Guia de Estudo - Estudar é o único meio de alcançarmos nossos objetivos.. Portanto, vamos à luta!

Autor Mensagem
darkwolf
Veterano
# nov/05


Então galera... acabo de chegar de um workshop que meu professor fez com um ex-aluno dele.. voltei não acreditando no que vi.
Voltei, também, pensando que eu tenho que estudar. Eu tenho que estudar mais! TODOS TEMOS QUE ESTUDAR MAIS!
O ex-aluno do meu professor disse que estuda 13 horas por dia!
Agora entro eu na história.. O meu estudo:

1° Pego a guitarra e faço uns 10 minutos de 1234 a 280bpm (4 notas por batida)
2° Faço uns arpejos umas coisinhas não muito construtivas...
3° Toco umas músicas (a maioria sem solo.. humpf ¬¬)
4° Fico tirando umas músicas aí... METAL e tal..

Meu estudo resume-se a isso.. uma MERDA né?

Agora vamos chegar onde queremos..
Criei esse tópico para organizarmos um roteiro de estudo.. um roteiro FUDIDO! Um roteiro que vai realmente nos fazer progredir.. Isso, definitivamente, não vai servir apenas pra mim.. NUNCA! Isso vai servir pra todos os membros do fórum.. Agora o pedido:

organizarmos um roteiro de estudo.. um roteiro FUDIDO!

Vamos postar exercícios (de aquecimento, exercícios de técnicas(bend, vibrato, tapping, ligados, etc..), palhetada, sweep, velocidade(garanto que esse a galera quer muito)) que vão desenvolver nossa técnica..

Postar métodos de estudo tais como, por exemplo: como devo tirar uma música? como devo tirar um solo? - coisas do gênero..

Nunca esquecendo da teoria é claro: campos harmônicos, shapes de arpejos, shapes de escalas, intervalos, etc..
Aquelas perguntas do tipo: se eu to tocando uma música em tal tom como eu posso fazer meu solo? ou: que escala ficaria legal para improvisar emcima dela?

Lembrando: esse é um tópico sério. Servirá de ajuda para 99% do fórum. Um stick seria muito bem vindo moderadores..
Vamos lá galera, vamos fazer valer nosso esforço, vamos espremer tudo que pudermos do tempo, a cada minuto que passa estamos perdendo de aprender coisas novas, de evoluir nossa técnica..

Let there be guitar!

Abraços.

darkwolf
Veterano
# nov/05
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Alguns livros postados pelo Sincero

Speed Mechanics
http://rapidshare.de/files/7170511/_Speed_Mechanics.PDF.html

Fretboard Logic
http://rapidshare.de/files/7171146/Fretboard_Logic_Volumes_1__2___3.pd f.html

3 livros da Berklee
http://rapidshare.de/files/7179292/A.Modern.Method.for.Guitar._Berklee _.zip.html

darkwolf
Veterano
# nov/05
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Mais esse aqui postado por ele também.

http://rapidshare.de/files/7172410/_Book___CD__Slap___Pop_Techniques_f or_Guitar.zip.html

darkwolf
Veterano
# nov/05 · Editado por: darkwolf
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Texto redigido por Fear of the dark.

Gerenciando seu tempo de estudo


A premissa básica para mantermos um aprendizado constante depende fundamentalmente de termos uma diretriz bem clara, "trocando em miúdos", cada segundo do seu estudo diário tem sumária importância para a realização de seus objetivos. Em função dos mesmos, trace uma linha de estudo que varie com seu tempo hábil, sua facilidade ou dificuldade com determinado assunto e suas próprias metas.

Os assuntos abordados neste método são a estrutura básica para a solidificação de seu vocabulário guitarrístico ( independente se você almeja ser um jazzista rei do Be bop ou um mestre dos " tapping Van Haleanos " ).

Entenda que todo este material ( leitura, acordes, ritmos, etc.. ) vai ser o fator de diferenciação entre a verdadeira música e meros modismos passageiros. Lembre-se que todos nossos " heróis " da música universal sempre foram resultados de estudo muito intenso ou de uma concepção muito pessoal ( leia-se " gênios " ) .Vale aqui a frase atribuída ao pintor espanhol Pablo Picasso: " Um grande trabalho é resultado de 10% de inspiração somados a 90 % de transpiração ".

