Equipamento de Kurt Cobain

Autor Mensagem
kurtbp5
Veterano
# jul/03


aqui vai todas as guitarras q ele teve:

Ao contrário do que se pensa, <b>Kurt Cobain</b> era muito preocupado com seu som. Suas guitarras (99% delas para canhotos) eram constantemente incrementadas e reformadas por seu luthier: <b>Earnie Bailey</b>.
<b>Kurt</b> começou até a desenvolver junto com a <b>Fender</b> um protótipo de guitarra intitulada <b>Jag-Stang</b>, uma mistura de Jaguar com Mustang, suas favoritas. O protótipo chegou a ser comercializado logo após sua morte, mas foi retirado de circulação logo em seguida. Veja abaixo o arsenal de <b>Cobain</b>:

<b>A primeira guitarra de Kurt foi uma Lindell</b>, dada por seu tio em seu 14º aniversário, juntamente com um amplificador de 10 watts. Era deixada em um armazém onde Kurt ensaiava com amigos. Quando ele sentiu que estava hábil para tocá-la decentemente, encontrou a guitarra em pedaços. Kurt conseguiu salvar as ferragens e a parte elétrica e construiu um novo corpo para ela. Porém, ele nunca conseguiu afiná-la corretamente após isso.

<b>Mustang 1969 Lake Placid Blue competition</b>: As Mustangs eram as favoritas de Kurt. Esta tinha número de série F 279651. Foi usada na gravação de Nevermind (1991). É a guitarra que aparece no vídeo de "Smells Like Teen Spirit". Kurt também a usou no show carioca do Hollywood Rock (1993). A Fender produziu a série Mustang competition de 1968 à 1973 e eram identificadas pelas três listras no corpo e pelo braço encaixado. Era equipada com dois single coils pretos e escudo perolado.

<b>Mustang Fiesta Red</b>: O escudo vermelho original foi trocado por um branco perolado. Os captadores também foram substituídos pelos JB da Seymour Duncan brancos e, após a troca do escudo, optou-se por captadores pretos. Esta foi a primeira guitarra japonesa de Kurt a ter seus captadores substituídos por humbukings. O que aconteceria com todas as demais que vieram depois. Foi usada na turnê de In Utero.

<b>Mustang Sonic Blue</b>: Kurt possuía três guitarras como esta, sendo que uma delas nunca foi usada, mantendo todas suas características originais. Uma dessas guitarras foi dada a Bobby Costello por Courtney Love logo após a morte de Kurt.
Bobby, que vivia na Flórida, enviou uma carta para a viúva, que se comoveu e presenteou o pupilo. A família de Bobby estava querendo vender a raridade. Alguém se habilita?

<b>Mustang Sonic Blue 1960</b>: número série S 714567, braço em rosewood e com algumas partes enferrujadas. Era equipada com captadores Hot Rails da Seymour Duncan.

<b>Fender Jaguar 1965</b>: esta é uma das guitarras mais conhecidas de Kurt. Com pintura sunburst e número de série #95747, tinha um escudo vermelho, dois knobs de volume, um de tonalidade e ponte Schaller cromada. Uma fita adesiva prendia os knobs on/off. Dois humbukings foram instalados, sendo o do braço um DiMarzio PAF e o da ponte um DiMarzio Super Distortion (até a turnê de In Utero, quando estes últimos foram substituídos por um JB preto da Seymour Duncan). Esta belezinha nunca soube o que é uma flanela. Segundo Earnie, "Kurt NUNCA poliu esta guitarra"!!!! No Hollywood Rock, a coitada tomou até banho de suco de melão e, como se não bastasse, recebeu algumas gotas de saliva no clássico momento da cuspida na câmera da Globo. Duas borrachas das garrafas de cerveja Grolsch eram usadas como pino de correia e foram posteriormente trocados por pinos Schaller.

<b>Fender Jaguar 1960 sunburst</b>: como a maioria das guitarras de Cobain, esta era para canhotos, equipada com captadores DiMarzio, substituídos por captadores Airline Vintage. Seu número de série L 83660.

<b>Duas Fender Stratocaster totalmente brancas</b>: as Strato japonesas eram as preferidas devido a maior disponibilidade no mercado e aos trastes menores. Estas possuíam três single coils, que foram substituídos por Seymour Duncan Hot Rails. Uma possuía número de série K 039704 e foi usada na apresentação do grupo no MTV Vídeo Music Awards de 1992, sendo destruída em um show no Seattle Center, no mesmo ano. A outra tinha nº de série K 039072 e terminou seus dias na Argentina.

b>Fender Strato branca</b>: com dois single coils brancos e um humbuking preto na ponte.

