Dicas para baixistas iniciantes e profissionais

    Autor Mensagem
    TrancudoBass
    Veterano
    # dez/03


    Toco apenas a 5 anos e se tiver alguma coisa errada, porfavor, me avise.
    Fabio


    Dicas

    * Evite comprar instrumentos musicais e amplificadores em lojinhas de cd's. Geralmente essas lojas costumam ter vendedoras que não entendem nada de instrumentos e além de tudo, colocam plaquinhas de NÃO MEXA nos instrumentos. Quando pedimos para testar no amplificadores elas não deixam.

    * Deixe uma sobra de 50% de seu amplificador ou seja, caso seu amplificadore seja de 200w, ultilize 100w; se seu amplificador tiver 100w ultilize 50w.

    * Para tirar um som limpo de seu baixo, compre cubos ou combos de boa marca acima de 100w ou de preferência com alto falante de alumínio, você terá um ótimo timbre e 0% de distorção.

    * Quando for comprar um baixo ou amplificador, pelo amor de deus, não vá perguntando sobre descontos, formas de pagamentos etc... deixe tudo isso para o final.

    * Cordas baratas não é um bom negócio. Ultileze cordas com bastante brilho para tirar um som limpo.

    * Se suas cordas perder o brilho, ferva com uma colher de vinagre as cordas de seu baixo.

    * Não leve nenhum amigo com você na compra de seu amp ou baixo.

    * Teste muito seu amp na loja, teste com o seu baixo, faça teste com o baixo sem agudos, para ver se existe alguma distorção.

    * Nunca gire o botão de seu amp no máximo, isso pode causar algum dano ao alto falante.

    * Amp com distorção não é uma boa.

    * Baixos muito pesados podem causar dores na região do ombro ou na coluna, a quem não estiver acostumado a tocar de pé.

    * Quando damos slap com o baixo ligado diretamente na caixa, notamos que quando puxamos a corda o som vem um pouco alto, e quando batemos o dedo o som vem um pouco baixo. Como resolver isso? Ultilize um compressor.

    * O baixo não precisa ser o principal e o instrumento mais alto para uma banda. Regule o seu baixo até ficar do jeito que você gosta sem forçar seu amp. Não ligue pra aquelas pessoas que falam ''eu não ouvi seu baixo'' essas pessoas que não entendem de música pensam que baixo é guitarra. Muitas vezes ja me falaram e ''ae Fábio que guitarra legal!''

    * Evite ultilizar amps de estudo para tocar em banda.

    * Não meixa no tensor de seu baixo se você não tiver esperiência.

    * Wah wah pode ser ultilizado no baixo.

    * Se você quiser bastante potência para tocar em shows, ultilize um pré amplificador ligado numa caixa de 4x10 ou 2x10 essas caixas tem um bom grau de sons médios.

    * Não ultilize cabos de instrumentos no seu set up.

    * Certas bandas, os integrantes não tem amplificadores para guitarra, caixa para voz etc... evite bandas assim porque concerteza isso não vai ter futuro, ou vão querer ligar tudo no seu amp! (esperiência própria, eu sai fora).

    * Se você for de menor, forme bandas com adultos, porque banda faz shows em bares noturnos, só que a maioria desses bares é proibida a entrada de menores. Com um adulto na banda você poderá entrar.

    * Na compra de seu baixo teste leve seu amp para ver como vai ficar o som, não adianta nada testar um baixo em um ampeg, o som vai mudar completamente no seu amp.

    * Conecte um cabo na saida LINE de seu amp e depois conecte em uma mesa de som, aí você poderá ligar um fone de ouvido que servirá como retorno.

    * Conecte pedais e pedaleiras sempre na entrada foot de seu amp.

    * Guarde seu baixo sempre na capa, isso evitará sujeiras indesejadas.

    * Nunca derrube refrigerante nos capadores. (esperiência própria!)

    * Nem sempre um baixo ou amp caro é sinal de qualidade.

    * Para quem quiser um timbre bom e um som limpo, use um combo com falante de alumínio.

    * Evite ligar seu amp em tomadas que também estejam ligadas lâmpadas, isso causara ruídos.

    * Ultilize cabos blindados em seu baixo, você não terá ruídos e interferências. (cabos blindados costumam custar acima de 80,00 reais).

    * Esteja bem vestido em uma apresentação, seria estranho tocar na igreja com chinelo de dedo e bermuda acima do joelho!

    * Sempre faça ligações com o amp desligado.

    * Quando conectar o baixo tenha certeza que o volume esteja no mínimo, caso seu cabo esteja com mal contato, não prejudicará seu falante. (amps modernos costumam ter uma botão, de mute assim você não precisará mexer no botão de volume, desregulando o timbre que você conseguiu.

    * Começe tocar baixo sabedo um basico de violão.

    * Se você quer tocar baixo, não compre primeiro um baixo ruim e um amp idem (só para aprender), compre ja um baixo de qualidade e um amp idem, isso evitára no futuro de comprar outro baixo e outro amp.

    * Lave as mãos com sabonete antes de tocar, e após o ensaio, limpe as cordas direito, caso contrário suas cordas perderão o blilho e começarão a enferrujar, dependendo da marca.

    * A impedância de uma caixa acústica para baixo, aconselhamos que a seja a mesma do cabeçote.

    Se você é um daqueles baixistas que toca só para as meninas pagarem pau, pare agora!!!!!!

    hugoky
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    pq não levar os amigos nas lojas????