Um dos pontos que mais afligem os iniciantes em seus primeiros passos é o que diz respeito à necessidade ou não de uma rotina diária de estudos. Devemos ter em mente o bom e velho ditado: " O hábito faz o monge " ,ou seja, a freqüência de estudo mínimo diário vale mais que um exagero esporádico. A fluência e a velocidade são resultados de uma eficaz interiorização da informação, seja ela um lick ou uma escala. Lembre-se, a velocidade vem com o tempo !

No intuito de organizar seu tempo de estudo, sugerimos uma tabela que aborda assuntos estruturais. Com o acúmulo das informações obtidas no decorrer do curso você poderá, eventualmente, construir uma nova tabela. O caráter deste enfoque é rotatório, feito antes de mais nada em função de suas próprias necessidades.

Segue então uma sugestão de um roteiro mínimo de estudo:

(Obs. : É bom frisar que o desenvolvimento musical também é resultado de um crescimento neuro - muscular, portanto, tenha cuidado com seu mais precioso instrumento : suas mãos !!! Faça sempre um aquecimento que envolva alongamentos de seus músculos e tendões.)

Assunto Tempo mínimo sugerido
Exercícios Cromáticos 20 min.
Notas no Braço (intervalos) 10 min.
Escalas 30 min.
Descanso 5 min.
Arpejos / Tríades 30 min.
Acordes / Bases 30 min.
Leitura 20 min.
Descanso 5 min.
Improvisação/Composição 45 min.
Repertório 45 min.
Tempo Total 4 Horas

Caso você venha se sentir desanimado, tenha sempre em mente que a perseverança é a chave para o sucesso !

Os norte-americanos prezam muito a expressão " attitude ". Esta, assim como uma série de termos em inglês, não possui uma tradução literal, mas pode ser definida como a maneira que encaramos a música dentro de nosso contexto diário. Cada pequeno detalhe é encarado com uma grande seriedade e pensamento positivo para nosso verdadeiro desenvolvimento.

Estude sempre com a sua atenção focalizada. Nossa mente é como uma câmera que registra informações em nosso arquivo central (cérebro) e este, como os próprios computadores, não tem critério do que é certo ou errado. Sendo assim, registre cada informação com o máximo de cautela. Estude absorvendo quantidades pequenas de informações. Respeite o seu próprio tempo!

O processo de aprendizado é cumulativo, tudo o que você aprender será utilizado durante vários anos em sua carreira musical, por isso cada tópico deve ser sempre reestudado. A sua ótica em relação à estes mesmos assuntos amadurecerá proporcionalmente à sua evolução.

Tenha cuidado também com a sua postura, pois a maneira como você "sente" e "veste" seu instrumento serão fundamentais para definir sua técnica e fluência . Uma má postura pode acarretar sérios problemas de coluna, membros superiores e mãos. Cuidado com a altura da correia da guitarra, apesar de esteticamente os "roqueiros" de plantão preferirem se utilizar da famosa postura "bad boy", com a guitarra na altura do joelho. Na verdade esta não é a postura mais confortável para se estudar guitarra! Tenha como exemplos " monstros " das seis cordas que tocam com a guitarra numa postura correta : George Benson, Frank Gambale, Les Paul, Roy Buchanan, Mozart Mello , Jonh Mclaughlin, entre outros.

A técnica, que nada mais é do que uma habilidade mecânica, existe não para dizermos que somos mais rápidos do que este ou aquele guitarrista. Não se trata de uma corrida onde quem é o mais rápido chega primeiro ao pódio. A técnica existe para que não haja limitações físicas na sua execução. Ela permitirá a você tocar qualquer coisa, qualquer seqüência de notas que sua imaginação criar.

