Como faço para blindar uma les paul?

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


adriano_carvalho
Vai por mim; use a lógica:
Se, com as cordas soltas a guitarra apresenta ruído é por que algum (ns) elemento (s) da guitarra estão recebendo interferência eletromagnética.
Se, ao encostar a mão nas cordas o ruído para, isso significa que o aterramento das cordas faria com que o ruído parasse, mas como aterrar as cordas sem que a cada troca de cordas eu tivesse que fazer um novo aterramento?
Aterrando algum ponto de contato que seja comum à todas, no caso a ponte ou o cordal.
Lá na oficina em São Bernardo, quem mora lá sabe muito bem como a rede eltrétrica é instável, não temos aterramento nas tomadas, mas memso assim as minhas guitarras não apresentam esse tipo de ruído, apenas ruídos do circuito de distorção (quando ligado) ou com o aplificador com volume no máximo, mas encostando a mão, ou não, nas cordas não muda em nada.

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
muito obrigado ....vou fazer essa blindagem e o aterramento sim!
brigado pela dica!
mas para aterrar a ponte eu posso fazer um furo da parte de tras (onde mais ou menos estão soldados os captadores) ateh um dos dois parafusos q segura a ponte tune o'matic certo? pq aih a corrente vai passar tranquilamente !

adriano_carvalho
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
Cara, se vc ligar sua guitarra num ampli, ligar no meio(nem precisa ser no ultimo) e tanto com a mão na ponte ou sem tocar na guitarra o ruido for o mesmo eu corto meu saco fora! pq isso não existe!!!!

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


adriano_carvalho
Então vai preparando a faca e afia bem pq vai doer !!!

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


leotecasi
Leo, pra fazer esse furo precisa tirar a bucha da ponte, senão vc vai estragar a ponte ou a broca. Precisa tomar todo o cuidado do mundo pra não estragar o acabamento; melhor vc levar pra algum luthier fazer esse serviço, não é fácil e a chance de acontecer algum acidente é grande.
Se vc conseguir fazer o furo (não pode ser perto das superfícies, quanto mais no meio melhor) é só passar um fiozinho e enrolar a ponta desencapada na bucha e colocá-la de volta no buraco. A outra ponta do fio vai no terra.

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
meu pai trabalha com coisas desse tipo soh q naum em guitarra...eu vou fazer em casa mesmo ...jah entendi tudo e brigado pela explicacao toda....depoix te mando fotos mostrando como fikou ok? ;-)
mas soh a ultima coisa ...essa bucha q vc diz são akelas dois parafusos grossos q seguram a ponte tune o matic neh ?

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


leotecasi
No, essas buchas são as peças que estão fixadas no corpo onde os parafusos de regulagem de altura são rosqueados.

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Resumindo entaum !

Fábio Seiji

Eu cubro toda a cavidade da guitarra inclusive as tampas com lamina de cobre e as grudo com dupla face ! ligo de algum lugar das laminas de cobre ateh o terra! Ligo a chava seletora ateh a buxa da ponte com o cabo coaxial ? ou ligo da chave seletora ateh o terra com o cabo coaxial e ligo da buxa ao terra também? e como aterro o jack? vc disse para usar esse cabo coaxial na ligacao dos captadores , mas eles jah vem com um cabo q está preso láaa dentro dele ..como eu faço pra colocar esse tal cabo coaxial lah dentro?
e onde eu encontro esse cabo coaxial ?

obs: Desculpe a ignorancia e/ou a persistencia, mas se vc responder essas perguntas já vou tar esclarecido para fazer o trabalho todo essa semana ! desculpe encomodar =/

Grato

leotecasi
Veterano
# fev/06 · Editado por: leotecasi
· votar


urgente!!

