Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
WeslleyGuilber
Veterano
# abr/07
· votar


Galera conversei com o luthier hj e ele disse que vai usar para o braço a madeira por nome Rochinho ou Pérola e para a escala Brauna.

Os trastes eu queria que fosse Dunlop Jumbo 6105, mas ele me questionou falando que era um traste caro e que ele usario os da Condor, que tbm é jum bo e muito bom...

Entao, o q vcs acham???

Paz.

bccarq
Veterano
# abr/07
· votar


E aí pessoal, alguem sabe me responder o que influencia no timbre e resistencia, o braço ter longarinas em alguma madeira clara como maple ou marfim?
E tambem qual a influencia no timbre de um tampo feito de canela, no timbre
Ñ precisa ser muito especifico, obrigado desde ja.

Fábio Seiji
Luthier
# abr/07
· votar


WeslleyGuilber
Madeiras boas, se ele trabalhar bem o braço vai ficar legal; o roxinho é pesado, mas não vai te matar... eu acho.
Não conheço os trastes da Condor.

bccarq
Em geral, se benfeito, o braço em longarinas ganha resistência e estabilidade com o "travamento" dos veios.
O timbre só teria como comparar à outra madeira (pois é relativo) e mesmo assim é impossível de descrever verbalmente.

bccarq
Veterano
# abr/07
· votar


Fábio Seiji
é, eu imagino, mas muda um pouco mesmo, dando um pouco mais de equilibrio nas frequencias ñ é?
E sobre a canela, comparando com o cedro, quais são suas caracteristicas?
Valeu pela ajuda...

Thedekai
Veterano
# abr/07
· votar


existe alguma ponte floyd rose boa na faixa dos 200~300 reais, porque não quero pagar 450~500 numa gotoh, é caro demais... a minha floyd rose é boa até mas a alavanca dela ta zuada
abraço

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


Thedekai
No Brasil eu acho complicado... Só se for usada mesmo.

Slave of hell
Veterano
# abr/07
· votar


Tagima 735 hand made brazil
Tagima 735 special
Memphis by tagima estratocaster(3 singles)
Condor Rx 30
Condor gx 50
Squier by fender affinity
Squier by fender bullett
Squier by fender californian
Shelter sst62
Giannini GI 300
Michael strato(3 singles)
Cort strato(3 singles)
Aria Pro stg series 003(aquela com 3 singles tbm)
Washburn Lyon
Yamaha(aquela antiga com 3 singles)


Bertola ou Seizi....reuní numa listinha 15 guitarras que possuem em comum:

1-Serem estratocaster
2-possuirem 3 singles(apenas a lyon axo que não se enquadra,mas td bem!)
3-serem numa faixa de preço entre uns R$350.00 e R$800.00,ou mais alguns reais ou menos..mas com certeza nenhuma chega a casa do R$1.000.00
4-Todas estão mais que presentes no mercado brasileiro,sendo boa parte ainda encontarda zero kilômetro nas lojas,e outras ou todas facilmente encontradas no ml,ou no quarto de muitos aki...inclusive o meu!!!


Se não for pedir demais.gostaria que vcs organizassem um pequeno hanking,baseado na experiência de vcs,que certamente já tiveram a oportunidade de ter cada
uma dessas ''beldades'' nas mãos!!!usando critérios de luthier e músico(oq com certeza vcs já tem e já usam aki no FCC)....mas digo de antemão que não precisa ser mt detalhado,apenas pra servir de guia pro pessoal mesmo,e pra não incomodar demais tbm....afinal..axo que tou pedindo demais!!

Deixo bem explícito à todos que não pretendo com isto,depreciar ou abrilhantar determinadas guitarras ou marcas....é apenas um guia!!!!

