Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, eu queria saber se vc já viu o MXR Zakk Wylde overdrive...eu quero usar como Boost no meu pré valvulado...
vc acha esse um bom pedal para isso?
Eu não busco o som do Zakk, só quero um bom pedal e que tenha força como boost!

2º Eu estava afim de pegar um Cry Baby da Dunlop. Mas na Musicware não tem o Classic...vc acha que vale apena pegar o normal mesmo...ou outro dunlop?

Vlw,
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


ogaitnas
Não dá, mas certamente é. Verifique também a espessura do corpo, o padrão é 45mm.
DaNiLo SE
Cara, ambos são captadores de qualidade excelente. Creio portanto que o SH-5 ficará bom também. Mas lembre-se que tentar atingir um timbre específico é quase impossível pois os fatôres que que incidem nisso são muitos. Lembre-se também que o capt deve ser julgado pelo seu timbre com a guitarra limpa, e não com distorção (que aliás é acessório).
edgardigao
Eu não colocaría captador de alto-ganho no braço. Muito boa improvisação. Não é Hamburguer, é Humbucker.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


Thiago Salme - Banda A Marilla
Vai pagar tão caro pra que?
Sinceramente eu acho esse pedal adequado para o..... Zakk...
Acho muito mais "jôgo" comprar um "clone" do MXR Microamp, pois ele vai te servir como booster para distorção e para som limpo.
Abç

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Blz!
Mas e sobre os Cry Baby?

nhax
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara, voce sabe quanto um luthier cobra pra reformar um braco tirar fungos, alinhar trastes, head formato Fender ?

e quanto sairira um braco novo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


Thiago Salme - Banda A Marilla
Procure a versão que tenha "true by-pass" (se não me engano é a 535Q).nhax
Cara, não se pode dar preços aqui, é anti-ético e contra as normas do fórum.
Abçs

edgardigao
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hehe, tava zuano com o Huburguer, mas entaum para o braço seria melhor um de baixo ganho né, qual você me recomenda?

Abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


edgardigao
Lá no site da Malagoli tem as opções.
Abç

edgardigao
Veterano
# mai/07
· votar


Vlw!

gualtersouza
Veterano
# mai/07 · Editado por: gualtersouza
· votar


Bertola, Seiji, Kiki e demais amigos do fórum

Devagarzinho vamos fazendo a Strato.
Como já havia dito, cometi um erro na manufatura do braço, como vocês poderão ver na figura com o detalhe do extremo do rasgo do tensor (o rasgo ficou mais largo e a canaleta de alumínio do tensor poderia ter um movimento indesejado).
O corpo em freijó agora foi furado. O acabamento manual vai começar agora e depois a colocação de folhas de alumínio (dica do Bertola, só não defini ainda o sabor da pizza hehehe).

O tensor, como não achava por aqui, eu mesmo desenhei e fiz numa oficina de conhecidos. Ficou legalzinho, mas esqueci de fotografar. Tenho o desenho dele em Autocad, caso alguém queira (só do tensor). Depois de fazer outro braço (não descartei o outro, mas a minha guitarra não merece isso), colocamos o tensor e fechamos o rasgo. Uma das imagens mostra o braço e a escala (jacaranda) em fase de colagem.

Por enquanto é isso, vamos devagar para não errar muito, afinal é a primeira. E é claro, mais planejamento, como o Seiji me recomendou.

As imagens estão nos links abaixo, só que dessa vez relaxei no cenário.

corpo em freijo - cavidades para os caps e etc...
http://img524.imageshack.us/my.php?image=stratofasedefurao02lk7.jpg

braço + escala em fase de colagem
http://img526.imageshack.us/my.php?image=stratofasedefurao00qk0.jpg

detalhe da barbeiragem com o rasgo do tensor (braço não será usado agora)
http://img170.imageshack.us/my.php?image=stratofasedefurao03xk1.jpg

imagem do conjunto hoje (o braço é o que está colando, igual a esse)
http://img338.imageshack.us/my.php?image=stratofasedefurao04nl2.jpg
[/b][b][b][/b]

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


Midgard
O sistema do Fernandes Sustaner tem um aparelhinho q faz com q a corda fique vibrando ininterruptamente. Produzindo assim, o sustain infinito.
Ou seja, é um sustain "natural" sim.

gualtersouza
Veterano
# mai/07 · Editado por: gualtersouza
· votar


Bertola, Seiji e amigos do forum

Suei para achar uma marcação de madrepérola. O pessoal das lojas aqui me pedia um mes para entregar. Nem na época do meu sogro, quando as coisas vinham aqui em Minas num carro de boi poderiam demorar tanto.

