Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
gualtersouza
Veterano
# mai/07
· votar


Kiki
Mesmo com os erros que vc apontou está ficando muito boa.
Parabéns. Estamos acompanhando. Você vai fazer uma cópia fiel da Tele ou a parte dos caps vai ser customizada?
Quanto ao cupim... me conta quanto ele vai cobrar pelo serviço (hehehe) e me manda o telefone dele, posso precisar.

Bertola
Grato pelas infos. Já consegui o neckplate, não vou precisar improvisar.

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


Fábio Seiji
Exilim comanda !!!
\o/ gosto muito da minha máquina. é compacta e eficiente.
como voce descobriu? pelo nome das imagens?

gualtersouza
valeu pelo apoio! e a sua?

Você vai fazer uma cópia fiel da Tele ou a parte dos caps vai ser customizada?
vai ser a tele tradicional mesmo. comprei os caps para tele da cabrera. primeiro por que queria um som de tele. depois por que entendo tão pouco de guitarras, que resolvi não complicar não. esse negócio de rumbuquer, puxipul, flóidirouse, não é comigo. quem sabe no futuro.

Quanto ao cupim... me conta quanto ele vai cobrar pelo serviço (hehehe) e me manda o telefone dele, posso precisar.
pois é, já tava me empolgando ocm a ideia, o bertola disse que na broca mesmo dá (será que ele quis dizer broca o bicho que come madeira?).
tem tanto cupim aqui em casa, achei poderia usa-los.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


Fisioterapeuta
Isso só seria factível se vc fosse refazer todo o acabamento.
Raizen
Em São paulo recomendo sempre meu Mestre, o Grande Sérgio Buccini, mas não sei se ele ainda está confeccionando instrumentos acústicos.
João Pedro Strabelli
Esses circuitos compram-se prontos, é melhor e mais eficaz.

mazellan
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tah..vou fazer uma pergunta mais especifica...
vou por um hot na ponte....
vc axa q o strator hard vai fik mto forte pro braço??
vou perder mto o timbre limpo no hard...ou ele tem um limpo legal??

Ceifador_Sinistro
Veterano
# mai/07
· votar


Seiji e Bertola

Tenho me interessado muito por captadores P-90's (SOAP BARS), os famosos singles com algo mais, mas tenho achado pouca leitura aprofundada e informações sobre eles na internet. Gostaria que me indicassem alguns sites sobre o assunto com varios modelos e samples.

Aproveitando a oportunidade ... pretendo usar soaps numa lespaul e numa strato e fazer um rock pesado nelas com muita distorção. Quais vcs sugerem na strato e na Lespa?? Estou pensando em explorar o timbre que esses captadores podem oferecer pois humbucks quase todo mundo usa e eu estou disposto a arriscar algo novo. Será que os P-90 vão dar peso suficiente?? Eu li que eles perdem em peso mas ganham em punch, é isso mesmo??

Agradeço desde já
let's Rooooock

gualtersouza
Veterano
# mai/07
· votar


Kiki

A minha Strato será também será padrão, exceto que optei por colocar um humbucker na ponte. Não dá para inventar, pois não entendo nada de eletrônica de guitarras. Como sou curioso, andei pesquisando e consegui achar, pelo eMule um arquivo sobre eletronica para guitarras. Quando sobrar um tempinho vou estudar. Tem jeito de não ser muito atualizado, mas serve como introdução. Talvez o próximo projeto, caso seu realmente resolva fazer, tenha um pouco mais de eletrônica...
Se vc ou alguém quiser, posso upar num sharer qualquer para que possam ter para consultas futuras.
Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


mazellan
Eu preferiria o Soft no braço, mas creio que o Hard não ficará ruim.
Ceifador_Sinistro
Cara, vc quer referência sonora dos P-90. Ouça o clássico "Live at Leeds" do The Who.
Abç

SuperGeo
Veterano
# mai/07
· votar


kiki

ei cara vc pode me dizer qq vc achou das tarraxas que você comprou da Walker? to pensando em botar na minha strato, queria opinioes...