Desde Já agradeço a boa vontade!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/07
· votar


Robson Mattos Rezende
Na parte externa.
Thiago Salme - Banda A Marilla
Cara, se vc achar uma 635 em boas condições, compre. Mande um e-mail p/ mim ( mlbertola@hotmail.com ).
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/07
· votar


Michel Top
No site da Fender tem.
WeslleyGuilber
Compre uma cartela dos Dunlop e repasse para seu luthier. O traste da Condor não é ruim não. Braúna é uma madeira da "família" do jacarandá. Roxinho geralmente se usa como reforço em braços de baixo.bccarq
Canela só serve para corpo, assim mesmo é uma madeira ruim de trabalhar por lascar facilmente, se colocar como tampo pode ser mais efetiva, pois é dura e privilegia os médio-agudos.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/07
· votar


Slave of hell
1°) Shelter SST-62 e Condor GX-50
2°) Yamaha Pacifica 112
3°) Cort Strato
4°) Tagima 735 Brasil
5°) Eagle Strato e Giannini GI-300 (os modelos com design original de corpo e headstock)
As outras se equivalem, exceto as Squiers Bullets que são puro lixo.
Abç

Matheuss
Veterano
# abr/07
· votar


Bertola ou Seiji, ou qualquer pessoa q saiba, podem me responder como faço pra botar uma marcação de dente de tubarão numa guitarra? Ela veio com marcação de bolinha, mas eu prefiro de dente de tubarão, tem como eu trocar? Se tiver podem me falar?

Obrigado
:)

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


Matheuss
Só um luthier vai poder fazer esse serviço pra vc. E mes assim, se não for um luthier de qualidade, o trabalho pode não ficar muito bom. Principalmente pq será necessário tapar o "buraco" em q as bolinhas da marcação estão agora.
Eu vou faer isso em uma das minhas guitarras. Mas pra minha sorte, as bolinhas ficam apenas na parte de cima da escala.

Matheuss
Veterano
# abr/07
· votar


Soulface, pode me dizer quanto voce vai pagar? E de que cidade vc é?

Vlw ae

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


Matheuss
Eu mesmo vou fazer...
Moro no Japão.

Matheuss
Veterano
# abr/07
· votar


Ok..., obrigado, Bertola ou Seiji, estou esperando resposta.....

Obrigado

Fábio Seiji
Luthier
# abr/07
· votar


bccarq
A canela tem o timbre mais tímido que o cedro, tem um pouco mais de brilho só que tem menos ataque e o caimento é mais rápido.

Matheuss
Tem como trocar, mas é um trabalho delicadíssimo.
Precisa retirar todos os trastes e, porisso, só valeria à pena se aproveitasse a troca dos trastes.
Se for mandar fazer com toda certeza sairia bem caro, pense bem; será que não seria melhor vc procurar uma guitarra já com essa marcação?

Tamuriano
Veterano
# abr/07
· votar


Fábio Seiji
Por favor me diga com imparcialidade profissional quais os pros e contras (em todos os aspectos) da guitarra Ibanez RG 350 DX...
Pois muitas pessoas falam isso e aquilo dela mas eu quero uma opiniaõ de um profissional.

Desde já agradeço e fica na paz cara!

Matheuss
Veterano
# abr/07 · Editado por: Matheuss
· votar


Fábio Seiji

Vc sabe me dizer trastes bons com marcação em dente de tubarão? (não muito caro por favor, me diga o preço)

Comprar outra guita não rola pra mim não..

Obrigado
:)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/07
· votar


Matheuss
Cara, simplesmente não vale à pena se vc não tiver uma guitarra de extrema qualidade, ademais, numa guitarra assim, pra que trocar a marcação, até porque o benefício é nenhum.
Abç

Matheuss
Veterano
# abr/07
· votar


Então outra coisa, tem como fazer desenhos no braço? Ja q é caro o dente de tubarão e não vale a pena, bolinha eh feio, queria alguma coisa mais bonita, se tiver como fazer desenhos me falem, como e o que usar..

