Instrumentos profissionais e tops ( analogia )

    Autor Mensagem
    pagode alto astral
    Veterano
    # jun/05


    Galera do Fórum:

    Vi em um outro tópico um baixista daqui se manifestando sobre este assunto e achei interessante abrir um para este tema.

    Na opinião de vcs o que é um baixo tido como profissional?
    Todo baixo profissional na sua opinião é top tb?
    Um baixo é profissional apenas se vc ver alguém famoso usando?
    Se vc acha os tops um caso a parte , o que os difere dos baixos "profissionais"?
    Marcas conhecidas ja dão indício de seus instrumentos serem de nível alto?

    Exponham suas idéias sobre isso!

    Vlw

    FBassist
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: FBassist
    · votar


    Na opinião de vcs o que é um baixo tido como profissional?
    um instrumento bom e de qualidade

    Todo baixo profissional na sua opinião é top tb?
    olha cara, pra mim um instrumento é top pelo seus materiais, o melhor tipo de madeira, ferragens, captação etc.


    Um baixo é profissional apenas se vc ver alguém famoso usando?
    nao


    Se vc acha os tops um caso a parte , o que os difere dos baixos "profissionais"?
    preço e qualidade


    Marcas conhecidas ja dão indício de seus instrumentos serem de nível alto?
    depende, a fender por exemplo, é conhecida mundialmente, tem um puta marketing, a fodera é um baixo muito melhor q os fender e seu marketing nao é taoi grande comparado aos fender entende? é isso...

    nukebass
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    "Na opinião de vcs o que é um baixo tido como profissional?"

    Um instrumento passa a ser profissional quando o músico que o toca é profissional ;-}
    Ou seja... na minha humilde opinião, quem tem que ser profissional é o músico... não o instrumento...

    Quem assistiu o Bass Day '98 do Victor Wooten? No meio do show ele convida o irmão dele guitarrista (Regie Wooten... um animal na guitarra diga-se de passagem) pra uma canja no palco... observem a marca da guitarra... ;-)
    Depois de ver o Regie tocando naquela Squier eu deixei de me preocupar em comprar um baixo novo e voltei a me peocupar em tocar mais... :-)

    HdP2
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    nukebass

    Mas só não podemos exagerar, se fosse uma Tonante....

    BTNS
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    pagode alto astral legal vc estar de volta, cara.

    Esse tema sempre deu polêmica. Vamos ver se rola menos dessa vez:


    Na opinião de vcs o que é um baixo tido como profissional?

    Eu usei esse termo "profissional" numa das outras discussões e já não estou bem certo se foi a palvra ideal. A usei para dizer que na minha opinião um Music Man Sting Ray é um baixo de primeira linha mas não um instrumento top - deixo claro, de novo, que sou muito fã desse baixo e quero um.

    Profissionais, para mim, são instrumentos bem construídos, com bons materiais e acabamento, ótima sonoridade. Vejo aí Fender (os das séries mais decentes, não exatamente as mais caras ou "tops da Fender"), Music Man, Wood Scorpion e Scorpion Plus, Tobias Growler, Killer B, os SR 800 da Ibanez (que não são mais fabricados e que custam até barato hoje em dia mas que são versáteis e se vc não tiver grana para um outro instrumento não te deixam na mão), alguns modelos da Warwick e por aí vai. O profissional, ao meu ver, não significa exatamente caro.

    Todo baixo profissional na sua opinião é top tb?
    Não. Por mais que eu ame o Sting Ray, não o vejo como um baixo top. Apenas um exemplo.

    Um baixo é profissional apenas se vc ver alguém famoso usando?
    Não.

    Se vc acha os tops um caso a parte , o que os difere dos baixos "profissionais"?
    Principalmente o nível dos materiais usados, o processo de produção que chega a ser quase artesanal, o cuidado e detalhismo extremo com o projeto. Além do marketing das marcas que se posicionam como fabricantes de instrumentos tops, o próprio processo encarece o instrumento.