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


upp

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


leotecasi
hahaha; calmaí, parece que tá desesperado !!!!
cubra as cavidades com a lâmina de cobre inclusive as bordas onde as tampinhas se apoiam e são parafusadas, assim o contato do cobre das tampinhas automaticamente aterra a tampinha proporcionando uma verdadeira blindagem contra ruído, pois todas as paredes estarão isoladas.
Depois que vc fizer o furo (com o máximo de cuidado que existe no universo) vc enrola uma das pontas desencapadas na bucha e instala ela de volta no buraco com o fio passando até a cavidade dos controles, nessa outra ponta vc solda num ponto de terra (blindagem, costas do potenciômetro, terra do jack...).
Esqueça o cabo coaxial por enquanto, pode ser que vc não precise... assim é um trabalho à menos.

Vou dar uma pequena explanação do que se trata esse negócio de aterramento pro pessoal entender melhor:
A eletricidade só existe quando existe uma diferença de pontencial, ou seja, um ponto em relação a outro.
Se vc tem uma caixa sobre uma mesa ela não tem diferença de potencial em relação à mesa, mas tem diferença de potecial em relação ao chão e uma diferença de potencial negativo em relação ao teto.
Quando vc trabalha com circuitos separados vc precisa ter um referencial padrão para todas as partes, assim vc precisa ter um ponto de massa ligando todas as partes.
Se não existe esse referencial em comum os valores ficam flutuantes um em relação ao outro dificultando que uma parte entenda a outra e provocando interpretações erradas nas partes.
Quando vc adota um ponto em comum (massa) precisa conectá-los assim 1volt é corretamente interpretado como 1volt em todas as partes do circuito.
Se vc cria uma capa conectada nessa massa todas as interferências eletromagnéticas são levadas para essa massa anulando essas interferências.
Quando esse ponto de massa é ligado fisicamente com a terra é chamado de aterramento ou simplesmente de terra.

estou de saída agora e depois eu continuo.

abç

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
Só tenho q venerar o mestre ! :P
po Brigado mesmo por tanta paciência !
meu pai tah viajando ..assim q ele voltar eu faço isso !
E ele inda vai trazer um amigo dele que trabalhou algum tempo como luthier ! =)
BRigado mesmo ...explicacao completissima!
Depoix que eu vi a guitarra q tu fez duvido muito q alguma das informacoes sejam erradas ahuuhahuauha
flws kra

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


leotecasi
Peraí, deixa eu continuar !!!! Tá querendo cortar o meu barato !! rsrs.
Bom, onde é que eu parei...

Ah, sim: se imaginarmos duas mesas sobre um colchão d'água e uma caixinha sobre cada uma das mesas a oscilação da mesa provoca uma diferença de altura em relação às caixas, isso quer dizer que as duas caixas podem não estar niveladas sendo que cada uma está parada em relação ao referencial das respectivas mesas. Isso pode acontecer com os elétrons, onde cada circuito pode ter variações de valor na diferença de potencial entre um e outro circuito, da guitarra e do amplificador, do captador pro potenciômetro, do pedal para a guitarra e assim por diante.
Se conectarmos todos os massas, de cada um dos componentes e circuitos, seria como se as mesas fossem niveladas e amarradas, fixadas umas nas outras mantendo assim o mesmo valor de referencial para todas as caixinhas, assim, uma caixinha com 5cm seria 3cm maior que outra de 2cm mesmo se estivessem em mesas diferentes, capicce???
A diferença de potencial elétrico daria pela diferença do número de elétrons ou lacunas (falta de elétrons, poderíamos dizer que são prótons, pois sãos as partículas de carga positiva, mas os prótons não se deslocam, porisso são chamados de lacunas) entre dois ou mais pontos que, se conectados por um condutor tenderiam ao equilíbrio provocando o movimento desses elétrons ou lacunas.
Etc e etc, não conheço todos os detalhes, sou formado em artes e não engenharia.

leotecasi
Veterano
# fev/06 · Editado por: leotecasi
· votar


Fábio Seiji
foda a explicacao....soh a ultima coisa mesmo :P não eh melhor eu colocar logo com esse cabo caxial pq vai q eu faço tudo e no final o probleminha eh aih aih eu vou ter q refazer.... :P onde eu encontro isso?e como eu faço pra ligar no captador?

