Pentatonicas sem polemicas

Autor Mensagem
Mad_Jazz
Veterano
# out/05


Pessoal, sem querer gerar polemicas em torno deste tópico que é tão batido no forum, resolvi criar este novo para que possamos reunir melhor os assuntos em torno das pentas.

Já tenho conhecimento suficiente para saber que podemos fazer a digitação do relativo menor do tom que estamos, usando a sexta do mesmo. Por exemplo, se estou tocando uma musica em G posso fazer a digitação da Penta Menor de E, que encaixa perfeitamente.
Da mesma forma que eu posso digitar a penta de C# menor para o tom de E. É só contar um tom e meio para tras e fazer a digitação da escala menor, perfeito ?

Bom fora isso, já aprendi a utilizar as blues notes nas Pentas. O que mais pode ser dito em torno de uma penta ? Digo, posso fazer mais algum tipo de substituição, como foi no caso do menor relativo ?

Deji
Veterano
# out/05
· votar


Mad_Jazz

Para dar um efeito outside, vc pode usar a penta do acorde Sub V do acorde dominante.

Por exemplo, em uma musica em Am, quando o acorde for E(dom), vc usa a penta do Sub V do E (Bb).

Nào esquecende de repousar em inside (Penta de A)

Isso aí.

;)

LOW Fl
Veterano
# out/05
· votar


Mad_Jazz

treine todos double-stops possiveis e impossiveis, depois falo mais

Gasoline
Veterano
# out/05
· votar


Toque as pentas que vc já sabe, usando chicken picking, a 200bpm, sempre resolvendo em inside, mesmo quando utilizar double-stops.


(e eu ainda quero o cd do Johnny Hiland).

22222 oirartnoc oa
Veterano
# out/05
· votar


Gasoline

o q eh chicken picking?

Gasoline
Veterano
# out/05
· votar


22222 oirartnoc oa
É uma técnica de palhetada, comumente usada no country. Em que se usa a palheta, e os dedos médios e anelares para palhetar.
Não sei explicar exatamente com palavras, mas pode-se (por exemplo, não é regra) tocar um bordão com a palheta, e tocar 2 notas bem agudas com os dedos.

Steve Morse tem uma técnica ótima de chicken picking. Johnny Hiland também. São poucos guitarristas (principalmente fora do country) que usam isso, mas é muito louco. Principalmente para rock n´ roll e blues.

maniac123
Veterano
# out/05
· votar


oh os caras apavorando a molecada...

os caras querem saber se pentatonica tem 5 notas e os malucos ja mandam outside e double-stops...

heathcliff
Veterano
# out/05
· votar


Pentatonicas sem polemicas

Ae, curti o nome.

22222 oirartnoc oa
Veterano
# out/05
· votar


Gasoline

a tah, o jason becker usa nakele video do 5º capricho de paganini

Egregora Digital
Veterano
# out/05
· votar


O que sao double stops, insides e outsides?

heathcliff
Veterano
# out/05
· votar


Egregora Digital

double stop é tipo quando vc toca duas notas


e------------------------------------------------------
B-----------------7----7--------------10b12------------------
G----7-----9------7h9--7-----7-----7---------------------------
D----7-----9-----------------7h9---7------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Egregora Digital
Veterano
# out/05
· votar


heathcliff

Vlw.

nobre
Veterano
# out/05
· votar


Egregora Digital
ou outsides é quando vc toca umas notas de passagem fora da escala, em tons diferentes pra dar um toque meio exotico no solo, mas lembrando de fazer as notas de repouso inside (na escala), pra nao gerar tensão exagerada que faria o solo ficar esquisito

Isso informalmente, os entendidos ai sabem falar melhor :O

Mad_Jazz
Veterano
# out/05
· votar


Po pessoal, valeu mesmo !!

Deji, legal essa sua dica. Seria correto dizer que fazer o Sub V do Dom. é o mesmo que subir 1/2 tom da escala quando entrar o acorde V ? No exemplo que ele deu, em Am, quando tocar E, sobe 1/2 tom (se estamos solando em A) e temos Bb...

Quanto aos doble stops, eu já fazia e nem sabia que tinha nome para a tecnica... gosto muito do estilo do Buddy Guy e ele usa bastante.