    O que não significa que vc vá amar o instrumento só pq ele custa uma fortuna e é considerado top. Exemplo: acho alguns Pedulla maravilhosos, são feitos com o que há de melhor e o único que eu pude experimentar numa loja era realmente maravilhoso mas o som dos Bartolini JJ dele não me agradou.

    Marcas conhecidas ja dão indício de seus instrumentos serem de nível alto?
    Pergunta interessante. Acredito que se a marca X sustenta a reputação de só fazer instrumentos de primeira, tops ou não, vc espera uma boa experiência com seus instrumentos, ainda que vc conclua que a marca X não é para vc pq a pegada ou a sonoridade não são do seu gosto mesmo o instrumento sendo excelente.

    Minha opinião. Digam as suas, inclusive vc pagode alto astral.

    pagode alto astral
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    blz BTNS !


    Eu penso que a coisa é meio por aí sim.
    O problema é que no Br pouquíssimos músicos podem ter um baixo profissional devido ao alto preço . Isso faz com que aqui esses instrumentos sejam vistos como tops pela maioria. Prova disso é que o MM é top pra quase todo mundo.

    Uma coisa que eu quero acrescentar é que ter um baixo profissional é algo mt importante se vc busca se aperfeiçoar no instrumento. Não é preciso ter um top para estar bem de equipo pois o top pra mim é um profissional porém apenas mais luxuoso. Escolher entre um Fender de 5 mil e um Fodera de 15 é questão de grana e gosto pois os dois mandam mt bem.





    Pessoal , não precisam responder exatamente as perguntas que eu formulei . Fiz isso pra dar idéias ´mas não necessariamente pra ser um questionario.

    vlw

    GeorgeVieira
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Galera,

    Eu ia me abster de comentar nesse tópico, pois já tive tretas num passado recente, certo BTNS? Mas como concordei e discordei de algumas opniões aqui, vou deixar a minha.

    Então galera, como já disse no tópico que entrei numa discussão ferrenha, acho apenas que o termo "profissional", como foi falado por muitos aqui, é uma coisa meio vaga... Assim como o nukebass disse, "profissional" nem tem muito a ver com o instrumento... Tá mais na pessoa que toca mesmo. Em resumo, acho a escolha desse termo infeliz, uma vez que não define com clareza sobre o que estamos falando. Acho que podíamos achar um termo mais apropriado.

    De qq forma, é evidente que as *indústrias* dividem suas linhas de produtos em segmentos. Notadamente, eu vejo:

    * iniciantes (ou entry-level)
    * nível intermediário.
    * topo de linha

    Claro, fora isso existem os instrumento "custom". A maioria deles estão na categoria dos instrumentos topo de linha. Alguns deles são infinitamente superiores aos "topo de linha" industrializados. Claro, é nítido pra quem observa que um Fodera é muito superior a um Fender, mesmo sendo um Fender Custom Shop.

    Agora, o pessoal aqui do fórum confunde o termo "topo de linha", com algo que seria: "os melhores baixos do mundo SEGUNDO A MINHA OPNIÃO". É o que eu chamei no outro tópico de não confundir "topo de linha" com "top of best fucking basses all around the world", ou coisa parecida. Pq nesse caso entra a pessoalidade na jogada. Pra algumas pessoas (e eu conheço um cara que acha isso, ao ponto de ter 4 Ricks diferentes), o melhor baixo do mundo é o Rickenbacker 4001. Pra mim, eu não consigo nem tocar nesse baixo... Acho MUITO estranho a tocabilidade dele. É um instrumento topo de linha, não posso deixar de dizer que é topo de linha. Mesmo que na minha opnião, eu prefira um Tagima pra iniciantes a um Rickenbacker 4001, uma vez que não consigo tocar no Rick e consigo tocar no Tagima. :) Hehehehe.