<b>Fender Strato preta</b>: totalmente preta, esta é a guitarra que trazia o famoso adesivo "Vandalismo: tão bonito quanto uma pedra na cara de um policial". Tinha dois single coils e um humbuking na ponte. Seu nº de série era I 006414. O braço foi substituído por um Fernandes para o show no Seattle Paramount Theater, onde foi quebrado. Esta guitarra dançou seu último tango em Paris.

<b>Fender Strato com escudo branco</b>: dois single coils e um humbuking na ponte. Tinha ponte Tune-O-Matic e um tailpiece cromados. Foi destruída durante as gravações de "Endless, Nameless" e, depois de recomposta, teve a mesma configuração da Strato toda preta, exceto pela ponte.

<b>Fender Strato Sunburst</b>: escudo branco e três single coils. Foi construída por Earnie Bailey com partes da Stewart MacDonalds.

<b>Fender Strato Preta</b>: com escudo branco e configuração igual a das Fenders brancas, porém com um Hot Rails preto na ponte.

<b>Fender Strato Candy Apple Red 1957</b>: nº de série O 035626, braço em maple, substituído por um braço de rosewood a pedido de Kurt e três single coils.

<b>Kurt</b> usou cerca de 5 ou 6 Stratos mexicanas durante a turnê de In Utero. Todas eram quebradas e reconstruídas por Earnie, a toda hora.

<b>Fender Telecaster japonesa</b>: originalmente sunburst, foi pintada de azul com tinta látex pelo próprio Kurt, que não contente, desenhou um coração cor de rosa e escreveu "Courtney" dentro. O amor é lindo...

<b>Fender Telecaster Sunburst Custom</b>: guitarra japonesa enviada para Kurt pela Fender em 1994. As tarraxas foram substituídas por Gotohs e a ponte por uma Stew-Mac para humbukings e com carrinhos individuais. Na ponte foi colocado um captador Duncan JB preto e no braço um Gibson PAF cromado.

<b>Ferrington Guitar</b>: o luthier Danny Ferrington construiu esta guitarra para Kurt em 1992, baseado na Fender Mustang. O corpo era de basswood com braço em maple e escala em rosewood. A pintura era o que a Fender denomina sonic blue, com escudo vermelho.

<b>Fender Jag-Stang</b>: outro modelo baseado nas Mustang, só que desta vez, com a participação da Fender. Esta guitarra foi planejada em fevereiro de 1993 e, segundo Earnie Bailey, não era intenção de Kurt que o modelo fosse comercializado. O que ele queria, na verdade, era uma guitarra custom made pela Fender. Após a morte de Kurt, a Fender produziu e vendeu centenas desses modelos, mas logo estes foram retirados de circulação. Era uma guitarra com braço em maple, escala curta estilo Mustang em rosewood e um corpo em alder mesclado com Jaguar, um humbuking DiMarzio H-3 na ponte e um Texas Special single coil no braço. O hardware utilizado foi retirado de sobras de Mustang japonesas. Porém, esqueceu-se dos contornos para braço e estômago, o que deixava o modelo bastante desconfortável.
http://www.mundorocknet.kit.net/materias/materias2003/img2003/kurt_jag _stang.jpg - foto da Jag-Stang

<b>Univox Mosrite</b>: cópia da Univox, com escudo branco e escala em maple.

<b>Univox Branca</b>: nº de série 037472, foi usada no vídeo de Heart-Shaped Box. Foi destruída em uma apresentação em Kansas City em 1993 e pode ser encontrada no site eBay no mesmo estado em que foi retirada do palco.

<b>Univox Branca</b>: nº de série 034638 foi comprada em Seattle por U$200. Tinha escala em maple e ponte B.C. Rich Badass.

<b>Univox Custom Sunburst</b>: nº de série 1002904, braço em mogno, ponte Ibanez Gibraltar e single coils, esta era a Univox favorita de Kurt, que dizia adorar esta "besta de compensado". Foi a primeira guitarra a ter instalado um Duncan JB.

<b>Univox Hi-Flyer</b>: braço em maple e single coils que sobraram do show do Rio. Mais tarde, trocou-se o single da ponte por um humbuking.

<b>Natural Univox Hi-Flyer</b>: Kurt tinha duas dessas, ambas com braço e escala em maple. Uma delas com nº de série 038706 e ambas possuíam humbuckings. Um amigo pintou uma das guitarras no estilo Van Gogh.