Achei a marcação, porém o sujeito que me vendeu disse que teria de usar uma cola especial (não poderia ser cola branca), à qual deveria ser adicionado pó de madeira. Ele disse o nome, mas química não é o meu forte e meus neurônios estavam em estado de letargia no momento (não guardei o nome... algo semelhante a rebinbela da parafuseta dos mecânicos), babando de ver um baixo Rickenbacker que ele estava ajustando.
Alguns dos experts poderia me dar uma orientação a respeito disso. É balela ou realmente tem que ser isso?

Abç. Gualter.

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


gualtersouza
Vai e Araudite.

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


Fábio Seiji
Vc aprendeu, errando, que é bom proteger as áreas de risco quando tiver que fazer furações, entre muitas outras coisas.
Esse tipo de conhecimento ninguém tira mais de vc.

com certeza! essa é a graça de fazer as coisas de verdade. mesmo tendo pesquisado bastante, sempre acontecem coisas inesperadas.

Eu acho que vc não deveria parar nessa guitarra, vá em frente que vc tá indo muito bem e dá pra perceber o quanto vc está empolgado com esse trabalho.
muito obrigado! o apoio dos mestres aqui do fcc tem sido fundamental!
não tenho intenção de virar luthier profissional (podem ficar tranquilos, principalmente o soulface), mas sinto que não vai ser meu ultimo instrumento. já tenho em mente alguns projetos!

gualtersouza
muito legal as fotos! o braço não ficou inutilizavel, apenas ficou um pouco tosco, ne? usa ele pra fazer algum teste, tipo uma guitarra experimental.

essa historia da blindagem com aluminio ainda nao saquei bem. vou pesquisar depois melhor, mas acho que a tele não tem isso.

Soulface
Araudite.
não pode super bonder? é mais barato... eu comprei marcação de plastico, que é preta.

Fábio Seiji
Luthier
# mai/07
· votar


mg32_san
Valeu, eu não entendi como vou ajustar o saddle com a corda desafinada (o que usar
como referência)

Tem que ser no bonsenso e um pouco de experiência.
Desafina, ajusta e reafina; se ainda estiver fora, desafina, ajusta e reafina; assim por diante.
A equivalência de distância do nut ao 12o traste é pra posicionamento da ponte numa eventual reforma ou construção... é outra coisa.

gualtersouza
Realmente o arremate de jacarandá do braço não ficou muito bonito; como a escala é colada vc poderia ter instalado o tensor pela frente sem ter que fazer esse canal traseiro e o arremate que não é tão simples de fazer.
Mas, sendo a sua primeira guitarra, quanto mais erros vc cometer melhor, assim vc deixa de errar nas próximas; mas se vc puder prever e evitar o máximo possível é muito melhor, pois vc economiza dinheiro, tempo, material e preserva sua integridade física (e psicológica também)
Em relação às marcações, bom, depende do tipo de marcação.
Se for bolinha; basta furar com uma broca (tomando o cuidado de não deixar o furo nem muito raso nem muito fundo. Se o furo estiver justo pode ser qualquer cola, mas é bom vc fazer um pequeno furo passante, pro excesso de cola "sangrar" pra traseira da escala; pois, se ficar bola de ar, não tem condições de colar.
Se a escala for escura vc pode fazer as cavidades ligeiramente mais largas e preencher (e colar) com resina epóxi (araudite) misturado com o pó (fino) da própria madeira; vc pode fazer uma lambança pra preencher todas as frestas, pra lixar tudo depois.
Eu prefiro usar a resina epóxi de secagem de 10 minutos, durante alguns dias ela fica meio borrachenta, mas depois da cura completa ela fica dura.

Fábio Seiji
Luthier
# mai/07
· votar


kiki
Pode ser super bonder (na verdade existem uma linha específica de cianoacrilato para madeira mas o normal também funciona) mas faça o rebaixo justinho, faça o furinho pra vazar o excesso de cola e saída de ar (varando a escala) e use uma gotinha apenas, espalhando no rebaixo.

