Autor |
Mensagem |
otavio016 Veterano |
# jul/05
ae galera, hoje eu fervi minhas cordas... eu li no basspoint as parada. fico mt tsao o timbre..... eu uso essas cordas a 7 meses... eu so to com 1 problema e nem sei se eh as cordas mesmos, mais agora elas ficam desafinando toda hora.... pode ser as cordas?
|
flea fan Veterano |
# jul/05
· votar
otavio016
Eu já fervi minhas cordas. Elas deram uma boa melhorada no timbre mas eu não notei nenhuma mudança na afinação, deve ter sido coincidência.
|
otavio016 Veterano |
# jul/05
· votar
flea fan
ae cara vlw, mas vc sabe o que pode estar ocasionando isso?
|
Lucas Gatto Veterano |
# jul/05
· votar
noss cara, nem rola ferver cordas, vc ferve uma vez e ja era... eu uso alcool isopropilico, da pra limpar umas 6 vezes q fica de boa...
|
pedro p Veterano |
# jul/05
· votar
Veio, toco guitarra, na guitarra e no violão tambem acontece isso, sempre q vc bota cordas novas ou tira e bota denovo, no começo elas se desafinam. Daqi a poquinho vai ve q elas n vaum se desafinar tanto.
Falou
|
otavio016 Veterano |
# jul/05
· votar
pedro p
vlw!
Lucas Gatto
mas fica a mesma coisa?
|
Dave Grohl Veterano |
# jul/05
· votar
otavio016
faz o seguinte, bota a corda e eafina, puxa ela com a mão, ai vai desafinar, ai tu afina de novo, uma hora mesmo com vc puxando ela não vai mais desafinar, é pq ela tem que esticar de novo, isso agiliza o processo.
Lucas Gatto
eu uso alcool isopropilico,
eu uso luva de procedimento, a ferrugem sai todinha nos meus dedos e eu ainda aproveito pra treinar.
|
Joe Satch Veterano |
# jul/05
· votar
esse negocio de ferver a corda tbm serve pra cprda de guitarra?
|
Dave Grohl Veterano |
# jul/05
· votar
Joe Satch
esse negocio de ferver a corda tbm serve pra cprda de guitarra?
não serve nem pra de baixo, não ferva cordas
|
moog Veterano |
# jul/05
· votar
Veio, toco guitarra, na guitarra e no violão tambem acontece isso, sempre q vc bota cordas novas ou tira e bota denovo, no começo elas se desafinam. Daqui a poquinho vai ve q elas n vaum se desafinar tanto. (concordo)
que isso???
eu uso luva de procedimento
|
Dave Grohl Veterano |
# jul/05
· votar
moog
é luva de procedimento médico, mas não uso estéril pq é mais cara, é só vc chegar numa farmácia e pedir luva de procedimento q vão te mostrar, eu comprei por 5 reais 10 pares.
|
Clapton_Page Veterano |
# jul/05
· votar
poh, esse baguio de ferver cordas eh novo hein. nunca tinha ouvido falar.
|
Dave Grohl Veterano |
# jul/05
· votar
Clapton_Page
pois não faça, não é recomendado
|
gui_l Veterano |
# jul/05
· votar
Mas como se ferve uma corda???
|
Dave Grohl Veterano |
# jul/05
· votar
gui_l
Mas como se ferve uma corda???
não aprenda, não deve ser feito
|
Lucas Gatto Veterano |
# jul/05
· votar
alcool funciona mesmo... soh custa um pouco caro alcool, vc compra em farmacias de manipulação... o brilho fica muito bom! soh que dura pouco, umas 3 semanas soh, dps tem q lavar dinovo
|
moog Veterano |
# jul/05
· votar
pode ferver sim... não tem erro... sempre fervi e nunca deu erro...
seca legal depois... coloca as cordas qd ja estiver fervendo... qt menos ficar na agua, melhor... só num vai toma o caldo cara... logicamente é um "quebra galho" pois é meio carinho um jogo... e naum é todo mundo q tem grana pra "desembolsar" uma graninha ae... mas aconcelho trocar apos algumas semanas depois de ferver... eu fazia isso qd tinha show marcado e tava sem grana... fervia, recebia do show e comprava um jogo novo.. heheheh
isso não vai influenciar em nada no contrabaixo...
