Iniciar com guitarra ou violão???

Autor Mensagem
Robinson
Veterano
# set/05
· votar


Eu vejo da seguinte maneira: a única coisa comum entre a guitarra e o violão é o fato de term 6 cordas e se afinarem da mesma forma, de resto... são instrumentos bem diferentes. Vou dar um exemplo com outros instrumentos pra ser didático: o piano e o cravo. O piano gera o som quando as cordas são percutidas (marteladas) e o cravo gera o som quando as cordas são "beliscadas", isto faz com que o piano exija bem menos força na hora de tocar as mismas teclas que o cravo tem. O cravo é muito mais duro e exige muito mais força porém, ambos são muito parecidos na sua forma física.
Entre violão ocorre uma situação análoga.
Guitarra toca-se geralmente com palheta e o violão com os dedos (e a técnica do dedilhado).
Braço da guitarra muito mais fino e mais confortável e o do violão muito mais grosso e incômodo para mãos "pequenas".
Guitarra exige muito investimento de dinheiro (amp, efeitos, energia elétrica, cordas novas toda hora, etc) e violão não precisa nada disso a menos que vc sobreviva de música.
Guitarra faz um barulho do kct e violão não incomoda os vizinhos.
Então meu conselho é o seguinte: decida se o que vc quer tocar é mesmo Guitarra ou Violão e não perca seu dinheiro nem o seu tempo.
Abç!

GuNn3r
Veterano
# set/05
· votar


eu acho um atraso começar no violão, eu comecei no violão, e aconcelho a não fazer a mesma besteira, se tu começar na guitarra tu aprende tudo do violão e ainda mais....

spy2k
Veterano
# set/05
· votar


GuNn3r

como o cara vai aprender a harmonizar, improvisar se ele nem sabe fazer um C maior?

acho importantíssimo ter uma noção de violão popular. senão, vai ser aquele guitarrista que acha que destrói na penta e não tem um mínimo de noção de levada, não sabe fazer um dedilhado entre outras simplicidades...

quero deixar claro que considero isso importante só pro começo.
depois é depois...

GideonDanni
Veterano
# out/05 · Editado por: GideonDanni
· votar


velho , eu quando resolvi aprender de verdade comprei um violão aço com braço estilo de guitarra (bem mais fino que o de violão normal) e coloquei encodoamento 0.09 nele (no caso um tagima texas), escolhi o violao principalmente pela facilidade e comodidade, alem da possibilidade de variação já que quando se está começando (estava aprendendo com um violão emprestado), pelo menos no meu caso, diciplina não era o meu forte . quando achei que poderia ir alem ,ralei e comprei uma Squier fender(que me acompanha até hj). recentemente coloquei um Dimarzio PAF nela ,na ponte, já que não consigo comprar um kit de noiseles pra ela.quando eu achar que devo dar um UP novamente eu vou fazer o possivel , mas um passo de cada vez... tocar guitarra exige um bom conhecimento do instrumento , e essa intimidade vc só vai ter quando poder plugar e tocar pra caramba , e o mesmo acontece no violão, vc acaba descobrindo que cada um tem os seu nuançes proprios,e esses nuances vc acaba pegando somente depois de muita intimidade.
Boa sorte na sua escolha e que o ROCK esteja com vc e o supremo RANDY RhoAds te acompanhe nessa cruzada magnifica da musica se misturado na sua alma d uma forma que nem vc poderá comprender.
RANDY forever

Kalyfornia
Veterano
# nov/07
· votar


Eu iniciei com violão pois eu axo melhor e mais barato (caso vc pare o prejuizo vai ser menor)

nao acredito nisso... Comprei um violao... No primeiro mes parei de tocar ele... deixei ele guardado um bom tempo... 1 ano ou +... Meu pai estava axando q foi perda de dinheiro... Mas 1 mes atras, me deu um estalo e uma grande vontade de tocar violao, daih tow tocando e se deus kizer vou comprar minha guitarra e tudo ta indo muito bem... Se vc tem vontade de aprender alguma coisa minha dica eh ir em cima... msm q vc nao aprenda nakela, vai xegar uma hora q vc vai aprender... que foi o meu caso...

bbjoe
Veterano
# fev/08
· votar


Essa história é ridícula. Perdi um tempo grande com essa balela. Tinha 13 anos e meu pai me disse que só me daria uma guitarra depois que soubesse tocar violão. Nesse ínterim, ainda estude 1 ano e meio de clássico que me deram boas referências mas que não me transformaram num guitarrista. Se tivesse ganhado uma guitarra primeiro, já teria 14 anos de instrumento e estaria tocando pra caralho. Demorei um tempo pra perceber quer não gostava do som do violão e vendi o meu. Sempre fui apaixonado por guitarra e com certeza tem gente que nunca estudou violão e toca a guitarra muito bem. Isso é balela deslavada.

