Algo curioso sobre madeiras...

Autor Mensagem
Rodrigo Yoshida
Veterano
# dez/05


Eu tava olhando alguns sites de fabricantes de guitarras e achei algo curioso...
Todo mundo fala que Fender é pra som limpo ou levemente distorcido, Jackson e ESP são pra metal, Ibanez é pra virtuoso, Les Paul é bom pra hard rock e cia, e que um dos maiores motivos disso tudo é a madeira...
Eu sei que a discussão sobre se a madeira influencia no timbre não dá em lugar nenhum, mas Fender usa Alder, e muita gente atribui boa parte do timbre a essa madeira, e muita gente afirma que Fenders não se saem bem em sons mais "distorcidos", até com humbuckers, por causa da madeira e construção...

Mas é aí que tá o porem da coisa, a Jackson faz algumas guitarras em Alder, inclusive em modelos top, como a sl1 soloist usa... eles não iriam colocar essa madeira se não fosse boa pra tocar metal, já que jackson é mais voltada pra esse estilo... daí muita gente fala, ah mas fender tem braço parafusado e jackson é thru-neck... tem o modelo dk1 dinky usa, que é alder e parafusado, ou seja, não vejo tanta diferença pra uma fender strato, a não ser a ausencia do escudo, a floyd e principalmente os captadores...

Não sou nenhum guitarrista experiente, pelo contrário, to começando ainda e por isso fico olhando esses sites, porém tudo isso me leva a crer em uma coisa, a madeira pode influenciar sim no timbre, mas nada realmente tão considerável ao ponto de associar estilos a madeiras, ou marcas...

Fiz essa pesquisa pois já pensei na idéia de pegar uma stratocaster e turbinar pra tocar thrash metal, porém me disseram que "não iria ficar bom, pois a madeira, construção e etc não são pra isso..."

Nada disso que falei foi afirmando, como disse, to aprendendo ainda, mas o que achei pode ser um tipo de resposta pra muita gente que ainda leva muito a sério esse negócio de madeira...

lula_molusco
Veterano
# dez/05
· votar


"Por isso que a madeira não influencia no som." - Allan Fly

Iago
Veterano
# dez/05
· votar


quem influencia no som mesmo é o guitarrsita

Rodrigo Yoshida
Veterano
# dez/05
· votar


Iago

isso é verdade, eu fiz esse tópico porque de tanto ler os tópicos aqui no fórum, comecei a ficar meio "doido" achando que alder é isso, basswood é aquilo e etc...
depois que vi isso sobre a fender e jackson, comecei a desencanar disso, tava ficando louco já hahaha
no final das contas isso tudo não importa tanto, o que realmente é importante é a guitarra ser de boa qualidade, claro, não é pra abusar tentando tocar slayer com single coils, mas nem tudo é tão assim como o povo fala...
eu lembro que li um post do LeandroPannuci, acho que é isso, ele falou que gravou um som com uma guitarra de compensado, e todo mundo adorou...

EduArdanuy II
Veterano
# dez/05
· votar


Mas guitarras stratocaster são mais "vazias" que uma superstrat

Beatlemaniac
Veterano
# dez/05
· votar


Rodrigo Yoshida
cara pra tocar qualquer coisa vc pega a guitarra q vc mais gosta
vc tira o q quiser com a guitarra com q vc se identifica

Rodrigo Yoshida
Veterano
# dez/05
· votar


EduArdanuy II

mas não é tanto assim, o corpo da strato é menor, tem menos madeira, mas não acho que seja o suficiente pra "modificar" o timbre...

EduArdanuy II
Veterano
# dez/05
· votar


Rodrigo Yoshida
sim , mas tb acho q dá pra tirar um som pesado com uma strato tranquilamente , os caps devem resolver , o Malmsteenmesmo tira uns sons pesadões , mas nd de extremo hehe

Midgard
Veterano
# dez/05
· votar


Mas madera influi

Rodrigo Yoshida
Veterano
# dez/05
· votar


Midgard

não precisa falar o porque influi, mas eu acho que é muita discussão pra pouca diferença... não que seja besteira escolher a madeira, muito pelo contrário, mas acho que não é tudo isso que o pessoal fala...

Iago
Veterano
# dez/05
· votar


com certeza a madeira influi..mas nao mais do que o guitarrista. em 2° acho que são os captadores.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# dez/05
· votar


eu tava vendo o Bertola online lá embaixo, será que ele não vai dar um pulo pra dar a opinião dele? seria interessante...

Deji
Veterano
# dez/05
· votar


Rodrigo Yoshida
ele vive falando da influencia da madeira aqui nesse forum.