<b>Univox com adesivos verde e rosa</b>: foi a primeira guitarra a ser destruída por Kurt durante um show no Evergreen State College em Washington no dia 30/10/88. Segundo a lenda, a guitarra pagou o pato pela frustração de Kurt com o então baterista Chad.

<b>Univox preta modelo Les Paul</b>: não possuía nº de série. Foi um presente de Anton Brooks durante uma turnê européia em 1991. Tinha braço parafusado, um adesivo do personagem Witchy Poo no corpo e um Flipper pintado em branco acima do logo.

<b>Univox Sunburst</b>: nº de série 1002467, braço em mogno e single coils.

<b>Natural Univo</b>x: nº de série 139675, tinha escudo preto e humbuckings.

<b>Gospel Mosrite Sunburst</b>: Segundo Earnie, Kurt possuía apenas uma Gospel, pois esta é uma guitarra muito rara. Quando Kurt morreu, Earnie e Loretta Mosley, gerente da Mosrite, estavam trabalhando secretamente em uma nova Gospel invertida para Kurt.

<b>Vantage Les Paul Laranja</b>: era uma cópia com braço parafusado. Foi destruída em show no Motor Sports.

<b>Gibson SG Standard Bluish</b>: usada e quebrada ao meio em show em Tijuana.

<b>Fender XII elétrica Sunburst</b>: doze cordas, nº de série F 136692, destra, com adesivos de querubins (?!). Kurt escreveu "Serve the Servants" nesta guitarra e, para tentar salvá-la dos constantes assaltos que sua casa sofria, a escondeu na banheira juntamente com songbooks e fitas-cassete. Para sua sorte, a banheira encheu de esgoto e a guitarra foi praticamente perdida. Earnie se ofereceu para construir um novo corpo para ela, mas Kurt disse não valer a pena.

<b>Epiphone Les Paul preta</b>: foi usada somente para a sessão de fotos de Nevermind.

<b>Epiphone ET270 Sunburst Vermelha</b>: japonesa, sem nº de série, usada na época de Bleach. Kurt retirou e braço e encheu o encaixe com cola para evitar que o mesmo ficasse se movendo. Usada no vídeo de In Bloom.

<b>Harmony Archtop F-hole Blonde</b>: escala em maple, tinha pintura que imitava um top flamed maple. Foi usada no vídeo de Come As You Are.

<b>Resoglass National Map Body</b>: azul turquesa, nº de série G 14667, destra, tremolo, corpo em fibra de vidro e dois captadores. Nunca foi usada em turnê.

<b>Hagstrom modelo Les Paul</b>: azul gliterizado, menor que uma Les Paul original (3/4), foi comprada em 1992 por U$500.

<b>Baixo Rickenbacker 4001</b>: canhoto e natural. Kurt adorava este baixo.

<b>Ibanez Les Paul Custom</b>: cópia, canhota, braço encaixado, cherry sunburst, captadores DiMarzio X2N. Kurt nunca a usou no palco por achar que ficaria muito parecido com Jimmy Page.

<b>Epiphone Texan</b>: provavelmente de 1961, teve sua ponte original substituída por uma flattop para canhotos.

<b>Takamine acústico</b>: este violão foi emprestado para a gravação de um programa de rádio. O Nirvana não gostava de ser fotografado com equipamentos modernos.

<b>Harmony Natural</b>: nº de série 5226H913, 12 cordas.

<b>Stella Harmony 12 cordas</b>: acústico, nº de série 146H912, mas tinha apenas cinco cordas de nylon que nunca foram trocadas. Sunburst, flattop, com escudo branco. Foi comprado por U$32.

<b>Martin D-18E</b>: datado de 1950, com nº de série 166854, foi adquirido em 1993 e usado no Unplugged MTV. Este Martin foi um dos primeiros elétricos da marca e somente 302 foram construídos antes de ser retirado de circulação, em 1959. Contém dois captadores, três knobs de controle (um de volume e dois de tonalidade) e uma chave seletora. Um captador Bartolini 3AV foi adicionado aos DeArmond já existentes.

Jack Butler
Veterano
# jul/03
· votar


kurtbp5
q se foda o equipa de cara, ele é um bosta, não sei oq vcs viram nesse drogado...

Majesty
Veterano
# jul/03
· votar


Só sendo mto fã pra ler esse texto hehe!

Ngm
Veterano
# jul/03
· votar


Algum de vocês leu?

