Tradução dos nomes de madeiras

Autor Mensagem
luiz augusto
Veterano
# nov/05
· votar


vira.

Diogro
Veterano
# jan/06
· votar


Bom... muita gente diz que madeira não influencia, mas conversando com "meu" lutheir, ele me disse que influencia, como todas as demais partes... assim, me decidi por mogno nas minhas 2 guitars...

Agora, rpetendo mandar fazer outra... gostaria de saber se alguém pode confirmar se a informação de que o Cedro teria características próximas ao do Mogno procede?? Mogno está muito caro, e eu gostaria de dar uma diferenciada na próxima guitar, mas mudando de leve o timbre final dela.

Alguém poderia me informar sobre quem faça corpos ou, até, alguém ae que faça corpos de guitarra poderia dar um toque também!!

Abraços!!

diwillo
Veterano
# jan/06
· votar


Diogro

Cara..um tempo atras o Faio Seiji daki me disse q o cedro tem caracteristicas parecidas com o mogno sim...mas ai depende do tipo de guita q c vai manda faze...Pq c for strato ele tinha me recomendado Freijó

abraço
Espera e fala com ele e com o Bertola

Midgard
Veterano
# jan/06
· votar


rosewood = Pau rosa ??? o.O

Fábio Seiji
Luthier
# jan/06
· votar


Diogro
Realmente o mogno está caro, mas não é pra se assustar, acho que se vc gosta das características do mogno investe nele.
Temos várias opções de madeiras aqui no Brasil, mas o mogno já está consagrado no exterior e isso agrega valor ao seu instumento.
Freijó, como citou o diwillo, é uma boa opção também pois é uma madeira nobre, leve, semelhante ao freixo (ash) e bonita.

Midgard
Rosewood é pau rosa sim; o jacarandá da bahia quando cortado (verde) apresenta normalmente coloração rosada ou alaranjada e cheiro doce, ela vai escurecendo com a oxidação e leva muito tempo pra ficar preta

Persio
Veterano
# fev/06 · Editado por: Persio
· votar


Fábio Seiji
Blz Fábio. Como ví que você disse antes que o roxinho é uma madeira difícil de encontar, resolvi de dar uma dica, não se se vai ajudar. Agora a LeoMadeiras (www.leomadeiras.com.br) está trabalhando com essa madeira. Se você puder, procure numa loja deles que eles vão te informar melhor. Claro que você vai ter que comprar e levar pra uma estufa ou deixar secar naturalmente.
T+.

The Splinters
Veterano
# fev/06
· votar


Só aproveitando... Ash é boa?

diwillo
Veterano
# fev/06
· votar


The Splinters

Deve c cara!
Tem umas Lespas da Gibson q sao feitas em Ash!

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


Persio
Valeu Persio, eu já tava ligado que na Eco Leo tinha roxinho, mas eles cobram o preço de mogno !!!
Eu costumo pagar 1200 o m3 e lá eles cobram 3600 o m3.
Não tive bons resultados commadeira seca em estufa, elas têm aparência de madeira seca, mas sofrem com as variações climáticas como madeira verde.
abç

The Splinters
Ash (Freixo) é caro, o substituto razoável seria o Freijó

BBGuitar
Veterano
# abr/06
· votar


Tenho dúvidas quanto ao alder, queria fazer uma réplica de strato anos 60 e o corpo é de alder, mas é muito dificil achar alder aqui e me falaram que o marupá tem o timbre e peso igual ao alder e gostaria de comprovar isso e também sobre o braço de maple se o som sria o mesmo usando o pau marfim já que é conhecido como brazillian maple, mas também tenho dúvidas sobre o som do maple ser o mesmo do pau marfim, e por sfim temos sorte de estar no pais do jacaranda pois essa podemos usar o original ja que li a respeito que outros paises estão proibidos a usar o jacarandá da Bahia e usam o indiano que tem o som parecido mas não tão acentuado como o da Bahia.

vizim
Veterano
# abr/06
· votar


sobre o bass

vizim
Veterano
# abr/06
· votar


sobre o basswood e nome em portugues...

http://www.remade.com.br/madeiras/mad_madeirasamericanas_tilia_america na.php

Williamfw
Veterano
# abr/06
· votar


alguem ai sabe a respeito do timburi?

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar


vizim
engraçado, eu já uma peça de basswood e um pedaço de tilia; mas não me pareceu ser a mesma madeira; este é um dos vários problemas de trabalhar com madeiras importadas pq não temos disponibilidade para fazer comparações.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mar/17
· votar


Pessoal, até onde andei pesquisando:

A tradução de "Basswood" é TÍLIA, uma família de árvores presentes no mundo todo (inclusive no sul do Brasil), mas mais predominante no hemisfério norte.

Segundo consta, a madeira "Basswood" mais comum utilizada na construção de instrumentos é facilmente reconhecível por ter uma coloração levemente ROSADA, diferentemente do Alder/Amieiro (amarelada), do Ash/Freixo (mais puxada pro bege/marrom) e do Mahogany/Mogno (puxada para o vermelho).

Se abrindo sua guitarra constatar que a madeira nua tem o tom rosado é porque muito provavelmente é de Tília/Basswood.

Cabe dizer que luthiers experientes afirmam ser uma madeira excelente para trabalhar, com peso em geral equivalente ao Amieiro e consideravelmente mais leve que o Freixo ou Mogno, e com características sonoras excepcionais, que não perdem em nada para outros tipos mais comuns.

A grande crítica feita ao basswood é por conta de guitarras baratas em geral utilizarem também tal madeira (atualmente mais barata no mercado internacional), porém com processos de secagem e tratamento deficitários, o que faz com que elas retenham mais água que o normal, resultando em peso e timbre nada excepcionais.

Assim, se a sua guitarra de corpo de basswood é pesada ou soa ruim, não culpe a madeira, mas sim os construtores. Algumas das melhores guitarras do mundo foram fabricadas em basswood.



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tradução dos nomes de madeiras