In The Navy
Veterano
# fev/08
· votar


Essa história é ridícula. Perdi um tempo grande com essa balela. Tinha 13 anos e meu pai me disse que só me daria uma guitarra depois que soubesse tocar violão. Nesse ínterim, ainda estude 1 ano e meio de clássico que me deram boas referências mas que não me transformaram num guitarrista. Se tivesse ganhado uma guitarra primeiro, já teria 14 anos de instrumento e estaria tocando pra caralho. Demorei um tempo pra perceber quer não gostava do som do violão e vendi o meu. Sempre fui apaixonado por guitarra e com certeza tem gente que nunca estudou violão e toca a guitarra muito bem. Isso é balela deslavada.

Tenho 15 e meu pai fala a mesma coisa pra mim.
To doido por uma telecaster, mas por enquanto vou me virando com o violão, tem algumas musicas que são ateh divertidas de tocar nele. E sim, comecei aulas de guitarra semana passada

Dark Fallen Angel
Veterano
# fev/08
· votar


In The Navy
quando eu comecei a fazer aula de guitarra nem violão eu tinha, guitarra mesmo soh as de onde eu estudava

Mega
Veterano
# fev/08
· votar


hmm.. tópico antigo. Mas vale deixar o comentário:

Perdi um tempo grande com essa balela. Tinha 13 anos e meu pai me disse que só me daria uma guitarra depois que soubesse tocar violão

foi por isso que não comecei na música mais cedo. Meu pai também tinha essa idéia aí, eu queria guitarra, e ele me deu um violão dizendo que é a mesma coisa. Fiquei muito puto da vida e deixei o instrumento encostado durante anos até que me interessei por conta própria e comecei a tocar. Hoje tenho os dois, mas posso dizer que de longe a guitarra me satisfaz muito mais. Apesar de que no violão eu toco outros estilos, próprios pra violão, que foram os que me fizeram pegar interesse por violão.

Astolfo9238
Veterano
# fev/08
· votar


começa na guitarra mesmo véi. Sempre vejo esse papo que tem que começar no violão pra depois passar pra guitarra, mas acho isso balela. Eu comecei no violão mas toquei só durantes 1 mês, depois comprei minha guitarra. A diferença do violão que eu usava pra guitarra era muito grande em termos de conforto. A guitarra tem um braço mais fino e confortável, o violão tem o braço mais grosso e as cordas são mais altas.

A única vantagem de começar no violão é que é mais barato, aí se tu comprar um violão e não gostar vai ter um preju menor do que se comprar uma guitarra e não gostar

Astolfo9238
Veterano
# fev/08
· votar


agora que eu vi que o tópico é de 2005 :\

In The Navy
Veterano
# fev/08
· votar


In The Navy
quando eu comecei a fazer aula de guitarra nem violão eu tinha, guitarra mesmo soh as de onde eu estudava

To melhor que vc então =O
e agora que vi que esse topico eh de 2005

Lak Lak
Veterano
# fev/08
· votar


Eu comecei no violão, e eu penso q é mais fácil começar pelo violão(2)

fora q se vc for fazer aulas vc aprende uma pancada de acordes e pa, formação de acordes e tecnicas sem palheta q sao bem legais...

tem muito guitarrista por ai q toca tbs do demo e se embanana com cifra

abraços

Nosreffej-AB
Membro Novato
# set/13
· votar


No meu caso, já tenho uma certa noção de violão e de guitarra. Me considero entre o nível básico e o intermediário. Estudei algumas teorias de formação de acordes (tríades, tétrades, acrescentadas e diminutas). Porém quero me aprofundar na prática e ser "um músico completo". Porém, não sei por onde prosseguir nos estudos: se violão ou guitarra.

Nosreffej-AB
Membro Novato
# set/13
· votar


No meu caso, já tenho uma certa noção de violão e de guitarra. Me considero entre o nível básico e o intermediário. Estudei algumas teorias de formação de acordes (tríades, tétrades, acrescentadas e diminutas). Porém quero me aprofundar na prática e ser "um músico completo". Porém, não sei por onde prosseguir nos estudos: se violão ou guitarra.

Nosreffej-AB
Membro Novato
# set/13
· votar


No meu caso, já tenho uma certa noção de violão e de guitarra. Me considero entre o nível básico e o intermediário. Estudei algumas teorias de formação de acordes (tríades, tétrades, acrescentadas e diminutas). Porém quero me aprofundar na prática e ser "um músico completo". Porém, não sei por onde prosseguir nos estudos: se violão ou guitarra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Iniciar com guitarra ou violão???