Como faço para blindar uma les paul?

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


leotecasi
Vamos combinar o seguinte: vamos esquecer que existem cabos coaxiais por enquanto, ok? rrsssrsr

Vc deve estar falando do jack, não é? que tá com mal-contato?
Pode ser problema no jack, se for isso vc vai ter que trocá-lo, senão é só vc dessoldar os fios e resoldá-los; tome cuidado para não inverter os fios na hora de soldar, ok?

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


leotecasi
mas o furo vai dar naquela cavidade que passa os fios do captadores para o terra neh?

não entendi direito a sua dúvida.
Esse furo novo que vc vai fazer é para que as cordas estejam encostadas num ponto de massa (terra), e para isso vc precisa ligar um fio da ponte até a massa (terra).
Esse ponto de terra é o mesmo, eletronicamente falando, da parte externa do jack (não o da ponta), então, se vc ligar um cabo na sua guitarra e medir do plug, na parte externa até a ponte deve dar 0 (zero) ohms (curto circuito).

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
eu entendi ....tipo ....eh facil trocar o jack ? eh quanto mais ou menos um bom?

tipo ....a minha duvida eh ..eu tenho q fazer um furo para "encontrar" uma das duas buxas da ponte certo? esse furo vai dakela cavidade dos pregos que seguram a ponte ateh onde? ateh akela "passagem" dos fios dos captadores para a parte onde eles tão soldados?
eu tinha intendido que esse furo daria direto nakela parte que tem uma cavidade e uma tampinha atras , onde tão soldados os captadores , mas naum dah angulo!

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


leotecasi
Vc verificou antes se já não tem um fio ligando a bucha da ponte ou do cordal para esse box dos componentes?
Se não tiver o fio já passado e não tiver como furar do box até a bucha pode ser da cavidade dos captador da ponte e daí vc passa o fio pelo mesmo caminho que os fios do captador.
Não se esqueça que vc precisa tirar essa bucha antes, mas com muito cuidado pra não estragar a pintura e o verniz.

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
tah jah eh ...e soldo no lugar q tu falou ..jah eh jah eh
valeu kra

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


continua axando q devia ter uma jam pra tu , feita soh por punks , grunges e gente q toca hard core , com suas epihpone special e uma zoom 505 ...mas tem q ser a 505 II hein ?
ahuhuauhauhhuahahauhauhauhuhauhauh

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


leotecasi
continua axando q devia ter uma jam pra tu , feita soh por punks , grunges e gente q toca hard core , com suas epihpone special e uma zoom 505 ...mas tem q ser a 505 II hein ?

Obrigado, mas eu passo! hehehe

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
ahh soh eskeci de perguntar uma coisa meio superfula , mas como jah vou mexer em tudoo....as shelter les paul std vem reguladas para 0.10 ou 0.9????

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


leotecasi
A variação climática (temperatura/umidade) faz com que não exista regulagem padrão para bitolas de corda.

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
ou seja eu posso colocar 0.10 na minha guitarra sem medo de empenar ou tem q fazer alguma coisa antes????

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


??

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


leotecasi
Leo, vc pode colocar até cordas 013 se vc quiser.
Troca uma por uma e vai usando, checa se a ação do tensor de 1 em 1 hora até estabilizar.
A regulagem do tensor vc já sabe, né? tem uma tonelada de tópicos ensinando à verificar a acão do tensor e de regular, certo?

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


TO LIGADO MAS SOU MEIO BITOLADO P ESSAS COISAS.....NUM SEI VER SE TAH FORCANDO O BRAÇO E MSM COM A ALIEN NAUM SEI DEIXAR 100% EH MELHOR DEIXAR 0.9 MSM

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


leotecasi
Pode colocar 010, não é tanta diferença e regular o tensor não é tão difícil, só precisa de bom senso.

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
como assim bon senso ?eu naum vou regular o braço com a chave alien ateh deixar ele tipo"alinhado"certinho com o corpo?
q q acontece se eu naum colocar 100% certo?
quais os perigos?,
e tipo eh verdade q os 0.10 daum mais sustain e seguram mais a afinacao neh?
mas tipo ele dificultam um pouco os bens certo?

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


leotecasi
Cara, calmaí, vc parece estressado, eu é que sou o paulistano aqui, oras...rs

Se vc trocar as cordas direitinho não vai precisar regular quase nada. Depois que vc afinar a guitarra espera meia hora e aperta a primeira e última casa e veirfica a altura das cordas (uma por uma) se as cordas estiverem muito altas (mais de 3mm em relação aos trastes do meio do braço) vc aperta 1/4 de volta no tensor, se é uma Les Paul provavelmente é uma porca com sextavado externo e não um Allen (não é Alien, ahhaha)
Aguarda mais uma ou duas horas e verifica novamente e aperta novamente até as cordas ficarem na altura que vc achar melhor... não pode encostar nos trastes. Para apertar a porca tem que girar no sentido horário quando se olha pela frente.
Esse negócio de aumentar o sustain vc não precisa ficar preocupado com isso, vc tem uma Les Paul, além disso depende muito do material e da dureza das cordas, se vc achar que tá te prejudicando em alguma técnica olha no site do fabricante, ou de outros fabricantes, para encontrar o modelo de corda que se adequa ao seu estilo.

