Equipamento de Kurt Cobain

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# jul/17
· votar


O Nirvana foi uma banda legal e sua importância é inquestionável.

Quanto ao equipamento do Kurt, ele tinha o que gostava, e tinha o dinheiro para comprar. Nem entendia muito da parada, nem tava preocupado. Sua proposta como artista era outra, nem vou entrar no mérito.

Mas, o "equipo dele" nem é digno de nota, tem neguinho aqui no FCC com equipo melhor que o dele.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


ele tinha o que gostava

Eu não boto minha mão no fogo kkkk
A primeira coisa que as gravadoras faziam, era por técnicos pra mexer no som da banda...

Tem uma gravina dos Ramones no CBGB antes da fama, aí tu ouve aquilo e procura os primeiros shows... Eles não aprenderam a timbrar assim de uma hora pra outra...

nykaelsouza
Membro Novato
# jul/17
· votar


Ninguém faz esse sucesso todo que o Nirvana fez por acaso...mas tem pessoas que custam admitir. Os caras eram bons sim, marcaram uma geração.
Talvez algumas pessoas critiquem tanto, por eles não estarem dentro dos seus "conceitos" de banda boa, como se estivessem certos, pff.

Eu sou mais ligado a fatos, e, o fato é que eles marcaram e fizeram um baita sucesso e em pouco tempo.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Psy também fez muito sucesso, e em menos tempo que o Nirvana. Psy > Nirvana rsrs

entamoeba
Membro Novato
# jul/17
· votar


Nirvana trouxe a sujeira para o mainstream.

Pop pra caralho, agressivo, sujo. Não tinha nada disso na época (ainda que uns tentassem, vide Ugly Kid Joe).

nykaelsouza
Membro Novato
# jul/17
· votar


Respeito a opinião de todos. Existem muitos artistas/bandas dentro do rock, que não gosto, mas respeito. Mas sei também que tem muitas pessoas que tem dificuldades para aceitar coisas fora do padrão.
É difícil discutir sobre gostos, principalmente na arte.

nykaelsouza
Membro Novato
# jul/17
· votar


Pop pra caralho, agressivo, sujo. Não tinha nada disso na época (ainda que uns tentassem, vide Ugly Kid Joe).

Se você perguntar para um bluseiro antigo, de raíz, ele vai dizer que o rock é sujo e rápido demais.

É tudo questão de opinião.

Lelo Mig
Membro
# jul/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


O assunto não é sucesso, qualidade, gosto, subjetividades e etc.

É o equipamento do sujeito... Só isso. E o equipo dele, não tinha nada demais....apena isso... Assim como o do B. B. King, Steve Ray Vaughan e etc., também não.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/17
· votar


Segundo este site http://equipboard.com/pros/kurt-cobain/#amplifiers ele usava esse sunn BETA LEAD 2X12 que nunca ouvi falar antes. Achei na internet por 600 dólares huahuahuahau.
Tambem usava uma potencia transistor Crest 4801. preamp mesa booguie .22, Marshall diversos, fenders....tava nem ai pra equipamento.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Equipamento não é problema... É só a ferramenta, e até com a mais ruim, dá para fazer serviço bem feito...


https://www.youtube.com/watch?v=-upKgaHh3WE

nykaelsouza
Membro Novato
# jul/17
· votar


O assunto não é sucesso, qualidade, gosto, subjetividades e etc.

É o equipamento do sujeito... Só isso. E o equipo dele, não tinha nada demais....apena isso... Assim como o do B. B. King, Steve Ray Vaughan e etc., também não.


Concordo com isso. Aliás, até acho isso um mérito e não o contrário.

renatocaster
Moderador
# jul/17 · Editado por: renatocaster
· votar


Eu acho que o Kurt meio que cagava pra esse lance de equipamento. Começou com equipamento tosqueira e ficou nisso por um bom tempo, só depois que a banda adentrou no mainstream, e por razões comerciais óbvias, que ele começou a usar equipamentos "de marca". Basicamente Fenders e Marshalls.

Mas em linhas gerais, ele pouco se importava com isso. Para o tipo de som que fazia e a mensagem que ele queria passar, isso era algo totalmente secundário.

E mesmo assim, ele conseguiu fazer muita coisa legal! Gosto muito do riff principal dessa música, que melódica e harmonicamente é muitíssimo simples. Mas, que juntamente com o baixo e bateria, criou uma "pulsação" na música incrível! Ideias de Cobain...




victorhugorleite
Membro Novato
# jul/17
· votar


Ninguém faz esse sucesso todo que o Nirvana fez por acaso...mas tem pessoas que custam admitir. Os caras eram bons sim, marcaram uma geração.
Talvez algumas pessoas critiquem tanto, por eles não estarem dentro dos seus "conceitos" de banda boa, como se estivessem certos, pff.

