Chords Workout! Drop 2 Drop 3 Voicings!

    Autor Mensagem
    pedrovishuddah
    Veterano
    # nov/08


    Então pessoal!
    Estive a gravar um workout de acordes...
    Apresento-os como acordes nas formas E, A e D nos seus Estados Fundamentais, 1ª, 2ª e 3ª Inversóes...
    Podem perfeitamente ver estes voicings associados aos conceitos de Drop2 e Drop 3, como, aliás, refiro nos videos...
    As aulas estão estruturadas em várias partes, sendo que primeiro apresento-vos 7 tipos de quatríades/tetrades Maj7, /, m7, m7b5, m(Maj7), Maj7#5 e dim...Posteriormente aplicamos os voicings dessas quatríades para montar campos harmónicos, IIm7-V7-IMaj7 (Maior) e IIm7b5-V7b9-Im(Maj7) (menor)...
    Estão a faltar os campos harmónicos da escala menor melódica e da menor harmónica, bem como os II-V-I menores, porque estou a ultimar a gravação desse material...
    Desculpem a falta de edição do material, mas não estou a dar conta do ULead, nem do Adobe Premiere...mas acima de tudo, interessa é o material pedagógico...
    Reparem que o workshop é extenssissimo e que o conteúdo pedagógico é de nível intermédio/avançado...
    por isso aconselho os principiantes a simplesmente não se meterem nestas coisas para já, pois o caos pode instalar-se nas vossas cabeças, além de que não é importante para um principiante absorver este tipo de vocabulário...
    Este material é direccionado a quem quer aumentar o seu vocabulário de acordes, porventura já sabe ou está a entrar nos drop voicings, pessoal que ande a estudar standards e quer aprender acordes novos para usar em reharmonizações, bem como pessoal que já sabe ou ande a estudar II-V-I e campos harmónicos...

    Parte 1
    Introdução ao workshop...
    http://www.youtube.com/watch?v=POuORyMHnhw

    Parte 2
    Maj7 Voicing (procurem as restantes quatríades...)
    http://www.youtube.com/watch?v=mNlTwbA61kA

    Parte 9
    Aplicação dos voicings para formar o campo harmónico Maior...(procurem nas outras inversoes...)
    http://www.youtube.com/watch?v=E2iLTbKaBQY

    Parte 18
    Último exemplo de como aplicar os voicings e conceitos de voice leading numa progressão do tipo IIm7-V7-IMaj7
    http://www.youtube.com/watch?v=DMrFeRrkwNU


    Deixem-me saber o vosso feedback...
    Quem tiver dúvidas disponha...

    Abraço!
    Pedro Miranda

    pedrovishuddah
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Então malta?
    Alguém já deu uma vista de olhos?
    Dêem-me o vosso feedback...
    Abraço

    Minow
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    pedrovishuddah
    Olá!
    O que eu entendo por drop 2 e 3 tem uma aplicação um pouco diferente disso. No caso, são apenas inversões?
    E no caso como ficaria o perfil cerrado e drop 2 4?
    O que eu conheço com essa nomenclatura são perfis pra melodia em bloco, pouco aplicáveis à guitarra.
    Se puder dar uma luz eu agradeço, hehehe.
    Valeu pela iniciativa!

    pedrovishuddah
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Olá!

    Antes de tudo, gostava de referir que não vi esta forma de sistematizar este vocabulário/material/voicings em sitio algum, tipo livros ou videos didácticos...fez todo o sentido para mim desenvolver este sistema de uma forma autodidacta, utilizando a nomenclatura de Forma E, A, D e de Estado Fundamentais, 1ª Inversão, 2ª Inversão e 3ª inversão...
    Ao tentar perceber o que eram os Drop 2 e Drop 3 voicings, constato que os shapes, os voicings eram iguais aos da minha perspectiva...Na realidade o título do tópico devia ser Acordes Forma E, A, D...

    De qualquer das formas, Drop 2 e Drop 3 consistem em baixarmos uma oitava a penultima (Drop 2) e antepenultima (Drop 3) nota duma quatriade...
    Exemplo:
    CMaj7= (C,E,G,B) - perfil cerrado (close voicing)
    Drop 2= (G,C,E,B)
    Drop 3= (E,G,B,C)

    Os drop voicings são usados em orquestras (ou para orquestrar um ensemble de metais, por exemplo), mas simultaneamente para facilitar a execução dos voicings, em termos de digitações, na guitarra...

