Autor |
Mensagem |
Rômulo_DF Veterano |
# jul/07
· votar
Fábio Seiji
É este mesmo o efeito, me desculpe a ignorância. Irei experimentar esta técnica na guitarra que pretendo construir, mas na strato que estou reformando não dá, o corpo de strato tem muitos arredondamentos nas laterais, mas a que tenho em mente para fazer é um modelo parecido com a RG350 da IBANEZ, ou mesmo a MG100 da MEMPHIS (tagima) que eu tinha, gosto deste modelo e este efeito do flame maple dá uma cara extremamente...... indescritível.
Mais uma coisinha, é fácil encontrar flame maple no mercado comum de madeireiras?
obrigado pelas dicas
|
Matheuss Veterano |
# jul/07
· votar
Oi de novo o\, pra eu deixar uma guitarra com cor de madeira, é só lixar ela?
Dúvida idiota, mas tudo bem, é um duvida
|
kiki Moderador |
# jul/07
· votar
Matheuss
tem que dar acabamento depois. no mínimo seladora. se voce só lixar, vai deixar a madeira exposta.
dá uma busca (lixar, seladora, verniz, acabamento natural), que tem varios topicos de gente que fez isso que voce quer.
|
kiki Moderador |
# jul/07
· votar
Fábio Seiji
valeu! mas pelos conselhos do bertola, to achando que vou deixar natural mesmo... parece mais simples, e valoriza a madeira (e os meus erros).
|
Fábio Seiji Luthier |
# jul/07
· votar
Rômulo_DF
Maple, por ser uma madeira estrangeira (importada) já é difícil de encontrar, flamed mais ainda, porisso os preços são exorbitantes.
As lâminas, por serem finas, têm um preço relativo muito alto, mas acessível quando se trata de uma medida suficiente apenas para cobrir o top de uma guitarra.
Em stratos a solução seria pintar com sunburst para esconder as bordas da lâmina, esse procedimento é comum em algumas marcas de guitarra.
Em outros modelos as bordas são escondidas por frisos.
Pessoalmente eu sou contra mas ninguém é obrigado a pensar como eu...
Matheuss
A retirada da pintura e/ou verniz é trabalhosa.
Existem alguns tópicos no fórum sobre esse assunto, faz uma pesquisa e se ainda lhe restar dúvidas pode perguntar.
kiki
Sou defensor de instrumentos com acabamento natural (madeira aparente).
Erros fazem parte do constante aprendizado, temos que ter orgulho deles, hehehe.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/07
· votar
kiki
Seladora e cêra é bem mais fácil mesmo, mas depende de vc.
Fábio Seiji
maçaranduba eu não gosto, pois tem uma tendência danada para rachar.
Abç
|
gualtersouza Veterano |
# jul/07
· votar
Bertola
Cara, o Cedro varia muito de densidade. Tenho corpos de Cedro-rosa aqui que pesam tanto quanto o Mogno. O Freijó tem um timbre próximo ao do Alder.
Então a escolha do freijó para a strato foi um golpe de sorte...
kiki
boa sorte na sua nova empreitada! já tem nome? (GRS - GualteRSouza)
Hehe. A idéia não é má... (GRS = guitarra ruim de som! sô).
Só que agora prometi a mim mesmo fazer com paciência e planejamento.
E a sua tele, já finalizou? Como vai se chamar?
Seiji
Parabéns pela strato.
Ficou muio bonita e bem acabada.
A verdade é que existem erros que ficaram ocultos na fotografia. O piscinão tem uma das arestas aparecendo sob o escudo, p.ex.. Mas no geral estou satisfeito. Agora tenho de fazer o ajuste fino, pois há trastejamento ainda por tirar.
Quanto à PRS, vi a Orange (fantástica) que você esculpiu. Haja resistencia para vencer o GAS. Como se chama aquele acabamento de jóia (pintura) que vc fez no corpo?
Quanto às marcações, é algo muito complexo e terei de pesquisar mais, mas não está fora de cogitação. Quais as ferramentas que vc utiliza para fazer o baixo relevo? Pensei em fazer uma ave voando, como nas PRS... mas vou fazer um estudo antes (storyboard).
Como vc me sugere trabalhar com o archtop?