    Bem é isso aí. Não sei se dessa vez consegui que a minha opnião fosse entendida, mas tentei. :) Hehehe.

    Valeu,

    George

    Andre Passos
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Sobre top e profissional, axo algo simples, ate pq naum sei muito...profissional pra mim eh um instrumento que estando em qq situaçao, recorrendo a ele, nao vai te deixar na mao, alem de uma boa construçao, e consequentemente um bom som pra vc, sao instrumentos de certo modo caro, mas que valem a pena, pra mim existem bastantes exemplo, sendo muitos exemplos que o BTNS disse, top pra mim como diz tah lah em cima(hehhe, essa foi horrivel), mas tb td tah lah em cima, preço qualidade...portanto poucos, a meu ver, valem a pena para uma pessoa normal(ou seja, condiçao financeira dentro de nossa realidade)comprar e usurfruir.Para mim, e claro que um fodera comparado a um wood scorpion pode dar mais som ser melhor...mas nao vale a pena investir nisso pq e altamente valorizado, e tb creio que haja um patamar onde os instrumentos "profissionais e tops" se situam que a diferença e apenas de acordo com o ouvido do baixista, ou seja, escolha individual, nda de marca X e melhor que Y, jah pude notar isso, se alguem intendeu, e issu...

    loudenvier
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Vcs nunca mencionam YAMAHA... Mas a luthieria japonesa é animal!!!! Eu acho que vou amar meu futuro RBX 775 (ah! obrigado ao pessoal do forum por ajudar na escolha!!!! em outro tópico claro!)

    Andre Passos
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    loudenvier
    Cara yamaha e foda tb...eh um dos baixos profissionais, mesmo preferindo outros tipow de som, os yamahas sao legais, nao e a toa q patitucci, nathan east e mais alguns usam esse instrumento.O unico modelo que eu jah toquei foi num trb 5, e pude comparar com o meu, jah que meu amigo tem esse baixo, e eh o seguinte, tem caracteristicas de sons diferente de meu gosto, eh mais encorpado e tem muito mais saida, porem menos definido que o meu(analise propria), mas e aquela questao tah em um patamar lah em cima, agora vc escolhe o melhor pra vc!!

    BTNS
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: BTNS
    · votar


    pagode alto astral e GeorgeVieira, eu tb ia ficar de fora dessa discussão porque as outras deram muita briga e as questão dá margens à confusão.

    E tb porque, na boa, não quero me passar por entendido disso ou daquilo, sabichão (como já me chamaram) nem nada. Tb não quero que condordem comigo incondicionalmente. Gosto de participar do Fórum, de dar a minha opinião e gosto de discussões acaloradas mas não curto quando as pessoas se exaltam e passam para a má educação. Já decidi que daqui para frente dificilmente vou continuar numa discussão que descambe para o quebra quebra.

    A palavra profissional, como eu coloquei lá em cima, eu concordo que não resolve e não é a ideal porque como também coloquei lá em cima há baixos profiças (dentro do meu conceito de profiça) que não chegam a ser caros.

    Só que quando se fala em baixo top, acho que 3 níveis como na opinião do colega GeorgeVieira também não resolve porque, para mim, nem sempre topo de linha é top dentro do conceito que eu tenho de instrumento top.

    E sou sincero quando digo que o meu conceito de top não é o "os melhores baixos do mundo SEGUNDO A MINHA OPNIÃO" ou best fucking bass around the world.

    Não rola confusão na minha cabeça quanto isso. Baixo top, no meu conceito, é o que eu coloquei na resposta à pergunta deste tópico e se me pedirem exemplos eu vou citar Alembic, Pedulla, Sadowski (escrevi certo), Fodera, dentre os que eu conheço. Colocaria o Ritter tb pelo que li. Existem outros, claro, que nunca ouvi falar.

