Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
edgardigao
Veterano
# abr/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji


Bom, de volta ao FCC né, tenho aki em ksa dois singles que quero juntar e colocar na ponte e no braço da guitarra, tenho uma strato e o espaço interno possibilita visto que não há madeira por dentro, é uma strato samick (SSS).

Qual o conceito básico para se fazer um humbucker, é só colocar uma bobina do lado da outra e ligar em série na chave seletora e potenciômetro?

Como é que faz para que a bobina de um tire o ruído da outra?

Abraço!

edgardigao
Veterano
# abr/07
· votar


Outra coisa, como faço para colocar uma chave on-on nas duas bobinas que quero adicionar, dá pra usar uma chave para duas bobinas, ou é uma para cada bobina?

Vlw!!!

Felipe Rocha Defavari
Veterano
# abr/07 · Editado por: Felipe Rocha Defavari
· votar


Fábio Seiji

Valeu mesmo pela densidade!!ehh!!!teria problema alguma por volta de 700??

Verei o q consigo de madeiras então!!

Abraços!

alexguitar
Veterano
# abr/07 · Editado por: alexguitar
· votar


Souface, bom dia.
Com relação as cordas, elas devem ser novas para fazer isso. Já li que sim, vc confirma ?

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/07
· votar


Alex G
Cara, como o Soulface falou, é muito difícil responder à sua pergunta, ademais me parece que essa "pegada mais forte" é que está causando o problema, ademais, quando se aumenta a ação (altura das cordas), a tendência é maior definição nas notas, e não "embolação" como vc falou. Faça o seguinte: Compre um encordoamento novo (use sempre 0.10 ou 0.11), abaixe um pouco a ação e teste.
vbavinicius
Cara, eu citei as Condor de trava por seu custo-benefício. As Gotoh são muito boas. Atente porém para o fato que as hastes dessas tarrachas são mais largas que as originais, portanto a instalação deve ser feita por um luthier habilitado.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/07
· votar


edgardigao
Se bem entendi vc tem 2 singles e quer fazer um Hb com eles!

alexguitar
Veterano
# abr/07 · Editado por: alexguitar
· votar


Bertola, bom dia.
Vc poderia me dar uma explicação sintetizada sobre a diferença da aplicação das 0,09 , 0,10 e 0,11.

O ajuste solicitado ao luthier foi baseado no encordamento 0,09.
Se eu mudar o encordamento, então a guita terá de passar por um reajuste total novamente em um luthier. Então não poderei apenas abaixar as cordas e ir achando o ponto ideal. Estou certo ?

Confesso que devo me informar melhor sobre as minhas perguntas. Talves eu esteja até fazendo perguntas de inexperiente.

Obrigado.

vbavinicius
Veterano
# abr/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

mas então bertola qual voce me indicaria ??

como já disse não uso muito a alavanca ..

qual seria a melhor para mim ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/07
· votar


Alex G
Cara, há tempos atrás eu escreví aqui no FCC um texto sobre o porque das cordas de calibre abaixo do 0.10 não prestarem, e isso tem à ver com uma série de fatores, que vão da massa do material das cordas, ao equipamento que o pessoal em geral possui. Uma coisa é certa, se vc passar a tocar com cordas mais pesadas dificilmente vai querer usar 0.9 de novo, pois os benefícios são muitos. De fato, ao se mudar o calibre das cordas é necessária uma nova regulagem geral.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/07
· votar


vbavinicius
A que sua grana puder comprar. De qualquer forma vc estará bem servido. Agora, vc NUNCA usa alavanca ou a usa eventualmente? Se for assim, mais uma razão para comprar as de trava.
Abç

vbavinicius
Veterano
# abr/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Assim .. por enquanto não uso hora nenhuma .. mas num futuro breve pretendo me aprofundar mas nos estudos usando a alavanca ..

então a condor seria boa mesmo ??

onde posso encontra-las a venda pela internet ?

alexguitar
Veterano
# abr/07
· votar


Bertola.
Por uma acaso vc se recorda do tópico. Estive consultando os seus últimos tópicos enviados e não localizei o que trata desse assunto.

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/07
· votar


vbavinicius
Sim.
Alex G
De fato é tópico antigo. Use a busca.
Abçs

vbavinicius
Veterano
# abr/07
· votar


Alguem saberia onde eu posso encontrar tarraxas condor com trava a venda pela net ??

Thedekai
Veterano
# abr/07 · Editado por: Thedekai
· votar


Para quem puder ajudar...
A minha ponte floyd rose ta zuada... tipo, a alavanca dela não fixa mais direito, ela fica solta, e aquele parafuso que tem embaixo da alavanca que fica no lado de baixo da ponte, ta espanado... o problema resolveria se eu comprasse uma alavanca nova? ou teria que trocar a ponte inteira? no caso de trocar a ponte... qual vc recomendaria na faixa de preço de uns 200~300 reais, porque a Gotoh é muito cara embora seja excelente... existe alguma outra marca que seja mais barata?
abraço

edgardigao
Veterano
# abr/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Isso mesmo, tem como? Ou entaum só colocar um do lado do outro pra ter mais opções de timbre, não precisa soar como HB pq gosto do timbre dos singles, mas se conseguisse isso seria interessante!

Vlw!

