O mal da teoria

Autor Mensagem
    amico
    Veterano
    # nov/05

o mal da teoria, que eu percebi que acontece com muitos é que agente fica apegado muito dela e deixa de criar coisas novas, na verdade tudo ja foi teorizado, dizem que tem notas que conflitam com algumas escalas, mas dependendo da sequencia que vc toma da uma tensão diferente e bem legal.
    então se for pra estudar teoria estudem bastante pra saber que vc pode fazer sim coisas a mais.
    ex: o padrão das escalas tem 5 tons e 2 semi-tons isso na teoria mais aprendida, mas eu consegui descobrir só hoje que se fizer com 4 semi-tons e 3 tons fica legal, e por ai vai.
    antigamente eu era mais travado e tentava respeitar ao maximo só o que eu aprendi, acho q por causa do sono fiquei meio rebelde.

sena
    Veterano
    # nov/05
    · votar

o mal da teoria, que eu percebi que acontece com muitos é que agente fica apegado muito dela e deixa de criar coisas novas, na verdade tudo ja foi teorizado, dizem que tem notas que conflitam com algumas escalas, mas dependendo da sequencia que vc toma da uma tensão diferente e bem legal.
    então se for pra estudar teoria estudem bastante pra saber que vc pode fazer sim coisas a mais.
    ex: o padrão das escalas tem 5 tons e 2 semi-tons isso na teoria mais aprendida, mas eu consegui descobrir só hoje que se fizer com 4 semi-tons e 3 tons fica legal, e por ai vai.
    antigamente eu era mais travado e tentava respeitar ao maximo só o que eu aprendi, acho q por causa do sono fiquei meio rebelde.
    (2)

BlacK Dog
    Veterano
    # nov/05
    · votar

acho q por causa do sono fiquei meio rebelde.

¬¬

kevinmoore
    Veterano
    # nov/05
    · votar

isso é foda!
    eu ultimamente só crio coisas manjadas por isso... ficam poucas opções! E eu não sei mto de teoria de escalas q se interligam... tipo:
    Vc tá em D maior dpois se vc imendar com G menor fica legal ( em termos de escala, não acordes ), isso foi um exemplo, nem sei se funciona...
    mas isso é 1 dos problemas... fora outros na hora de solar e tal

Sincero
    Veterano
    # nov/05
    · votar

O grande mal da teoria é naum saber aplica-la

Fritz_mkvl
    Veterano
    # nov/05
    · votar

Você tem que saber muita teoria pra poder não usa-la.

JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/05
    · votar

amico
    o padrão das escalas tem 5 tons e 2 semi-tons isso na teoria mais aprendida

mas eu consegui descobrir só hoje que se fizer com 4 semi-tons e 3 tons fica legal

Cara, sem querer parecer chato hehehe... se vc estudar bem harmonia, teria descoberto pelo estudo além das escalas normais 5 tons e 2 semi-tons a escala 4 semi-tons e 3 tons .... só pra exemplificar !!

Concordo contigo em partes, eu sou preguiçoso pra estudar, então conto mais com a percepção, nesse caso estar tocando em bandas e dando a cara a tapa é fundamental, pq treinar percepção dentro do quarto eh furada (eh o meu caso). O grande lance de ser auto-didata eh tocar com o maior numero de musicos possiveis, em diferentes momentos de diferentes estilos...hehehe Barzinho ou Igreja são umas puta escolas heheheh

E tem tanto guitarrista animal tocando por ai, vc ve que os caras tocam muito e são auto-didatas, mas pode ter certeza q alem do talento os caras devem ter bastante chão rodado já

JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/05
    · votar

Fritz_mkvl
    Você tem que saber muita teoria pra poder não usa-la

isso eh o q dizem os jazzistas mudernos, pq os primórdios usavam a intuição e só heheheh

Fritz_mkvl
    Veterano
    # nov/05
    · votar

JoeCruzGuitar
    Deve ser por isso que Jazz moderno é bem melhor.

Penta_Blues
    Moderador
    # nov/05
    · votar

Bom dia!!!!

Sincero e Fritz_mkvl
    Mataram a pau e sem dó!!!! Excelentes comentários

JoeCruzGuitar
    Não acredito que os primórdios do Jazz não tenham se beneficiado da teoria, até porque a teoria musical é mais antiga que o Jazz...

Valeu!!!

asda
    Veterano
    # nov/05
    · votar

Nao manjo nada de teoria.... Nao sei nem o nome dos baratos....
    Nao sei ler partitura... Nao sei escalas...

Mas to satisfeita assim...

PagoderoSatanico
    Veterano
    # nov/05
    · votar

O que eu acho é que nego precisa parar de culpar a teoria por coisas que não têm nada a ver com ela. Se o problema é falta de criatividade, então a culpa é da falta de criatividade, oras. O que a teoria faz é te dar ferramentas capazes de produzir música original e criativa. Se o cara tem essas ferramentas e não usa, ou se usa elas pra fazer música ruim, a culpa é do animal que faz a música ruim. Teoria não é problema, é a solução.

darkwolf
    Veterano
    # nov/05
    · votar

eu sei teoria e nao sei aplicar ela direito

eeevee
    Veterano
    # nov/05
    · votar

teoria NUNCA é demais. O problema é que algumas pessoa ficam "presas" a teoria, e não conseguem criar nada legal, fica tudo "mecânico" demais.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a O mal da teoria