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


leotecasi
É que pra colocar o cabo coaxial vc vai ter que cortar o cabo original do captador; o cabo coaxial é aquele que tem uma malha externa para aterramento, verifica se já não é assim (eu acho que não).
Eu acho que não tem essa necessidade, o nível de ruído proveniente do cabo do captador geralmente é insignificante.
De qualquer forma vc encontra esses cabos em lojas onde vende fios e cabos para áudio, preferivel vc comprar com o mesmo número de vias que o seu captador possuir.
Minha sugestão é deixar com o cabo original e fazer toda a blindagem e aterramento da ponte, de preferência com os pontos de terra soldados num único ponto para dificultar a possibilidade de mau contato e os loops.
Não esqueça de que o terra do jack (principal) precisa estar curto-circuitado com todos esses outros pontos de terra.

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Não esqueça de que o terra do jack (principal) precisa estar curto-circuitado com todos esses outros pontos de terra.
q? hhehehehehe

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
eh mais uma vez vc tem razão ..:P eh melhor deixar sem esses cabos coaxiais mesmo .... :P
desculpe a insistencia :p

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


leotecasi
Desculpa nada, essa sua insistência vai te custar um pote de 2litros de sorvete, hehehe! Da Kibon ainda por cima =D

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
como faço para enviar para você ? via sedex tah bom ?
huauhauhauhuhauhauhah

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


leotecasi
liga pra kibon fazer uma entrega aqui em casa, napolitano, ok? rs.

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
heheh ..ahh quase eskeci de perguntar ...
tipo dizem que tem pedais que dão chiado tipo o metal zone da boss, tipo mesmo blindando , aterrando , usando cabos com malhas e sendo uma les paul esses ruidos vão continuar?

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


leotecasi
vão sim, os ruídos de periféricos não podem ser sanados pelo modelo da sua guitarra, alguns circuitos são muitos ruidosos, geralmente aqueles que trabalham em conjunto com algum componente mecânico e os que trabalham com indutores (pois funcionam como antenas).
leo, onde vc mora? tô com medo que vc faça besteira na hora de fazer o furo pra aterrar a ponte, vc não quer passar lá na oficina pra eu fazer esse furo pra vc? aí eu posso te explicar de forma mais didática também.
abç

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
eu sou do rio de janeiro e vc?

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


leotecasi
sou de são paulo... =S

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
tah trankuilo .... vc axa q eu naum confio no meu pai soh pq ele eh careca barbudo e cheio de cabelo no peito ?
uahuhauha
fika trankuilo kara ..s.erin , vou fazer com o maior cuidado, eu amo minha guitarra , e meu pai eh muito prudente com essas coisas ...se tiver algum risco ele vai fazer com muitoooooo cuidado!
valeu pela preocupação!
aih soh fikei bolado que inda naum tem uma JAM doo FABIO SEIJI UM BLINDADOR DE GUITARRA, UMA LENDA
ahuuhauhahhauhauhuhauha

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
mas sabe o q eu tava pensando ?
tipo se eu vou fazer esse furo e tem que cobrir com lamina de cobre a cabidade inteira...vou ter q colocar lamina de cobre nesse furinho aih certo?

leotecasi
Veterano
# fev/06 · Editado por: leotecasi
· votar


Fábio Seiji
e a coisa mais importante que eu quase eskeci ... eu tinha intendido que uma das buxas da ponte , se eu furasse , dava certinho nakela cavidade atras onde fika a ligacao dos captadores....mas naum dah ....eu furo dá aonde entaum? nakela cavidade da passagem dos fios dos captadores atehh o terra deles?

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


leotecasi
Cara, sem jam!!!
quanto ao furo vc não precisa se preocupar em blindar, pois lá não vai passar nenhum cabo de sinal apenas um fio de aterramento... vc vai proteger um fio aterrado dos ruídos?? não precisa de tanta proteção assim, né? hehehe

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


vc vai proteger um fio aterrado dos ruídos??
q??????????
mas o furo vai dar naquela cavidade que passa os fios do captadores para o terra neh?

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
e jah q vc sabe das paradas e que eu jah vou abrir minha guitarra....minha guita tah com mal contato no plug do cabo ...eh facil ajeitar neh? como faço?
vlwss
depoix mando 2 sorvetes!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como faço para blindar uma les paul?