parafinar os caps

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Bilyson
Veterano
# set/05


parafinar os caps

GuitarHome
Veterano
# set/05
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obvio.. hehe foi usar a busca ou apertou enter ? hehehe

Bilyson
Veterano
# set/05
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como faz isso?passar simplesmente em cima das bolinhas cinzas(naum lembro o nome)do cap adianta alguma coisa??falem ai..procurei no busca mas naum axei nda satisfatorio!

Bilyson
Veterano
# set/05
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GuitarHome
apertei enter no meio da parada q eu tava escrevendo....uahsdusa

GuitarHome
Veterano
# set/05
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Bilyson
hum tambem gostaria de saber mais deve ser "meio perigoso nao?"....
o nome das bolinhas é polo hehe e eu vi em um topico que ajuda um poco na microfonia chiado.. sera??

Alguem ae explica pra nois aqui hehe =]

GuitarHome
Veterano
# set/05
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Bilyson
ahuaahua ^^

Bilyson
Veterano
# set/05
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GuitarHome
poiseh......alguem ai explika como faz?minha guita ja eh uma bosta.....eu corro o risco..aushdsua............mas soh passar por cima sm precisar abrir nda ajuda?

GuitarHome
Veterano
# set/05
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Bilyson
eu não faço a minima hehe...

ricesp
Veterano
# set/05
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Já fiz isso nos captadores podres de uma Michael LP (que bosta de guitarra!!!)
como os captadores davam muita microfonia, resolvi parafiná-los...

Fui a cata na web pra saber como fazer, descobri um tutorial inclusive com fotos... mas não é nada difícil não.

Material:
1 - Conseguir parafina (Aquelas usadas para fabricar velas)
2 - Uma lata de refrigerante ou cerveja (o que tiver a fim de beber!)
3 - Uma panela (não muito grande, pois é para colocar a lata com a parafina)
4 - Borrachinhas (aquelas escolares) tipo elástico, atílio ou sei lá o que... aquelas de ficar atirando clips com elas...
5 - Captadores de guitarra (meio lógico não?)

Procedimento:

1 - Retire os captadores da guitarra (Dããããããã)
2 - Remova a borda da lata de refrigerante (aquela onde fica o pino de abrir. Remova toda a parte metálica com um abridor de latas ou algo parecido) até que a lata fique com a "boca" totalmente aberta
3 - pegue a panela e encha até a 1/3 com água
4 - Esquente a água no fogão (não muito quente!!!)
5 - Coloque os pedaços de parafina na lata
6 - Coloque a lata dentro da panela com água quente
7 - Pegue as borrachinhas e enrole os captadores com elas (para não soltar a fita que cobre os fios do captador)
8 - Após derreter a parafina (quando estiver bem líquida) mergulhe os captadores na lata segurando pelo fio do captador, fique fazendo movimentos circulares com ele dentro da lata até parar de sair bolhas de ar (só alguns segundos).
9 - Retire o captador e espere esfriar.
10 - É só tirar as borrachinhas e com a unha ou um objeto plástico, remova o excesso de parafina na parte de cima do captador (onde estão os pólos)

Fiz isso e funcionou sem problemas... diminuiu e muito a microfonia mas os captadores e a guitarra eram tão podres que era melhor ter trocado logo...

Madureira
Veterano
# set/05 · Editado por: Madureira
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ricesp

Tenho uma Giannini Lespaul 1979 ...
LINDA ... tem uma captação legal, soh que apita pra cacete ...

Fazendo esse procedimento, nao vou perder o timbre ?! (Fica abafado ou "Xôxo" ?)
Realmente funciona legal ? Diminue ou até pára de apitar ... ?

[]´s!

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
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Madureira - Diminui a microfonia se o problema for câmaras de ar nos captadores, acho que vale a pena tentar, pois não prejudica em nada o timbre.

Madureira
Veterano
# set/05
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Fábio Seiji

Maravilha...
Vou testar então...

Puta dó, é uma belissima guitarra com o timbre que eu adoro tatal rock 70...

mas apita muito ...

Valew !