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


Fábio Seiji
faça o furinho pra vazar o excesso de cola e saída de ar (varando a escala)
voce quer dizer por tras da escala, ne? infelizmente, a minha é one piece. vai ter que ser na marra! :P
me recomendaram martelar de leve. e usar oculos de proteção pra nao colar os olhos!!!

gualtersouza
Veterano
# mai/07
· votar


Kiki

É o acabamento realmente ficou bem tosco, mas no braço que vou usar, ficou melhor... ao menos não está irregular.
A idéia é essa mesma. Pretendo fazer uma outra guitarra "experimental" usando aquele braço. Como esta eu vou querer pintar, nem vai ficar muito visível o erro.
Quanto a blindagem, pelo que sei é algo dos captadores single, que por algum motivo da eletrônica tem um ruído que é denominado "hum" entre os experts. Portanto, salvo melhor juízo da diretoria, não depende de ser Strato, Tele ou etc... se tiver single, terá "hum".
Vou utilizar aquelas folhas de embalagem de alimentos que facilmente se acham em supermercados. São fáceis de moldar, leves e baratas.

Seiji

Obrigado pelas dicas. Só tem um porém, como colei a escala antes de conseguir as bolinhas de marcação, não vai ser possível o furo passante para escoar a cola. Terei de fazer com maior cuidado e talvez lixar depois... Estou anotando meus passos e erros para depois montar um fluxograma (assim, na próxima, evito estes erros).
Quanto à questão da instalação do tensor pela frente, vc tem razão, fica muito menos trabalhoso e com melhor estética.

Soulface

A minha marcação é de um perolizado creme, quase branco. Você já usou Araldite com esse tipo de marcação?

mg32_san
Veterano
# mai/07 · Editado por: mg32_san
· votar


Fábio Seiji
Desafina, ajusta e reafina;

Valeu, ontem fui mexendo devagarinho na guitarra, ficou legal, umas notas que eu achei
que estavam soando esquisitas, era pq a guitarra não estava bem afinadinha.. hehe
olhando pelo afinador ficou legal hehe

Aproveitando p/ perguntar, para um som mais SRV em uma strato (nada exagerado só
um pouquinho mais forte), colocar um single com saída mais forte no braço ajudaria ?
algo do tipo um single de saída média/alta no braço, e um single ou stack de saída mais
leve no meio, pq a pergunta ? ontem consegui um setup na G2 que ficou bem parecido,
som limpo e encorpado e talz, mas faltava força no som, então estou pensando em
mexer na captação e talz, acho que está faltando força p/ os originais da mg32

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


gualtersouza
Quanto a blindagem, pelo que sei é algo dos captadores single, que por algum motivo da eletrônica tem um ruído que é denominado "hum" entre os experts. Portanto, salvo melhor juízo da diretoria, não depende de ser Strato, Tele ou etc... se tiver single, terá "hum".
é, já li alguma coisa sobre isso. não é que eu acho que tele não terá ruído. é que as fotos que eu vi de televasters abertas não tinha blindagem (pelo menos não parecia), ou seja, ela vem com ruído de fábrica.
assim sendo, se eu ficar com preguiça de fazer, posso dizer que foi pra deixar mais autentico. uhauahuhauhaua

Estou anotando meus passos e erros para depois montar um fluxograma (assim, na próxima, evito estes erros).
o objetivo do meu site é meio isso também, contar todos os erros e problemas que eu vou encontrando. assim, quem sabe outra pessoa possa evita-los!

_RafaelBdM_
Veterano
# mai/07
· votar


quando alavanco minha guita (ibanez grg 270) se for pra traz a ponte fica pra traz e desafina e se for para frente fica para frente e desafina tb! depois de alguns segundos ela volta ao nivelamento normal. o que pode tar causando isso? ja regulei as molas varias vezes e nda. pode ser as cordas que não taum dando tensão suficiente (marca: fender squier 0.9 ganhadas na loja). ja to desanimando.

(ponte floyd rose)

tks

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


_RafaelBdM_
Molas velhas, ponte desregulada.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


gualtersouza
O seu erro no braço é normal para quem está começando, aliás, concordo com o Seiji, se o braço tem escala colada, não há a necessidade do "skunk stripe".
Não gosto muito de corpos com "piscina" pois há uma perda de massa. Pequena, mas há. e toda perda de massa influi no timbre e na sustentação.
kiki
Tanto a araldite como a superbonder funcionam bem. Eu tenho uma prática que é deixar a marcação ligeiríssimamente mais alta que a madeira da escala, para depois, na lixagem final com o "radious block", ficar tudo acertado (e com melhor acabamento).
mg32_san
Troque os capts de sua guitarra por um jôgo de Malagolis Tradiotinals
Abç