Para alcançar a tão almejada técnica, incorpore a essência dos assuntos tratados acima através das seguintes diretrizes:

Praticar lentamente: vale mais a qualidade que a quantidade e lembre-se: devemos ser como um trem que parte da estação lentamente e aos poucos vai pegando velocidade, sempre em direção ao seu destino.
Positividade: Complementando o quesito " attitude ", você nunca deve se pressionar dizendo " tenho que acertar, não posso errar ". Isto pode causar-lhe um grave bloqueio mental. Não se apresse, não se pressione, assim sua mente não perderá tempo nem atenção em outros fatores. Apenas concentre-se !
Concentração: É exatamente o complemento do que citamos acima. Não devemos estudar vendo TV, pensando no fim de semana, etc. Concentre-se no estudo, no que você realmente estiver estudando.
Não gaste muito tempo no mesmo exercício: Delimite um tempo máximo para cada exercício, isto evitará problemas físicos associados a movimentos repetitivos, como a Síndrome do Túnel do Carpo, que "tirou de ação" o tecladista Keith Emerson. Vale salientar que um estilo interessante de guitarra é uma somatória de várias possibilidades de execução.
Siga este caminho e curta sua viagem através das estradas da música!


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Tomando cuidado com suas mãos!

Amplificadores queimados e guitarras com braços danificados são (apesar de causarem pesadelos na maioria dos mortais) situações que podem ser facilmente remediadas. Ao passo que o veículo máximo de sua expressão ( suas mãos ) pode sofrer danos causados por exageros e mal uso, o que lhe trará "pesadelos" ainda maiores.

Os tendões e ligamentos das mãos que são submetidos a movimentos regulares e contínuos podem sofrer problemas denominados como Síndromes de Movimentos Repetitivos. Na realidade, tais problemas são causados por uma somatória de fatores : esforço contínuo num mesmo movimento, má postura, tensão nervosa, entre outros.

O ato de estudar diariamente seu instrumento exige também uma postura e preparação corretas, tanto no intuito de obter melhor desempenho como também pensando em prevenir os problemas acima citados. Para tal, leve em conta a regulagem de sua guitarra no que diz respeito à ação ( altura ) das cordas pois estas, estando mais próximas da escala, demandam menos pressão dos dedos ( embora percam bastante a sustentação do som ). Além disso pense em pequenos exercícios que irão ativar sua circulação sangüínea e " pré aquecer " seus músculos e tendões:

Estenda seu braço direito como se os seus dedos estivessem sendo empurrados contra uma parede. Então, puxe os dedos com sua mão esquerda gentilmente para trás. Pare ao sentir seus tendões forçados. Depois repita o processo com sua mão e braço virados ao contrário. Você deve fazer isso por no mínimo de 20 a 30 segundos 3 vezes em cada forma.
Exercícios extensores de pulso - estenda seus braços de uma forma reta na sua frente com os cotovelos firmemente presos. Aponte seus dedos para baixo e puxe-os em sua direção. Faça o movimento contrário (para cima). Não use a sua outra mão como auxílio.
Temos também um exercício específico para os dedos que é realizado da seguinte maneira: Mantenha seus dedos esticados de modo que eles apontem para cima. Puxe-os para baixo contra a palma de sua mão e enrole-os fechando o pulso. Então, desenrole os dedos até que eles apontem para cima, voltando à posição inicial. Repita o processo várias vezes.
Faça movimentos de abrir- e- fechar suas mãos repetidas vezes para ativar a circulação.
Movimentos rotatórios com os punhos fechados também são ótimos como aquecimento.
Além desses pequenos cuidados, não se esqueça das outras partes do seu corpo envolvidas no processo de tocar, como sua própria coluna. Lembre-se dos "toques" que já demos à respeito da postura e utilização da correia da guitarra.

Conscientize-se, tenha cuidado e bons estudos!


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Mão direita - exercícios básicos

Existem basicamente três vertentes no que diz respeito a mecânica da palhetada. A primeira consiste em centrar os movimentos no pulso, ou seja, o centro de apoio é o próprio pulso. A segunda consiste em utilizar o antebraço, onde o centro de gravidade se dará no cotovelo. A última consiste em fazer movimentos circulares com os dedos. Caso você observe os vídeos de seus guitarristas favoritos, perceberá que há tantas maneiras bem sucedidas de palhetar quanto o número de guitarristas bem sucedidos. Lembre-se que a constituição física e os estilos são muito variados, sendo assim, existem soluções diferentes para cada situação.

