Drop D em floyd rose

Autor Mensagem
Rodrigo Yoshida
Veterano
# set/05


A resposta pra essa pergunta não achei na busca, então resolvi perguntar, ae vai:

Se eu comprar uma guitarra com Floyd, ela ja vai vir regulada, e se eu apenas afinar a sexta corda, de E pra D, fazendo a afinação drop D, eu tenho que regular a floyd?
No caso, se tiver que regular, eu li todo o tópico de regulagem lá, mas um músico amador como eu conseguiria fazer aquilo sem danificar? Na prática é muito difícil?

Sobre perda de sustain, ela é muito grande? Eu penso que não pq os guitarristas que mais curto usam floyd, tipo Andreas Kisser e Dimebag...

Manticore
Veterano
# set/05
· votar


Pra mudar de E pra D não é preciso regular a ponte. Mas é certo que se vc tiver com a guita travada e baixar De E pra D, vai influenciar um pouco no equilibrio da ponte...vai dar uma minima diferença nas outras cordas ( nada muito perceptivel), aí vai lá e acerta na microafinação.

bdecimo
Veterano
# set/05
· votar


a ponte vai baixar com certeza...

mas é trankilo pra arrumar..


vc vai atras da guitarra...e afroxa as molas...fazendo a ponte subir...

le alguns topicos ai pra tu pegar as manhas...ai fica facilzão!!

Manticore
Veterano
# set/05
· votar


É muita mão vc mexer nas molas por causa de um tom...se a ponte baixar vai ser muito pouca coisa...nada que atrapalhe.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# set/05
· votar


mas ai, sobre a perda de sustain, isso é muito notável?
tipo, muitos ótimos guitarristas usam floyd, entao imagino que não deva ser tão assim...
outro problema seria estourar uma corda no meio de um show, isso acontece muito com floyd? pq desafina toda a guitarra neh. já aconteceu com alguém que tem floyd ai?

Manticore
Veterano
# set/05
· votar


Sobre a perda de sustain, eu acho que se mudar um tom de uma corda só não vai influenciar em nada. E sobre estourar cordas é o seguinte...tem muito novato que 'serra' as cordas com a paleta, não tem a tecnica certa...ou então as cordas estão tão podres de enferrujadas que estoura. Antes de um show é sempre bom por cordas novas e prender bem elas.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# set/05
· votar


serrar as cordas? como assim?
sobre a perda de sustain, digo comparando com as guitarras com ponte fixa, dá muita diferença no sustain?

maniac123
Veterano
# set/05
· votar


Rodrigo Yoshida

sobre a perda de sustain, digo comparando com as guitarras com ponte fixa, dá muita diferença no sustain?

claro q dá... mas nada q um bom jogo de captadores nao resolva...

Manticore
Veterano
# set/05
· votar


Sim, serrar as cordas... é o sujeito não saber segurar uma palheta direito,e junto com isso ele botar muita força (o que é desnecessário) e na empolgação do show (por exemplo) acaba estourando...isso é comum. As vezes pode acontecer de ter alguma lasca que faça arrebentar a corda mais facil (mas isso é mais raro). E sobre o sustain...se vc for comparar as com floy e as de ponte fixa...aí sim vai ter uma diferença, mas aí vai da caracteristica do intrumento.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# set/05
· votar


eu sou meio leigo, desculpem ae, mas por exemplo, se eu toco uma nota, ela acaba mais rápido ou tem menos força? isso comparando uma floyd com ponte fixa...
se eu tiver captadores emg 81 ou seymour duncan, resolveria o problema do sustain/

luiz augusto
Veterano
# set/05
· votar


Rodrigo Yoshida
acaba mais rapido

luiz augusto
Veterano
# set/05
· votar


Rodrigo Yoshida
e da seymour nao da pra saber, seymour tem infinitos modelos

diogocv
Veterano
# set/05
· votar


Rodrigo Yoshida

Ae cara, já que vc vai querer usar afinação em drop D pq vc n cata akelas Kramer's q tem o EVH Tuna? elas vêm com esse sistema em q vc apenas aprta um negocio la e a floyd dece a Mizona pra D rapidinhu, sem desregular a floyd. Agora parece q a floyd fica travada qdo vc faz isso. Mas poderia ser uma opção pra vc.

flw

Manticore
Veterano
# set/05
· votar


O esquema de sustain depende muito do instrumento e de como a madeira dele ressoa...não adianta vc por os captadores mais fodas numa guita de madeira compensada, ela não vai te dar o retorno que uma guitarra de qualidade dá.

Obs.: captadores podem até melhorar o som, mas não fazem milagres

nobre
Veterano
# set/05
· votar


Com certeza o sustain é menor que uma ponte fixa, mas quanto maior o ganho, menor a diferença. Voce nota maior diferença com um overdrive leve, e som limpo.
Quanto a drop D, a ponte não vai chegar a baixar, mas não é algo fácil de ajustar a afinação na hora, se for deixar sempre em drop D sem problemas, mas dá um trabalhão se voce for querer por exemplo, mudar a afinação em um show pra uma música em específico, pois ao descer a E, as outras vao subir um pouquinho, e cada vez que voce afina uma, estará desafinando as cordas adjacentes... E muitas vezes a micro-afinação não tem alcance suficiente pra afinar certinho daí tem que destravar o headstock pra deixar afinadinha.

