Sugestão (Programa de Estudos)

Autor Mensagem
Marisco
Veterano
# abr/05 · Editado por: Marisco


Bom, essa é pra quem está com dificuldade em organizar seus estudos.

Eu fiz um pequeno esquema (que eu utilizo para estudar), onde estão são abordados diversos assuntos dividos por tópicos.

Detalhes:

--> Eu coloquei só de segunda a quinta-feira pois são os dias que eu estudo usando este programa.
--> É pra quem dispõe de 3 horas diárias (claro que isso pode ser adaptado).

-------------------------------------------------------------------------------------------------

1) Harmonia (20 min)
Segunda: Progressões Maiores (Tocar e adaptar o ouvido a entendê-las).
Terça: Progressões Menores.
Quarta: Analisar uma música (análise funcional dos acordes)
Quinta: Ler um livro sobre o assunto e fazer anotações (Schoenberg, Chediak, etc).

Outras sugestões: Estudo de campo harmônico; Formação dos acordes; Tríades e tétrades no braço da guitarra.

2) Escalas (10 min)
Segunda:Menor Harmônica (Memorizar shape e visualizar intervalos).
Terça: Menor Melódica.
Quarta: Penta m6.
Quinta: Penta M7.

Outras sugestões: Penta m7; Penta Blues; Escala de tons inteiros; Visualização dos intervalos dos modos gregos; etc.
* Se você possui mais tempo pode usar para estudar mais de uma escala por dia, dessa forma facilitará sua memorização.

3) Fraseado (10 min)
Segunda: Aprender, anlisar e treinar um lick.
Terça: Criar um lick baseado em uma progressão harmonica simples.
Quarta: Estudar um shape de arpejo (e observar intervalos).
Quinta: Treinar os licks criados/aprendidos e catalogá-los.

4) Ouvido (20 min)
Segunda: Treino para ouvido absoluto* (15 min); Tirar um lick (5 min).
Terça: Treino para ouvido absoluto* (10 min); Tirar uma harmonia (10 min).
Quarta: Treino para ouvido absoluto* (15 min); Ouvir intervalos e tentar discerni-los(5 min).
Quinta: Treino para ouvido absoluto* (10 min); Tirar uma harmonia (10 min).

* Estou fazendo um curso do David Lucas Burgee (Absolut Pitch Ear Training) para desenvolver o ouvido absoluto. Eu recomendo, é muito bom. Em pouco tempo já se começa a notar ótimos resultados na percepção dos diferentes tons.


**DESCANSO - 5 minutos**


5) Técnica (60 min)
Segunda: Palhetada Alternada (30 min); Palhetada Sweep (10 min); Palhetada Híbrida (10 min); Tappings (5 min); Ligados (5 min).
Terça: Palhetada Alternada (10 min); Palhetada Sweep (25 min); Palhetada Híbrida (10 min); Tappings (10 min); Ligados (5 min).
Quarta: Palhetada Alternada (25 min); Palhetada Sweep (10 min); Two-Hands (10 min); Dedilhado (10 min); Ritmos (5 min).
Quinta: Palhetada Alternada (10 min); Palhetada Sweep (20 min); Two-Hands (10 min); Dedilhado (10 min); Ritmos (5 min).

Outras sugestões: Vibrato; Bends; Alavancadas; Técnicas com String Skipping; etc.


**DESCANSO - 10 minutos**


6) Repertório (20 min)
Segunda: Análise geral de uma peça. Separar trechos mais complicados e incluí-los no estudo de técnica.
Terça: Estudar a peça.
Quarta: Estudar a peça.
Quinta: Estudar a peça e catalogá-la. Só começar outra após estar firme nessa.

7) Composição (10 min)
Segunda: Desenvolver um idéia.
Terça: Trabalhar em cima da idéia inicial.
Quarta: Ler livro de contraponto modal.
Quinta: Ler livro de composição do Schoenberg.