Ceifador_Sinistro
Veterano
# mai/07
· votar


The Who realmente é uma otima referencia sonora
hehe

sabe de algum site onde eu posso encontrar varios modelos de soap's, estou tendo dificuldades em achar na net

grato

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


Ceifador_Sinistro
Procure no site da Guitar Feitish.
Abç

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


gualtersouza
quem sabe no futuro... por ora quero simplificar a parte elétrica...
eu achei algumas coisas sobre elétrica, mas não li muito. no livro building electric guitars tem um capitulo até bem explicado sobre captadores, circuitos passivos e ativos, etc. mas eu pulei! :P

SuperGeo
ei cara vc pode me dizer qq vc achou das tarraxas que você comprou da Walker? to pensando em botar na minha strato, queria opinioes...
eu comprei pelo mercado livre.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-57423296-tarrachas-pontes-walke r-telecaster-stratocaster-jazz-bass-_JM
o vendedor é confiável, ele cumpriu tudo direitinho, inclusive depois de um tempo, quando tive duvidas, ele respondeu prontamente.
o desenho delas é legal, por que copia as tarrachas vintage da fender, com a blindagens quadradinhas e as cabeças ovais. a qualidade das tarrachas não sei dizer, pois ainda não instalei elas. me parecem razoáveis.

Fábio Seiji
Luthier
# mai/07
· votar


kiki
como voce descobriu? pelo nome das imagens?

Foi pelo nome dos arquivos mesmo.

Ceifador_Sinistro
Pesquise antes as dimensões, pra ver se os P-90 vão caber direitinho nas cavidades das suas guitarras.
Dependendo do caso vc pode mandar fazer captadores com as suas especificações.

gualtersouza
Veterano
# mai/07
· votar


Boa noite pessoal,

Depois de ver o que o Kiki, o Soulface e os demais mestres estão fazendo, estou me sentindo como aqueles competidores de "air guitar". Hehehe.... Air luthier.
Não chega a ser um frankenstein... está mais para uma múmia, de tanta madeira que tirei sem necessidade, por ignorar a questão da perda do sustain...
Aqui vão mais 3 imagens do como está... braço em estado final de lixação, após a instalação do tensor, a colagem da escala (com as marcações e sem os frets)...
Até que ficou bem arredondadinho.... o braço ficou bem confortável, pelo menos numa primeira avaliação.

http://img100.imageshack.us/my.php?image=stratomaio0700dj5.jpg
Headstock - acabamento de lixa (tensor com ajuste pelo lado do corpo)

http://img525.imageshack.us/my.php?image=stratomaio0701gf7.jpg
corpo e braço com a escala colada, com marcações e sem frets...
realmente é um piscinão... serviço de amador....

http://img520.imageshack.us/my.php?image=stratomaio0702ry1.jpg
imagem do conjunto hoje... fiz um melhor acabamento na piscina olimpica e na das crianças, tirando algumas sobras de material. Acabei com minhas impressões digitais lixando esse braço e o headstock...
No canto, está aquele braço que cometi aquele erro citado anteriormente.

Agora que vai começar a parte mais crítica... a montagem do conjunto, acabamento e ajustes. Pena que vou ter de viajar e parar o projeto por alguns dias... De qualquer forma vou ter de esperar o neckplate, que só chegará no meio da semana. Sem ele não dá para furar e fixar o braço no corpo...

Até. Gualter.

ogaitnas
Veterano
# mai/07
· votar


Legal.. e eu já achando o máximo trocar os captadores da minha mgsinha
haheheh

Fábio Seiji
Luthier
# mai/07
· votar


gualtersouza
Tá muito bom o trabalho, com o tempo vc vai focando mais nos detalhes e aumentando o capricho, não se preocupa com isso.
O importante, nesse momento, é passar por todo o processo de construção pra adiquirir experiência prática.
Que madeira é essa do braço, parece marupá!

