Baixos X Tocabilidade

    Autor Mensagem
    Willian Ferreira
    Veterano
    # jun/05


    Eu criei esse tópico pra pedir uma ajudinha a vcs. Se vcs pudessem postar o os baixos q tem melhor tocabilidade e os que tem pior, independente de marcas, postem. Valeu

    bassbart
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    ibanez sdr... mt bom para se tocar.
    fender precision bass.... mta gente gosta mx eu axo horrivel

    DEMANO
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Tagima t-525 boa tocabilidade...
    Ibanez SDGR, Perfect para se tocar...
    Tonante, Jenifer, Dolphin - Isso eh de tocar?

    leomezz
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Ibanez SDGR modelo SR 505. Exelente.

    KNOX
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    ibanez sr3000e...ainda nao vi nada melhor!

    ursinho14
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    condor xb250 uma bosta

    Tomcat
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Dos q eu ja toquei e me lembro de terem alguma relevancia em minha opinião:

    Nota 10 pros Warwick!! ME lembro até hj, testei na gang quando morava em sao paulo, éra um Corvette Standard, mas o q ele tem de FEIO ele tem de ótima tocabilidade timbre e qualidade.

    Tb dou 10 pros Cort, principalmente da série NA pra cima, mto foda. E 10 tb pros Ibanez da linha SR, seu braço é ótimo!

    Agora não lembro de nenhuma baixo q eu poderia dar nota ZERO em tocabilidade nao. A nao ser um Golden JB dum brother meu.


    Obs: Dizem as más linguas q os Fenders JazzBass são HORRÍVEIS em tocabilidade!! Nunca testei.

    hfneto
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: hfneto
    · votar


    cara... esse negócio de 'tocabilidade' é muito relativo... depende do tamanho da tua mão, com que baixo vc aprendeu a tocar, qual a altura de cordas com a qual vc já tocou, qual o tamanho do braço e da escala, quantas cordas, qual a tensão das cordas, que altura o baixo fica quando vc toca... e por aí vai... eu estava usando um Tobias muito loko afinado um tom abaixo em todas as cordas, que eram novas, mas mesmo assim uma delas se arrebentou pq me acostumei a judiar do meu Fender Jazz Bass... bend, slap, pizzicato e outras técnicas são fortemente influeniadas pelo tipo de baixo com o qual vc aprendeu cada uma dessas técnicas... se vc apredeu a tocar com diversos baixos, talvez tenha a necessidade de ter mais de um para diferentes técnicas prá poder atingir teu som ideal...

    hfneto
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: hfneto
    · votar


    Tomcat
    Obs: Dizem as más linguas q os Fenders JazzBass são HORRÍVEIS em tocabilidade!! Nunca testei.

    não concordo... aprendi a tocar num Jazz Bass e esse tipo de baixo é o mais confortável prá mim... tá vendo? Isso é muito relativo.... eu poderia citar vários nomes de caras famosos que preferem Fender e vc poderia apontar um monte de outros caras que odeiam...

    Gabriel Simões
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Alguns baixos prezam pela ergonomia ....
    entre eles os warwick, tobias, mtd, ibanez (ergodyne, sr, ...) ritter, etc..

    Os baixos mais modernos tendem a buscar esse conforto, que não era ponto prioritário nos primeiros contrabaixos elétricos ... por exemplo o acesso as casas mais agudas, problema de muitos dos baixos antigos, onde muitas das possibilidades do contrabaixo elétrico ainda não eram exploradas e essas "casas" eram de certa forma deixadas de lado

    Além disso, a angulação e tamanho da escala, calibre, tipo e número de cordas utilizadas são grande influência ...

    A tocabilidade e o conforto também estão diretamente relacionados com a sua pegada e o seu corpo, braço fino e mão grande muitas vezes exigem mais força do que um braço um pouco mais gordo ou mais largo ... vide o braço assimétrico da tobias, ...

    O costume também é de extrema importância .. os baixos wood por exemplo , são mutio diferentes e uma vez acostumados a eles, outros instrumentos podem parecer desconfortáveis ...

    Por isso é dificil afirmar assim quais são confortáveis ou não ... ou tem a melhor tocabilidade ....

    Mas no geral eu diria que os que prezam pela ergonomia tendem a chegar nesse ponto, isso sem considerar os baixos feitos parar medidas específicas como alguns luthiers fazem ...
    Abraço
    Gabriel

    Sérgio Melo
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Willian Ferreira
    Já falaram de quase tudo aqui, sempre opinando de acordo com a visão pessoal. A tocabilidade de um instrumento depende uma série de fatores, sendo sua anatomia talvez a mais importante. Não sei se você já tem baixo, se não tem, toque em vários antes de comprar um. Procure aquele que não lhe causa nenhum incômodo na hora de tocar. Peso do instrumento, largura do braço com relação às suas mãos, etc. Tenha paciência e persevere, uma hora encontrará seu baixo.

    Tomcat
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    hfneto

    "esse negócio de 'tocabilidade' é muito relativo... depende do tamanho da tua mão, com que baixo vc aprendeu a tocar, qual a altura de cordas com a qual vc já tocou, qual o tamanho do braço e da escala, quantas cordas, qual a tensão das cordas, que altura o baixo fica quando vc toca... e por aí vai... "

    Concordo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixos X Tocabilidade