Autor |
Mensagem |
Morbid Alien Veterano |
# dez/05
Tava lendo uma reportagem do Edu Ardanuy na Guitar Player, onde ele cita um estranho acorde: E Alt.
Que diabo é isso??
|
italo_angra Veterano |
# dez/05
· votar
tecla do teclado
|
Steve Morsa Veterano |
# dez/05
· votar
tecla do teclado (2)
|
Steve Morsa Veterano |
# dez/05
· votar
zuera, eauheauea nunca vi o_O
|
Brunorocker Veterano |
# dez/05
· votar
não seria "E Alterado o E Alternado?
|
The Extremist Veterano |
# dez/05
· votar
Brunorocker
alterado né cara
|
LeandroP Moderador |
# dez/05
· votar
É um acorde alterado.
Um acorde com 3a maior e 7a menor.
Sua 5a pode ser diminuta ou aumentada.
Sua nona pode ser menor ou aumentada também.
Neste acorde cabe altos cromatismo.
|
O_Melhor_O_Modesto Veterano |
# dez/05
· votar
fikei pensanu, existe acorde menor com terça maior??? tipo A, C, C#, E???
|
squee Veterano |
# dez/05
· votar
O_Melhor_O_Modesto
se a terça for maior, ele é maior, se for menor, é maior. se tiver as duas ele vai ser maior e menor eu acho
|
Morbid Alien Veterano |
# dez/05
· votar
LeandroPanucci
É um acorde alterado.
Um acorde com 3a maior e 7a menor.
Sua 5a pode ser diminuta ou aumentada.
Sua nona pode ser menor ou aumentada também.
Neste acorde cabe altos cromatismo.
Cite como seria um E Alt?? Quais as notas e os intervalos?
|
Brunorocker Veterano |
# dez/05 · Editado por: Brunorocker
· votar
500 Miles High /IMPROVISO
Escalas e arpejos utilizados neste exemplo:
Compassos 1 e 2 - Escalas Em dórico eEm frígio sobre acorde Em7.
Compasso 7 - Escala B lócrio sobreacorde Bm7(b5).
Compasso 8 - Arpejo de F diminutosobre acorde E Alt. (E7/#9).
Compassos 11 e 12 - Escala F lócriosobre acorde F#m7(b5).
Compassos 17 e 18 - Escala B alteradasobre acorde B Alt. (B7/#9).
----------------------------------------------------------------------
|
O_Melhor_O_Modesto Veterano |
# dez/05
· votar
squee
se a terça for maior, ele é maior, se for menor, é MENOR. se tiver as duas ele vai ser maior e menor eu acho
ou maior com nona almentada, ou menor com quarta diminuta.
|
LeandroP Moderador |
# dez/05
· votar
Morbid Alien
Pô, mas eu acabei de citar.
* Pense num:
C7(#5)
C7(b5)
C7(#9)
C7(b9)
C7(b5/b9)
C7(#5/#9)
São todos alterados.
O mais comum em rock, blues é o C7(#9)
* exemplo em C, mas pode ser qualquer tônica.
|
Brunorocker Veterano |
# dez/05
· votar
E7/#9
|
LeandroP Moderador |
# dez/05
· votar
Você pode solar uma escala menor melódica meio-tom acima do acorde alterado.
Por exemplo, sobre um B7(#9) dá pra usar uma escala de C_menor_melódico.
C - D - Eb - F - G - A - B - C <-- C_menor_melódico.
|
Brunorocker Veterano |
# dez/05 · Editado por: Brunorocker
· votar
aff, qnta regra meu, parece matemática. adiferença é q nao é chato. :)
|
LeandroP Moderador |
# dez/05
· votar
Já pensaram que o acorde do modo lócrio, o VII do campo harmônico maior pode, dependendo do contexto harmônico, ser um acorde alterado.
Imaginem um Bm7(b5)
Agora imaginem um B7(b5/#9)
e----------------------|-------------------------------
B--3- = terça menor ---|--3- = nona aumentada ---------
G--2- = sétima menor --|--2- = sétima menor -----------
D--3- = quinta dim ----|--3- = quinta diminuta --------
A--2- = tônica --------|--2- = tônica -----------------
E----------------------|-------------------------------
Bm7(b5) - lócrio | B7(b5/#9) - alterado
|
Morbid Alien Veterano |
# dez/05
· votar
Ou seja, todo acorde com 7 menor, com a 5 maior ou menor, a 9ª maior ou menor, ou ambos juntos 5 (- ou +) e 9 (- ou +) é Alt. Certo?
|
22222 oirartnoc oa Veterano |
# dez/05
· votar
Morbid Alien
Isso mesmo. Alguem ainda é capaz de aprender alguma coisa aqui no fim...
|
LeandroP Moderador |
# dez/05
· votar
Morbid Alien
Certo... só que os acordes alterados não têm nona maior. Ou é nona menor (um semitom da tônica) ou nona aumentada (que se confunde com a terça menor por ter 1,5 tom da tônica.
|
Morbid Alien Veterano |
# dez/05
· votar
Se a 3ª não for menor ele não é Alt. Tem que ser 3ª maior, no caso.
Neste caso, se tiver um E Alt, como vou saber se ele é:
E7(#5)
E7(b5)
E7(#9)
E7(b9)
E7(#5/b9)
E7(#5/#9)
E7(b5/#9)
E7(b5/b9)
===================
|
Extrapolation Veterano |
# dez/05
· votar
LeandroPanucci
e existe alguma escala alterada definida ou nao?
|
LeandroP Moderador |
# dez/05
· votar
Extrapolation
Sim, o VIIº da menor melódica.
|
LeandroP Moderador |
# dez/05
· votar
Morbid Alien
Se a 3ª não for menor ele não é Alt. Tem que ser 3ª maior, no caso.
Exato.
Eu não tenho muitos critérios ainda pra escolher qual acorde pode ser o Alt.... eu vou pela sonoridade, notas do baixo e da ponta.
|
Jonas Be Good with a 69 Veterano |
# dez/05
· votar
e existe alguma escala alterada definida ou nao?
o modo superlocrio q é o setimo do Ch menor melodico
|
LeandroP Moderador |
# dez/05
· votar
O Aldo Landi, que embora não tenha postado mais, é membro do FCC e já postou algumas vezes aqui... principalmente nos tópicos relacionados a menor melódica... é uma pena que teve um mané que irritou o cara e ele nunca mais postou.... ele poderia responder essas dúvidas com mais convicção.
Podem acreditar!!!
|
amico Veterano |
# dez/05
· votar
Um acorde estranho é o "Ré sustenido bemol"
|
LeandroP Moderador |
# dez/05
· votar
pode crer, amico
|
Jonas Be Good with a 69 Veterano |
# dez/05
· votar
o modo superlocrio q é o setimo do Ch menor melodico
num é panucci?
|
squee Veterano |
# dez/05
· votar
E7/#9
Hendrix usava bastante, é bem legal esse acorde
Sim, o VIIº da menor melódica.
Super-Lócrio, o meu super herói favorito
|