Marco_Oliver
Veterano
# abr/07
· votar


Por que o Marupá que vem nas Tagimas é extremamente zoado por algumas pessoas? Quais são os prós e contras dessa madeira?

Fábio Seiji
Luthier
# abr/07
· votar


Felipe Rocha Defavari
900 kg/m3 (à 12% de umidade) é apenas uma média grosseira; quanto mais dura menor o desgaste, mas existem instrumentos com madeira pouco densa na escala.

Thedekai
Só vendo a ponte pra ter um dignóstico, pode ser que sua ponte seja assim mesmo e, se for assim, só trocando mesmo.
Por 300 reais é capaz de vc encontrar uma floyd gotoh usada...

Marco_Oliver
Eu, pessoalmente, não gosto de marupá por ser pouco resistente e eu trabalho basicamente com acabamento natural e o marupá não é lá muito bonito.
Os prós; é o preço (barato) e um timbre brilhante e ressoante.
Os contras; amassa com relativa facilidade, só adquire estabilidade quando extremamente seca e "estética".

daniel_guitar
Veterano
# abr/07
· votar


tava lendo aqui os topicos e vi q o Bertola sempre recomenda encordamento 010 ou acima... minha guitarra tem ponte com micro afinação e back box sera preciso mais uma mola ou dah pra regular ela com 3 molas? ah n sou eu q vou regular n vou levar pro luthier mas antes tava querendo tirar essa duvida

nhax
Veterano
# abr/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
como seria mudar os caps da minha Cort XTH q sao EMG para os "normais"?
Seria uma boa?
Recomenda algum cap?
Tipo de som: Vai,Satriani,Timmons, etc

ToRReSMo
Veterano
# abr/07
· votar


nhax
da pra tirar timbres parecidos com os desses caras que vc falou com emg....eu curto muito emg e tenho em uma das minhas guitarras, para mim eles são muitos versateis e da pra tirar timbres diversos com eles.
se kizer trokar eu recomendo

DMZ paf pro para o braço ou SD jazz model e na ponte sem duvidas SD PATB 2, 500T ou L 500. pra mim essa combinação é a melhor e tem uma versatilidade gigante

ToRReSMo
Veterano
# abr/07
· votar


daniel_guitar
use a corda que vc esta acostumado...
se vc acha confortavel usar .8 ou .9 use.
precisara de ajustes na ponte, mais exatamente nas molas e talves no tensor do braço..

nhax
Veterano
# abr/07
· votar


ToRReSMo
Eaeeee cara..
tem msn?
Tu é daqui ne?(ABC)

Felipe Rocha Defavari
Veterano
# abr/07
· votar


Fábio Seiji


Valeu mesmo!!então quanto maior a densidade na escala melhor??Qual o limite??

Abraços!!

Felipe Rocha Defavari
Veterano
# abr/07
· votar


Pelo q pude perceber até então encordamentos 0,10 ou mais resulta em timbres melhores, mais definição e mais peso.....eu tive que mexer nas molas somente, porém esperemos as respostas dos dois mestres aqui do fórum!!

Abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/07
· votar


vbavinicius
www.musicware.com.br
Marco_Oliver
Como o Seiji falou, o segredo de trabalhar com marupá é usar madeira bem sêca e sem emendas. Eu gosto de usá-la "ao natural", pois fica parecendo aquelas Fenders Telecasters antigas com acabamento tipo "Butterscoth".
daniel_guitar
As vantagens das cordas de calibre acima de 0.10 são tão evidentes que dispensam maiores comentários. Sim, vc pode usar com 3 molas, desde que novas e bem reguladas por seu luthier.
Abçs

alexguitar
Veterano
# abr/07 · Editado por: alexguitar
· votar


Boa noite, pessoal.,
Na minha guita, depois do ajuste da ponte e oitavas a corda Ré deve ficar mais alta que as outras. Se eu abaixo ( igualando com as outras ) ela trasteja. Olhando em comparação é a única que fica mais alta. o TRASTEJAMENTO É EXATAMENTE NA 12º CASA. Mas a finação está ok. Inclusive as oitavas.

O quê pode ser ?
Alguém já pasou po essa experiência ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/07
· votar


Alex G
Isso significa que seu 12° ou 13° traste está com problema de nivelamento. Não há nenhum problema em uma corda ficar mais alta que a outra, aliás o correto é que os bordões fiquem um pouco mais altos que as primas.
Abç

alexguitar
Veterano
# abr/07 · Editado por: alexguitar
· votar


Bertola.
Mas o estranho é que é só a Ré. È como se formasse uma espécie de arco suave no meio do trate ? Posso considerar isso como normal ? Devo fazer algo ? Se é que tem solução.

Quando faço uma escala percorrendo o braço na 12ª casa, causa uma pequena diferença. Pode até ser uma questão de adaptação ? Pois a palheta sente isso.

Abç

alfredmad
Veterano
# abr/07
· votar


ALguem sabe onde comprar na internet madeiras de qualidade como basswood, birdseye maple, mogno etc? Na stewmac ñ tem algumas.

Outra coisa, qual a espessura do basswood (corpo) das peavey wolfgang? E do top arqueado, qual a maior e a menor espessura dele?

Ser novato em luthieria é foda!

auhauhauhauhauhauhauahuahuahuah

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)