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/07
· votar


Matheuss
Também não.
Para se fazer aqueles "desenhos" exige-se o uso de uma microretífica com implementos especiais (nem eu tenho!) e uma habilidade artística muito elevada, bem como o material. É ainda mais caro.
Conforme-se com as suas bolinhas e procure prestar atenção no que realmente interessa: a qualidade de seu instrumento, dos componentes, do cuidado e conservação que vc dedica à ele, e seu desenvolvimento técnico e musical.
Abç

Matheuss
Veterano
# abr/07
· votar


Bom, obrigado pela atenção.. Pelo jeito vou ter que me conformar com as "bolinhas" hehe. Vc acha q vale a pena trocar os captadores de uma Ibanez GRX20? Queria "investir" nela, pra ver se ela fica bem legal, toco metal, tipo iron maiden, metallica, etc..
Obrigado!

Fábio Seiji
Luthier
# abr/07
· votar


Tamuriano
Cara, isso depende muito do gosto pessoal de cada um.
Se é pra ser o mais imparcial possível eu diria que é uma guitarra com um bom custo/benefício e de fácil revenda.

Matheuss
Não é nem pelo tipo de marcação; qualquer um que seja essa troca é trabalhosa e consequentemente cara. Os dentes de tubarão são relativamente baratas se comparada com uma marcação customizada.
O preço de uma troca dessas provavelmente daria pra trocar a sua guitarra por uma já com dentes de tubarão.

Luigi Bertotti
Veterano
# abr/07
· votar


Tamuriano
Faço minhas as palavras do Seiji.

ogaitnas
Veterano
# abr/07
· votar


Alguém tem um tutorial ou passo-a-passo ou esquema que diga pelo menos
por onde começar p/ trocar captadores de guitarra, pelo que andei lendo
não parece ser bicho de 7 cabeças, eu tenho atualmente uma guitarra com 3
singles, e quero trocar o single da ponte por um humbucker, a guitarra é strato,
então pelo que vi p/ trocar o captador tem que tirar cordas e escudo, e aí
fica a dúvida do esquema do tensor do braço se não vai zuar tudo, até pq
atualmente ela tá bem reguladinha, e tb a dúvida de se nas stratos o lugar
do captador da ponte é maior e cabe um humbucker (algo tipo, corpo genérico)
p/ o fabricante usar o mesmo shape em guitarras que vem com humbucker na ponte
ou se vou ter que sair fazendo buracos na guitarra, a guitarra é uma mg32
ok ok.. não é uma grande guitarra e não vale lá grandes upgrades, mas
vou colocar um humbucker baratinho, é mais p/ ver como fica o som e pela
curiosidade de desmontar a guitarra heheh

Então se alguém puder me arranjar alguma coisa que me ajude, valeu :D

Tamuriano
Veterano
# abr/07
· votar


Fábio Seiji
Luigi Bertotti
Obrigado pelas palavras sinceras, esta é a guitarra que eu vou ter então!

Fiquem na paz!

Fábio Seiji
Luthier
# abr/07
· votar


ogaitnas
Se vc vai trocar singles por humbuckers nessa sua guitarra procure stacks (humbuckers em formato de single) pq a sua guitarra pode ou não ter cavidades para humbucker; além disso evita de vc ter que trocar o escudo ou fazer estragos nele.
Não se preocupe com o tensor, se vc não ficar enrolando por vários dias não vai haver problemas.
Se vc nunac fez isso antes e não tem conhecimento básico de ligações eu acho melhor vc ter alguma outra pessoa pra te orientar no que vc estiver fazendo; o risco de vc estragar algo é grande pois são muitas coisas que precisam de cuidado.

Fábio Seiji
Luthier
# abr/07
· votar


Tamuriano
sempre às ordens !
uma dica, sempre que possível, teste a guitarra antes de comprá-la.

Tamuriano
Veterano
# abr/07
· votar


Fábio Seiji
Quero testas umas 5 dessas entes de escolher a minha!
Valew!

Fica na paz! o/

The Armageddon
Veterano
# abr/07
· votar


Ola
sou novo nesse forum
e tenho uma guitarra
Condor Rx-30
ñ intendo mt dessas coisas de Luthier
e nunca levei a minha em uma
e queria saber o q eles fazem na guitarra?
quanto custa?
quando tempo?

abraços

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)