"Luthier" no ML? Será q eh bom?

Autor Mensagem
diwillo
Veterano
# dez/05
· votar


Cedro rosa entao...

Na fabrica do meu pai tem amostras de um mte de madeira e cedro eh beeem pesado! fui la conferi hehehe

Agora, tipo..ja decidimos q o Luthier do ML nao rola ehehe

Agora minha duvida eh a seguinte:
Pagando uns 400 conto num corpo e braço na Vintage, mais uma ponte tune-o-matic smassa, mais um Seymour 59 e um otro cap massa (um Spanich eu axo), mais as tarraxas blindadas, knobs, chave seletora e tal...
Qt eu vou gastar nisso td?? axo q a guita vai fica bem massa!
Mas sera q nao rola pega uma guita pronta? Tipo uma Epi??

Fábio Seiji
Luthier
# dez/05
· votar


diwillo
De novo vc tá querendo esse corpo e braço da vintage?
O pessoal do outro tópico falou que esse corpo LP são da ASW, não sei se isso é bom ou ruim.
Quanto ao cedro, é a mesma coisa que cedro rosa (Cedrela fissilis ou Cedrrela odorata); é um pouco mais leve que o mogno:

mogno (Swietenia macrophylla = 0,63g/cm3)
cedro (C. fissilis ou C odorata = 0,55g/cm3)

densidade média à 12% de umidade.

abç

Fábio Seiji
Luthier
# dez/05
· votar


diwillo
Pô cara, desculpa, eu te confundi com o DarkCreature

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/119042/

Peço desculpas mais uma vez.

danielcastelli
Veterano
# dez/05
· votar


Fábio Seiji
Esse entende de madeiras... definitivamente. ^^

xslashinhu
Veterano
# dez/05
· votar


deu vontade de montar uma telecaster pra mim

diwillo
Veterano
# dez/05
· votar


Fábio Seiji

Uia cara..tava kerendo fala com vc hehhe
Vc nao faz um corpo + braço de LP pra mim nao???

Axa q vale a pena?? ou compensa pega uma guita pronta?

Abraço

Fábio Seiji
Luthier
# dez/05
· votar


diwillo
Olha cara; depende de muitas coisas.
Eu acho que valeria a pena vc mandar fazer uma guitarra se fosse uma que não se encontra pra vender ou que o custo de mandar fazer saísse menor que o de comprar uma pronta.
Posso até construir o corpo + braço pra vc, mas vai sair mais caro que esses que vc viu; e olha que pelas fotos elas não parecem ruins... as fotos sim são ruins, mas isso já é outro problema.
Eu não vou te empurrar uma coisa que pode fazer vc se arrepender depois, prefiro que vc tenha certeza e faça a coisa certa, mesmo que seja encomendar de outra pessoa.
Se vc quiser me manda um email que a gente conversa e chega numa conclusão boa.
Se vc está preocupado com o peso eu orientaria vc à manter o mogno, pois existe uma certa "tradicionalidade" entre LP e Mogno; e escavar (ocar) o corpo.

danielcastelli
Veterano
# dez/05
· votar


Fábio Seiji
Fábio... voce acha que vale a pena mandar fazer uma guitarra do que comprar pronta?
Tipo, eu to vendendo a minha pra comprar outra, e teria algo em torno de 3000 como já postei num tópico aqui.
Daria pra comprar algo no nível de uma RG Prestige 1570 da Ibanez...
...essa quantia é suficiente pra fazer uma guitarra realmente BOA, tipo essa RG?

Fábio Seiji
Luthier
# dez/05
· votar


danielcastelli
Essa situação é bem delicada.
Sei que vc gosta desse estilo de guitarra, mas que, com esse valor, não dá pra coprar uma top como uma JEM ou Soloist novas.
Não posso te afirmar com certeza que comprar uma pronta ou encomendar uma de luthier seja o melhor. Existem vários pontos à serem analisados como: comprar uma pronta tem a vantagem de vc ir à loja e sair de lá tocando, se for mandar fazer vai ter que esperar alguns meses, uma guitarra de luthier vai sair do jeito que vc escolher enquanto que uma guitarra pronta pode ser que vc queira trocar captadores ou coisa parecida; entre várias outras coisas.
Não conheço muito de você, mas pelas conversas que tivemos eu acho que vc tem um pouco de medo de encomendar uma guitarra de luthier e se arrepender depois por vários motivos possíveis; vc tem toda a razão de ter medo, afinal R$3 mil é um bom dinheiro e uma guitarra de loja sempre é mais fácil de reclamar se houver algum problema.
Sou péssimo em dar conselhos, mas o que eu posso dizer pra tentar te ajudar é visitar os ateliers de vários luthier, conhecer o trabalho de cada um deles, visitar mais vezes aqueles que vc achar legal, pesquisar o preço de cada um deles, pesquisar o preço das lojas, colocar tudo na balança e aí sim tomar uma decisão.
Já falei demais.
abç

danielcastelli
Veterano
# dez/05
· votar


Fábio Seiji
Já que voce tocou no assunto de "novas".
Eu não me importo de comprar uma usada... mas eu fico com medo de não saber a procedência e de ela ter sido reformada/alterada de alguma maneira prejudicial.