Outras sugestões: Harmonizar uma melodia; Desenvolver idéias rítmicas.

8) Improvisação (15 min)
Segunda: Analisar uma harmonia e listar opções de arpejos, escalas, etc.
Terça: Criar um lick baseado na análise anterior.
Quarta: Explorar motivos rítmicos diferentes para o mesmo lick.
Quinta: Trabalhar com improvisos vocais e transpô-los para guitarra.

---------------------------------------------------------------------- ---------------------------

Vale lembrar que isso aqui não abrange todas as áreas do estudo de música. Existem ainda diversos tópicos que poderiam ser abordados (como leitura de partitura, teoria musical, analise de composições, etc). Entretanto acho que este programa serve para dar uma boa noção de organização nos estudos de música.

Abraços!

Igor Martins
Veterano
# abr/05
· votar


Vlw, agora q me organizo :)
Devido o trabalho, fica complicado para mim ter aulas de noite,
então só resta o CC e o Google

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


caramba, não consigo estudar 3 horas com descanço só de 15 min hehe... geralmente dou uma treinada de mais ou menos 1 hora e dou um longo descanço e se voltar estudo mais uma hora... nos fins de semana talvez esse tempo aumente um pouco hehe

Black_Guardian
Veterano
# abr/05
· votar


Marisco
mto bom kra. vai ser bem util agora q to querendo estudo pra vale
sobre esse curso pra ouvido absoluto, eh um livro?? fiquei interessado

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


Jaum_Paulo
Pois é, se eu der intervalos maiores vou ter que passar a dormir só 5 horas por noite!

Black_Guardian
Esse curso eu baixei no e-mule. São oito CDs de audio em que esse David Burge ensina a desenvolver o ouvido absoluto. É bem interessante o curso, e bastante motivador. Vale a pena baixar e testar. Eu já estou fazendo há um mês e estou tendo resultados ótimos.

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


UP! (2)

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


Marisco
hehe assim sim, porisso eu digo que é melhor para pouco hehe

leopoldo
Veterano
# abr/05
· votar


eu gostava de saber como se xama este curso no emule???? por favor

advance2
Veterano
# abr/05
· votar


esse topico deveria se fixo! mto interessante!

Black_Guardian
Veterano
# abr/05
· votar


up up up, esse topico merece.
Marisco
putz oito cds, so qundo compra outro HD ou arranjar um gravador pra tira uns shows daqui. eh em ingles neh?

leopoldo
ta ali em cima poh...
David Lucas Burgee - Absolut Pitch Ear Training

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


Black_Guardian
Mas são oito CDs de áudio. Tu baixa ele em MP3, daí acho que dá menos de 1 CD.
Ahh, é em inglês sim. Mas se tu manja um pouco acho que não vai ter problemas, pq a pronúncia do cara é bem limpa, sem nenhum sotaque.

deathmeister
Veterano
# abr/05
· votar


Kra soh achei Relative pitch ear trainning e Perfect pitch ear trainning, do mesmo autor, Davida Lucas Burgee. Acho que o nome eh relative pitch ear trainning pq impossivel o edonkey nao achar.

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


deathmeister
Perfect Pitch e Absolut Picth são a mesma coisa.
Relative Pitch é outra estória. É a capacidade do ouvido de reconhecer intervalos!

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


deathmeister
Perfect Pitch e Absolut Picth são a mesma coisa.
Relative Pitch é outra estória. É a capacidade do ouvido de reconhecer intervalos!

Soninha
Veterano
# abr/05
· votar


Tem um arquivo no emule chamado David Lucas Burge - Perfect Pitch Ear Training with Handbook.zip tem + ou - 470 mb. Será que esse tem todas as lições juntas?

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


Soninha
Acredito que é esse mesmo o arquivo!

