como evitar as pentatônicas

    Autor Mensagem
    re
    # out/02


    galera, conheço os modos gregos, escalas menor melódica e harmônicas, mas na hora de fazer uma improviso não consigo fugir das pentatônicas. O que fazer para fugir. Outro dia toquei com um amigo e ele ficou olhando para o braço da minha guitarra e percebeu q eu só uso pentas. fiquei um pouco constrangido. O que devo fazer? Se o rock roll cai bem essas pentas?

    BB_KONG
    # out/02


    Se vc. conhece escalas, nao tem pq fugir das pentas. Tocando as escalas diatonicas maiores por exemplo, vc. nao deixa de tocar a pentatonica. Voce pode apimentar as escalas com blue note, com bends, double stops. Agora, se o problema e tocar sempre os patterns báscios da penta , ai vai mais de treinar passagens, tocar na transversal, iniciar em um patern e terminar em outro.
    Espero que a duvida seja essa...!

    Slash_BH
    # out/02


    vc não precisa saber mais do q a penta, veja jimi hendrix, q só sabia a penta, mas no entanto, era um poço de criatividade!

    And The Gods Made Love!

    luisfree
    # out/02


    eu não consigo entender como tirar solos, não tive um professor decente que me ensinasse
    alguem pode me dar uma dica?

    Slash_BH
    # out/02


    aí, quando eu não acho uma nota na guitarra, pego o slide e começo a tocar em uma corda na casa 1, depois vou subindo até achar a nota, depois q vc acha a primeira nota fica mais fácil...
    e só pra vc saber, meu professor era um lixo, ele só tocava as músicas do momento, tipo Sandy e Junior, e coisas desse tipo, aí eu li q slash e jimmy page aprenderam sozinhos, entaum pq não aprender comigo mesmo?

    Alberto
    # out/02


    Cara naum fique constrangido a pentatonica é a mais usada escala e se vc conhece outras pq naum tenta misturar um pouquinho as 2 assim vc vai se acostumando a sair só da penta.

    |nobre|
    # out/02


    a pentatonica nada mais eh do que a escala maior ou menor retirando apenas duas notas... cada desenho de pentatonica tem seu semelhante maior ou menor apenas adicionando as notas. o esquema é saber dar enfase as notas mais importantes, e usar as outras como passing notes...

    Anônimo
    # out/02


    kem disse q o hendrix soh sabia penta?
    isso eh lenda....conheço varias musicas as quais ele faz interposicoes entre maiores, menores e pentas...

    flw

    Marcio
    # out/02


    bom alguem me passa os boxes das pentas por favor !!! pra quem sabe um dia eu poder me livrar delas !!! hehehehe

    meu e-mail é marciogmunhoz@bol.com.br obrigado !!!!

    Guilherme Rosa
    # out/02


    Pô cara ... se a penta satisfaz seu rock n' roll ... pra que fugir delas ? ... Vc pode começar a emendar os modos gregos , escala cromatica,escalas menores, etc ... tudo nela ... não tem pq fugir da pentatônica ...

    re
    # out/02


    pelo jeito é melhor fazer experimentações com essas sugestões.

    FELIPE RAMON
    # out/02


    o hendrix só sabia pentas maiores e menores e com blues note. só que de tantos bends e uma tecnica de improviso sinistra, parece que não.

    Anônimo
    # out/02


    ........

    Rodrigo
    # out/02


    claro que hendrix não sabia çó pentatonica....Darn

    se voce quizer incrementar seu improviso com os modos ou uma pentatonica diferente, vc deve fazer uma analise harmonica da musica. vou dar um exemplo:
    um blues em E7
    o tom dela vai ser
    lá maior:
    A7M Bm7 C#m7 D7M E7 F#m7 G#m7(b5)
    vc pode usar as escalas:
    Mi mixolidio (lá maior)
    Pentatonia de Bm, C#m, F#m
    Lá menor melodico e harmonico
    Si menor melodico
    e pentatonica de Am

    Claro que existe outras escalas que podem ser usadas, mas estas ai já ajudam bastante no improviso.

    Mas naum se esqueça de que é melhor sabe improvisar bem com uma escala do que usa um tanto de uma maneira mecanica, sem feeling.

    Anônimo
    # out/02


    Como q eu sei em qual tom eu vou usar as escalas???

    Tipo, se o tom a musica é A, eu vou usar a escala em A, ou não?

    Alguem poderia me passar ou dizer onde tem escalas... eu só sei as pentatonicas.

    gufavaretto
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.
    gufavaretto
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    fev/12

    Olá !

    Picareta
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    gufavaretto

    É sério que você renasceu esse tópico só para fazer essa piada escrota que nem é sua? Você é patético.

    buddy guy
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: buddy guy
    · votar


    re e demais colegas do up !!!!

    como evitar as pentatônicas?

    Ué,basta não utilizar a escala de penta,oras !!!

    E vem vem cá,por que diabos vcs não querem utilizar a escala de penta? Sim,pois é uma escala legal. Se encaixa tudo beleza,por que não utiliza-la?

    EDIT É cada "nóia" que a galera vai criando,que vou falar,viu.....

    gufavaretto
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    jul/18

    gufavaretto
    gufavaretto
    gufavaretto

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como evitar as pentatônicas