Como faço para blindar uma les paul?

Autor Mensagem
leotecasi
Veterano
# mar/06
· votar


Fábio Seiji
tipo nem mexi ainda no jack mas ele tah dando muito mal contato e eu fui ver os fios tão soldados direitinhos .,...que que eu tenhu que fazer? dissoldar e soldar tudo de novo mesmo assim?

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar


leotecasi
Experimenta ressoldar os fios, se não resolver tenta trocar esses fios e se mesmo assim o problema persistir vai ter que trocar o jack.

fgr
Veterano
# mar/06
· votar


Esse assunto sobre aterramento eh de grande ajuda..
Seria legal se rolasse um stick só com problemas de xiados e as causas..

A minha eh uma Les Paul Special, qndo a comprei ela não tinha tanto ruído, uso um amp Staner 15W.. Sofro desse mesmo mal, qndo enonsto nas cordas ou ponte o ruído caí, pratiamente some. Qndo tiro a mao ele vem forte. Pensei em usar papel laminado mas pelo que vi nem pode ser isso.

Bom, a ponte é aterrada e o fio vai para a parte metalicas dos Pots e da chave que por sua vez vao para o terra do cabo.. Meu cabo tá funionando legal, já o meu amp não tenho tanta certeza...

Uma coisa é certa, acho sineramente que o problema é a minha tomada que não é aterrada...

Ahn, falando nisso.. porra não tem como fazer um jeito que acabe de vez com o shock q levo pelo amp??? Eu sempre levo shock daí tenho q inverter a tomada pra não continuar levando..

leotecasi
Veterano
# mar/06
· votar


Fábio Seiji
aih cara conforme eu te falei eu mexi no tensor .....mas agora eu to vendo que as cordas taum fazendo meio que uma barriginha.....tipo ela fika mais proximo das ultimas casas do q das do meio quando eu aperto!
isso eh normal?mas se eu voltar mais ela começa a trastejar....tem problema fikar com essa barriga ou tem alguma solucao?

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar


fgr
Pode ser várias coisas, mas me parece falta de blindagem e pode ser falta de aterramento, algum fio solto ou mal soldado.
Se a tomada do seu amp tem 3 pinos providencia um aterramento pra sua casa e usa um estabilizador pra ligar o amp.

leotecasi
Porisso eu falo que tem que tomar muito cuidado pra mexer nessas coisas... primeiro tem que entender a lógica pra não fazer besteira, entendeu?
Não que eu esteja puxando a sua orelha, mas eu sempre falou isso pra galera mas o pessoal só quer uma desculpa pra sair mexendo no tensor correndo o risco de estragar uma parte muito importante da guitarra.
Lê os tópicos que fala de regulagem do tensor e ajuste de altura da ponte, tá parecendo que vc precisa levantar um pouco a sua ponte, mas sem ver fica difícil.

Lembrete: Antes de regular precisa verificar se precisa de regulagem

leotecasi
Veterano
# mar/06
· votar


Fábio Seiji
ok ....voltei ao tensor como estava inicialmente e aumentei a altura da ponte! fikou perfeito , sem barriga , sem trastejar sem nada....porémmm a corda lá continua trastejando .....apenas ela trasteja....e eu botei um encordamento dadario e esta corda lah eh de outro encordamento , que eu a comprei separadamente.....tem alguma explicacao logica pra isso?

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar


leotecasi
e eu botei um encordamento dadario e esta corda lah eh de outro encordamento , que eu a comprei separadamente.....tem alguma explicacao logica pra isso?
explicação lógica do pq vc colocou uma A avulsa... é difícil, rs.
a única explicação seria que vc é um aninal pra estourar a A, hehehe
brincadeira
sinceramente eu não sei, pode ser que o saddle esteja mais gasto, o traste desnivelado ou alguma outra coisa; precisa ver.

leotecasi
Veterano
# mar/06
· votar


Fábio Seiji
tipo mas naum eh um trastejamento mt alto naum ...eh tipo bem de leve e bem de fundo quando eu toco com ela limpa...tipo naum dah em violao ...mas em muitas guita dah...eh normal isso?ou o certo eh naum trastejar NADA?

