Regulagem de oitavas

Autor Mensagem
herikguitar
Veterano
# set/11 · Editado por: herikguitar
· votar


Mais um Ressucitador de Tópicos!

Como eu vou comprar uma Strato daqui a alguns tempos, pesquisei muito sobre a Regulagem das Oitavas pq na cidade onde moro não tem Luthier, então eu que vou ter que regular! Daí quando tava lá no Google vi um link do You Tube, entrei e achei o cara explicando como fazer isso!

Aprendi perfeitamente, então resolvi postar aqui ,ao invés de criar outro tópico, o vídeo, pra ajudar também aos que não sabem muito disso e estão na mesma situação que eu.




Espero ter Ajudado!

EDIT: Me bateu uma pequena dúvida: Existe um captador específico para regular as Oitavas de uma Strato? Se existe, eu uso o Captador da Ponte, Meio ou Braço?

bielcamboim
Veterano
# ago/13
· votar


Galera, não importa o quanto eu Gire o parafuso do Carrinho ele não muda em nada, o q eu faço?

eduardodff
Veterano
# ago/13
· votar


Esta girando o parafuso certo? O carrinho se move?
Se está, provavelmente a guita está com braço empenado ou algo mais sério!

juanlmendes
Membro
# ago/13
· votar


bielcamboim
ou as vezes tem que dar um leve batida no carrinho ou parafuso para se mexer

felipesan
Veterano
# ago/13
· votar


bielcamboim
É importante que troque a corda tbm se estiver muito velha.
Hj mesmo tive que fazer isso: nao estava conseguindo regular as oitavas ate trocar as cordas.

bielcamboim
Veterano
# ago/13
· votar


felipesan
mas tipo, troquei as cordas ontem ^^

felipesan
Veterano
# ago/13
· votar


bielcamboim
bom, se o carrinho se move e continua sem mudar a afinação acho que seria melhor levar a guitarra a um luthier.

CanhotoPaulo
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: CanhotoPaulo
· votar


Boa tarde gente,

Vou comprar um afinador para regular oitavas e quero sugestões de vocês quanto funcionalidade e preço.

O que eu achei interessante em termos de preço e qualidade foi o BOSS TU12ex. Vou comprar por R$ 250,00. Nunca usei esse especificamente, mas tive algumas boas referências.

Tenho a impressão de estar revivendo um tópico morto, pois a ultima postagem é de 2013, mas achei melhor que criar outro tópico.


Abraço e valeu!

Jube
Veterano
# jan/16
· votar


CanhotoPaulo
Caraca que caro!!! Sou meio leigo com esse equipamento ai, ele faz mais algumas coisa além de afinar para justificar esse preço?
Eu regulei as oitavas da minha SG com um aplicativo no celular.

makumbator
Moderador
# jan/16 · Editado por: makumbator
· votar


Jube

Bem, nem todos os afinadores são iguais no que se refere à precisão (quanto menor a margem de erro mais sofisticado tem que ser), funcionalidades (há os que são cromáticos, os que apenas afinam algumas notas específicas, os que são estroboscópios, etc...), extensão (há afinadores com maior ou menor possibilidade de se afinar notas mais ao grave ou agudo). O fato de ser true by pass ou não, ter iluminação, etc...

Sem contar é claro a qualidade de construção. Não tem como comparar em todos os itens com um aplicativo de celular (e há ótimos aplicativos de afinação disponíveis). Tenho no celular um app de afinação estroboscópio da Peterson que me atende bem quando necessário.

Mas tenho também um Korg OT12 muito mais caro que esse da Boss, mas que possui sistemas de afinação históricos (que me são úteis pra tocar música antiga), regulagem do tempo em que o afinador começa a analisar o som captado (útil pra eliminar do cálculo transientes iniciais, o que ajuda a afinar tímpanos com mais rapidez), transposição (para afinar instrumentos transpositores mais facilmente), possibilidade grande de regulagem do lá de referência e extensão extrema (afino de contrabaixo de 6 cordas até flautim com ele)

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Jube

Sabe que é bem impreciso né? E a regulagem ficou proporcionalmente imprecisa.

CanhotoPaulo

É o mais usado por luthiers, depois dos racks. Vai na fé.

Jube
Veterano
# jan/16
· votar


makumbator
Maneiro, não conhecia esses afinadores.

Ismah
Ficou bom a afinou certinho, mas a precisão dele é proporcional às minhas habilidades de regulagem, então quebra um galho até eu levar meus meninos e meninas no luthier.

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


makumbator

O que é muda num afinador estroboscópico para um digamos "normal/comum" ?

makumbator
Moderador
# jan/16 · Editado por: makumbator
· votar


Ismah

Até onde li, os afinadores estroboscópicos são os mais precisos, não apenas pelo sistema de detecção, mas também pelo sistema de representação da nota (o que se reflete em uma afinação mais precisa). Mas é uma parada muito técnica pra meu nível.

Os melhores tem margem de erro de 0.1 cent (sendo o cent a centésima parte de um semitom). Os afinadores não estroboscópicos ficam muitas vezes na casa de 0.5 a 1.5 cent de margem de erro (ou seja, é uma diferença bem grande para os estroboscópicos)

O problema dos estrobos mecânicos é o preço absurdo e necessidade de manutenção. Os mecânicos top da Peterson custam mais de 5 mil dólares.

Obviamente há os estroboscópicos não mecânicos, que aparentemente possuem a mesma precisão de detecção (mas uma margem de erro maior na representação), mas seriam mesmo assim mais precisos que os comuns (em hardware ou não).

Tenho o app iStrobo tuner da Peterson para IOS e a versão desktop em VST (Strobosoft 2.0). Ambos possuem margem de erro de 0.1 cent. São as formas mais baratas de se ter um afinador estroboscópico (U$ 9.99 para a versão IOS e U$ 49,99 para a versão VST desktop).

Meu Korg OT 12 (que já foi topo de linha da marca) tem margem de erro de cerca de 1 cent.

LeandroP
Moderador
# jan/16
· votar


makumbator

Meu amigo veio de fora e trouxe dois afinadores Peterson, daqueles de clip, e me deu um de presente. Durou uns 3 meses e parou de funcionar. Substituí a bateria (achando que fosse isso), não teve jeito. fiz o que pude. Mas ele era muito preciso mesmo. O pouco tempo que usei deu pra perceber. Uma pena ter parado de funcionar do nada.

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


makumbator
E quanto ao princípio de funcionamento?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Regulagem de oitavas