|
zé bozina Veterano |
# jul/05
· votar
Dave Grohl
para dave tem nda a ver GALERA PODE FERVER SIM...TEM UM ESKEMA Q É OSEGUINTE....CORT MEIU LIMÃO...E COLOKE AS CORDAS ENROLADAS NUM RECIPENTE E ENXA DE AGUA ATE COBRIL-LAS...FERVA COM O LINMAUM ESPREMIDO....DEPOIS DE FERVIDA RETIRE AS E XAKUALHE...E ENXUGUE BEM....PRONTO COLOKA NO BAIXO PA TU V Q SONZERA...É 70% DA CORDA NOVA...SO Q DENTRO DE 2 OU 3 DIAS..SE VC TOKAR DIRETO..O BRILHO VAI SUMINDO D NOVO.....SO TOME CUIDADO PRA NAUM ENTORTAR AS CORDAS...OQ PODE QUEBRALAS....
|
Dave Grohl Veterano |
# jul/05
· votar
moog
zé bozina
numa revista que eu tenho o luthier falou pra não fazer...
|
moog Veterano |
# jul/05
· votar
Dave Grohl
ahh... tem muita coisa q não se deve fazer e fazemos e funciona.. uhhuuh
vai de cada um... o timbre da corda ja era, vc ta sem grana, vai la e ferve ué....
com certeza naum vai desregular o braço, não vai estragar o captador, nem a ponte nem a madeira....
ferve, seca bem coloca, e ja era...
não é uma operação de risco pro baixo... só se a pessoa não manja de tirar e colocar a corda.. ae é outro papo... mas pra melhorar o som, mesmo q seja por pouco tempo até comprar corda nova... da nada naum...
|
Bico Veterano |
# jul/05
· votar
vai de cada um... o timbre da corda ja era, vc ta sem grana, vai la e ferve ué....
com certeza naum vai desregular o braço, não vai estragar o captador, nem a ponte nem a madeira....
ferve, seca bem coloca, e ja era...
não é uma operação de risco pro baixo... só se a pessoa não manja de tirar e colocar a corda.. ae é outro papo... mas pra melhorar o som, mesmo q seja por pouco tempo até comprar corda nova... da nada naum...
Penso o mesmo. =)
Mas ao invés de ferver, prefiro fazer a limpeza com álcool. Me parece um processo menos agressivo.
Se eu tivesse dinheiro, não faria nada disso. Mas como nem sempre tô com grana pra gastar em encordoamento e sempre gosto de timbre com brilho...
Haehae!
|
otavio016 Veterano |
# jul/05 · Editado por: otavio016
· votar
bom, pra quem tem duvidas sobre isso:
CORDAS: COMO CONSERVAR E RECUPERAR
Um dos maiores problemas enfrentados por quem toca um instrumento de corda é sem dúvida a durabilidade do encordoamento. E pra nós baixistas o problema se torna ainda maior, pois um jogo de cordas pra contrabaixo não é nada barato, ainda mais se tratando de um baixo com 5 ou 6 cordas, por isso resolvi escrever esse artigo com dicas de como conservar e recuperar aquele som de corda nova.
Geralmente o que danifica as cordas são a gordura e o suor dos dedos. Toda essa sujeira vai sendo acumulada ali e pouco a pouco a corda vai oxidando, fazendo com que se perca sua qualidade sonora e estrague. Então vamos a primeira dica: O mais simples a se fazer é sempre limpar as cordas após tocar. Use uma flanela ou um trapo velho para limpá-las e secá-las, não se esquecendo da parte de baixo, onde geralmente ninguém se preocupa muito, o suor escorre e fica lá, quietinho, esperando você guardar o baixo pra começar a atuar!
Outra dica, caso seu encordoamento esteja pedindo socorro, é ferver as cordas, esse procedimento fará que elas soem como novas. Faça o seguinte: Retire as cordas do baixo e enrole-as. Coloque-as em um recipiente (pode ser uma panela) com mais ou menos um litro d"água e com umas duas colheres de detergente neutro e deixe ferver por uns quinze minutos. Tire do fogo, jogue fora a água suja e enxágüe as cordas com água limpa. Enxugue-as e deixe-as secar ao sol. Recoloque-as, afine e pronto.
