
Fábio Seiji Luthier |
# jul/07
· votar
alfredo.salvarani
Vc deve estar se referindo à roldana, certo?
Existem correias específicas para violões, mas se vc tá querendo instalar a outra roldana vc precisa fazer a furação onde haja um bloco de madeira no interior do corpo, isso só tem no tróculo.
O procedimento é delicado e pode estragar o acabamento se vc não tiver cuidado.
|
kiki Moderador |
# jul/07
· votar
Fábio Seiji
No caso de amassadinhos na madeira vou passar uma dica que aprendi recentemente vendo o vídeo o Martin Koch.
Pega um chumacinho de algodão molhado, coloca sobre o amassado e encosta o ferro de solda (bem quente). Pode esquentar bastante.
Na maioria dos casos o amassadinho "sobe" !!!
caracoles, eu vi isso no video, e não entendi nada. eu fiquei pensando "que que ele tá esquentando a estopa?". vou tentar isso!
|
alfredo.salvarani Veterano |
# jul/07
· votar
Fábio Seiji
Vc quer dizer que eu tenho que usar isso aqui?
http://www.artecouro.com.br/categoria_ampliada.asp?Produto=Correia%20- %20VIOL%C3O&Categoria=19&Cod=94
Quais os prós e contras de eu furar o violão e colocar a roldana? pelo que eu vi o único lugar que dá para colocar é esse aqui:
http://img359.imageshack.us/img359/9484/folkql5.png
Putz agora eu fiquei na dúvida... oque eu faço? eheheh
Valeu!
|
B.Frusciante Veterano |
# jul/07
· votar
Seiji e Bertola
E ae!
Historinha:
" Era uma vez, uma pessoinhazinha chamada Eu. Eu estava levando sua vida como sempre leva(sem duplo sentido ¬¬), de repente aparece um vídeo bem humilde de um cara tocando em uma telecaster também humilde, quando de repente Eu sente um ataque de GAS e começa a, compulsivamente, procurar sobre telecasters boas por até 650 reais. De repente Eu se depara com Bertola, falando bem da Condor CT-10, mas logo ele também se depara com outra pessoa dizendo que a condor CT-10 não tem um timbre específico de telecaster, tem menos agudos. Triste, Eu, que tinha achado uma teleca 'ótima' por 600 reais, teve a idéia de postar no tópico 'Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji', e ele foi lá, pensou no que ia escrever na sua mensagem, escreveu um textozinho brega e sem criatividade e depois colocou as seguintes dúvidas:
Bertola, a CT-10 não tem o timbre de teleca aonde? Na madeira, nos captadores?
Será que ela me satisfaria, apesar de também ter uma Cort X-6?
Aproveitando o tópico, você conheçe aqueles amplificadores Zepphir? O que você diria deles?
Idem, será que cairia melhor eu comprar um pedal Sansamp Tri-Ac?
Foi quando Eu olhou no relógio e viu que estava tarde para k7, então ele apertou naquele botãozinho 'Enviar Mensagem', desligou o PC e foi durmir. No dia seguinte.. ehh eu não sei o que aconteceu pois eu não sou um narrador tão onisciente quanto pareço hehe, então a história fica por aqui mesmo. "
É, eu não sou o melhor escritor do mundo, mas o que vale são as perguntas.
Valeu!
|
surcupe Veterano |
# jul/07
· votar
Duvida que eu tenho para os Luthiers ou qualquer usuário que possa ajudar:
To com uma dúvida galera, eu tenho uma ibanez gax com 2 seymour duncan sh8 e jb.
Recentemente vendi uma strato que eu tinha
pra pegar uma epiphone custom..
Mas agora tô em duvida..
Ja possuindo essa ibanez com os captadores seymour's..
O que vocês recomendariam, eu pegar uma epiphhone custom? Ou uma Semi Acustica Ibanez Artcore AS83 ou AS73? Ouço falar bem dessas semi acusticas.
Eu toco reggae, samba, rock, drum bass, sons de trilha.. preciso de um set variado.. O que voces indicariam?
|
Spectrum Veterano |
# jul/07
· votar
Fábio Seiji
Seiji, tava conversando com um amigo do centro-oeste e pintou uma dúvida:
quais madeiras do cerrado do centro-oeste são adequadas pra guitarra (tanto pro corpo quanto pra braço/escala)?
Obrigado.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/07
· votar
Beakman
Acho melhor vc comprar outra guitarra.
SweetDistortion
Procure usar sempre que possível, captadores da mesma marca para evitar problemas de ligação.
kiki
Você deve aterrar o circuito com um fio ligado à base, que deve ser de ferro.
Abçs
|
|
# jul/07
· votar
B.Frusciante
Cara, esse negócio de alguns dizerem que a CT-10 não tem timbre de telecaster é coisa de puristas (principalmente de outros fóruns), principalmente por causa da madeira (que não é Ash ou Alder) e da ponte (cujas cordas não atravessam o corpo). Teste a guitarra e tire suas próprias conclusões. Quanto à ponte, ela pode ser trocada.