Eu sou mais ligado a fatos, e, o fato é que eles marcaram e fizeram um baita sucesso e em pouco tempo.


Concordo completamente... Acho que o problema dos guitarristas aqui do fórum é prezar muito pela técnica, falar de G.A.S. todo o tempo e enfiar Seymour Duncan em toda e qualquer guitarra. Mas, claro, isso é como a opinião sobre a habilidade e qualidade do Kurt: parte da subjetividade de cada sujeito.

Eu acho o Cobain um gênio. O último grito do rock para o mundo. O cara conseguiu fazer o que parecia impossível... Não fazia músicas complexas, tampouco usou... Sei lá... O mixolídio em qualquer composição sua. Mas seu rosto estampou camisetas desde a Terra do Fogo até Tóquio. Porém, reforço: tem muita gente que não gosta e isso é subjetivo as hell! :)

MatheusMX
Veterano
# jul/17
· votar


Comecei a tocar guitarra aos 11, em 2001, e posso dizer que Kurt/Nirvana foi o grande culpado disso, rs.
Nunca tinha segurado uma guitarra na vida, mas vários amigos começaram nessa época também, e era normal que começassem aprendendo músicas mais simples, como as do Nirvana. Aí um belo dia peguei a guitarra de um amigo, e pedi que me mostrasse uma música bem fácil de tocar. O exemplo foi Come as You Are. Fiquei alguns minutos lá tentando pegar aquela simples introdução, até que começou a sair ok. Cara, a animação foi tanta, que na mesma semana eu já estava indo comprar minha primeira guitarra.

nykaelsouza
Membro Novato
# jul/17
· votar


Nirvana introduziu muita gente no mundo da guitarra.

Comigo foi, Nirvana e Iron Maiden que me fizeram entrar no mundo do rock e da guitarra.

Buja
Veterano
# jul/17
· votar


A maioria dos guitarristas falam mal de muitas bandas, mas nao ha este ou aquele que nunca tenha tocado um riff do Nirvana e um do Guns.
A influencia destes é inegavel. Mas o "gostar" da banda é diferente de saber tocar um riff ou até mais de um.

Eu gosto de umas 6-7 musicas do Nirvana. E gosto so mais ou menos.
Do Guns nao gosto de nenhuma. Mas tambem nao posso cair matando guns dizendo que nao influenciou nada, que nao mudaram nada no rock, que sao uns retardados blah blah blah.

Tambem nao gosto de Bitous, so gosto de 2 musicas do Led, nao gosto de Hendrix, So gosto de 2 musicas do Queen, nao gosto de Bon Jovi, e quem é o corajoso pra dizer que eles nao influenciaram nada?

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


renatocaster

Ao vivo ao menos... Em estúdio, se não me falha a memória ele usou o Kustom K100...

Prick
Membro Novato
# jul/17
· votar


A Guitarra Fender Mustang foi feita para quem quer aprender a tocar música, em geral, crianças e adolescente, por isso seu corpo e braço são menores, ela é uma simplificação da Jaguar, seu custo também era baixo.

No final, acabou sendo a guitarra de quem não tinha grana pra comprar outra mais cara, de pessoas com a mão pequena, as mulheres do Rock logo descobriram a Mustang. Mas ela é uma versão de segunda da Jaguar.

Kurt C é o símbolo do Grunge. O último movimento do Rock com a vitalidade do PUNK. Surgiu como resposta a o Metal Poser que se fazia já no fim da década de 80 e 90.

O metal poser acabou com o Rock, essa é a verdade, hoje, chamo eles de Rock Botox, essas bandas de cadáveres continuam por aí, por um único motivo, ganhar grana, não fazem mais nada que presta, na verdade nunca fizeram. Transformaram aquilo que dava força ao Rock em comércio do mais safado.

Kurt foi contra tudo isso, muitos falam das drogas, como se o Metal Poser não fosse também movido a drogas, mas é um mundo completamente hipócrita. Kurt era o maluco beleza, não estava nem aí para o mundo Mainstream. E por isso vai continuar a ser cultuado daqui uns 30 anos, quando ninguém mais vai se lembrar do que é Guns n Roses. Um dos piores exemplos do Rock Botox.