Bilyson
Veterano
# set/05
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ricesp
soh passar a parafina em cima dos polos ajuda em alguma coisa?

ricesp
Veterano
# set/05
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Bilyson

Não adianta absolutamente nada infelizmente...


Fábio Seiji

Sobre a questão de ar na câmara dos captadores, não é isso não...

No tutorial em inglês, explicava que era porque os fios que encobrem o magneto vibravam, daí o porque de usar parafina para que os mesmos não vibrem e não gerem microfonia...

Se o processo for feito com cuidado, não tem problema algum...

E não muda em nada o timbre dos captadores, apenas diminui bastante a microfonia...

Falow

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
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ricesp

Cara, para de tentar dar uma de espertalhão!
Se não tiver câmaras de ar no interior dos enrolamentos não tem como os fios vibrarem. Então você está falando exatamente a mesma coisa; mas, se vc quer discutir o "fenômeno físico" que ocorre eu te digo que se tiver espaços no enrolamento ocorre corrente de realimentação, conhecida também de corrente de remoinho, isto é; a corrente realimentada é somada à corrente natural amplificando sucessivamente até que ocorra a saturação pelos limites de alimentação do amplificador e dos demais componentes que compõem o sistema.
Não se ache muito conhecedor só pq vc leu um tutorial, estude mais aprofundadamente antes de vir discutir sobre qualquer assunto.

ricesp
Veterano
# set/05
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Fábio Seiji

Primeiro: Não sou espertalhão ou algo do gênero... A galera perguntou se alguém já tinha feito... eu fiz e pesquisei sobre o assunto antes de tentar fazer algo que pudesse prejudicar os captadores.

Compreendo o aspecto "físico" envolvido no processo, apenas me referi que não era exatamente por esse motivo, até porque nenhum captador é lacrado a vácuo certo?

Além do mais, eu fiz o processo e tive sucesso em todos os aspectos e não sou moleque pra ficar no "acho isso" ou "acho aquilo" ah, e sobre estudar mais "aprofundadamente" li algumas coisas a respeito e separei as que achei interessante e FIZ de verdade...

Lamento sua opinião infantil e que na tentativa de demonstrar conhecimento "teórico" não falou nada que já não tenha sido mencionado anteriormente "espertalhão".

Infelizmente ao invés de colaborar com sua opinião, tentou desmerecer a minha opinião perante outros membros do fórum, o que provavelmente aliado à impetulância normal da juventude não contribui em nada para o objetivo que é como fazer o processo em si.

Se és tão esperto como "encheu" o peito para criticar, porque não publicou o processo "correto" anteriormente?

Faça um favor a todos e contribua construtivamente para o fórum...

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
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ricesp
Bom, não fui eu quem disse:

"1 - Retire os captadores da guitarra (Dããããããã)"

então não me venha com essa de que minha opinião é infantil
Além disso eu expliquei o fenômeno de realimentação, quando uma parcela do sinal retorna para o início do circuito provocando sucessivas amplificações até sua saturação, que provoca a microfonia que, tenho certeza que muitos não sabiam, provavelmente vc tb.

Para começar, foi vc quem iniciou o questionamento, inútil, por sinal, quando eu estava esclarecendo para o Madureira se funcionaria com o captador dele. Portanto a prova está ógo aí em cima de quem ENCHEU O PEITO

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
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Além disso NÃO EXISTE o PROCESSO CORRETO !

Muitos que constróem seus próprios captadores selam a bobina de diversas formas, como vernizes ou resinas.
Sou técnifo formado em telecomunicações e mesmo com minha impetulância normal da juventude já colaborei e ajudei muitos associados daqui do fórum, dando dicas, trocando idéias de construção e até doando peças, mesmo tendo entrada aqui faz menos de 1 mês.
Então, não me venha com seu papo furado!

ricesp
Veterano
# set/05
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Fábio Seiji

..que provoca a microfonia que, tenho certeza que muitos não sabiam, provavelmente vc tb...

Olha a arrogância da frase acima, não fui eu que cheguei ontem e cheio de pedras na mão... gostaria de saber o método para poder "adivinhar" o conhecimento do outros a distância... me seria muito útil...