Digao
Veterano
# dez/05
· votar


Rodrigo Yoshida

tudo isso é história...

vc pode tocar qq coisa com qq guitarra... essas especificações ai sao genericas... coisa pra boi dormir...

Deji
Veterano
# dez/05
· votar


Digao
é verdade, poe um cap legal na tonante e tira o som do SRV
puta que la merda

maggie
Veterana
# dez/05
· votar


Deji
é verdade, poe um cap legal na tonante e tira o som do SRV
puta que la merda

huehuehue
Já postaram aqui várias mp3, e ninguém soube diferenciar se era compensado, maciça, papelão, acrílico nem nada.

E se postarem de novo a galera vai continuar errando, porque a madeira muda muito pouco o som da guitarra [em relação ao violão por exemplo, onde a madeira é essencial], só ouvidos muito treinados percebem diferença.

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# dez/05
· votar


AQUI 90% DOS GUITARRISTAS SAUM ZÉ RUELA, E REPETEM O QUE LEEM EM SITES


eu acho que a guitarra sendo bem construida dando afinação e regulagem boa enfim sendo bem feita, o que mais diferencia o som é captador e ainda assim tem mais 70% ai de amplificadores e efeitos, sem mencionar o modo que vc toca....


enfim... ou os nego daqui são ou todos extremamente bem treinados p/ ver diferença do som de madeiras e até diferença de som devido ao logo que sua guitarra traz, ou é um bando de nerd que fica estudando especificações por ai e ficam cheio de frescuras.

xslashinhu
Veterano
# dez/05
· votar


olha q interessante, ouça Killswitch Engage, pelo menos no clipe o cara usou uma fender, olha q distorçao foda e pegada foda dos caras

Mestre do Metal
Veterano
# dez/05
· votar


Rodrigo Yoshida

claro, não é pra abusar tentando tocar slayer com single coils, mas nem tudo é tão assim como o povo fala...

Não tem nada a ver kra...o som de caps single não mundam muita coisa para os humb! Eh logico que da pra tira slayer com single tranquilamente! aposto que se alguem grava o som de um single e um humbucker nas mesmas condições (equalização, distorção, volume,etc..) vc não vai saber diferenciar um do outro!

Mestre do Metal
Veterano
# dez/05
· votar


um exemplo disso eh pode ver que tem fenders com 2 humbucker que tem quase o mesmo som vintage e brilhante que dos single..

Deji
Veterano
# dez/05
· votar


Não tem nada a ver kra...o som de caps single não mundam muita coisa para os humb!

porque a madeira muda muito pouco o som da guitarra
vc pode tocar qq coisa com qq guitarra... essas especificações ai sao genericas... coisa pra boi dormir...


JESUS CRISSTIO

Deji
Veterano
# dez/05
· votar


Recado do Urubu Rei (mandou no msn)

poste lah dizendo q o urubu falou no msn q este tópico é a prova de q Deus nos abandonou

Rodrigo Yoshida
Veterano
# dez/05
· votar


opa, reabriram meu tópico, tinham travado hehe...

então, eu abri essa discussão não pra falar se a madeira influencia ou não, de alguma forma deve influenciar, mas muito pouco... o que tentei fazer aqui é ver se esse mito de tal madeira é bom pra esse estilo ou pra outro é real ou é apenas papo... pois no final essa história de madeira acaba em muita conversa e pouca música...
citei o exemplo da fender e jackson, pois a madeira é a mesma, e o desenho do corpo muito parecido, braço parafusado e tudo, então essa jackson não deveria ser bom pra sons pesados se for levar tão a risca assim...

lula_molusco
Veterano
# dez/05
· votar


aaahauuahauhaua com ctz

Gasoline
Veterano
# dez/05
· votar


no final essa história (de madeira) acaba em muita conversa e pouca música...

boomshakalaka!

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# dez/05
· votar


Não tem nada a ver kra...o som de caps single não mundam muita coisa para os humb!

porque a madeira muda muito pouco o som da guitarra
vc pode tocar qq coisa com qq guitarra... essas especificações ai sao genericas... coisa pra boi dormir...


JESUS CRISSTIO!!!!



pqp ai é foda o cara é surdo

Deji
Veterano
# dez/05
· votar


boomshakalaka!

kakakakkaka

teuabreu
Veterano
# dez/05 · Editado por: teuabreu
· votar


A parte mais importante da guitarra é o braço, o corpo serve apenas para segurar as paradas e acabou!!!!!!!!!!

lula_molusco
Veterano
# dez/05
· votar


O Urubu Master pediu para dizer que depois que liberaram a entrada só pra membro da APAE esses tópicos serão comums

lula_molusco
Veterano
# dez/05
· votar


A função do corpo é só segurar os dimarzio e a floyd rose

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Algo curioso sobre madeiras...