Soninha
Veterano
# abr/05
· votar


Marisco, valeu pela dica! Vou dar uma olhadinha nesse arquivo! O único problema é que demoooooora para chegar hehehe.

renatocaster
Moderador
# abr/05
· votar


Marisco

mto bom cara, bela iniciativa!!!!

deathmeister
Veterano
# abr/05 · Editado por: deathmeister
· votar


Marisco

Eh, nao eh a mesma coisa, ja escutei a introdução ele falow que ouvido relativo tem a ver com o cerebro entendo a musica e ouvido absoluto tem a ver com o coração enxergando as cores das notas, meio loko esse negócio.

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


Uia! Não rola disponibilizar esse treco numa Central de Downloads? :)

deathmeister
Veterano
# abr/05
· votar


BlaCk LaBeL

aff baixei o relative, da mais de 1 giga e o absolut que eu to baixando eh quase 500 mega, entao nem rola mesmo.

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


deathmeister
Ouvido relativo é o entendimento das relações entre as notas (intervalos).

Ouvido absoluto é sobre distinguir uma caracteristica em cada tom, que somente este tom possui. Por exemplo o F# é mais vibrante, enquanto o Eb é mais meloso, suave.

Fazendo uma analogia com o sentido da visão seria algo assim: Ouvido absoluto é como funcionam nossos olhos. Tu não precisa ver o verde pra saber que outra cor é vermelho. Tu simplesmente vê o vermelho e consegue saber que é de fato vermelho. Assim como quem tem o ouvido absoluto não precisa ouvir um Dó pra poder distinguir um Mi (que está uma terça maior acima). Ele simplesmente ouve o Dó e reconhece uma característica que só o Dó possui.

Esse esquema é bem interessante, pois em ambos os exemplos o nosso cérebro só tem que identificar uma certa faixa de freqüencias. Cor nada mais é que luz refletida com uma determinada freqüência. Som nada mais é que uma vibração numa certa freqüência também.

deathmeister
Veterano
# abr/05
· votar


Marisco

Tipo eu frago esses negocios de relativos, talz, mas esse negocio de absoluto eh meio doido, vou faze primeiro esse de relativo e depois vou fazer o de absoluto, eu acho importante pq hj em dia quase ninguem mais tira de ouvido, ficam soh no guitar pro o dia inteiro, to tentando diminuir meu uso do guitar pro, agora com isso acho que vai melhorar, valew mesmo por ter falado desse curso, pelo que vi ate agora eh bem interessante mesmo, da até raiva de mim mesmo de pegar um negócio desse de graça hehe.

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


deathmeister
Putz.. tudo isso? Então desencana! Viajei total! Hehehehe!

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


BlaCk LaBeL
Mas vale a pena baixar o Absolut Pitch. É um CD (em mp3). Muito bom o curso!

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


Marisco
Vou procurar, sim. Parece ser bem legal mesmo.

dhelly
Veterano
# abr/05
· votar


Nesse material, da pra estudar sozinho!!!

paulafanaia
Veterano
# abr/05
· votar


Tem um arquivo no emule chamado David Lucas Burge - Perfect Pitch Ear Training with Handbook.zip tem + ou - 470 mb. Será que esse tem todas as lições juntas?
Mas vale a pena baixar o Absolut Pitch. É um CD (em mp3). Muito bom o curso!
Aond eu axo esse programa?

heathcliff
Veterano
# mai/05
· votar


eu vou ser sincero cara.

Eu acho a coisa mais fantasiosa do mundo esses roteiros de estudos. Eu acho que deve sim haver um critério para os seus estudos, mas isso que você fez considero meio absurdo, tanto que uma minoria muito restrita é a que segue esse tipo de roteiro.
Para ser sincero eu adoraria ter paciência parar seguir à risca, mas eu não tenho. Mesmo tendo um equipamento legal e tendo a tarde toda livre todos os dias. =(

Marisco
Veterano
# mai/05
· votar


heathcliff
Questão de determinação e persistência.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sugestão (Programa de Estudos)