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


gualtersouza
Depois de ver o que o Kiki, o Soulface e os demais mestres estão fazendo
uhauahuahuahuahuhauhauhauhauhauhauhauahuha
era só o que faltava, eu do lado dos mestres!!!!

mesmo com o piscinão, tá ficando muito legal a strato. o headstock ficou muito bonito, tá bem executado. gosto desse modelo maior, das fenders velhas.
pelo visto voce tem alguma paciencia pra lixar bem. isso eu não tenho muito não, tenho preguiça. mas vou tentar dar um acabamento decente na minha tele!

os cortes dos trastes voce fez com o que? que tipo de serra?

concordo plenamente com o seiji. o mais importante agora é voce fazer uma guitarra, ainda que ela ficque com alguns problemas, o legal é não desistir. é isso que eu to fazendo.

até!

kiki
Moderador
# mai/07 · Editado por: kiki
· votar


gualtersouza
fiz um melhor acabamento na piscina olimpica e na das crianças
huahuahuahuahuahua

só pra voce não ficar triste:
a encaixe do braço no corpo ficou bem executado. ao contrário do meu!
o seu corpo é em freijo, certo? parece uma madeira um pouco mais densa. eu to fazendo em cedro, achei um pouco macia demais. facil de trabalhar e fica leve, mas um pouco mais dificil de deixar lisinho. e permite mais barbeiragens, como eu fiz!

Dead Pixel
Veterano
# mai/07
· votar


Olá caros Luthiers...td jóia com vcs???

Então...uma amigo meu, que não é usuário aqui do fórum possui uma Eagle e está em busca de uma guitarra nova. Gostaria de pedir a ajuda de vcs para indicar uma guitarra que satisfizesse as exigências, porque ele não manja mto de modelos e marcas. Ele gostaria de uma guitarra que tivesse as seguintes características:

->Acima de tudo eclética, que desse pra tocar de tudo, desde um som mais leve até um com distorção pesada (ele afirma ser decepcionante botar som pesado na Eagle)
->Braço confortável como a das stratos
->Que tivesse um tremolo para ele brincar rsrs
->Faixa de preço: até 1500 mangos...

Conto com a ajuda de vcs!!!


PS: ele testou uma Cort X-6 e ficou bastante satisfeito com a guitarra, porém ficou receoso com a ponte estilo Floyd Rose...por ter medo de não sabê-la regular e não ter grana pra ficar levando pra luthier...é muito complicado regular flyod em casa???

No aguardo de sugestões!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Dead Pixel
Ele pode "upar" esta Eagle dele (se for dos modelos antigos, melhor ainda) transformando-a para a configuração H-S-H.
Ou vc pode juntar grana e comprar uma Ibanez GRG170DX, ou GSA 60
Abç

Dead Pixel
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fla aew...blzzz???
Liguei pra ele à uns tres minutos atras...
Ele me disse que upar a Eagle está fora de questão pq a guitarra tá meio ralada...

Quanto aos modelos que vc sugeriu ele até gostou, mas ficou surpreso com o preço delas...pq ele dispõe de 1500 reais pra gastar numa guita...essas guitarras aí são mesmo responsa??? Pq c forem ele compraria uma delas e dps daria um upgrade nelas com o dinheiro que sobrar...

Vale mesmo a pena ou existem melhores nessa faixa de preço???
Abraço!!!

sugesto
Veterano
# mai/07 · Editado por: sugesto
· votar


olá mais uma vez, pessoal!
gostaria de ajudar pedir a opinião de vocês sobre uma guitarra
que vi, e achei interessante:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-56966537-_JM

quem quiser dar um palpite, quem tiver uma opinião, quiser ajudar, e tal,
mas queria saber principalmente a opinião dos mestres Bertola, Seiji e Soulface.

então, é muito dificil achar uma guita legal pra canhoto
eu sempre gostei de SG's, sempre quis ter uma,
e acho mais confortável tocar em guita de canhoto mesmo
pensei em pegar essa guita e investir uma grana nela,
trocar captadores, tarrachas, de repente colocar um escudo nela, trocar a fiação toda e potenciômetros...
acho que investindo uma graninha, ela ficaria legal
toco stoner rock em casa e com a banda toco rock dos anos 70
o que acham?? é uma boa opção?