Tem um lance legal tambem que é descer a penta 2 e subir a penta 5 no mesmo desenho. As notas se encaixam perfeitamente formando as blue notes.

JulinhoAfram
Veterano
# out/05
· votar


Galera, alguém podia me explicar como formar a pentatônica de cada modo grego?

Deji
Veterano
# out/05
· votar


maniac123
oh os caras apavorando a molecada...

os caras querem saber se pentatonica tem 5 notas e os malucos ja mandam outside e double-stops...


huahauahuahuhau

Deji
Veterano
# out/05
· votar


Deji, legal essa sua dica. Seria correto dizer que fazer o Sub V do Dom. é o mesmo que subir 1/2 tom da escala quando entrar o acorde V ? No exemplo que ele deu, em Am, quando tocar E, sobe 1/2 tom (se estamos solando em A) e temos Bb...

Exatamente... Scofield usa e abusa disso...

LeandroP
Moderador
# out/05
· votar


Você pode juntar as duas pentas aplicando a técnica de tapping.

Criar patterns (padrões de digitação).

Usar aproximações cromáticas dentro das pentas.

Mad_Jazz
Veterano
# out/05
· votar


O Leandro, valew !

Me dá um exemplo de Patterns e aproximações cromaticas ?

Deji
Veterano
# out/05 · Editado por: Deji
· votar


Tudo cromatizado:p


e------5-6-7-8---------------------------------------------
B------5-6-7-8---------------------------------------------
G------5-6-7-8-------------------------------------------
D----4-5-6-7-----------------------------------------------
A------5-6-7----------------------------------------------
E------5-6-7-8-------------------------------------------

Claro que vc nao vai tocar desse jeito, mas tem algumas possibilidades de onde voce pode craomatizar a penta...

Deji
Veterano
# out/05 · Editado por: Deji
· votar


Lembrando que a frase precisa repousar em uma Nota Inside (Nota que compões o acorde em jogo)...
Em alguns casos repousar em outside rola muito bem, mas tem que ter bom gosto.

Mad_Jazz
Veterano
# out/05
· votar


Ah Cara ! Acho que quem usa bastante cromatismo é o John Mc Laughlin...
Tem um show do Eric Clapton, o Cross Roads Guitar Festival, onde ele é convidado e dá a impressão de fazer cromatismo o tempo todo...
Falando nisso, quem assiste esse DVD fica maluco de tantas guitarras loucas que mostram neste show... cada musica é uma diferente...

Deji
Veterano
# out/05
· votar


Mad_Jazz
Eu gosto muito de cromatismo, pra mim Pat Metheny é o rei do cromatismo.

NowhereMan
Veterano
# out/05 · Editado por: NowhereMan
· votar


soh tenho uma duvida, a pentatonica esta completamente dentro da escala maior natural?
pq se sim seria melhor estudar soh a maior?

Deji
Veterano
# out/05
· votar


NowhereMan
Todas as esclas estão dentro da escala cromatica, sendo assim, vamos apenas estudar cormatismo?

NowhereMan
Veterano
# out/05
· votar


Deji
hehe eh q me da um puta desespero de pensar que ha varias escalas que tem que ser estudadas em varios tons.

guitargod
Veterano
# out/05
· votar


é legal também tipo assim:
em C, por exemplo, você pode usar, sem complicações, as pentas menores de A, D e E.

Mas se vc quiser complicar, a gama é quase infinita.

Deji
Veterano
# out/05
· votar


NowhereMan
rsrs

TucanoTuca
Veterano
# out/05
· votar


Mad_Jazz

Tem um lance legal tambem que é descer a penta 2 e subir a penta 5 no mesmo desenho. As notas se encaixam perfeitamente formando as blue notes.

Irmão.. pode explicar melhor pra mim esse esquema?
por exemplo, em A eu desceria na penta, desenho 1 a partir da 5ª casa...
eu subiria na mesma 5ª casa mas com o desenho da penta 5 ? é isso?

Mad_Jazz
Veterano
# out/05
· votar


Isso mesmo, Tuca ! Pode fazer o teste e voce vai ver que as notas se encaixam, pois quando voce sobe com a penta 5, voce utiliza as blues notes da penta 1, sacou ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pentatonicas sem polemicas