O fato de ser técnico em telecomunicações não o qualifica (assim como eu que sou analista de sistemas) a dar uma opinião "de especialista" no assunto, portanto mais uma vez COLABORE COM O FÓRUM COM ALGO CONSTRUTIVO por gentileza...

O fato de ter trocado idéias, dando dicas e doado peças é louvável, mas não esperava que alguém tão "articulado" ficasse tão irritado com uma outra visão sobre o mesmo assunto....

E outra: SE SABIA Ó GÊNIO SUPREMO DA ELETRO-ELETRÔNICA, PORQUE NÃO PUBLICOU ANTES ALGUM MÉTODO... Talvez quem não soubesse mesmo era você... tsc. tsc. tsc.

ricesp
Veterano
# set/05
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A propósito, já fez o processo alguma vez? seja sincero e fale a verdade por favor...

EduSlash_o_Retorno
Veterano
# set/05
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eu ouvi falar que o problema da chiadeira é o ar nos caps mesmo, foi oke falaram aki no forum.

ricesp
Veterano
# set/05
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Além do mais, não sabe a diferença entre infantilidade e ironia... tem muitos novatos neste fórum, vai que tem algum maluco que resolve parafiná-los sem tirar o captador da guitarra... aí como é que fica???

ricesp
Veterano
# set/05
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EduSlash_o_Retorno

Olha, pelo que pesquisei a respeito (posso estar errado é claro!) mas não é o fato da câmara de ar nos captadores apenas, mas sim como os fios que envovem o magneto estão fixados para não vibrarem (parafina, verniz, número de voltas, qualidade do fio, espaçamento entre eles, etc. ) pelo que sei é um processo em conjunto, afinal onde tem ar existe a possibilidade dos fio vibrarem (o que gera a microfonia), mas o foco em si é fazer os fios não vibrarem... se fosse apenas a questão da câmara de ar, provavlemente eles viriam lacrados a vácuo (o que os tornaria extremamente caros provavelmente).

Quem tiver alguma opinião técnica a respeito (de preferência com fontes) é muito bem-vinda!!!

Mas o processo que descrevi acima funcionou beleza (pelo menos para mim) com os 2 captadores Michael tipo Gibson (tive que tirar a capa metálica para tal.)

Só quis colaborar com um caso real, aproveita quem quer...

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
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ricesp
Já fiz um par de captadores singles enrolados à mão e utilizei esse mesmo processo da parafina e um outro com verniz nitrocelulose.
Já acompanhei o processo de um amigo que faz o isolamento com resina ortodôntica.
Dos 3, o que ficou melhor foi o da resina, mas enrolar duas bobinas com 10 mil voltas cada, mantendo muita pressão, num fiozinho mais fino que cabelo, é um castigo que eu não quero nem pra você, hahaha. Porisso estou projetando o meu próprio enrolador com contador de voltas, mas até lá eu compro os do Rogério mesmo.
Esse negócio de vácuo é muita besteira, além do que, industrialmente uma câmara de vácuo para retirar o ar e lacrar os captadores sairia muito mais barato que a quantidade de resina de penetração ou parafina utilizada nos caps.
Eu trabalho numa oficina de construção de cravo e lá usamos câmara de vácuo para colagem e o sistema é muito mais simples do que vc imagina.
Pra vc ter uma idéia, com um aspirador de pó otimizado pode-se fazer uma excelente câmara de vácuo.

ricesp
Veterano
# set/05
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Fábio Seiji

O problema maior que vejo é fabricar um captador em larga escala que seja lacrado a vácuo... retirar o ar é simples como vc mesmo mencionou... o problema é manter o captador sem ar... qualquer orifício ou rachadura já ia pro beleléu...

A propósito, uma pergunta sobre a resina ortodôntica: por acaso ela não resseca e esfarela com o tempo?

Já enrolei alguns caps a mão na luthieria de um grande amigo meu... se single já é um porre, duplo é mais porre ainda... mas é um barato depois ver que funciona...

Legal saber que ainda se controem cravos... achei que não fabricavam mais...

Saudações!

