Quero aprender a fazer solos decentes!!!

Autor Mensagem
Mutumutum
Veterano
# jan/06


Seguinte, pessoal q curte fazer solos! Sou meio iniciante nesse negócio de guitarra e quero saber uma coisinha...

La no site ************** tem uma pasta que trata de "escalas de guitarra". Peguei quase todas e ja estou ficando meio craque em escala de G ioniam e E ioniam (como está escrito). Tipo, peguei velocidade nessas duas escalas, mas naum estou conseguindo montar solos muito decentes naum.

Tipo, gostaria de montar alguns solinhos simples (nada de fritação, nem tentativa de cópia de Malmsteen, Steve vai, Joe Satriani...), mas, sinceramente, tah ficando uma droga...

Alguém ae poderia, por favor, me dar umas dicas pra quem gosta de guitarra (como eu), mas naum entende bulhufas de como fazer solos decentes!!!! PLEASE, brothers

luis7777
Veterano
# jan/06 · Editado por: luis7777
· votar


cara, no começo eh chato msm, vc fica la descendo e subindo escala sem chegar a merda nenhuma, mas, com o tempo, vc vai melhorando seu senso melodico, o segredo de tudo eh treinar, treinar e treinar adoidado ao ponto das pessoas te acharem louco, dai se pega o jeito
tb eh bom decorar arpejos para deixar o solo mais rico
G ioniam e E ioniam
ioniam??
cara, nao sei o q eh isso
se for o que eu to pensando eh G maior e E menor, tendo em vista q E menor eh relativo de G maior
pra treina esse tom nda melhor do que a musica Paranoid do black sabbath, e tb algumas BTs ajudam

boa sorte!

GuitarHome
Veterano
# jan/06 · Editado por: GuitarHome
· votar


1-) Não adianta só saber duas escalas.. Pega outros tons etc, ivente em cima das escalas uns arranjos uns licks massas :).. Aprenda a fazer 2 hands tambem :)

2-) Para pegar velocidade, treine COM METRONOMO, exercicios de cromatismo ( 1234, 4321, 1324 etc .... ) faça com salto de corda tambem... Treina a palhetada alternada faça exercicios de cromatismo palhetando 4 x cada nota sempre com metronomo. Não adianta nada você ser rapido pra XUXU e tocar todo imbolado.

3-) Pegue escalas treina ela use alguns padrões melódicos e treine... sempre bom treinar tudo isso com metronomo....
Pegue as escalas maiores as pentatonicas etc :)...

Se vc não faz aulas, mãos a obras :) por im quanto nao se preocupe em querer aprender logo a fazer sweeps, arpegios etc ! Treine sua palhetada alternada pois é o melhor que vc faz...

Ah! Sempre bom ter influencias de guitarristas solos ou guitarristas fodas como: Malmsteem, Satriani, Vai, Micheal Angelo, Eu ( brincadeira ), hehe etc etc... Se for citar todos vo passar um dia... hehe é isso cara espero ter ajudado!!

Uma coisa nao se desespere nao tente ser rapido se nao tiver saido bem limpa e nitida as notas :)...

Abraços

luis7777
Veterano
# jan/06
· votar


outra coisa, nao va achando q da noite pro dia vc vai ter o msm conhecimento de um jazzista de 80 anos e velocidade de um michael angelo, tudo tem q ter calma
aprenda primeiro penta, depois parta para modos gregos, depois menor harmonica, etc...
lembre-se, isso pode demorar meses pra sair de um escala para outra, mas, eh bem melhor sber tudo de um assunto do q deixa-lo pela metade

Speed_of_light
Veterano
# jan/06
· votar


Tira solos de ouvido, isso ajuda na hora de compor.

Mutumutum
Veterano
# jan/06
· votar


Naum sei pq puseram esses asteristicos (****). Eu me referia ao site do Cifra.com.br. Se naum me engano, la tem quase tdas as modalidades de escala... soh queria saber se, acompanhando aquelas escalas, um dia vou ficar baum nisso... o q vcs acham?

