Algo curioso sobre madeiras...

Autor Mensagem
Deji
Veterano
# dez/05
· votar


A função do corpo é só segurar os dimarzio e a floyd rose
A parte mais importante da guitarra é o braço, o corpo serve apenas para segurar as paradas e acabou!!!!!!!!!!

kakakkaka

Deji
Veterano
# dez/05
· votar


tenho uma guitarra de plastico melhor que fender

Rodrigo Yoshida
Veterano
# dez/05
· votar


olha q interessante, ouça Killswitch Engage, pelo menos no clipe o cara usou uma fender, olha q distorçao foda e pegada foda dos caras


cara, bem citado isso aí hein, eu curto o som deles, e realmente não tem cara de "fender"...

sobre o tópico, tem algo de errado nele? não vejo mal algum...

Deji
Veterano
# dez/05
· votar


Rodrigo Yoshida
cara, va na teodoro pegue uma les paul e uma strato com humbucker na ponte, toque no mesmo amp e depois poste aki

lula_molusco
Veterano
# dez/05
· votar


Deji
Exatamente

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# dez/05
· votar


Deji
a diferença de timbre mais visivel não seria pelos modelos diferentes? distancia e posicinamento da ponte coisas desse tipo?

e se fazer dois modelos iguais apena scom madeira do corpo diferente e caps iguais, e testalas em amps iguais???

teuabreu
Veterano
# dez/05
· votar


Fender com piscinão , a madeira do corpo influencia o que? A ponte transmite vibrações? o caralho!

lula_molusco
Veterano
# dez/05
· votar


Lord Derfel Cadarn
Já peguei uma fender de mogno e uma fender de alder iguaizinhas..as duas com texas special. o som é MUITO diferente

Rodrigo Yoshida
Veterano
# dez/05
· votar


Deji

cara, como eu te disse, VAI ter diferença sim, não pude fazer a comparação 100% porque os captadores eram diferentes... abri o tópico porque o pessoal leva muito ao pé da letra, e isso já tava afetando minha cabeça haha... se a diferença for tão brutal assim, porque a Jackson usou Alder em suas guitarras top? logo, se uma strato não tem características pra suportar "peso" como dizem, uma soloist de alder e braço parafusado também não teria, a não ser pelos caps... é aí que quero chegar..

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# dez/05
· votar


Já peguei uma fender de mogno e uma fender de alder iguaizinhas..as duas com texas special. o som é MUITO diferente

lula_molusco

intaum ta, eu nunca testei guitarras identicas de madeira diferentes lado a lado :/se vc ta dizendo eu acredito

Deji
Veterano
# dez/05
· votar


Rodrigo Yoshida
Cara analise o conjunto, Alder tem determinadas caracteristicas, mas não é só isso que define o timbre da guitarra.
Mas não quer dizer que não seja importante, ou que tenha pouca influencia.
Alder + caps nervosos + o formato do corpo + formato do head etc... ´que diferenciam a Jackson da Fender.

teuabreu
Veterano
# dez/05
· votar


Pegue um violão da mesma marca mesma serie, ano tudo, mesma remessa, o som dos dois sera bem diferente, na guitarra então tem mil e uma variaveis nessa diferenciação, bobinas do captador, secagem da peça, densidade(nenhum pedaço de madeira tem a mesma densidade, são valores proximos), o encaixe do braço, e etc, se numa mesma serie de guitarras tem qualidades e sons diferentes, agora avaliem de outra marca, outro modo de secagem, não existe som de mogno e som de alder, vc pode perfeitamente ter uma Fender com caps que dão a caracteristica de uma Les Paul e vice-versa!!!!!!!!!!!!!

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# dez/05
· votar


Cara analise o conjunto, Alder tem determinadas caracteristicas, mas não é só isso que define o timbre da guitarra.
Mas não quer dizer que não seja importante, ou que tenha pouca influencia.
Alder + caps nervosos + o formato do corpo + formato do head etc... ´que diferenciam a Jackson da Fender.



Deji
mais o lula disse que testou dois modelos igias com mesmos caps só com madeira do corpo diferente e disse que o som era muitooo diferente? como pode? ele exagero na palavra muito?

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# dez/05
· votar


teuabreu
Pegue um violão da mesma marca mesma serie, ano tudo, mesma remessa, o som dos dois sera bem diferente, na guitarra então tem mil e uma variaveis nessa diferenciação, bobinas do captador, secagem da peça, densidade(nenhum pedaço de madeira tem a mesma densidade, são valores proximos), o encaixe do braço, e etc, se numa mesma serie de guitarras tem qualidades e sons diferentes, agora avaliem de outra marca, outro modo de secagem, não existe som de mogno e som de alder, vc pode perfeitamente ter uma Fender com caps que dão a caracteristica de uma Les Paul e vice-versa!!!!!!!!!!!!!



aio eu acho que não cara pq o modelo posicinamento de ponte as medidas todas de cada modelo mudam o som legal

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# dez/05
· votar


bom não sou luthier não vou discutir isso aqui

Deji
Veterano
# dez/05
· votar


Lord Derfel Cadarn
Deji
mais o lula disse que testou dois modelos igias com mesmos caps só com madeira do corpo diferente e disse que o som era muitooo diferente? como pode? ele exagero na palavra muito?


ele esta certo

affcl
Veterano
# dez/05
· votar


já vi muitos guitarristas de trash e harcore usarem telecasters com a captação mexida, aparentimente a saturação dessa guitarra produz um timbre bem podre, característico desses estilos

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# dez/05
· votar


Deji
se ele ta certo vc ta errado, pq ele disse que muda muito e vc disse que só a madeira não influi tanto, mas o modelo e etc etc em conjunto com a madeira, ou seja as caracteristicas da guitarra

Rodrigo Yoshida
Veterano
# dez/05
· votar


teuabreu

mas no violão o som realmente percorre pela madeira, assim timbrando o som, no caso da guitarra é diferente, porque os captadores não recebem o som da madeira, e sim das cordas...