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar


leotecasi
O trastejamento pode ser o modo como vc toca as cordas, se a sua "pegada" for exagerada trasteja mesmo, aí só levantando as cordas... isso é apenas uma possibilidade, ok?

leotecasi
Veterano
# mar/06
· votar


Fábio Seiji
aih brigado mesmo pela explicacao geralll ...desde da blindagem ateh a regulagem de tensor ....mas apesar de tudo meu pai fikou com medo de estragar a guitarra fazendo o a blindagem e resolveu pagar um luthier pra mim :) queria q fosse você mas tu tah em sampa e eu no rio neh? po eu conheco um luthier daki , pai de um amigo meu , que faz os instrumentos do O RAPPA (gravina o nome dele) , que cobra 150 pra fazer o serviço completo , blindagem, aterramento , consertar ou trocar se for o caso o jack , regular o tensor (pode ser que eu tenha errada alguma coisa neh?) , oitavar e rever a parte elétrica! eh caro ou vale a pena?

obs: naum pense que disperdicou seu tempo dando todas as explicacoes...pelo menos serviu como um aprendizado pra mim ,e pra otras pessoas q entraram no topico , para saberem como se faz e talz e saber que naum to sendo passado pra tras por algum luthier , e daki a um tempo experimentar fazer isso com outros instrumentos meus !

brigado por tudo kra!

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar


leotecasi
Legal, conheço alguns trabalhos do gravina e acho bem feito; não curto os headstock dos instrumentos dele, mas achei a construção muito boa.
Quanto ao preço eu não sei direito pq eu não costumo fazer esse tipo de coisa, só faço pra alguns daqui do fcc e pra alguns amigos.
Acho que é um valor justo pra não correr o risco de estragar a sua guitarra...
Se vc quiser pode fechar o tópico, então... praticamente só nos 2 que postamos aqui, rs.
Disponha sempre

leotecasi
Veterano
# mar/06
· votar


Fábio Seiji
heheh brigado ....mas naum vou fechar o topico naum ...pq eu sei q sempre q preciso posso postar aki q vc entra e responde :P
axo q vou passar minha guitarra pra 0.10 pelo som ...toquei hj numa les paul assim q gostei mt ! se depoix eu quiser voltar pra 0.9 tenhu q regular o tensor e oitavar de novo ou naum precisa????
e tipo de quanto em quanto tempo MAIS OU MENOS eu preciso regular o tensor e mandar oitavar?

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar


leotecasi
Toda a regulagem precisa ser feita se a guitarra estiver desregulada; pode acontecer de vc trocar o calibre das cordas e não precisar de regulagem alguma, mas isso é raro.
Faça a regulagem toda vez que for trocar as cordas e, se vc perceber que sua guitarra precisa de regulagem com maior frequência, faça a verificação a cada semana.
Tudo isso depende muito da guitarra, entende? é muito relativo...

rstudio
Veterano
# nov/06
· votar


Fábio Seiji

boas!
tou a ver q vc é demais nestes assuntos, mas á uma cena q ainda nao percebi bem no aterramento da guitarra,isolo ela toda tipo

http://img49.imageshack.us/my.php?image=imagem0032ui.jpg
http://img49.imageshack.us/img49/7918/imagem0020sb.jpg
certo?
a minha guitarra tem fio ligado á ponte (para lá das molas onde aperta na madeira) nao preciso fazer o furo.mas esse fio é q me faz confusao onde ligo ele do lado do pick up?? ligo no isolamento de aluminio ou cobre q tá nas fotos ?? nao enendo como ele passa o terra para o jack q vem do amplificador..

cumps e obrigado!

Curly
Veterano
# nov/06
· votar


rstudio

essas fotos aí fui eu que tirei !

rstudio
Veterano
# nov/06
· votar


sim eu nao disse q fui eu, eu até tou perguntando se isolo a guitarra tipo essas fotos, é só para me explicar melhor, consegues me ajudar??

Curly
Veterano
# nov/06
· votar


rstudio

cara, a única dica é estudar cuidadosamente o conteúdo desse site aqui:

http://www.guitarnuts.com/wiring/shielding/shield3.php

ali está explicado detalhadamente todo o processo de blindar e eliminar os loops de terra. Se vc não entende bastante de parte elétrica não tente fazer isso sozinho, use os serviços de um luthier

rstudio
Veterano
# nov/06
· votar


Curly

olha e já agora resolveu alguma coisa para vc o isolamento?? forrou com papel aluminio certo?

e tenho outro pequeno problema, tenho um combo marshall valvestate vs100, com footswitch, e quando mudo para o overdrive2 fico com um ruido tipo chuva e quando mais gain meter mais chuva fica(a tocar nao se ouve), quando tenho guitarra limpa fico um pouco com o outro barulho tipo hummmmmm quando tiro a mao das cordas
se tirar o cabo do combo posso meter no maximo guitarra limpa fica sem ruido,
overdrive1 volume e gain a meio fica bom mas se for no maximo já fico com um pouquinho ruido
overdrive2 no meio fica pode-se dizer bom mas no maximo(e gain tb) já faz + pouco barulho q o overdrive1,hummmmmmmm
isto tudo sem cabo ligado..
será normal por ter tanta destrução?? ou terei falta de aterramento??
tambem tenho 2 pc perto do combo, uma televisao nao sei até q ponto isso pode fazer interferencia..
mas por exemplo tenho por baixo do combo outro marshall 100w mas de baixo e esse nao faz tanto ruido ...será por ser de baixo e ter menos agudos??
cumps e obrigado