vinihendrix
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Queria muito comprar um ukulele mas aqui no brasil nao vende. comecei agora mina faculdade de desenho industrial e tenho acesso a um laboratorio de marcenaria.
To pensando em fazer um uke sólido e eletrico nesse laboratorio mas o unico material que tenho é MDF será que vai soar muito ruim?é só um quebra galho , mas esse nao eh o maior problema .
o problema é onde conseguir os trastes. tem alguma ideia de onde?moro no rio .
valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


vinihendrix
Bem, em 1º lugar vc precisa descobrir que tipo de Ukelele vc pretende construir, se Barítono, tenor ou soprano. O Barítono tem como afinação as mesmas notas da guitarra (exceto as 2 últimas) e o Tenor é Lá, Mí, Dó, Sí. O soprano: Lá, Mí, Dó, Sol ou Si, Fá#, Ré e Lá.
Após isto vc deve pesquisar a medida da escala e então baixar da Internet um programinha chamado "Fret Calculator", que lhe dará a distância de traste à traste na escala referida. Depois vc deve confeccionar a escala (ou "tábua harmônica") e o braço, depois o corpo. MDF é um péssimo material, e indico-lhe que trabalhe com madeira propriamente dita. Os trastes podem ser de guitarra mesmo, o padrão mais fino (ou estreito), eles podem ser encontrados em várias lojas de instrumentos pelo RJ, como a Musicware e a Disconildo.
Abç

nhax
Veterano
# mai/07
· votar


Fábio Seiji
Cara passa teu Email?
ou entra no MSN(faz um tempo que voce nao entre hein?)

Abç

vinihendrix
Veterano
# mai/07
· votar


pretendo fazer um soprano . alias ja até fiz o braço em mdf e achei relativamente trabalhoso. li tambem sobre uma formula de se calcular a distandia dos trastes ( aquela regrinha de multiplicar por 17 e dividir por 18).
porque o mdf é tao ruim?

vinihendrix
Veterano
# mai/07
· votar


Não to fazendo nada profissonal , pelo contrario , to começando a brincar com isso agora hehe . é mais uma experiencia mesmo.
Se mesmo assim vc achar que eu devo fazer em madeira , onde eu consigo tal madeira? qual seria indicada mogno?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


vinihendrix
Cara, baixe o programinha que é mais seguro.
Faça o braço em madeira, de preferência pau-marfim com escala em ipê. Vc pode colocar uma vara de ferro em "T" por dentro do braço para reforço.
Abç

alexguitar
Veterano
# mai/07
· votar


Olá, pessoal
Estou pesquisando o melhor captador para instalar na minha strato Shelter e preciso da ajuda de vcs
Alguém pode traduzir essas informações para mim ?
Será um pouco trabalhoso mas serei muito grato.

Obrigado pela ajuda
Abç

Alex G


Strator
set no formato [S-S-S]
pólos: 50 m/m recomendado para a posição Braço/Meio ou 52 m/m recomendado para a posição Meio/Ponte.Quando o pickup for indicado para a posição Meio a sua bobina tem a fase invertida e a polaridade é Norte.

Strator Clean:
Pickup de AlNiCo 5 rods
DC : 6,2K (nominal)
Condutores: 2
Pólos: Sul/Fixos com 50 ou 52 m/m
Saída: 160mV
Som: limpo, vítreo brilhante
Alcance dinâmico: médio
Característica tonal: 8T - 5M - 4,5B

Strator Soft:
Pickup de AlNiCo 5 rods
DC : 7,6K (nominal)
Condutores: 2
Pólos: Sul/Fixos com 50 ou 52 m/m
Saída: 180mV
Som: limpo, brilhante
Alcance dinâmico: médio
Característica tonal: 7,5T - 5M - 5B

Strator Hard:
Pickup de Ceramic bars
DC : 6,2K (nominal)
Condutores: 2
Pólos: Sul/Fixo com 50 ou 52 m/m
Saída: 190mV
Som: limpo, claro
Alcance dinâmico: médio
Característica tonal: 6,5T - 5,5M - 5,5B

Strator Hot:
Pickup de Ceramic bars
DC : 7,6K (nominal)
Condutores: 2
Pólos: Sul/Fixo com 50 ou 52 m/m
Saída: 210mV
Som: limpo, encorpado
Alcance dinâmico: média/alta
Característica tonal: 5,5T - 6M -6,5B

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)