Deji

mas assim, se eu pegar o mesmo hardware, captadores, cabo, palheta, guitarrista, só mudar a madeira, realmente vou ter dois timbres diferentes ou apenas uma leve mudança?
de uma strato pra uma les paul deve dar pra notar bem, porque daí é totalmente diferente... mas mesmo assim a mudança não deve ser tão enorme assim, isso na situação que citei, com o mesmo cap e hardware...

Deji
Veterano
# dez/05
· votar


Lord Derfel Cadarn
eu nao disse isso, disse que nao é so a madeira.

lula_molusco
Veterano
# dez/05
· votar


Lord Derfel Cadarn
Apesar de querermos nao existem 2 guitarras identicas...elas se diferenciam desde o tempo de secagem da madeira até os trastes colocados, tipo de tensor etc...agora até onde isso infloui na sonoridade ér muito pouco ao contrario do que acontece com duad guitas de madeiras diferentes

Deji
Veterano
# dez/05 · Editado por: Deji
· votar


mas assim, se eu pegar o mesmo hardware, captadores, cabo, palheta, guitarrista, só mudar a madeira, realmente vou ter dois timbres diferentes ou apenas uma leve mudança?

Se for de Alder pra Mogno a diferença é gritante

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# dez/05
· votar


Deji


mas disse que se fosse apenas a madeira mudaria pouco, e segundo o teste dele mudou muito, com guitarras iguais .... intaum tecnicamente seria só a madeira no teste dele.......


ou o que o teuabreu disse:

Pegue um violão da mesma marca mesma serie, ano tudo, mesma remessa, o som dos dois sera bem diferente, na guitarra então tem mil e uma variaveis nessa diferenciação, bobinas do captador, secagem da peça, densidade(nenhum pedaço de madeira tem a mesma densidade, são valores proximos), o encaixe do braço, e etc, se numa mesma serie de guitarras tem qualidades e sons diferentes, agora avaliem de outra marca, outro modo de secagem, não existe som de mogno e som de alder, vc pode perfeitamente ter uma Fender com caps que dão a caracteristica de uma Les Paul e vice-versa!!!!!!!!!!!!!


é o correto. no caso o timbre muito diferente notado no teste não seria pelo tipo da madeira mas sim pelos fatores que ele citou.

spacegh0st
Veterano
# dez/05
· votar


se madeira influencia, também acho que não é tanto não... já fizeram um tópico com uma pesquisa detalhada sobre quase todos os tipos de madeiras usadas pra fazer guitarras, e como cada madeira responde ao som das cordas, e realmente dá pra notar uma boa diferença no que se fala da resposta de agudos, médios, graves etc... MAS na prática dizer que a madeira altera totalmente o som da guita é bobeira, também acho que a maioria do som vem dos caps e do amp....

o ideal é estudar exatamente como o captador funciona, mas já ficou bem claro que a influência é mínima quando não souberam diferenciar madeira boa de madeira feita de compensado nas gravações q colocaram pra galera...

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# dez/05
· votar


se bem que lado a lado as guitarras tem som diferente, até os modelos iguais, tanto que a que eu comprtei foi a segunda do mesmo modelo que testei, e peguei pq tinha timbre mais cheio......porem essa diferena vc nunca vai perceber ao escutar uma musica...... nem mesmo se tocar nela chegar em casa e tocar um uma outra igual, acho difici alguem notar isso

Deji
Veterano
# dez/05
· votar


spacegh0st

já fizeram um tópico com uma pesquisa detalhada sobre quase todos os tipos de madeiras usadas pra fazer guitarras, e como cada madeira responde ao som das cordas, e realmente dá pra notar uma boa diferença no que se fala da resposta de agudos, médios, graves etc...

Eu fiz esse topico


http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/102937/

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# dez/05
· votar


bom tmb quem liga, p/ isso que agente testa as guitarras antes de comprar

Rodrigo Yoshida
Veterano
# dez/05 · Editado por: Rodrigo Yoshida
· votar


Deji

mas assim essa diferença é significativa quando se usa pedais, mais amplificador, misturando todo o som com a bateria, baixo e vocal?
não entendo disso porque como disse sou iniciante na guitarra, mas será que o fato da madeira ser de alder ou mogno vai influenciar tanto assim no som, no final das contas?

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# dez/05
· votar


bom vpu p/ casa depois leio a conclusão em que chegaram ja que cada um diz uma coisa :/

no momento é certo afirmar que o som muda! mais ninguem sabe se é só por causa da madeira........ e se fosse só a madeira mudaria pouco ou muito? pelo menos seria possivel fazer un teste desse? se a construção influencia no som mesmo de modelos identicos????

bom até segunda

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# dez/05 · Editado por: Lord Derfel Cadarn
· votar


no final das contas?


hahah creio que não

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Algo curioso sobre madeiras...