Minow
Veterano
# jan/06
· votar


Aprenda a fazer 2 hands tambem :)

o cara sabe duas escalas e vc manda ele fazer two hands?
que mais? tirar o 24 capricho de paganini?

squee
Veterano
# jan/06
· votar


Ioniam em portugues é Jônio

joao 5murf
Veterano
# jan/06
· votar


Tira solos de ouvido, isso ajuda na hora de compor. [2]
e procure compreender as escalas q sao usadas nos solos de outros guitarristas, isso ajuda na improvisação

M S Garcia
Veterano
# jan/06
· votar


estude e tenha paciencia

sombraman
Veterano
# jan/06
· votar


Minow

o eruption do van halen é uma ó tima opção para começar essa técnica pois c move apenas 1 dedo de cada mão e é bem pilado e é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito loco esse solo. é um dos solos de guitarra q eu + curto.

Renato Dell
Veterano
# jan/06
· votar


estude e tenha paciencia
Isso mesmo... tente tocar uns blues também, te dá ritmo e noções de improviso

o eruption do van halen é uma ó tima opção para começar essa técnica
Não acho... acho que tem que pegar primeiro a técnica bem firme, depois começar a tocá-la bem devagar... de resto é com você

Luckas_Guitar
Veterano
# jan/06
· votar


Pra vc solar legal pegue uma progressão de acordes tipo: Em, G7+, D, C, C9, gosto muito dessa, e comece a improvisar idéias. A base manda muito, pois o solo em si fica muito vazio sem a harmonia, então antes de solar pense na harmo, pode ser de blues tipo E, A, E, B, A, E, B7/9(hendrix) E, e taca essas escalas que vc falou aí. Tipo, tenha dinâmica nos acordes, toca ora suavemente, ora com força, ora acelerado, etc, e improvise com o coração.

Rachmaninoff
Veterano
# jan/06
· votar


No começo é difícil, não sai nada mesmo.
Preste atenção nos solos das bandas que você gosta de ouvir.
E tente não aprender somente técnica, aprenda música.

Mutumutum
Veterano
# fev/06
· votar


Na verdade, ateh q jah tirei alguns solinhos, ou pedaços de solos, do Satriani, do Malmsteen, do Oficina g3, do Narnia... mas faço isso de ouvido, e sem saber nadica do que to fazendo! Tipo, o solinho quase q fica igual ao da banda q tirei, mas fica faltando um monte de coisa... sei la, kara! Desse jeito, naum dá pra progredir... ou dá? Um baum guitarrista tem de saber muita teoria... ou tocar de ouvido jah tah baum?

As vezes, pego videos de guitarristas (tipo, tenho os 3 do g3, o Satriani, Live In San Francisco, e do Malmsteen, concerto suite, que filmaram no Japão) e fico tentando imitar os caras. Entaum, sei alguma coisa de "tapping two hands", dedilhado... mas, repito, toco sem saber o q estou fazendo... naum tenho técnica! Isso eh baum???

Agora, as únicas escalas as quais realmente sei tocar é G e E... agora to treinando um pouco com a de A.

Aliás, mudando de assunto, alguém ja viu o video do MALMSTEEN, Concerto Suite for ele electric guitar and orchestra flat E minor, que o cara gravou com a orquestra filarmonica do Japão??? Eh animalesco!!!! Embora prefiro o Satriani, Live in San Francisco...

New Hendrix
Veterano
# jan/09
· votar


Cara naum adianta saber dezenas de digitações no braço da guitarra,a melhor coisa é se empenhar em aprender técnicas como
hamer-on,pull-off,tappin,slide,double stops,bends,reverse bends,oitavas paralelas,harmônicos e etc.

quanto a tonalidade eu costumo usar 70% meu ouvido e os outros 30% a pentatônica.

froggy
Veterano
# jan/09
· votar


arrume um professor,é melhor.

Brucy Bertholi
Veterano
# jan/09
· votar


New Hendrix


Velho, já faz 3 anos que o cara perguntou isso.
Com certeza ele ja deve ta tocando mto.

Vê a data primeiro, na boa, depois posta.


Falou

MauricioGT-
Veterano
# jan/09
· votar


Brucy Bertholi

Sempre tem um novato pra fazer isso...kkk
o kra ja deve ser ate professor :D

EvertonMach
Veterano
# jan/09
· votar


Cara... te falo com sinceridade...

1) Aprenda em quais notas da escala que voce sabe, vc pode parar um fraseado, por que ai que da a emoção da parada, tem notas chaves que quase sempre caem bem, são essas notas dentro da escala que tem que soar mais... as outras geralmente use de passagem

2) tipo uma parada que aconteceu comigo bem no inicio, eu ainda to no inicio, mas quando tava com meses de guitarra é que eu tinha tendencia a nao querer parar de digitar notas. E hoje vejo que não é assim. Mesmo os solos rapidos e fritados eles tem pausas (respiração) e que geralmente param nas notas que te falei no item 1, procure pegar essa parada tb...