Abç
|
Rômulo_DF Veterano |
# jul/07
· votar
Compartilhando informações
senhores olhem este endereço, tem umas dicas legais sobre a contrução de uma les paul, vale a pena registrá-lo nos favoritos.
http://europa.spaceports.com/~fishbake/lpc/cvr/cover.htm
|
Rômulo_DF Veterano |
# jul/07
· votar
ah, esqueci de dizer que na raiz deste spitio tem vários outros assuntos sobre construção de eletrônicos e guitarras, vale a pena conferir
abraços
|
kiki Moderador |
# jul/07
· votar
Rômulo_DF
há, já tinha visto essa. muito bom. o cara faz umas gambis de primeira. tipo a bordinha de cano de pvc...
|
alexdiffer Veterano |
# jul/07
· votar
Me ajudem indescisao:
oque vale mais a pena:
Em casa eu tenho braco e corpo pronto + falta colocar traste....captador....tarraxa...pone e pintar. Quem fez o braco e o corpo foi um luthier amigo meu ou seja saiu di gratis \o/ naum sei kuais madeiras foram usadas.....entao eu keria saber oque eh mais vantagem:
Comprar uma guitarra com Floyd ou cort strato ateh uns 500 ou 600
ou entao montar essa com FLoyd rose
os captadores e tarraxas serao
Traditional HB HOT - PONTE - Creme 01-062C Depósito Bancário à vista R$ 65,55 + 7,50 frete
Traditional HB - BRAÇO - Zebra ( Creme e Preto ) 01-061CP Depósito Bancário à vista R$ 54,15 + 7,50 frete
TARRAXA STRINBERG GUIT 6 LINHA J 07 R$37,00
+ ponte floyd num sei kto kusta
total: 65,55 +
7,50 +
54,15 +
7,50 +
37,00 +
_______
171,70
e mais o servico do luthier ki vai ter ki pintar e instalar as pecas kto vai sair tudo sera??????
|
Soulface Veterano |
# jul/07
· votar
alexdiffer
Pergunta pro seu amigo quais foram as madeiras q ele utilizou na construção desse corpo e do braço. Provavelmente deve ser algo bom.
E neste caso, eu acho q vale masi a pena vc montar ela mesmo. O grosso já está feito. Acho q vc não gastaria tanto assim, e teria uma ótima guitarra em mãos.
|
alexdiffer Veterano |
# jul/07
· votar
Soulface
vc tem ideia de kto um luthier me cobraria pra instalar as pecas e pintar???
Tipo o corpo acho ki eh uma madeira rustica a escala pau ferro e o braco eh em pau marfin
o modelo eh semelhante as ibanez
|
Soulface Veterano |
# jul/07
· votar
alexdiffer
Olha cara, não vou poder te ajudar na questão de preços pq não sei ql é a média q se cobra por esse tipo de serviço aí.
Mas a colocação de peças não deve seir caro. não tem complicação. Só os trastes q são mais chatinhos.
A pintura, vai depender de como vc vai qrer. Mas acho q é oq vai sair mais caro nisso tudo (e não q esse "mais caro" seja algo muito caro. Depende de como vc negociar com o cara)
|
Fábio Seiji Luthier |
# jul/07
· votar
alfredo.salvarani
O pró dessa primeira correia é que vc não vai precisar furar o violão.
Se for furar pode se aí mesmo onde vc posicionou, ou dentro do corpo, logo após o tróculo, pois nessa posição existe um bloquinho de madeira (interno) e o encaixe do braço.
Depois que fizer o furo com a broca é bom dar uma escariada com outra broca maior, mas sem furadeira (à mão mesmo - o primeiro furo pode "chupar" a broca se fizer com furadeira) pra evitar que o parafuso crie rachaduras no verniz quando atarrachado.
B.Frusciante
Hoje eu acredito que nem uma fender telecaster tem som de tele... porisso o mais importante é testar o instrumento e ver se te agrada.
Não conheço esses outros equipos que vc descreveu aí, sorry, man!
surcupe
Vc está perguntando sobre 2 instrumetos bem distintos, vc tem que testar e ver qual delas mais te agrada.
Spectrum
Várias madeiras bacanas são de origem do serrado, mas a maioria está com o corte proibido por causa da devastação.
Mesmo estando no centro-oeste, ou em qualquer região, as madeireiras costumam ter material de outros estados, porisso é provável que vc encontre as mesmas madeiras que aqui, por exemplo.