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
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ricesp
Até o mês retrasado os teclados eram exclusivamente feitos por mim, mas como eu tive que me dedicar ao término de uma guitarra no mês passado eu construí vários gabaritos e fiz várias tabelas para que outros pudessem fazer os teclados dos cravos.
Já trabalhei também na oficina do Abel Vargas (junto com o William Takahashi são so dois únicos construtores de cravo da américa latina)
Estudei na escola técnica federal e conheci o Marcos Kaiser Mori, um dos pouquíssimos LUTHIER´s de verdade daqui do Brasil, pois ele realmente constrói luth´s (alaúdes) e mais tarde na ECA no curso de Artes Plásticas. Ele também colabora na Oficina do Abel e do William.

http://www.williamtakahashi.com/

A montagem de captadores envolve muito conhecimento de física e eletrônica. Os bons captadores estão meio que nivelados e é tranquilamente possível de serem copiados se tiver um bom enrolador; mas os captadores do Rogério são excepcionais. Ele consegue, com pouca impedência ohmica (7,6 ohms somando as 2 bobinas do humbucker) uma saída de nível absurda (mais de 300mV).
Porisso que, até eu construir o meu próprio enrolador, e principalmente, descobrir o segredo do Rogério (Guaianases) eu prefiro comprar os captadores.
A resina ortodôntica não esfarela e nem pode esfarelar. Já pensou vc usando o aparelho e ele se desmanchando na sua boca?
A vantagem dela para a resina acrílica (normal) é a viscosidade muito menor (parece água) facilitando a extração das bolhas e infiltrando melhor nas frestas. Porém fica muito pesado.
Nas Stellfner é utilizado verniz de alta penetração (muito bom - ideal) e no Ladessa é usado verniz nitro durante o enrolamento (na minha opinião fica uma droga)

ricesp
Veterano
# set/05
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Fábio Seiji

Em relação a resina, perguntei porque me lembro de ter visto um tipo de resina no dentista e tive a impressão de que endurecia e esfarelava. Talvez fosse um produto para um trabalho temporário.

Sobre os Stellfner, tô muito curioso com estes caps... se já testou algum me diz como é a qualidade da construção, isolamento, fios, etc. o som já ouvi alguns mp3 aqui no fórum e gostei bastante...

ricesp
Veterano
# set/05
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Fábio Seiji

Conheci um cara, Sérgio Luffing que fabricava caps normais e alguns ativos... tem uns 2 aqui encostados... ( o som não é o bicho não... ) fora o saco de usar bateria de 9v...

Agora esses de saída de mais de 300mv com pouca impedância devem ser bem interessantes, possivelmente timbre limpo cristalino mas com muita saída... existe para venda?

ricesp
Veterano
# set/05
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Também vale a pena dar uma olhada neste site:
http://www.guitargarage.com.br/

quando for a POA quero ver se testo estes também...

Falow!

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
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ricesp
Isso que vc viu deve ter sido gesso para tirar molde da boca. Esse esfarela mesmo e te até aroma de tutifruti.
Os Stellfner são bons e baratos (equiparados aos SD, DMZ ou Gibson, só que os de baixo não são tão bons quanto os Bartolini)
O processo de construção é bem tradicional: Fios de auto-falante (muito finos - não me lembro da bitola) enrolados com máquinas, mas com boa pressão (pode ser visto pela aparência do carretel) e isolados com verniz de alta penetração.
Os Humbuckers tem apenas 2 condutores, com excessão de um modelo que é clone dos SD.
Os carretéis são feitos de ABS injetado e alguns modelos vêm com capinha em ABS metalizadas (condutoras - clones das Gibson e vintages)
Eu percebi algumas pequenas falhas (rugas) nas molduras, mas vou avisando que sou muito detalhista, então muita gente aqui pode até me limar falando que são perfeitas.
Esses captadores do Rogério eu achava que o pessoal daqui já conhecia, pois já li em alguns tópicos comentarem.
Não tenho o telefone dele aqui comigo, mas sei que os caps Humbucker dele variam de R$150 a R$200 reais, mas são feitos sob encomenda, então demora algumas semanas pra ele fazer e são um pouco maiores que os caps normais.
Como o acabamento dele não é lá grande coisa, eu construo caixinhas de madeira para ele embutir os caps dentro.

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