3) Aprenda nas escalas que vc sabe, onde estão os melhores bends, bend é uma tecnica bonita, feelenta e razoavelmente facil.

4) Participe das Jam do FCC, tu aprende muito, e tem a oportunidade de ver (ouvir) as ideias que você NÃO teve em determinadas bases. Sempre que tiver jam, poste seu solo, dane-se que ele ta errado ou fora do tom, ou escroto etc... poste e deixe a galera comentar...

5) Todo dia pegue sua guitarra e faça som, se não tiver afim de treinar exercicios, faça improvisos, faça base sei lá o importante é pegar intimidade com ela

6) a partir da 12ª casa o braço se repete, então se voce sabe uma escala, na verdade voce sabe "duas" por que ela ta igualzinha la na oitava e na oitava tudo fica mais bonito aheahehae



Cara eu nao sei quase nada... mas essas dicas ai quem me deu foi o amigo que me ensinou o pouquinho que eu sei hoje...


POR ULTIMO EM NEGRITO: treino, treino, treino, ouça coisas diferente, tire solos e faça som

Um abraço.
EvertonMach

estúpido
Veterano
# jan/09
· votar


Pense em uma melodia e faça esse solo c/ a boca..,, q tem haver com a música e que vc axa q vai encaixar bem.. Depois transfere p/ guitarra,, é isso q eu faço e nunca reclamaram...!!!

Tivertimailaif
Veterano
# jan/09
· votar


estúpido
Membro Novato

eu tmb faço assim, achei que era só eu que era retardado de ficar fazeno som da guita na boca, depois transferi-lo para a guita

wcpm
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioGT-
o kra ja deve ser ate professor

Sempre tem um pra fazer esta piada tbem. heheheh

Jaguar_Paw
Veterano
# jan/09
· votar


Brucy Bertholi
Eu ia criar um tópico destes .

New Hendrix
Vlw pelo ressu!!

SpectrosGuitarman
Veterano
# jan/09
· votar


Mutumutum
compre uma pick of destiny pra você. O capeta faz o resto, hehehehhe

Para aprender a solar você tera que passar por uma caminhada espiritual para se preparar para a provação enfrentando 3 mestres guerreiros 2 tartarugas ninjas, subir ao topo da montanha obscura de crowley ville até encontrar o mestre dos magos, com ele você treinará por dias e noites a fio até dominar as 6 cordas e os 4 elementos da natureza.

[/nóia]

tá no caminho certo cara, vai pegando as escalas, os 5 desenhos de pentatônica (isso vai ajudar muito) e compre um metronomo.
use a busca ai que você vai achar mais coisa interessante

JUNINHO AFRAM
Veterano
# jan/09
· votar


cara, pega umas BT's e fica improvisando sem se grudar mto nos desenhos das escalas. Isso vai te ajudar mto

JUNINHO AFRAM
Veterano
# jan/09
· votar


putz... agora q eu fui me dar conta q ressuscitaram o tópico
a essa altura o cara já deve tah tocando mto

teteo
Veterano
# jan/09
· votar


cara nao importa o teu estilo,ouça,mas ouça muito,mas muito mesmo de tudo .
foi musica,é boa ouve.voçe vai ter dias em que sua cabeça só vai pensar em musica.
os solos vão impregnar tua cabeça e dentro dela voçe vai ter um repertorio imenso.
principais ritmos e estilos que voçe deve ouvir pra te dar experiência:blues ,jazz, chorinhos e por aí vai, boa sorte
bom tô falando pra ti 'mas tu já deve ser professor a essa altura,mas espero que adica sirvpra outros que aparecerem por aqui.
boa sorte!!!!!!!!

JD -
Veterano
# abr/11
· votar


Galera é o seguinte. Eu sei escalas pentatonicas, menor e maior sei modulos gregos sei varias. Eutenho velocidade pra caramba, cordenaçao motora toco qualquer solo de megadeath e tals mais na hora de improvisar ou criar um solo para uma musica minha nao sai nada. Fico louco com issu. Alguem por favor pode me ajudar?

Marc Snow
Veterano
# abr/11
· votar


JD -
Ninguem pode colcar criatividade na sua cabeça...isso é com vc.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quero aprender a fazer solos decentes!!!