Tenha em mente que o tipo de música que você estiver tocando vai determinar a sua postura de palheta, ou seja, você não vai tocar um " groove " de funk com o mesmo enfoque de palhetar um " fast run " do Paul Gilbert .

De qualquer forma seguem aqui algumas normas gerais:

Marisco
Veterano
# nov/05
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Já fiz um tópico assim, com um roteiro super elaborado de estudos. Ninguém deu muita bola.

darkwolf
Veterano
# nov/05
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.. continuação do texto ..

Permaneça relaxado;
Pratique sempre a palhetada alternada ( nunca repita a direção da palhetada );
Algumas pessoas apoiam sua mão direita ou antebraço em algum lugar para guiá-las, outras não. Se for utilizar o apoio não o faça de maneira desleixada. Encontre o local certo como a borda da ponte por exemplo. Experimente as posições de palhetar e perceba como estas vão influenciar crucialmente o seu som. Ao palhetar perto da ponte você obterá um som mais "brilhante", já o ataque próximo da escala lhe dará um som mais encorpado, a exemplo de Frank Zappa, cujo estilo peculiar de tocar sobre a escala da guitarra lhe dava um som bem " gordo " , apesar de perder um pouco da sua definição;
A forma com que você ataca a corda é muito importante, podendo ser um ataque bem frontal ( perpendicular ) ou angular;
Seja econômico com os movimentos de suas mãos. Quanto menores os movimentos, maior a velocidade e precisão;
Você não tem que segurar a palheta com muita força entre seus dedos. Somente uma leve pressão para deixá-la fixa é o suficiente;
Palhetas muito finas geralmente não são muito boas para palhetadas rápidas. Elas não voltam à sua forma plana rápido o suficiente depois que uma corda é palhetada. Essas palhetas mais finas ( de 0.15 a 1.0) normalmente são usadas para sons acústicos e mais despojados ,dando-lhes uma sonoridade mais "brilhante". As palhetas mais grossas (de 1.0 a 3.0) dão uma sonoridade grave e encorpada. Devido à sua firmeza são ideais para técnica e velocidade.
Obs.: As palhetas são fabricadas de vários materiais como :

Metacarbonato - Têm boa durabilidade, muito semelhantes com as de plástico comum;

Nylon - Normalmente são finas, produzem um "clique" peculiar ao tocar;

Delrin - Geralmente são mais porosas e desta forma aderem mais aos dedos;

Materiais exóticos - metal, prata, ágata, osso, madeira ,etc.

Não se esqueça que desde a escolha da palheta até a forma de tocar deve ser um processo totalmente pessoal, fazendo com que você alcance seu próprio estilo desde os primeiros estágios.

Mikuin
Veterano
# nov/05
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estão em inglês?

darkwolf
Veterano
# nov/05
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Aqui temos o tópico do Marisco

Já fiz um tópico assim, com um roteiro super elaborado de estudos. Ninguém deu muita bola.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/84596/

darkwolf
Veterano
# nov/05
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estão em inglês?
Sim.

darkwolf
Veterano
# nov/05
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Agora é com vocês.. postem aí!

Mikuin
Veterano
# nov/05
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mas esse seu tópico eh mais avançado, tena fazer uma coisa q vá desde iniciante até mais avançados...

MrJunkie
Veterano
# nov/05 · Editado por: MrJunkie
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legal..........q texto grande

Mas muito produtivo

BlacK Dog
Veterano
# nov/05
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darkwolf

Sua iniciativa foi boa, mas duvido muito q essa ideia vingue hein...Tem MUITA coisa no fórum.

Jonas Be Good with a 69
Veterano
# nov/05
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http://www.guitarx.com.br/index.asp?url=library_html/destaque/volume_z erocomoorganizarseusestudos.htm

darkwolf
Veterano
# nov/05
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BlacK Dog
Podia reunir tudo aqui..

advance2
Veterano
# nov/05
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darkwolf

Parabéns pela iniciativa!