    Ao tentarmos digitar uma quatriade como C,E,G,B em cordas adjacentes/consecutativas, reparamos que, a partir do momento em que tentamos percorrer as demais inversões, as digitações ficam muito dificeis, ou mesmo impossiveis, devido à forma como a guitarra se afina e à falta de alcance dos nossos dedos...os drop voicings visam contornar esta dificuldade...

    No caso do drop 2 4, baixariamos a penultima e a tónica em uma oitava...teriamos uma coisa do genero (C,G,E,B) em duas oitavas distintas...ou seja C e G numa oitava e E e B noutra mais aguda...
    Este voicing soa-me particularmente bem e é o mais aberto de todos...a aplicação destes voicings na guitarra não é tão usada, pois as digitações obrigam a usar, por exemplo uma nota na 5º, 4ª, 2ª e 1ª corda, saltando a 3ª corda...poderiamos usar a 6,5,3 e 2 também...mas é dificil executar estes acordes, pois abrimos os dedos duma forma "vertical"...

    Repara que os voicings drop 2 aplicam-se em 4 cordas adjacentes/consecutivas, podendo ser aplicado nos seguintes 3 grupos de cordas:
    6,5,4,3 (Não demosntrei...)
    5,4,3,2 ( A minha Forma A...)
    4,3,2,1 ( A minha Forma D...)

    No caso do Drop 3, usamos os seguinte grupos de cordas:
    6,4,3,2 ( A minha Forma E...)
    5,3,2,1 (não demonstrei...)

    Espero ter ajudado, e, na realidade, a sua pergunta tem alguma lógica, sendo que, o título do tópico deveria ser Acordes Forma E, A, D nos Est.Fundamentais, 1ª,2ª,3ª inversões....
    Você é guitarrista?
    Qual é a sua experiência?
    Grande Abraço!
    Pedro Miranda

    Minow
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    pedrovishuddah
    Ah sim, entendi! Bem, então é sobre as inversões mesmo!
    Eu conhecia essa técnica pra arranjar um naipe de metais ou cordas como você falou. Além desses perfis, conheço o drop 2 4 (dedutível) e os spreads que não tem muita regra.
    Sim, sou guitarrista, estudo isso em arranjo no Conservatório Brasileiro de Música.
    É uma pena que esse tipo de tópico não tenha uma grande repercussão aqui, mas continue postando!
    Valeu!

    Minow
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Minow
    · votar


    Upando o tópico de novo.

    pedrovishuddah
    Desculpe quando eu respondi aqui estava meio com pressa e não cheguei a ver tudo.
    Vou te dizer como é que eu conheço essa nomenclatura:

    Digamos que eu tenha um naipe de 4 intrumentos no qual o intrumento que faz a melodia toque em um certo compasso as notas C, D, F e nesse compasso, e a base toque um acorde de C7M.
    Com a melodia no C, a segunda voz faria um B - substituído por A pra não gerar intervalo de segunda menor com a melodia.
    A terceira voz faria um G e a quarta um E.
    Então em perfil cerrado ficaria: C, A, G, E.
    Em drop 2, só mudaria a oitava do lá, então ficaria: C, G, E, A.
    Em drop 3: C, A, E, G

    Com a melodia no D:
    Cerrado: D, C, B, G
    Drop 2: D, B, G, C

    Com a melodia no F:
    Cerrado: F, D (substituindo o E, pra não gerar intervalo de segunda menor), C, B*
    Drop 2: F, C, B, D

    *Eu substituiria pela sexta, A, porque particularmente não gosto da sonoridade desse intervalo em nenhuma extremidade do bloco, mas nunca aprendi ou li sobre isso como sendo "errado".

    Enfim, seria mais ou menos isso, o "modelo" mudando a cada nota da melodia.
    Valeu!

    roxy
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Esse tipo de tópico é muito bom, mas para atingir mais gente, o legal é sempre simplificar e quem quiser se aprofundar vai ter um começo etc... falar em Drops, voicing... vai direto ao assunto (Inversões), aconselho a simplesmente fazer os acordes/Tríades ou tétrades em diferentes posições no braço e analisar a ordem das notas... mas dicas em geral são sempre bem vindas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chords Workout! Drop 2 Drop 3 Voicings!