Curly
Veterano
# nov/06
· votar


rstudio

olha e já agora resolveu alguma coisa para vc o isolamento?? forrou com papel aluminio certo?

não recomendo papel ou folha de alumínio/cobre, sugiro utilizar a fita adesiva de alumínio, fica muito mais fácil de fazer um trabalho limpo

ruido tipo chuva

nunca ouvi esse tipo de ruído. sugiro vc postar isso no forum de aplificadores que a galera lá entende muito dessas coisas...

overdrive1 volume e gain a meio fica bom mas se for no maximo já fico com um pouquinho ruido
overdrive2 no meio fica pode-se dizer bom mas no maximo(e gain tb) já faz + pouco barulho q o overdrive1,hummmmmmmm


sempre vai existir um certo nível de ruído. o seu cabo é bom ? cabos ordinários dão mto ruído. vc já experimentou um pedal noise gate ? veja também esse tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/136822/

tambem tenho 2 pc perto do combo, uma televisao nao sei até q ponto isso pode fazer interferencia..

pode dar e muita ! o monitor do pc costuma dar mais interferencia que o próprio pc. o estabilizador também pode causar ruído

rstudio
Veterano
# nov/06
· votar


olha o q eu encontrei aqui no forum sobre o meu ruido

"Vamos definir aqui duas coisas distindas: Ronco e chiado.
Chiado parece um barulho de chuva fraquinho q fica lá no fundo.
Ronco é um barulho grave (60Hz, 120Hz e multiplos), gerado pela filtragem da fonte dos pedais e do amp. seria algo parecido com "Hhhhuuuummmmm..."
As pilhas e baterias resolvem o problema de ronco."

já está vendo??
á uma coisa q nao percebi em blindar blindo tudo tipo as tuas fotos e onde soldo o fio q vem da ponte?? nessa blindagem ou seja no fita de aluminio??
tambem já ouvi falar em ligar blindagem terra ao jack... como faço isso??
e os botoes do volume e tone preciso ligar aolgum fio á fita de aluminio?
é isso ai q ainda nao percebi bem

cumps e obrigadão!!

rstudio
Veterano
# nov/06
· votar


esqueci de dizer vou tentar estudar o site q me deu, eu até percebo ingles mas á sempre um palavra ou 2 q nao entendo bem e isso complica as coisas,claro q posso sempre procurar seu significado na net, mas tem muita teoria e eu gosto logo de passar á pratica..sou um pouco inpaciente...rs

valeu!!

Del-Rei
Veterano
# mar/10
· votar


Desenterrando!!!!

Como eu conecto a blindagem no TERRA DO JACK??

Onde fica o TERRA DO JACK?

Tenho uma Les Paul...

Alguém ajuda ae!

Del-Rei
Veterano
# abr/10
· votar


up

Del-Rei
Veterano
# abr/10
· votar


Pô, ninguém sabe onde raios é o TERRA DO JACK????

Ramsay
Veterano
# abr/10
· votar


leotecasi

Uma Les Paul não precisa ser blindada, porque ela usa captadores humbucker e qualquer blindagem que vc faça vai ser igual a zero, ou seja, "nada", não vai melhorar em nada e nem tirar ruído nenhum!!

Esse "humyy" que vc fala é problema de aterramento, principalmente se estiver usando um amplificador valvulado!!!!

EuFemismo
Membro Novato
# mai/15
· votar


Jack de les Paul não tem terra?

Ramsay
Veterano
# mai/15
· votar


EuFemismo

Essa pergunta é tão idiota que não vou nem responder...

EuFemismo
Membro Novato
# mai/15
· votar


Ramsay
Ué cara, eu nunca vi uma Les Paul por dentro, a que eu vi só tem um fio indo pro Jack... Como eu vou saber?

JJJ
Veterano
# mai/15 · Editado por: JJJ
· votar


EuFemismo

Cara, normalmente o jack recebe positivo e negativo e é o que basta, pois o negativo já conduz para a carcaça - quando existe, como na canoa da strato. No caso da les paul, se o plate for metálico, já vai receber esse negativo, da mesma forma, e estará aterrado. Se for de plástico, aí não tem sentido.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como faço para blindar uma les paul?