Afinação em Eb (Vale a pena Mudar?)

    Autor Mensagem
    ricfs
    Veterano
    # nov/05


    Olá Pessoal,

    Gostaria de saber quem usa essa afinação? Quais suas vantagens e desvantagens?

    Estou pensando em mudar para essa afinação, pois os guitarristas que eu curto usam essa afinação Hendrix e SRV. E tipo meio que cansei de ficar transpondo para E.

    Se muda para Eb fica muito foda pra tocar as músicas que usam a afinação em E??

    Desde já Agradeço

    cavaleirolouco
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    olá, eu gosto de usar essa afinação mais pelo fato da voz, pra mim candar em Eb e melhor, mas existem músicas que soam melhor nesse tom ,ele da um ar mais pesado na música. ou as vezes o guitarrista q é burro e naum consegue afinar em E, e acaba afinando em Eb

    Alexandre Souza
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    ricfs
    tem o lance da voz como disse o cavaleirolouco, mas eu tbm uso em Eb pq toco SRV e tal, e pq uso encordoamento 0.11 dae afinado em Eb a tensão fica menor

    Thedekai
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    eu gosto, som massa!

    eeevee
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    eu tava tirando uma música do Narnia esses dia, e tive que afinar em Eb. Achei estranho pra carai, as cordas ficam muito frouxas (eu uso 0.9).

    ricfs
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Então eu tb uso 0.9 mas vou mandar arrumar a minha guita uma fender japonesa 1997, precisa trocar os trastes, e já vou pedir pro luthier regular ela pra 0.10.

    E tem todo esse esquema de tensão, essa é um dos motivos por quero mudar a afinação e também pra tocar as músicas do Hendrix e do SRV, pq tocar elas em E não fica a mesma coisa que em Eb.

    Uma fez tentei afinar em Eb com 0.9 e ficou frouxa mesmo ...

    Mas e ai depois de mudar pra Eb, ficar foda tocar as músicas que estão em E???

    Iago
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    ricfs
    não, os dedos não enfraquecem tanto hehehe! mas experimenta mudar pra um encordoamento mais pesado, tipo 0.10

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    vc muda por 2 motivos basicamente

    1) vocal não aguenta o alcance na afinação padrão... tipo, fica muito forçado pro cara, a solução pode ser baixar meio tom da afinação standard pra aliviar um pouco e não ter q fazer malabarismo pra caçar outros shapes

    2) calibre de corda mais grosso, geralmente baixando a afinacao standard em meio-tom alivia bem a tensão

    isso já falaram ae em cima

    sobre sua duvida ;

    Mas e ai depois de mudar pra Eb, ficar foda tocar as músicas que estão em E???

    Respondo com uma pergunta ;

    Fica foda vc tocar as musicas em Eb estando na afinacao E ???

    a resposta eh a mesma pra minha pergunta.... a dificuldade vai ser a mesma

    naumfreud
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    sei lá...

    RENESASAKI
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Eu uso a afinação em Eb ja faz muito tempo, o que eu faço é usar um capotraste para tocar as musicas em E,

    uso um capotraste da Dunlop, ele e ótimo, já as cordas uso 0.10 heavy (hibrida - as mais graves de 0.11 e as agudas de 0.10),

    no começo acho que vc vai errar pra kct mas depois de um tempo vc pega a manha!

    pagode nem morto
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Eu não uso afinação em Eb na minha guitarra porquê é Floyd Rose e daí dá muito trabalho...

    gringo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    eu ja afineu em Eb, D, e hoje em dia eu afino em C# por causa da minha banda....... mas da mó trampo pra regular as molas da floyd..... mas eu curto pracas.... mó pesão da porra....

    Max The Iceman
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    já experimentaram a velha e boa braçadeira?

    gringo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Max The Iceman
    já experimentaram a velha e boa braçadeira?

    mano braçadeira é pra deixar mais aguda a afinação seu loco...

    a gente ta falando em afinação mais grave!!!!

    Max The Iceman
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Max The Iceman
    · votar


    gringo

    vai pro meio do braço
    em geral esses guitas famosos usam afinações diferentes por causa do vocal, mas eles trocam a guitarra quando precisam da padrão

    o melhor é saber tocar bem em todos os semitons
    o objetivo é esse, não é?

    RENESASAKI
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Eu acho que o que ele quiz dizer é usar a afinaçao grave Eb, C#, D mas usar a braçadeira para tocar as musicas com afinaçoes agudas nao é???

    ricfs
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Olá pessoal,

    Muito obrigado esclareceram muitas dúvidas que eu tinha ...
    Acho que vou comprar um capotraste também.

    e com certeza vou mudar pra Eb e jogar uma 0.10 e se me der bem vou pular pra 0.11, as 0.09 que estou usando hoje já estão muito molengas pra minha mão, tó vendo a hora de estourar umas cordas dando bend.

    E o melhor com essa afinação vai ficar melhor pra tocar Hendrix e SRV hehehe

    gringo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    cara na afinaçao q eu uso ja da pra dar um bend de um tom e meio tranquilo...... eu uso 0.11, mas c usasse 0.9 dava um bend de 4 tons facinho hahahahahahahahha

    ricfs
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    gringo

    cara bend de 4 Tons??? e a corda aguenta???

    vc acha que pular direto para a 0.11 vai ser foda????

    affcl
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    vai sim kra, uso 010 e sou feliz assim

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação em Eb (Vale a pena Mudar?)