Se vc pretende utilizar alguma madeira mais regional, eu experimentaria o Açoita cavalo (Luehea spp.), Canafístula (Peltophorum dubium), Canjerana (Cabralea canjerana), Jatobá (Hymenia spp.), Pau santo (Kielmeyera spp.), Vinhático (Plathymenia reticulata) entre outras.
|
Thedekai Veterano |
# jul/07
· votar
Bertola
eu sei que vc eh do Rj capital neh??
entao, é o seguinte
eu to aqui no Rj capital, vim visitar uns parentes meus
e eu dei uma olhada na rua da carioca, procurando lojas de instrumentos
vi algumas la, dei uma olhada na Condor CLPII que vc fala muito bem, gostei do acabamento e do braço dela, guitarra lindona mesmo, o unico ruim eh que nao me deixaram testa-la com palheta, pqp, lojistas imbecis aqueles, como querem vender algo sem deixar usar no minimo uma palheta?? ok deixando isso de lado
dei uma olhada nas pontes floyd rose, e vi uma floyd da Condor, e vejo vc falar bem das tarraxas da condor, sera que a ponte tambem seria uma boa jogada? porque a ponte da minha washburn esta ruim, e nao pretendo gastar 400 numa gotoh
acha que vale a pena trocar por uma fr da condor?? o custo beneficio delas é bom? eu vi, tava na faixa dos 200 reais
abraço
|
The Painkiller Veterano |
# jul/07
· votar
Olá, pessoal, boa tarde.
Andei lendo uns tóps sobre custo benefício de guitarras por aqui, e resolvi com base nas informações que levantei, adquirir uma Shelter sst62. mas, não encontro-a fácil, e um vendedor está me oferecendo uma Sky, e uma ash. Gostaria de saber se seriam estas guitarras confiáveis tanto qto a 62
*vi alguns tóps na busca, mas qeria a opinião de vcs dois, q parecem os mais entendidos sobre elas no fórum
*digo isso pq sei qe as tagimas tão azedando com um controle de qualidade duvidoso.
desde jah agradeço as respostas,
abraço a todos.
|
|
# jul/07
· votar
Thedekai
Cara, no caso das pontes, a qualidade é UM POUCO melhor.
Abç
|
Thedekai Veterano |
# jul/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
entao vale a pena investir esses 200 paus na guitarra?? eh um bom custo-beneficio?? porque eu uso muito floyd rose, e a minha esta sem condições porque deu um problema la, a alavanca nao fixa mais direito, eh foda e acho que nao tem conserto
abração
|
|
# jul/07
· votar
Thedekai
Sim.
Abç
|
markolino Veterano |
# jul/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
kiki
bom , eu vi o kiki acabar de fazer o mini fuzz ali..
eu nao sei se eu fiz algo errado..
mas tem como um de voces me arranjarem uma foto bem batida do circuito
só pra mim verificar se fiz algo errado (claro que fiz ) eheahaehae
abç
|
Fuzzfaceblues Veterano |
# jul/07
· votar
Olá! Tenho uma dúvida: Tenho uma strato shelter sx. Recentemente, quando comprei ela, levei ela a um Luthier, que é o único que conheço na região em que moro. Foram colocadas cordas 0,9, regulagem das oitavas, ajuste do tensor, etc.
O fato que ela voltou pior que antes, trastejando um monte e com a escala, que é de maple, toda riscada e fosca pelo fato de ele não ter tido cuidado ao emparelhar os trastes. Notei também que o tensor deve ser regulado novamente, pois a regulagem que ele fez faz com que as cordas fiquem trastejando, mesmo que a regulagem da ponte já esteja no limite.
Gostaria de saber de vocês o seguinte: Se eu instalar cordas 0,10, a maior tensão delas pode compensar o excesso de curvatura que o braço se encontra, ou ele tera que ser totalmente regulado de novo. Estou afim de fazer isso pra não levar de novo lá, pois o cara não é muito de confiança, pois já cometeu erros semelhantes com outras pessoas que levaram seus instrumentos para ele.
Conto com a ajuda de vocês!
Abraços
|
Soulface Veterano |
# jul/07
· votar
Fuzzfaceblues
Vc precisa é de um luthier melhor...
|
Fuzzfaceblues Veterano |
# jul/07
· votar
Pois é, eu sei disso. O problema é que na região em que moro existem poucos profissionais da area. Esse que eu levei por exemplo, fica a 50 Km da minha cidade.
Por isso perguntei se o fato de eu colocar cordas 0,10 pode diminuir o trastejamento sem que seja necessaria nova regulagem dela.
|
Soulface Veterano |
# jul/07
· votar
Fuzzfaceblues
Sua guitarra precisa de uma regulagem urgente cara, infelizmente.
E vc tem q botar a boca no trombone contra esse picareta aí. Senão ele vai continuar tomando dinheiro de todo mundo emporcalhando as guitarras dos outros.
Aliás, ele deveria até devolver o seu dinheiro.
|
Fuzzfaceblues Veterano |
# jul/07
· votar
E a minha burrada na história foi não ter levado ela logo que notei o problema, agora já é tarde. Mas o que achei estranho é que quando fui pegar ela parecia não estar tão evidente o trastejamento e isso esta me preocupando.
Não entendo muito sobre o assunto, mas isso significa que o tensor está muito apertado? Em que sentido de giro ele aperta e solta?
Será que as cordas 0,10 por aumentarem a tensão podem fazer com que o braço volte ao normal?
Novamente obrigado pela atenção.
Abraços!!
|
Soulface Veterano |
# jul/07
· votar
Fuzzfaceblues
Será que as cordas 0,10 por aumentarem a tensão podem fazer com que o braço volte ao normal?
Pode ser q sim... Pode ser q não.
Só colocando as cordas e observando ar eação do braço é q vai dar pra saber.
|