Cuidado: Ferver as cordas pode ser uma boa maneira de melhorar o som e economizar uma grana, o timbre fica como novo, mas há um porém: quando aquecemos (fervemos) as cordas (ou qualquer outro material) elas se dilatam perdendo a resistência, a tenção e quebram facilmente, portanto, depois de ferve-las cuidado. Ah, ferva as cordas no máximo umas 3 vezes, depois disso a fervida não fará muita diferença.
Mais uma dica para melhorar o timbre das cordas velhas é usar álcool absoluto, álcool isopropílico ou álcool 100% (que são a mesma coisa) que é vendido em lojas de essências de perfume ou em farmácias. O truque é simples: pega-se um vasilhame de refrigerante de 2 litros, coloca-se o álcool (cerca de meio litro), colocam-se as cordas, fecha-se bem a garrafa e agita-se com firmeza por uns 20 minutos (como uma coqueteleira). Lembre-se não basta apenas mergulhar as cordas no álcool, elas devem ser agitadas para que uma esfregue na outra e se limpem. Depois desse processo é só enxugar, deixar secar ao sol e mandar ver. O Timbre dura uns dois meses e dá pra repetir o processo quantas vezes quiser, porque isso não estraga o metal. O único problema é que o álcool retira a proteção natural da corda que vem de fábrica. Essa proteção tenta evitar que a corda absorva o suor e outras sujeiras. Depois de limpa com o álcool a corda fica nova, mas sem essa proteção, então suja rapidamente com o suor da mão.
Pode-se usar também aqueles saches de sílica gel no seu case para evitar a umidade, pois até mesmo as melhores e mais caras cordas oxidam, não importa o que os fabricantes digam...
Bom galera é isso aí, creio que com essas dicas poderemos amenizar esse problema por alguns meses, melhorando o nosso som sem gastar muito, mas sempre que possível, compre um encordoamento novo, seu baixo agradece!!!
Abraços...
Por: José Mário Zanini
retirado do site www.basspoint.cjb.net
|
marcioazzarini Veterano |
# jul/05
· votar
Dave Grohl
Cara... Faz 9 anos q toco, e nesses 9 anos, sempre fervo pelo menos 2 vezes antes de trocar o eoncordoamento (q no caso do contrbaixo custa na faixa dos 50 - 120 reais). Nunca tive problemas com este procedimento.
|
DEMANO Veterano |
# jul/05
· votar
marcioazzarini
Mas se deixar o bass sem cordas, dah rolo com o braço neh? No caso tenho que arranjar um outro jogo de cordas...
Me falaram para colocar vinagre no lugar do limao...
Mas tem problema se colocar no sol para secar?
|
marcioazzarini Veterano |
# jul/05
· votar
DEMANO
Isso é um inconveniente mesmo... Por isso que eu nunca fervo as cordas e véspera de show, pq qdo vc tira todas as cordas o braço volt apara trás, mas ao colocar a corda novamente ele vai retomando a sua posição. Mas com certeza isso gera uma movimentação maior de tensor.
Depois que eu fervo eu penduro as cordas no varal, seco uma a uma com um pano, e as deixo penduradas no sol... hehehe
Eu faço a fervura com bastante detergente neutro.
|
FBassist Veterano |
# jul/05
· votar
obaaa manhê queru mais sopinha de corda!!!!!!!!
|
jkdias Veterano |
# jul/05
· votar
moog
... só num vai toma o caldo cara...
Heheheheh
|
zé bozina Veterano |
# jul/05
· votar
Dave Grohl
pois é...nunca deu nda....e vari9os famosos tmbm fazem....se fosse mal..eles naum fariam em suas cordas caras e baixos??.naum é/?
|
Bico Veterano |
# jul/05
· votar
Mas q enfraquece as cordas bagarái, enfraquece.
Toda vez q arrebento alguma corda, é um tempinho depois de fazer algum desses processos, aí.
|
Guto EADG Veterano |
# jul/05
· votar
hoje eu fervi as minhas com um pedaco de sabao em barra na panela hahahahahahaha.. o timbre ficou esplendido, e as cordas brilhando ....
|