Acorde estranho. Alt

Autor Mensagem
Morbid Alien
Veterano
# dez/05
· votar


Quais os intervalos do modo Super-Lócrio?
Não existe super para os outros seis modos gregos restantes não? ;P

============

Ainda to encucado com isso:
Se tiver um E Alt, por exemplo, como vou saber se ele é:

E7(#5)
E7(b5)
E7(#9)
E7(b9)
E7(#5/b9)
E7(#5/#9)
E7(b5/#9)
E7(b5/b9)

===================

Abraços!!

Thio
Veterano
# dez/05
· votar


Também tenho essa dúvida. Se aparece só C7alt, por exemplo, ele vai ser qual das possibilidades?

Thio
Veterano
# dez/05
· votar


Altas dicas aqui

Thio
Veterano
# dez/05
· votar


Muito legal as dicas para improvisar no 500 Miles High, também

Curly
Veterano
# dez/05 · Editado por: Curly
· votar


Morbid Alien
Ainda to encucado com isso:
Se tiver um E Alt, por exemplo, como vou saber se ele é:

E7(#5)
E7(b5)
E7(#9)
E7(b9)
E7(#5/b9)
E7(#5/#9)
E7(b5/#9)
E7(b5/b9)



faz o seguinte: toca a 5a aumentada, se ñ encaixar toca só o E7, ha, ha... ñ sei pq mas qdo aparece essa cifra quase sempre é o da 5a aumentada, até encontrei uma "explicação": os analfabetos devem pensar assim: E alt = E AlmenTado, ha, ha...

Paulin90
Veterano
# dez/05
· votar


legal a informação

LeandroP
Moderador
# dez/05
· votar


Jonas Be Good with a 69

Eu não falei superlócrio... já ouvi falar dessa escala mas pra mim parece mais nome de super herói.... eu disse escala ALTERADA.


O Alt do acorde significa "alterado".

Acorde aumentado é representado por "aug", e nesse caso tem 7a maior, e não 7a menor como no "alt".

Jonas Be Good with a 69
Veterano
# dez/05
· votar


Jonas Be Good with a 69

Eu não falei superlócrio... já ouvi falar dessa escala mas pra mim parece mais nome de super herói.... eu disse escala ALTERADA.


O Alt do acorde significa "alterado".

Acorde aumentado é representado por "aug", e nesse caso tem 7a maior, e não 7a menor como no "alt".


traduzindo pro tupiniquim

vc pode usar a escla super-lócrio tb conhecida como o 7 grau da escala menor melodica
tb conhecida como escala alterada

Morbid Alien
Veterano
# dez/05
· votar


Quais os intervalos do modo Super-Lócrio?
Não existe super para os outros seis modos gregos restantes não? ;P

============

Ainda to encucado com isso:
Se tiver um E Alt, por exemplo, como vou saber se ele é:

E7(#5)
E7(b5)
E7(#9)
E7(b9)
E7(#5/b9)
E7(#5/#9)
E7(b5/#9)
E7(b5/b9)

===================




Julierme_Pianista
Membro Novato
# nov/13 · Editado por: Julierme_Pianista
· votar


Um acorde alt (alterado) é assim: F#7Alt é a mesma coisa que F#7(#5)(#9) ou F#7(#5/#9)
Certeza que é isso!!
Abs

Filippo14
Veterano
# nov/13
· votar


Julierme_Pianista
Cara, o tópico é de 2005, atento a isso.

Já que o tópico foi ressuscitado, podemos complementá-lo.

Um acorde alterado surge da menor melódica, ele é na verdade enarmonias geradas pelo sétimo grau dessa escala. As alterações que existem são 3 ou 4, pois existe gente que não considera a 4# (11#) como alteração (Scott Henderson é um deles). Contudo tanto a 9b, a 9#, a 4#(5b, 11#) e a 5# podem ser somadas a um acorde dominante (maior com sétima) gerando os famosos acordes alterados. Neles o mais comum é utilizar a escala alterada, que ao invés de ser o sétimo grau da menor melódica, ela é o primeiro grau da menor melódica sendo usada do modo correto, meio tom acima do sétimo grau ( Você começa no sétimo grau, contudo você toca 4 notas na sexta corda, que é o mizão, para que o modelo a ser utilizado seja o tradicional primeiro grau da m mel).

A 4# ou 5b não é considerada por muitos como alteração pelo fato de que esse acorde existe em outro grau da menor melódica, o quarto grau, ou o famoso lidio dominante. O nome já diz tudo, é um lidio, ou seja, possui a famosa 4# em um acorde maior, mas por ser dominante ele tem a sétima. Isso faz com que muita gente utilize essa escala ou o relativo menor desse grau para tocar em cima desse acorde. O relativo seria o II grau da m mel, que é uma mistura de frígio (2b) e dórico (6), sendo que ele é um acorde menor com sétima e que tem mais essas 2 notas.

Os acordes alterados podem ou não possuir mais de uma alteração, sendo que o acorde mais utilizado é o que possui 3 das alterações, que na verdade são as 3 alterações que todos consideram como tais ( 9b, 9# e 5#). Esse acorde se dá por uma pestana e com as 3 primeiras cordas ( E, B, G) meio tom a frente, ou seja um exemplo seria o G7alt, que partindo das cordas de cima, as casas a serem pressionadas seriam 3 (E), 3 (A), 3 (D), 4(G), 4(B) e 4(e).

Esses acordes aparecem em diversos tipos musicais, principalmente o jazz, tendo como vertente mais roqueira o fusion, estilo que abusa desses acordes e da própria menor melódica. A sonoridade desses acordes sempre será tensa, contudo cada um deles, devido as alterações diferentes, sendo muito mais útil do que tentar descreve-los a própria tentativa de reproduzi-los e entendê-los sozinhos. Muita gente tem diversas outras formas de tocar alguma melodia sobre eles, isso acontece muito pensando neles somente como 5 notas e adicionando outras duas, podendo pensar muito em cromatismos, sendo isso muito pessoal.

Alguns guitarristas que fazem parte desse estilo musical são Scott Henderson, Robben Ford, Larry Carlton, Allen Hinds, sendo esses 4 grandes guitarristas que mesclam muito essas ideias com o blues. John Scofield, John McLaughlin, Mike Stern, Frank Gambale, Pat Metheny entre inúmeros outros.

Gente, acho que isso resume uma boa parte do que eles são. Algumas informações podem ter ficado confusas e qualquer coisa eu ou outras pessoas vão tentando melhorar e até corrigir.

Abraço à todos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Acorde estranho. Alt