Kurt amava o som das Jaguar e Mustang. E por isso adicionou peso ao som básico delas. O que acabou sendo uma das características do Grunge, uma guitarra que gritava em sua distorção aguda. Um som desesperado, eu diria.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


E tu crê que alguém um dia fez música, para que, se não lucrar com ela?
Desconheço alguém bem sucedido numa atividade qualquer, que não se dedique em tempo integral a ela. No caso do Cobain, eu creio que ele teria durado ainda menos, se fosse querer um trabalho formal... Ele inegavelmente tinha problemas com químicos, e isso teria sido o ponto chave...

Nem Ramones, teria ido aonde foi, se não desse grana... O tempo passa, as pessoas crescem, responsabilidades aumentam... Ou tu vai para um trabalho ou (até recentemente) para a Crackolândia. Não tem outra saída. Feliz de quem pode transformar a música em seu trabalho.

Les Strato
Veterano
# jul/17 · Editado por: Les Strato
· votar


Prick

Kurt C é o símbolo do Grunge. O último movimento do Rock com a vitalidade do PUNK. Surgiu como resposta a o Metal Poser que se fazia já no fim da década de 80 e 90.

Movimento alavancado pela MTV (bem punk) que alavancou da mesma forma o dito ''metal poser'' e o famoso ''hard rock farofa'' nos anos 80, pois seguia a regra de sempre: era polemico, tinha um visual caracteristo, o som era facil de digerir, o vocalista era bem aparentado (mesmo tendo o visual junkie), etc. Assim como os antecessores, perdeu espaço entre o publico jovem pro Nu metal no inicio dos anos 2000 que na sequencia perdeu espaço pro Pop, Hip Hop e derivados (salvo raras excessões) que viriam a dominar a programação das emissoras dali em diante.

Não vejo isso tudo como uma ''resposta'' ao Metal Poser e Hard Farofa dos anos 80, o cara fez um som novo numa vibe que ele curtia (Sonic Youth, Black Flag e em partes um Mudhoney) e teve isso bem divulgado e comercializado pela maior emissora da época, tudo isso foi abraçado junto com Alice in Chains e Pearl Jam por boa parte dos adolescentes da época, isso tudo da mesma forma que o movimento ''Farofa'' foi divulgado e abraçado nos anos 80, só mudou o estilo.

O metal poser acabou com o Rock, essa é a verdade

Acho um equivoco isso, os ditos ''posers'' apenas ocuparam o mainstream nos anos 80 e fizeram a cabeça de muito jovem da época, da mesma forma que o Nirvana & Cia ocuparam na metade dos 90 e fizeram a também a cabeça de jovens da época.

Porém tanto nos anos 80 quanto nos 90, ainda se fazia um Rock mais ''deboas'' (vide Dire Straits), ainda tinha a galera que curtia os Deep Purple, Black Sabbath, Stones, AC/DC (que pasme, estão gravando e lotando shows por ai até hoje) e fazia sons nessa vibe, porém já estava fora de moda pra época e perdeu espaço, assim como o rock ficou fora de moda hoje e é bem menos divulgado.


Kurt era o maluco beleza, não estava nem aí para o mundo Mainstream. E por isso vai continuar a ser cultuado daqui uns 30 anos, quando ninguém mais vai se lembrar do que é Guns n Roses. Um dos piores exemplos do Rock Botox.

Acho muito dificil isso, Guns assim como Metallica, Iron Maiden e afins, são portas de entrada do mundo do rock muito fortes pra galera mais nova (assim como Nirvana), pois são nomes que ficaram muito grandes dentro do estilo e por isso acabam virando referencia pra quem não conhece nada ainda.

Entretanto, o que costumo ver é o seguinte, depois que a galera passa a conhecer muitas bandas (inclusive as undergrounds) dentro do rock, se aventuram no Blues, Metal, Country e acabam por ventura encontrando umas vibes que agradam mais ao ''paladar'' musical deles, eles costumam parar com a tietagem para as bandas que introduziram eles no gênero, por isso que se vê muita galera nova que ouviu a ''nata'' do rock pagar pau pra Kurt Cobain, Axl Rose, James Hetfield, sendo que passados uns 2 a 3 anos de descobertas musicais os caras acham algo que agrade mais e começam a negar que eram ''Tiete''. É bem raro ver alguem mais maduro nesse ramo musical cultuando Kurt Cobain como a ultima bolacha do Rock.