Por falta de planos, pensei em esculpir em isopor (ou similar) para fazer matrizes dos perfis de algumas seções de interesse (quadril, cintura, ombro e pontos de conexão do braço)... mas não sei se vai dar certo assim.
Das madeiras que você citou, vi alguém no forum citar a tauari, que é possivel de ser encontrada por aqui. Você crê que seria aplicável para um guitarra para rock (timbre mais encorpado e sustain)? O que você me diz dessa madeira?
|
AxlVini Veterano |
# jul/07
· votar
Oi pessoal!
tenho uma golden braço fino de madeira branca e escala madeira escura, gosto muito da madeira dela.. o que não é tão boa são os captadores hehe
entao, eu coloquei cordas erradas pra suprir um dia que eu precisava tocar e deixei nela :S
aa enfim, ela ta dando "sintomas" de estar empenada .... :'(
o mesmo aconteceu com o violão, que coloquei cordas de guitarra mas ele é p/ nylon ...
enfim... vou tentar deixar um tempo as duas sem cordas... mas a guitarra achoq não vai escapar de uma regulagem com luthier...
vcs acham q ao menos o violão consegue voltar ao pelo menos "quase " normal?!
Desde já grato!
|
Soulface Veterano |
# jul/07
· votar
AxlVini
Deixar sem conrdas pode até piorar a situação.
Madeira não funciona igual uma mola, q vc puxa e solta e ela volta no mesmo lugar.
Leve a guitarra e o violão o qnto antes ao luthier pra ele regular.
|
AxlVini Veterano |
# jul/07 · Editado por: AxlVini
· votar
Obrigado cara, tenho q procurar mesmo.
Se alguém quiser dizer mais alog... hehe
TKS!
|
kiki Moderador |
# jul/07 · Editado por: kiki
· votar
Fábio Seiji
Erros fazem parte do constante aprendizado, temos que ter orgulho deles, hehehe.
tambem acredito nisso! tem uns amassadinhos que não sai, eu lixo, lixo... e continua sujo... já faz parte dela!
já ouviu falar de arquitetura brutalista? concreto aparente, instalações aparentes...
Mauricio Luiz Bertola
Seladora e cêra é bem mais fácil mesmo, mas depende de vc.
acho que vou ficar com essa opção mais facil. percebi que não sou muito paciente pra dar um acabamento fino...
gualtersouza
E a sua tele, já finalizou? Como vai se chamar?
tá quase! só falta acabamento. não inventei nenhum nome... nem bolei desenho pro headstock... meu nome não encaixou, como stratogualter ou soulcaster. :P
pensei em escreveu meu nome e telecaster do lado. preciso pensar logo, que em breve vou dar acabamento!
A verdade é que existem erros que ficaram ocultos na fotografia.
pois é! eu fico fotografando mil detalhes, mas seria muita encheção da vossa paciencia ficar mostrando tudo. o principal problema foi uma ação de cordas muito alta, e tive que fazer um calço pro braço, uma plaquinha de uns 2mm entre o braço e o corpo. melhorou bastante. mas até que a minha tele tá trastejando menos do que eu pensava!
DUVIDA:
voces sabem dizer se dá algum problema escrever no headstock com caneta retroprojetor, e depois passar seladora?
até!
|
Rômulo_DF Veterano |
# jul/07
· votar
Olá Senhores
kiki
Se você passar a seladora diretamente sobre a tinta da caneta vai fazer um borrão feio (isso eu sei porque já tentei). Mas se você utilizar um "selador" (que não seja a base se solvente) para selar a arte que você quer fazer vai dar certo, por exempo: primeiro você sela a madeira, lixa e faz o acabamento, depois faz o desenho ou o nome, agora é a hora de utilizar algo para evitar o contato direto da tinta da caneta com o selador ou o verniz, eu estou usando resina de poliéster, lixa e fax o acabamento novamente, agora você pode aplicar o verniz para finalmente polir. Eu tenho uma bom controle das mão para desenhar, mas apesar disto o desenho que eu fiz no headstock não ficou extremamente bom (como eu queria que ficasse), apartir daí surgiu aquelas idéias de realizar a arte com papel ou adesivos, uttilizando os mesmos passos que acabei de citar. Mas não se esqueça que verniz e selador são a base de solventes (tinner por exemplo) que reagem com materiais mais frágeis (tinta de caneta para trasparência).