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
auhuhahu eu sempre axei q era alien :P
mas tipo ok vou trocar e parece facil
eu vou botar mais a 0.10 pq dizem q segura bem a afinacao !ela segura mesmo?

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


levando em conta q eu tenho tarrachas com trava

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


leotecasi
~ ~ stay cool ~ ~
vc tem uma Les Paul e tá preocupado com o sustain
vc tem tarrachas com trava e ponte fixa e tá preocupado se segura a afinação

vc tá tendo problemas com a afinação e sustains da sua guitarra?
se sim, pode experimentar cordas 010 pra ver se melhora, ou prender melhor as cordas nas tarrachas
se não, não precisa mudar o calibre das cordas e alterar a tocabilidade por um problema que vc não tem, certo??

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
:P certo ...o sustein dela eh bom , mas a afinacao me preocupa um poko ...mesmo com tarrachas com trava eu naum consigo q ela desafine rápido ! o q pode ser??eu naum sei qual eh o certo de prender nas tarrachas...tem gente q diz q tem q dar o minimo de voltar possivle...tem gente q diz q eh pra dar voltas e voltas pra prender melhor....mas qual o "macete"???

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


leotecasi
...mesmo com tarrachas com trava eu naum consigo q ela desafine rápido ! o q pode ser??

? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
Mas Leo.... é justamente essa a função das tarrachas com trava ! ! ! não deixar desafinar...
Eu já ouvi muitas histórias de como deve enrolar as cordas nas tarrachas eu faço um meio termo, de 3 a 5 voltas (menos voltas das cordas mais grossas)
O legal é deixar as últimas voltas sobre as primeiras pra travar com a própria tensão das cordas, assim quanto mais tensão mais presa ela vai ficar.
Eu entorto a ponta pra não escorregar pra dentro do poste, mas se a sua tem trava não precisa disso.

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
olha soh ...estou colocando a mão na massa.. huuhhauuha mas tipo a minha guitarra (como deve ser igual em outras)tem a cavadide do captador e nessa cavidade tem 2 cavidadezinhas pequenas nas lateais...basta colocar a lamina de cobre na grande ou tem q fazer essa voltinha aih nas laterais????

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


obs:naum passa nenhum fio por lá!!

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


leotecasi
Eu faria uma caixa exatamente no formato da cavidade dos captadores, mas eu te dou uma lambuja só dessa vez, hehehe.
Normalmente os captadores tem uma blindagem na parte inferior e dispensa que essa parte necessite de uma blindagem, mesmo porque a parte de cima vai ficar aberta e não vai formar uma caixa totalmente isolada.

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
mas de qualquer forma precisa colocar a lamina de cobre na cavidade dos captadores certo?

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
mas tipo eles tem q fikar encostados no captador ou em outro para fechar circuito ? ou naum?

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


leotecasi
mas de qualquer forma precisa colocar a lamina de cobre na cavidade dos captadores certo?

precisa não, foi o que eu falei aí em cima; os captadores geralmente vêm com um escudo na parte de baixo já aterrado; basta vc ligar corretamente o captador que ele aterra esse escudo, capicce??

leotecasi
Veterano
# mar/06
· votar


Fábio Seiji
minhas cordas estava trastejando muitooo....e tipo ...eu mexi no tensor pela primeira vez...tipo ...sempre falaram pra rodar 1/4 de volta mas eu naum consegui medir direito e axo q acabei rodando meio volta! tipo tem algum perigo???eh melhor eu dar uma volta pra tras ou fazer alguma coisa assim???mas fikou bom de qulaquer forma ...as cordas pararam de trastejar...tem problema fikar assim??

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar


leotecasi
Cara, vc é muito ansioso, toma cuidado com o coração, hein!
Se a regulagem ficou boa deixa assim mesmo; o lance do 1/4 de volta é para o pessoal não ficar rosqueando a porca e estragar o tensor.
O ajuste é feito virando 1/4 de volta de cada vez até que a regulagem fique legal; entende??? Não é virando 1/4 de volta e "voilá", o braço desempenou!!!!

leotecasi
Veterano
# mar/06
· votar


Fábio Seiji
vou pensar em cuidar do corção...mas bom ter uma palavra de um luthier.... eh pq geral daki me assusta pra kralho ;....vlw kra
vlw msm

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como faço para blindar uma les paul?