Majesty
Veterano
# jul/03
· votar


Ngm, não

kurtbp5
Veterano
# jul/03
· votar


Majesty
Jack Butler
po so postei pq aqui tem gente como eu q gosta do som dos equipamentos do cara,,,so pra saber mesmo,,,tipo tem gente q gosta do slash ai na hora de mudar alguma coisa nos seus equipamentos se baseia no idolo tenderam,,,???,,,

tipo essas paradas de captador essas coisas,,,geralmente a maioria das pessoas q naum intendem muito bem,,,ou gostam do som de um equipamento de um idolo,,,vem os captadores q os idolos usavam,,,pra testar e ve se gosta,,,

tenderam??,,,

Majesty
Veterano
# jul/03
· votar


Pq meu nome tá ali? Hehe
Sö comentei que só os fãs vão ler!

kurtbp5
Veterano
# jul/03
· votar


Majesty
trq,,,

Majesty
Veterano
# jul/03
· votar


Fmz!

LeSPaUl
Veterano
# jul/03
· votar


eu li interinho.. ehehhehe ele tinha mtas guitarras.. pod cre... Jack Butlerseu troxa ele fazia mais coisa q vc pelo menos

Ngm
Veterano
# jul/03
· votar


LeSPaUl
PoW gente, não vão começar a discutir aqui né?!

mercenary666
Veterano
# jul/03
· votar


ae tinha uma guita dessa pra vender no mercadilovre a 4500 conto, sinceramente, e bizarra, feia e de pessimo gosto,,,

nada a ver com os modelos tradicionais da fender, mto ridicula!
podem olhar, quem quiser achar,,,

Majesty
Veterano
# jul/03
· votar


4 pau e meio? HUAhauuhA caraio!

LeSPaUl
Veterano
# jul/03
· votar


eu achei... eh meiu tosquinha heheh...

kurtbp5
Veterano
# jul/03
· votar


mercenary666
qual dos modelos???
po a jaguar e linda,,,e a musang parece uma strato mt modificada,,,a jag stang parece uma x-plorer com bordas arredondadas e de cabeça pra baixo com o hardwere de uma musntag,,,a mustang e a jaguar eram as guitarras fender mais baratas da época,,,agora uma fender musntang de 1961 tá
8000 no www.foxtrot.com.br

mercenary666
Veterano
# jul/03
· votar


to falando o modelo q ele fez,
ele uniu as duas, colocou umas pontas, ficou feiasso!

kurtbp5
Veterano
# jul/03
· votar


mercenary666
podes cre fico esquisitao,,,

mercenary666
Veterano
# jul/03
· votar


isso q da usar drogas!
ele tinha mto potencial, estudou musica classica e talz, mas se entregou para o q nao devia,,,

Metal bass
Veterano
# jul/03
· votar


na verdade o kara se jogou no lixo!!!!!!

Majesty
Veterano
# jul/03
· votar


Mas se ele nao chapasse a jaca de drogas o Nirvana não seria o mesmo...ou nem existiria Nirvana hehe!

Ngm
Veterano
# jul/03
· votar


Majesty
Sinceramente, eu nem ia sentir falta...

Metal bass
Veterano
# jul/03
· votar


pode cre Ngm!!!!!!!!

Majesty
Veterano
# jul/03
· votar


Ngm, eu tbm não hehe!! (sem desmerecer quem gosta de Nirvana -__- )

aratohendrix
Veterano
# jul/03
· votar


Pow, naum acho nirvana tao bom quanto falam, acho meio depre algumas, ainda por cima e so barulheira.
E cara bandas como pinkfloyd e queen eh q eram boas, atualmente algumas bandas q eu gosto(FooFighters,Stereophonics,Oasis,PearlJAm etc...)
Alem de q eu naum entro em modismo.

falo

LeSPaUl
Veterano
# jul/03
· votar


ah veiu gosto eh gosto.. curto mto nirvana... os kras preferem guns.. entaum pau nu cu deleshauhaua.. pow seis soh criticam.. num vi um elogio ateh agora

Metal bass
Veterano
# jul/03
· votar


na minha opinião...naum tem o q elogiar......

Majesty
Veterano
# jul/03
· votar


Uma coisa que eu consigo elogiar que o Kurt fez?! Hmm..ele ter pego aquela Courtney Love...She's HOT! HAUhauhuahauhu!!!

Metal bass
Veterano
# jul/03
· votar


pode cre Majesty!!!!!!!! huahuahuauha

Majesty
Veterano
# jul/03
· votar


Metal bass, hehe!!

mercenary666
Veterano
# jul/03
· votar


prefiro as mulehres q genne simmons pego!
akele kra comeu mulher, heim!?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Equipamento de Kurt Cobain