Um abraço
|
Rômulo_DF Veterano |
# jul/07
· votar
Apesar de procurar, não encontrei nada específico a respeito
Irmãos HANDMAKERS, a princícpio apenas por curiosidade, como é feito o projeto e o corte para marcações como "dente de tubarão", trapezoidal e em especial "roseiras", minha maior dúvida é sobre o corte da escala, como é feito e quais as ferramentas aprorpiadas?
Antes de mais nada gostaria de agradecer a todos vocês que têm interagido comigo neste espaço, muito obrigado a todos pela compreensão e colaboração, esta mania handmade me ocupa positivamente ajudando a reforçar alguns conceitos que carrego comigo.
Felicidades
Valeu!!!
|
gualtersouza Veterano |
# jul/07 · Editado por: gualtersouza
· votar
kiki
Concordo com o Rômulo_DF. A química não vai ajudar...
Você já pensou naquela sugestão anterior que te fiz a respeito de usar um adesivo? Você poderia criar a arte à mão, se preferir (a nanquim em papel adequado e uma mão treinada, fica bem interessante). A seguir, poderia passar a imagem num scanner e ao final teria o arquivo da imagem para poder plotar, com a vantagem de poder incluir outras coisas diferentes...
No meu headstock a arte foi feita em gráfica e me custou 10 reais (2 adesivos).
Rômulo_DF
Também estou atrás de aprender isso. Imagino que se utilize alguma ferramenta de desbaste, mas nada posso te ajudar. Seria interessante ver imagens dessas artes de lixamento, pintura e cortes que vc faz. Isso ilustraria algumas coisas que para nós, aprendizes, podem ser úteis.
Abç
|
kiki Moderador |
# jul/07
· votar
Rômulo_DF
é, essa historia de química que eu tava preocupado... é que acho que à mão, mesmo que ficasse um poquito torto, ia ficar divertido. meio vernacular, saca? mas acho que essa resina complica um pouco...
sobre as incrustações, tenho duas referencias:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/144425/ uma JEM com escala roseira, que o mestre fabio seiji ta fazendo. toda em abalone, um trabalho de louco. eu nunca me meteria numa dessas... tem a discussão do forum e um album de fotos, muito legal.
http://www.projectguitar.com/tut/tutorial4.htm tutoriais do project guitar. tem tubarão (tubarão mesmo, nao dente de tubarao), piramide, uma infinidade de dicas.
gualtersouza
ainda cogito sua dica da grafica. a parte de fazer a imagem e digitalizar é tranquilo, eu mexo com isso o tempo todo. mas queria saber que impressao voce fez. é uma transparencia, acetato? impressao laser?
e depois, como voce colou ele na madeira?
sobre as inscrustações, veja o album da escala do mestre fabio seiji, e os tutoriais do project guitar, tem muitas fotos lá.
até!
|
Rômulo_DF Veterano |
# jul/07
· votar
gualtersouza
Por enquanto são apenas testes, nada oficial. Quando tiver a oportunidade eu enviarei fotos do processo oficial.
kiki
Não tem dificuldades quanto a resina, você consegue uma lata de 900g por uns dez reais mais o catalizador, e a aplicação é super fácil e o melhor é que utilizando ela você vai poder manter sua arte original feita a mão na madeira.
|
Rômulo_DF Veterano |
# jul/07
· votar
kiki
mais uma coisinha, sabe aquelas mesas de escritório em que as pessoas colocam fotos e documentos sobre a mesa e uma folha de vidro em cima... o efeito com a resina fica semelhante ao do vidro nas fotos.
abçs
.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/07
· votar
Rômulo_DF
É feito com uma microretífica especial e com brocas também especiais semelhantes às usadas por dentistas. Aconselho a que vc torne-se bem experiente antes de tentar esta técnica (isto significa muitos anos de experiência e grana para comprar tais equipos).
Abç
|
kiki Moderador |
# jul/07
· votar
Rômulo_DF
saquei. eu já usei resina para fazer fibra de vidro, deve ser semelhante. tinha que misturar com catalisador e aplicar... mas o galho é que eu não pretendia envernizar, só encerar sobre a seladora...
legal mesmo seria queimar com ferro em brasa (pirografar, tipo no lombo do gado) e depois selar por cima. :-P
ainda to matutando o que fazer...
|
MaicoH Veterano |
# jul/07
· votar
Fábio Seiji
Como eu faço para escapotar a guitarra?
|
Soulface Veterano |
# jul/07
· votar
MaicoH
escapotar a guitarra?
ahuehauheuhaehhaueuhaeuaheuhauehahuea!!!
