DUviDas (to de volta)

    Autor Mensagem
    Nowt
    Veterano
    # jan/06


    Fala pessoal, tava de férias viajando mas to devolta, e claro com um monte de duvida, alguém pode me tira-lás? ai vai...

    Eu to estudando o campo harmonico maior, que é formando por triades da escala maior, mas eu num sei como usar esse campo, to estudando meio que mecanicamente,
    O 4º modo F lídio e 5º G mixolídio são iguais?pq:
    lidio = fá, sol, lá, si, dó, ré mi
    mixolídio = sol, lá,si,dó,ré,mi,fá
    repetindo da no mesmo quase...
    alguém pode me indicar um site que explique bem tétrades e acordes?
    Todas as escalas têm as mesmas notas, elas seriam iguais então? Na teoria não, mas na pratica sim!! MAS pq??????

    Deji
    Veterano
    # jan/06
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    :/

    Nowt
    Veterano
    # jan/06
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    ^^

    JB_
    Veterano
    # jan/06
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    =P

    Nowt
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: Nowt
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    =( respostas, plz hehe

    Spectrum
    Veterano
    # jan/06
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    Nowt
    Então, eu tb confundo pra caramba isso...o que vão mudar são os intervalos...
    e tb muda qdo vc for aplicar sobre um acorde O.o
    mas eu tb tenho dúvidas sobre isso...mtas

    Nowt
    Veterano
    # jan/06
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    Spectrum Vlw por tentar ajudar, mas num entendi xD, Panuci help hehe

    gsprs
    Veterano
    # jan/06
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    Panuci help hehe
    eskece... panucci largo fincado do forum....

    =*****

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/06
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    Nowt
    Os modos obtidos a partir de uma escala maior vão todos ter sempre as mesmas notas dessa escala. Normal isso.

    Nowt
    Veterano
    # jan/06
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    BlaCk LaBeL
    hum, vlw, e na pratica seria diferente?

    andrehirata
    Veterano
    # jan/06
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    http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/index2.htm

    melhor que isso eu acho que tu nao acha na net...

    andrehirata
    Veterano
    # jan/06
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    mais d qq jeito...

    o F lidio e o G mixolidio sao escalas derivadas da escala de C maior(ionico ou jonio, ja vi os dois nomes e nem sei se um deles eh erado..) todas as escalas derivadas de uma escala X terao as mesmas notas que a escala X, porem em ordem diferente...

    Nowt
    Veterano
    # jan/06
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    Vo continuar estudando, quem sabe um dia eu entenda... vlw pelo site andrehirata

    luis7777
    Veterano
    # jan/06
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    cara, eh facil

    pensa assim:

    G mixolidio:

    o G mixolidio eh 5 grau do campo harmonico maior de C

    pegue o campo harmonico de C maior e vc vera q, o 5º eh M7.

    pois bem, agora veja:

    MODO MIXOLIDIO: (5º do campo harmonico maior)

    = T---2M---3M----4J---5J---6M-----7m
    MODO JONIO:


    (1º do campo harminco maior, no caso, o proprio C)

    -----T----2M----3M----4J----5J----6M----7M


    agora, pegue a escala de G maior:


    G---A---B---C---D---E----F#

    pense nela mixolidio, agora, faça a pergunta:

    "G eh mixolidio de quem?"

    G eh mixolidio de C maior, nesse caso, mixolidio tem 7 menor, pegue a 7ª de G e deixe ela menor, vc teá a nota F (quarto grau do campo harmonico de C)

    agora vem a pergunta:

    "mas tem tudo o msm porra!"

    nao eh isso nao, se vc soh for fazer a escala na guitarra tera realmente o msm sao, agora, faça isso de novo com uma base de fundo, ira mudar sim o som.

    faça um teste:

    grave uma base de Am e depois va para CM
    agora fique solando soh com a escala de C maior

    ouça e perceba a diferença

    lembre-se:

    A eh sexto grau de C maior, portanto tera formaçao:

    T----2M---3m---4J---5J----6m---7m

    gustavo_m
    Veterano
    # jan/06
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    eu acho q na tetraponica.. soaria um fu simol

    ow intao com os efeitos da acustica.. tornaria o fu simol um ló docrio

    + - assim..

    espero ter ajudado vlw

    luis7777
    Veterano
    # jan/06
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    tetraponica
    ?
    fu simol
    ahauhauahuhuahau

    nao seria Fá bemol?
    ou estou errado??
    ló docrio

    uhauahuahauhauaha

    DIEGOGUITAR
    Veterano
    # jan/06
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    cara, todos os modos são as mesmas notas ...repara prá ver

    o que caracteriza um modo são os acordes usados na harmonia, se vc tocar com power chords por exemplo, que nao tem 3° então nao se caracterizam como maior ou menor todos os modos vao soar igual, nao vai existir jonio dorico ...etc

    exemplo: C Jônio -> T 2M 3M 4J 5J 6M 7M T ( C, C7M, C7M(9) ...
    D Dórico-> T 2M 3m 4J 5J 6M 7m t (Dm, Dm7, Dm7(9) ...

    repare que no dorico a 3°e a 7° são menores, então se quiser que teu solo soe como dórico use acorde COM 3° E 7° menores

    apenas parte do que quer saber ...

    Extrapolation
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: Extrapolation
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    DIEGOGUITAR
    cara, todos os modos são as mesmas notas ...repara prá ver
    por favor, nunca mais diga isso para um iniciante
    PODEM ser as mesmas notas, e NUNCA os mesmo intervalos

    DIEGOGUITAR
    Veterano
    # jan/06
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    Extrapolation

    e onde eu disse que sao os mesmos intervalos ?

    DIEGOGUITAR
    Veterano
    # jan/06
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    ate citei o intervalo de dois modos pra comparar as diferenças !

    Nowt
    Veterano
    # jan/06
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    DIEGOGUITAR
    vlw mesmo, ^^ , muito boa sua explicação, se eu tiver como ajudar em algo... vo continuar estudando ai com o tempo entendo isso ai direito xD

    jABUGApACATO
    Veterano
    # jan/06
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    São escalas com as mesmas notas, mas funcionam de maneira diferente. Se você tocar C jônio, F lídio e G mixolídio sobre uma base em C maior, é a mesma escala, não muda nada. Mas, se puder, faça o seguinte:
    - primeiro grave uma base com C maior e brinque com a escala C jônio.
    - depois grave uma base com F7M e brinque com a escala F lídio.
    - depois grave uma base com G7 e brinque com a escala G mixolídio.
    - se quiser grave uma base com G7M e brinque com a escala G lídio, depois uma base com C7 e brinque com C mixolídio, D mixolídio sobre D7, D lídio sobre D7M, e por aí vai...
    São as mesmas notas mas a intensão é diferente. Fazendo isso com certeza entenderá a diferença... (corrijam-me se falei algo errado)

    Nowt
    Veterano
    # jan/06
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    Vlw todo mundo ai brigadão mesmo

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