Quanto as demais citações, ficam as mesmas sujeitas a seu gosto pessoal, então nem vale por tudo em pauta, mas recomendo que pegue mais leve nas citações, pois assim como você curte Nirvana, tem muita galera que curte o Hard Farofa e o Metal Pastel dos anos 80, e nenhum tem mais méritos que o outro.

Forte Abraço.

thiago stteffen
Veterano
# jul/17
· votar


Entretanto, o que costumo ver é o seguinte, depois que a galera passa a conhecer muitas bandas (inclusive as undergrounds) dentro do rock, se aventuram no Blues, Metal, Country e acabam por ventura encontrando umas vibes que agradam mais ao ''paladar'' musical deles, eles costumam parar com a tietagem para as bandas que introduziram eles no gênero, por isso que se vê muita galera nova que ouviu a ''nata'' do rock pagar pau pra Kurt Cobain, Axl Rose, James Hetfield, sendo que passados uns 2 a 3 anos de descobertas musicais os caras acham algo que agrade mais e começam a negar que eram ''Tiete''. É bem raro ver alguem mais maduro nesse ramo musical cultuando Kurt Cobain como a ultima bolacha do Rock.

Verdade isso que vc falou.

Nessa de buscar coisas novas, escuto bastante southern rock, lounge music e blues rs.

E comecei com metallica e nirvana.

Prick
Membro Novato
# jul/17 · Editado por: Prick
· votar


Ismah

E tu crê que alguém um dia fez música, para que, se não lucrar com ela?
Desconheço alguém bem sucedido numa atividade qualquer, que não se dedique em tempo integral a ela. No caso do Cobain, eu creio que ele teria durado ainda menos, se fosse querer um trabalho formal... Ele inegavelmente tinha problemas com químicos, e isso teria sido o ponto chave...


Não sou contra que o artista ganhe grana fazendo arte, mas quanto percebo que na verdade ele é um comerciante que usa a música como mercadoria. Aí não dá. O Rock Poser começou a viver disso, um comércio, como existe na música Pop. O galho é que o Rock nasceu contra tudo isso. O Metal dos anos 70 e as bandas daquela época tinham base, legitimidade, algo bem diferente de Guns, Metalica e cia, algo fabricado para adolescentes. Quando comparo isso a Led Zeppelin, Nazareth, Scorpions, AC/DC, Didi Purple, Queen, The Who, etc. a coisa complica.

Outra coisa estou muito longe de ser fã do Nirvana, Rock Grunge nem de perto é minha praia. Sou muito mas post-punk inglês, rock do anos 50 e 60. Como agora estou escutando muito Banda chamada de Indie, que faz música considerada retro. Admiro Kurt na sua porralouquice, como amei Sid Vicius pelos mesmos motivos.

Do ponte de vista musical estou muito mais para The Smiths, Joy Division, nos anos 80, sem nunca perder de vista o metal dos anos 70.

Mesmo hoje curto bandas que poucos aqui devem escutar, coisas como The Pixies, que para mim são os verdadeiros culpados pelo Grunge. Hehe A Guitarra da música Where is My Mind é a base do que Kurt fez depois no Nirvana. Por sinal, ele mesmo admitiu que Pixies foi fundamental para ele.

Ontem mesmo estava revendo a obra inteira do Primal Scream, uma das melhores bandas de Rock dos anos 80 e 90. Mas isso não passa na TV, nem mesmo na a Cabo. E lá vamos nós para o milionésimo Show do Guns do RiR. Pelo menos essa ano não tem Metálica! Um milagre!!

renatocaster
Moderador
# jul/17
· votar


Ismah

Ao vivo ao menos... Em estúdio, se não me falha a memória ele usou o Kustom K100...

Sim, lógico. É justamente no "ao vivo" que aparecem as logomarcas das empresas...

MatheusMX
Veterano
# jul/17
· votar


Não sou contra que o artista ganhe grana fazendo arte, mas quanto percebo que na verdade ele é um comerciante que usa a música como mercadoria. Aí não dá.

Como dizia o cara das Casas Bahia:
É barato porque vende mais? Ou vende mais porque é barato?

Da mesma forma com a música:
É bom porque é popular? Ou é popular porque é bom?

Não temos uma resposta objetiva.