Desculpa, mas não tive como não rir dessa...
Vc não qria dizer "escalopar" não???
Bom, se for isso mesmo q eu estou pensando, acho melhor vc não fazer isso em casa sem nenhuma experiência não hein?!
90% de chance de vc ferrar com o braço da sua guitarra.
Se não for uma Tonante, não vale a pena correr o risco.
|
MaicoH Veterano |
# jul/07
· votar
Soulface
AEiuAEiupAEpiuAEpiAEpuAEpuih
essa foi só pra quebra o clima do tópico e a galera ri um poquinho
aeiuoAEuiUIAEhpiauEuIPAEuae
:D
|
Beakman Veterano |
# jul/07
· votar
Alguém ajude:
Seguinte: tenho uma guita meia boca. strato Memphis St59 da tagima. Tava pensando em modificar toda a guita, sendo que, primeiramente desejo:
1. trocar a escala para maple (a parte traseira já é de maple). Ou trocar todo o braço; o corpo é basswood. Quero trocar as trastes e colocar médio jumbo.
2. Colocar um bom humbucker na ponte, não sei qual. Meu som é estilo setentista (pink, led, etc.) pode me indicar algum cap.? Gostaria de um bom sustein; Será que seria uma boa idéia colocar também um single de telecaster no braço da minha strato?
3. Pintar a guitarra.
Como ainda não consegui falar com nenhum luthier recorro a vcs. Será que vale a pena fazer tudo isso ou vale mais a pena comprar uma guita nova? Eu não sei quanto isso poderá me custar. Pode dar sua opinião por favor?
obrigado.
|
kiki Moderador |
# jul/07
· votar
Beakman
evite postar a mesma coisa em dois lugares.
|
Thedekai Veterano |
# jul/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
as oitavas de uma guitarra, após serem reguladas, podem se desregular com o tempo? eu tenho uma Washburn WR-154, com floyd rose
e ano retrasado eu mandei regular as oitavas dela, estavam perfeitas, agora eu começei a sentir que elas estão desreguladas
é normal isso?
eu sei regular as oitavas sem problemas, hehe só preciso de uma chave allen específica
abraço
|
SweetDistortion Veterano |
# jul/07
· votar
Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
Olá pessoal! comprei uma strato gx40a (braço maple e corpo ash) qual o melhor tipo de captação para ela? eu pensei em colocar uns emg passivos ou uns super screamer da kent armstrong. curto blues e rock clássicos e queria um timbre vintage. alguma sugestão?
|
gualtersouza Veterano |
# jul/07 · Editado por: gualtersouza
· votar
kiki
ainda cogito sua dica da grafica... mas queria saber que impressao voce fez. é uma transparencia, acetato? impressao laser?
e depois, como voce colou ele na madeira?
Não é transparencia. É um adesivo feito em uma dessas gráficas que fabricam banners... nem eles sabem dar a definição correta do material. Me informaram ser da marca Goldmarks.
Eu o colei na madeira e depois foi passado o selador.
Não houve reação química...
Abç
|
kiki Moderador |
# jul/07
· votar
gualtersouza
valeu! vou procurar...
Mauricio Luiz Bertola
to fazendo um mini fuzz! a placa ta corroendo agora.
só não saquei ainda aquela historia do aterramento... não ocmprei nenhuma caixinha especifica, vou usar uma de plastico que eu tenho aqui.
|
markolino Veterano |
# jul/07
· votar
kiki
fiz aqui, mas nao deu..
devo ter soldado errado :/
|
kiki Moderador |
# jul/07
· votar
markolino
dá uma revisada nas soldas... sei lá! ou ve outros topicos, tem varios topicos sobre o minifuzz nos pedais.
terminei!
http://www.kiyoto.xpg.com.br/minifuzz1.JPG http://www.kiyoto.xpg.com.br/minifuzz2.JPG não deu pra brincar muito ainda, que to saindo agora... mas testei e funcionou!
|