Quanto a estourar cordas, com 0.009 eu estourava um monte, minha pegada é meio cavalar hehehe... Mas desde que passei a usar 0.010 nunca mais estourei corda alguma (e isso tem uns 2 anos!)

Rodrigo Yoshida
Veterano
# set/05
· votar


essa perda de sustain então compensa pela versatilidade da floyd, senão andreas kisser, dimebag darrel, kerry king e cia nao iriam usar, certo?

Manticore
Veterano
# set/05
· votar


com certeza

Rodrigo Yoshida
Veterano
# set/05
· votar


sobre pegada, ela reduz um pouco a "pegada" do guitarrista?

existe algum jeito de eu disfarçar os gritos de uma floyd com uma guitarra de ponte fixa? ou seja, se for fazer cover de pantera com uma guitarra sem floyd o que eu faço? eu imagino que devo sentar e chorar hahaha...

Manticore
Veterano
# set/05
· votar


A unica maneira de vc se aproximar de uma guitarra com floyd tendo uma com ponte fixa, é tendo o pedal Whammy. E mesmo assim não é como se fosse uma com floyd. Mas mesmo assim, eu acho que rola tocar um pantera com guita de ponte fixa...nem stressa.

caiohleal
Veterano
# set/05
· votar


cara da pra fazer drop D sem problema algum na floyd, a diferença na ponte será mínima e ñ ira afetar a tocabilidade
e só haverá perda de sustain se a guitarra for ruim

Rodrigo Yoshida
Veterano
# set/05
· votar


se for numa Jackson estilo essa:

http://www.rakuten.co.jp/gakkiwatanabe/484968/598306/599000/

a floyd dela presta?

EduSlash_o_Retorno
Veterano
# set/05
· votar


Rodrigo Yoshida

mas ai, sobre a perda de sustain, isso é muito notável?
tipo, muitos ótimos guitarristas usam floyd, entao imagino que não deva ser tão assim...
outro problema seria estourar uma corda no meio de um show, isso acontece muito com floyd? pq desafina toda a guitarra neh. já aconteceu com alguém que tem floyd ai?

sobre o sustain ja responderam, e sobre estourar as cordas, isso pode acontecer, mas depende da corda tb né, se for uma porcaria e enferrujada estoura sim, mas se a corda for boa é "menos facil" de estourar.

diogocv
Veterano
# set/05
· votar


Rodrigo Yoshida

Ae cara, essa guitarra ai q tu posto eh top de linha da jackson se n me engano, vem ate com EMG's. Eu to ligd q tu tas no japão, aprovita ai mano! o q n falta eh guitarra boa e barata ai. Olha as ibanez tb, devem tar na msm faixa de preço das jacksons

Rodrigo Yoshida
Veterano
# set/05
· votar


as Ibanez são um pouco mais caras!
eu tenho uma bem simples, Ibanez Gio grx90, pra estudar é boa.
De tanto ler que floyd desregula, é difícil usar, difícil regular, to começando a ter medo dela hahaha...

a única versatilidade é a alavancada pra baixo? ou serve pra mais algo?

EduSlash_o_Retorno
Veterano
# set/05
· votar


Rodrigo Yoshida
hauhua...cara modelos floyd rose é flutuante, pode "empurrar" e "puxar" a alavanca. e esse negocio de ser dificil de mexer é só no começo, depois que pega o jeito tudo fica mais claro.

Manticore
Veterano
# set/05
· votar


Na minha opinião, a alavanca dá possibilidades de dar mais expressão na guitarra. não é só descer e subir tom...ela pode te dar uma infinidade de coisas interessantes.Pra quem gosta de solar é a melhor escolha.

EduSlash_o_Retorno
Veterano
# set/05
· votar


Manticore
isso ^^ pra dar mais "feeling" huhaua

Rodrigo Yoshida
Veterano
# set/05
· votar


hahaha última duvida por hoje hehe
essa Jackson tem o braço thru neck, acho que eh assim que se escreve, isso quer dizer que o braço atravessa o corpo da guitarra, entao, ela tem tensor?
no caso pra eu colocar uma corda 0.10 ou 11 nela, preciso mandar pro luthier? iria entortar o braço se eu colocasse do jeito que está?
o foda é que se entortar pra consertar eh dificil neh...

Manticore
Veterano
# set/05
· votar


exatamente....heuheuheuheuhe

Manticore
Veterano
# set/05
· votar


Essa do tensor, vai no busca que tu acha bastante coisa sobre isso. Até onde eu sei toda guitarra tem tensor...agora se existe sem tensor eu pelo menos nunca vi. Pra levar em luthier só se a mudança de calibre for MUITO grande.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Drop D em floyd rose