Rômulo_DF
Veterano
# mai/07
· votar


O gosto para as guitarras é muito pessoal irmão, mas já que você pretende deixá-la do seu jeito (trocar os captadores, fiação e etc...) acho que vale a pena investir sim. Boa sorte
sugesto

Rômulo_DF
Veterano
# mai/07
· votar


kiki

Parabéns pela iniciativa, já há algum tempo estou reformando uma stratocaster (pintura e parte elétrica) quando terminar esta, e se o resultado ficar bom, estou me preparando para construir uma também, apenas pelo prazer de construir uma guitarra tendo em vista que o maior prazer é você mesmo fazer o que é seu.

sugesto
Veterano
# mai/07
· votar


Rômulo_DF
Opa, e aí Rômulo!
Poisé, cara... pensei em pegar ela e dar uma turbinada legal
ela é toda de mogno, acho que ficaria interessante

você é luthier aqui em brasília?
trabalha aonde, cara?

gualtersouza
Veterano
# mai/07
· votar


Seiji

Sim, a madeira do braço é marupá. Sei que não é lá essas coisas, mas fiquei em dúvida em investir em algo mais nobre, sendo que provavelmente minha mão-de-obra de aprendiz poderia comprometer o resultado final. Optei por utilizar esse projeto para aprender, cometer os erros e registrar isso, para num próximo projeto fazer algo melhor.
De qualquer forma, o tensor foi hiperdimensionado, de forma a dar uma boa resposta à tensão das cordas (ao menos imagino que será assim).
Nâo sei se a qualidade da madeira do braço teria grande efeito sobre a sonoridade dela. Pensei que a madeira do corpo teria maior importância...
Pelo que tenho lido aqui no cifra, parece que me equivoquei.

filipeV_rock
Veterano
# mai/07
· votar


Essa vai tanto pro Bertola ou pro Seiji (ou pra ambos):

Caras, tow com um problemão!!!
Tenho uma condor, strato, com ponte tremolo...
Fazia um bom tempo q nao tocava nela (um ano e pouco) pois tava morando fora e tal
Ontem, fui tocar pela primeira vez depois de todo esse tempo e descobri q os 2 pinos que ficam enfiados no corpo da guitarra (os pinos q seguram a ponte) fizeram a maderia ceder em direção ao braço...
Acho q pelo tempo q ela ficou parada acabou forçando mais do q devia e agora os pinos estão soltos e fizeram um buraco na guitarra!!!
Nao sei se deu pra entender, mas alguem pode me dizer o q posso colocar pra segurar os pinos?!?!?!
Vale lembra q a madeira inteira cedeu, assim eles n tem mais qq tipo de apoio!!!

Socorro!!!!

sugesto
Veterano
# mai/07
· votar


filipeV_rock
Ô cara, bota uma foto disso aí, pra gente ver!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


gualtersouza
Cara, mude essa madeira já.....
Dead Pixel
Cara, claro que existem melhores, mas essas tem bom preço e podem ser "upadas" facilmente.
sugesto
Essa guitarra não é ruim, mas o design dela é horrível com aquela "bundinha"!!!!
filipeV_rock
Cara, não entendi muito bem o problema (fotos seriam bem vindas), mas me parece um caso sério, que requer uma mão-de-obra especializada (luthier).
Abçs

Rômulo_DF
Veterano
# mai/07
· votar


sugesto

não sou luthier (ainda) mas estou aprendendo algumas coisas pois pretendo ser algun dia, na verdade eu trabalho com manutenção industrial e tenho muita intimidade com regulagens, medidas, usinagem e etc, atualmente estou morando em Valparaiso (ao lado do Gama) e as vezes algum amigo meu leva seu instrumento para darmos uma olhada, gostaria de fazer um curso na área, mas aqui em Brasília não se encontra essas coisas.

sugesto
Veterano
# mai/07
· votar


Rômulo_DF
po, legal cara
então vc já tem uma certa bagagem aí

vou fazer um curso com o Doca da bsb musical
meu nome tá lá pra fazer parte da segunda turma
se vc quiser, te mando um mail quando for começar a inscrição

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)