Confusão... Harmonia x Arpejos x Blues x Tudo em 7ma ?

    Autor Mensagem
    Mad_Jazz
    Veterano
    # nov/05


    Caras, ontem meu professor introduziu o campo harmonico maior ni mim, foi gostooooso, mas doeu. O fato é que não entendi o lance que ele falou com relação aos arpejos. Bem, ele falou que eu posso usar arpejos nos graus V, II, IV e VII do tom da musica que fica fiiiiiirmezinha. Só me que me perdi pois toco Blues. Me perdi pelo fato de que numa progressão de Blues, uso os acordes basicos I IV e V todos com Sétimas. Aí ele disse que se estou tocando um Blues em A7 por exemplo, devo olhar os arpejos que estão dentro da harmonia de D7M. pois A7 é o V grau de Ré e o "dedo duro" conforme ele... Alguem consegue me explicar isso melhor ? Não vou aguentar esperar até a proxima aula para tentar entender...

    Mad_Jazz
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Uuuuuuuup !

    eeevee
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: eeevee
    · votar


    cara, não sei se eu posso te explicar algo, mas achei isso que ele falou dos arpejos nos graus V,II,IV e VII meio estranho. Teoricamente você pode usar qualquer arpejo dentro do campo harmônico que não vai soar feio. Quanto ao blues, a harmonia dele é um pouco fora do padrão, pois no blues geralmente se usa os acordes com 7 menor, o que foge do campo harmônico de uma escala diatônica normal. Nesse caso, o melhor seria usar os arpejos somente do I,IV e V grau, acrescidos da sétima menor.

    Mad_Jazz
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    eeevee

    Pois então... eu tambem achava isso até ele me explicar que como o tom do blues está em A7 e se olharmos no campo harmonico maior, o unico grau que está em 7 menor é o V, logo, devo analisar a harmonia em D7M.

    Nisso eu me perdi lindo !!!!

    eeevee
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Mad_Jazz
    o blues foge da regra, e isso de é A7 é Ré maior não é muito certo, pode ser Gm harmônica, pode ser dom-dim, pode ser um acorde de passagem pra um D menor, temos várias opções...

    The Extremist
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    introduziu o campo harmonico maior ni mim, foi gostooooso, mas doeu
    que fica fiiiiiirmezinha.
    e o "dedo duro"


    eita...

    Mad_Jazz
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Mas, por incrivel que pareça dá certo, pois pensa bem...

    V grau de D7M = A7, logo o arpejo fica legal...
    II grau de D7M = Em7, logo, funciona tambem...

    Mad_Jazz
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    The Extremist


    Ficou com vontade, fala a verdade... huahauhauhauha

    eeevee
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    V grau de D7M = A7, logo o arpejo fica legal...
    II grau de D7M = Em7, logo, funciona tambem...


    o negócio é ir testando, se tu achou que um Em7 sobre A7 fica legal, não tem problema nenhum em tu usar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Confusão... Harmonia x Arpejos x Blues x Tudo em 7ma ?