Fábio Seiji
Luthier
# dez/05
· votar


danielcastelli
comprar guitarra usada é que nem comprar carro usado...

danielcastelli
Veterano
# dez/05
· votar


Fábio Seiji
Acho que é por isso que meu pai odeia carro usado até hoje...

Fábio Seiji
Luthier
# dez/05
· votar


danielcastelli
Questão de sorte, de contatos, conhecidos, conhecimento, experiência, etc e etc. rs.

diwillo
Veterano
# dez/05
· votar


Fábio Seiji

C tem razão cara..e axo q pra faze uma guita tem q c algo dificil de encontrar, ou entao algo inventado....sem conta q pra manda faze uma guita em luthier tem q c uma guita bem foda! gastando uns 3 mil pra mais nela neh (axo q nao rola i num luthier e encomenda uma guita meia boca..)

Como um LP da Epi é facil de axa (e sao boas), como nao ia kere inventa e ia manda faze uma LP, e, o mais importante, nao tenho os 3 mil pra gasta heheh axo q vou de Epi STD (qd eu for neh hehehe) ai eu troco os caps neh

valeu cara
abraço

Fábio Seiji
Luthier
# dez/05
· votar


diwillo

Cara eu acho que uma boa guitarra de luthier não custa muito mais do que isso daí, posso até estar enganado, preciso me informar...
Acho que no seu caso isso que vc falou é uma boa pois, dar acabamento numa guitarra sai caro.
Pode ser que não precise nem trocar os cap's e se vc quiser trocar mesmo assim a galera daqui do fórum tá bem afiada nesse quesito. O pessoal daqui conhece mais do que os atendentes de loja.

Persio
Veterano
# dez/05
· votar


diwillo
Eu acho que instrumento de luthier é uma boa sim, mas esquece esse cara do ML. Não sei se são as fotos, mas dá a impressão de ser um trabalho mal feito. Você não vai gastar R$ 3.000 numa boa Les Paul não. No máximo vai te custar uns R$ 2.000 pra usar peças de boa qualidade.
Esquece também o uso de cedro na construção dela, não vai te dar o timbre adequado. Se quer timbre de les Paul vai ter que usar Muiracatiara ou Tauari (a primeira é ainda mais pesada que mógno, a segunda tem a mesma densidade) O melhor seria usar mógno, mas está difícil de encontrar "legalmente". Também não compre LPs de braço parafusado, elas não tem o sustain legal. Eu sou suspeito pra falar dessas coisas porque estou abrindo minha empresa pra construir guitarras (com CNPJ, nota fiscal, garantia, tudo legalizado), e também não precisa acreditar em mim; mas pesquise muito antes de comprar e, tome cuidado com usadas. Você tanto pode fazer um excelente negócio quanto entrar numa fria.
Eu não sei quem falou da RG prestige lá em cima, tem uma coisa que encarece muito essa guitarra é a captção piezo nos sadles (como a do Petrucci). Pra faze-la com floyd e tarrachas gotoh, captação dimarzio (evolution), etc, vai ter um gasto de no máximo R$ 2.300 (sem o sistema piezo)
Existem muitos luthiers por aí que são só picaretagem. Peça fotos dos instrumentos, sons gravados das guitas, mande e-mails e faça perguntas para o profissional. Se ele for bom vai te dar segurança, sanar suas dúvidas e ter trabalho pra apresentar. Também tome cuidado com as "grifes". Muitos fazem o nome e depois pôem os empregados pra trabalhar é só cuidam das guitarras dos artistas que podem fazer propaganda da marca. Isso aconteceu com a tagima... fica esperto.

danielcastelli
Veterano
# dez/05
· votar


Persio
No caso a RG que eu citei lá em cima não tem piezo... a que tem piezo é a 1820X que custa algo em torno de 1200 dólares, um tanto fora de cogitação no meu orçamento.
Verdade é que piezo coça os dedos, ter som de "acustico" e poder tocar como no braço de uma guitarra é tentador. Mas infelizmente o preço atrapalha.

É possivel instalar piezo numa guitarra qualquer? Tendo por exemplo uma ponte Floyd, dá pra instalar piezos facilmente?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Luthier" no ML? Será q eh bom?