Claro que existem bandas e músicas excelentes que nunca fizeram sucesso.
Mas os hits são hits por algum motivo. E muitas vezes foi mérito da própria banda mesmo. Nada de grandes produções, pelo menos inicialmente.
O que era o Metallica em Kill 'em All? O Master of Puppets é ruim por terem ficado famosos? Black album então? Death Magnetic? Gosto de todos eles.
E o curioso é que as famosas "bandas de uma música só", quase sempre são de uma música só mesmo! Pelo menos pra mim. Sempre procuro conhecer o trabalho dos artistas além dos hits, mas muitas vezes a única coisa que presta é aquele hit.
O que acho ridículo na música são os artistas artificiais, criados com o propósito único de fazer sucesso e vender. Produção com milhões de dólares de investimento, utilização de big data e outras ferramentas mirabolantes. E o pior ainda é quando ao vivo são uma porcaria.
Mas pô, se no fim das contas sair uma música legal eu escuto sem problemas. Não que eu vá no show ver e prestigiar, mas posso tranquilamente colocar na minha playlist do Spotify, rs.
Maioria das vezes o artista se torna um objeto da midia. E é difícil não cair nessa "armadilha". Quem não gostaria de ter uma proposta que daria grande visibilidade ao seu trabalho? Parece que o Kurt se arrependeu disso depois, sei lá, mas ele entrou no jogo.

Buja
Veterano
# jul/17
· votar


MatheusMX
E o curioso é que as famosas "bandas de uma música só", quase sempre são de uma música só mesmo! Pelo menos pra mim. Sempre procuro conhecer o trabalho dos artistas além dos hits, mas muitas vezes a única coisa que presta é aquele hit.

Magic ?

MatheusMX
Veterano
# jul/17
· votar


Buja
Magic ?

A banda Magic?
Eles são de dois hits: Rude e No Way No, kkk.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Prick

É uma visão apaixonada, de que eu não partilho... Os caras faziam música pra se espressar, porque curtiam tocar, ou sei lá porque... Quando a gravadora aparecia, jogando um saco de dinheiro no colo dos caras, quantas prostitutas quisessem, todas as drogas que pudessem consumir, era o paraíso pra eles... Quem não queria isso...?

IMHO nenhuma banda que tu citou está ligando pra música, arte, ou ser contra ou a favor de alguma coisa... O rock basicamente não liga pra nada, desde que não encha o saco... Desculpe, mas não faz sentido pra mim.

Gun's não foi feito pra vender, porque eles já eram quase velhos para a média da época, quando a banda estourou. Eu consegui contato com diversas pessoas, ligadas a banda direta ou indiretamente, e a história é bem interessante.
Nunca existiu um empresário que quisesse jogar a banda pro alto, eles tomaram diversos " não's ", até a Geffen os aceitar... Acho que é muito deturpado a história, porque foi o auge de um modo industrial das produções acontecerem... Mas não mudou muito não!

Agora sem dúvidas, é diferente de bandas feitas para dar dinheiro, caso do ACDC onde o cabeça é a família Young, do Kiss, que vendia até tampa de ventil com marca deles... Elvis onde havia o Coronel Parker dizendo o que ele fazia e não fazia...
Não discordo que o Gun's e o Metallica podem ter partido pra isso, mas hoje os caras são milionários e famosos, podem fazer o que quiser... Os caras ainda sabem fazer um pouco de música, e fazem bem feita...

Will Bejar
Veterano
# ago/17
· votar


Prick
O que acabou sendo uma das características do Grunge, uma guitarra que gritava em sua distorção aguda. Um som desesperado, eu diria.
Boa!

-Saved
Membro Novato
# ago/17
· votar


Não discordo que o Gun's e o Metallica podem ter partido pra isso, mas hoje os caras são milionários e famosos, podem fazer o que quiser... Os caras ainda sabem fazer um pouco de música, e fazem bem feita...

2

Prick
Membro Novato
# ago/17
· votar


Me dá embrulho no estomago quando vejo Rockeiro com cabelo pintado, com sinais claros de uso de botox e plástica na cara!! Não consigo assistir isso.

Nunca fui grande fã dos Stones, mas admiro eles por subirem no palco, de cara limpa, ou no máximo um leve contorno nos olhos. Aparentando aquilo que são, caras com mais de 70 anos tocando Rock.

KC era assim, estava vendo o último show antes de sua morte, o cara tocou o show inteiro com a guitarra desafinada, e ele mesmo desafinava ela toda hora! Que coisa mais irritante, dá vontade de subir no palco e afinar a porra na marra!!

Outra coisa, o equipamento do músico é tão importante, que hoje tem guitarra com assinaturas dos mais diversos tipos. E graças aos músicos que gostam de alterar seus instrumentos, temos um monte de tipo interessantes de guitarras. Claro, para um mal jogador, de nada adianta a melhor bola do mundo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Equipamento de Kurt Cobain