BlacK Dog
Veterano
# nov/05
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darkwolf

Putz mano, quando digo muito é MUITO msmo heuaehuae. O problema é q ja tem um tópico d exercicios aqui, tem sobre cronograma, tem sobre tecnicas em música,etc...

Bom, vou postar uma coisa q eu achei muito legal, acho q tem alguma coisa a ver com o tópico:


Quando as pessoas me pedem conselhos sobre como se tornar um músico melhor, eu sempre lhes digo "Toque com seus ouvidos !" através do que eu quero dizer não se preocupe muito a respeito do que seus dedos estão fazendo. Tente encontrar grandes melodias que funcionem sobre a progressão
de acordes sobre a qual você esta tocando, e a velocidade chegará a tempo com bastante prática.
Eu não penso que um guitarrista tenha muito para fazer com a técnica como todos dizem que ele tem. Embora eu possa as vezes tocar rápido,
isto realmente não é o mais importante. Música é sobretudo criar idéias melódicas. A coisa mais importante é que as escalas e arpeggios que você
toque sejam músicais e se encaixem na progressão de acordes.
Eu comecei estudando música clássica, primeiro Bach e Vivaldi e mais tarde o virtuoso violinista Niccolo Paganini.
Após estudar a música deles, Eu fiquei ciente da beleza e importância dos arpeggios e sons dos acordes.
Ouvir música classica, particularmente as peças de Bach, ajudou-me a desenvolver um forte senso de melodia.
Eu era capaz de incorporar algumas de suas idéias melódicas e harmonicas no contexto do meu solo.
Uma maneira de fazer suas escalas soarem mais melódicas e interessantes é usando pedal tones, um dispositivo melódico dominado por Bach.
De todas as minhas influências músicais, o violinista clássico Niccolo Paganini têm estado no topo da lista.
Eu sempre perguntei porque qualquer um precisaria praticar exercicios que fossem claramente tecnicos em sua natureza quando se pode conseguir os mesmos beneficios tocando música real. Eu quero dizer, porque correr padrões estúpidos para cima e para baixo do braço, quando você poder tocar as peças musicais de Bach ou Paganini ?


Hehe, dificil adivinhar quem é.

Marisco
Veterano
# nov/05
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BlacK Dog
Dylon?

BlacK Dog
Veterano
# nov/05
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Marisco

Sabia q iam errar...









Júnior.

Marisco
Veterano
# nov/05
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Droga, eu tava entre os dois e chutei errado...

darkwolf
Veterano
# nov/05
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po galera.. era pra ser um tópico sério e já tao avacalhando aí.. gastei mó tempao pra ajudar a galera..

maniac123
Veterano
# nov/05
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Estudar nao adianta em nada.

Tem q ter o dom.

Deji
Veterano
# nov/05
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maniac123
conseguiu gravar o neoclassic?

maniac123
Veterano
# nov/05
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Deji
só parei em casa hoje, mano...
nem peguei na guitarra esses dias.

Deji
Veterano
# nov/05
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maniac123
foda

marcelo2711
Veterano
# nov/05
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eu sempre tive uma duvida...eh melhor que a mao direita fique colada ou em cima da ponte???eu num consigu...mas meu professor fla pra eu fik sempre com a mao direita na ponte...esse eh o certo ou errado ou num tem nenhuma problema??

darkwolf
Veterano
# nov/05
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acho que isso é pessoal cara..

darkwolf
Veterano
# nov/05
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morreu então.. que decepção com vcs..

marcio_zav
Veterano
# nov/05 · Editado por: marcio_zav
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So mto preguiçoso pra treinar.
Coloco o metronomo em 50bpm e faco umas sextinas, dai vo aumentando. Mas nao aguento e comeco a "brincar". Dai paro o metronomo e ponha umas musicas e fico acompanhando..
Num fico nem meia-hora treinado com metronomo =(

rafagg
Veterano
# nov/05
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BlacK Dog
Marisco

hauhauhauahuahuahuaha

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