    Eu mesmo acho alguns desses top muito bonitos mas não tenho aquela gana de ter um. Se um dia tiver grana sobrando para ter um entre os meus ou tiver grana suficiente para comprar um e achar que vai valer a pena, tipo será o baixo da minha vida td bem. Do contrário, td bem também.

    Acho alguns Tobias muito interessantes (mas preciso experimentá-los pois só experimentei um Growler), sou maluco por um Sting Ray, gostei muito dos JB da década de 70 que pude experimentar embora fossem pós 75 o que, segundo alguns, requerem um certo cuidado na compra e estou me encantando com o som dos Rickenbaker, que não é versátil e possui uma tocabilidade ruim mesmo. Esses são os baixos hoje que eu cobiço. Baixos muito bons (para o meu gosto, com obervações ao Rick), nenhum top (dentro do meu conceito), sendo os MM e os JB projetos simples (isso é fato e não opinião, o que não denigre nenhum desses instrumentos porque o simples muitas vezes é genial).

    O preço dos MM no Brasil é alto mesmo, assim como é o preço dos Fender mais interessantes que chegam aqui, como a reedição de 75. Comprados "zero" acho o preço fora da realidade do instrumento e só se justifica por causa de toda a taxação que a gente já sabe.

    Abraços a todos.

    GeorgeVieira
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    BTNS

    É cara, mas por ai vc vê como esse conceito de "top" é complicado...

    Eu não gosto de Alembic. Acho um instrumento topo de linha, mas acho que tá longe de ser um dos melhores baixos do mercado. Pelo menos o Epic que eu toquei achei bem estranho... Tocabilidade ruim, e acabamento era bom, mas pra chamar de "top" acho complicado... Isso por conta do meu gosto pessoal.

    E como eu disse, duvido vc convencer um amigo meu que um Fodera é melhor que qq Rickenbacker que ele tem...

    O que eu digo é que esse "top" que vcs falam é pessoal e instrasferível. :) Hehehehe. O que é top pra vc segue o teu crivo. E apenas o teu. Por isso que tentei ver a coisa pelo lado do que as indústrias oferecem.

    Valeu,

    George

    BTNS
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    GeorgeVieira sobre o Alembic eu entendo o que vc diz mas a série Epic, por exemplo, é uma das ou a mais acessível da Alembic. É um projeto bem mais simples. No site deles vc pode ver alguns modelos que realmente são tops, o que não quer dizer que vão agradar a todos ou não tenham algo que desagrade. Eu experimentei um desses numa loja e curti o som, que nos Alembic é bem peculiar. Não cheguei a achar a tocabilidade ruim mas não vi nada demais.

    bass_player
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Eu acho esse assunto muito chato de se discutir. O que realmente importa é que o músico esteja satisfeito com o instrumento. Top? Profissional? Medio? Instrumento caro? barato? o que isso importa?
    Vo na do nukebass, o que realmente importa é o musico ser profissional.

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Respondendo ao pagode alto astral


    1. Na opinião de vcs o que é um baixo tido como profissional?
    2. Todo baixo profissional na sua opinião é top tb?
    3. Um baixo é profissional apenas se vc ver alguém famoso usando?
    4. Se vc acha os tops um caso a parte , o que os difere dos baixos "profissionais"?
    5. Marcas conhecidas ja dão indício de seus instrumentos serem de nível alto?
    Exponham suas idéias sobre isso!


    1. Surpreendente em sua construção, acabamento, pegada e sonoridade.
    2. "Top" é conceito de marketing. Acho a EXCELÊNCIA top.
    3. Tem muito músico medíocre na mídia. Tire cada um sua conclusão.
    4. Não acho. Preço e sonoridade compatível nem sempre andam juntos.
    5. Marcas não; MODELOS talvez sim.

    rushrush
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Gilberto Ribeiro

    Falou tudo, mais um pouco e mais um pouquinho ainda.
    E mais um pouquiquiquinho.

    Assino embaixo.
    Ptrio

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Instrumentos profissionais e tops ( analogia )