    Bassist_From_Hell
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    pq vaum dar palpites desnecessários q vaum influênciar na hora da melhor escolha pelo instrumento... E vc vai acabar comprando pra eles e não pra vc...

    Gui
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    TrancudoBass
    * Começe tocar baixo sabedo um basico de violão.

    eu acho q isso tah errado, eu comecei sem saber merda nenhuma e acho q num toco mal...e geralmente qm começa pela viola fica mais preso em triades...acho q nem precisa...

    Bassist_From_Hell
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Não eh obrigatorio.. Eu tb comecei a tocar sem saber nada de violão, mas acho q tive um boa evolução depois de ter mais noção de violão tb..

    menininha baixista
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    amigo,
    o que eh impedancia ?
    tchau..............

    Vadalku
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Vc pode me dar uma dica de compra de ampli p/baixo bem barato?

    TrancudoBass
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Vadalku
    Diferenças entre amplificadores - Hoje em dia, no mercado, encontramos: cubos, combos, pré amplificadores, gabinetes, monitores, caixas e uma variedade de coisas.

    Cubo - Cubos são caixas amplificadas, geralmente são fabricadas até 200w, possui a parte eletrônica atraz, e no máximo sua equalização é de 5 bandas: Bass, Treble, Mid Low, Mid High. e controle de volume e master. Suas configurações geralmente são 1x10, 1x12 e 1x15

    Combo - Combos são aquelas caixas amplificadas mas proficionais, contém a parte eletrônica na frente facilitando o ajuste para o músico, e são geralmente fabricadas até 400w ou mais. Sua equalização é mais eficiênte contendo até 9 bandas de equalização(aqueles botões que você regula na vertical), e ainda alguns possuem ajuste de brilho. Suas configurações são de: 1x10, 2x10, 1x12, 1x15, 1x18 e alguns fabricantes oferencem 2x15.

    Pré Amplificador - Pré amplificador é só o amplificador separado de uma caixa. Você já deve ter visto uma torre? aquelas caixas uma encima da outra: 1x15 e 4x10. Encima delas, está o pre amplificador. São fabricadas de 200w até 1000w ou mais. Suas equalizações são ótimas variam de 6 até 8 bandas. Low cut, High boost, contour, level, mid high, mid low, treble, master e attenuation. Tem saída para uma ou duas caixas acústicas.

    Gabinete - Gabinetes são caixas de grande porte, são fabricadas com a configuração de 8x10, podem chegar até 800w e possuem uma ótimo grave.

    Monitores - Monitores são combos, no formato de uma caixa de retorno, variam de 100w a 400w, e tem as mesmas caracteristicas de um combo normal.

    Rack - Rack é uma série de módulos de efeitos, montado dentro de um case.

    Caixas acústicas - Para quem quer uma grande potência no baixo, os baixistas usam duas caixas acústicas: uma de 1x15(caixa do grave) e 4x10(caixa de médios e agudos). Mas suas configurações podem ser de 1x10, 2x10, 2x12, 1x15, 2x15, 4x12 e 1x18.


    Alguns fabricantes de amps e caixas para baixo.

    www.amplificadoresmeteoro.com.br Amps, caixas, cubos, gabinetes, combos e monitores.
    www.gallien-krueger.com Amps, caixas e cubos.
    www.ampeg.com Amps, caixas, cubos e gabinetes.
    www.staner.com.br Amps, caixas e cubos.
    www.line6.com Amps, caixas, cubos, gabinetes, combos e monitores.
    www.peavey.com Amps, caixas, cubos, gabinetes, combos e monitores.
    www.warmmusic.com.br Amps, caixas, cubos, gabinetes, combos e monitores.
    www.marshall.com Amps, caixas e combos.

    TrancudoBass
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    c vc quer um ampli barato porem eficiente, opte por warmmusic ou meteoro

    Pasquale Cipro Neto
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    meixa
    esperiência
    concerteza
    de menor

    *tenha boas aulas de português.

    2T_Cobain
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    legal as dicas...

    PuNk Bass
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Valeu as dicas

    Teimoso
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    TrancudoBass


    .., seria estranho tocar na igreja com chinelo de dedo e bermuda acima do joelho!

    Cara se acredita q fui em um casamento em Tietê-SP
    e o Padre estava de chinelo de dedo realizando a cerimonia.

    Gabriel Fernandes
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Quando damos slap com o baixo ligado diretamente na caixa, notamos que quando puxamos a corda o som vem um pouco alto, e quando batemos o dedo o som vem um pouco baixo. Como resolver isso? Ultilize um compressor.[i][/i]

    O que é um compressor? tem esse efeito nas pedaleiras?

    TrancudoBass
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Teimoso
    hauahuahu!!!!

    TrancudoBass
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Gabriel Fernandes
    Em algumas pedaleiras tem, dizem que na 506 tem compressor, só que até agora eu não tive a oportunidade de ouvir... o compressor equilibra as frequencias naum deixando algum grave ou agudo ''extrapolar'' ele deixa tudo no mesmo volume, alem disso, os pedais analogicos de compressor/sustainer vem com sustain que prolonga o som

    FuckYourEnemy
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    tem umas dicas q ñ concordo, por exemplo sobre os equipo, claro q eh fria tocar em banda q o guitarrista ñ tem ampli, mas caixa pro mic. krah? tudo q eh banda quase assim começando under faz isso, nem tudo mundo tem a msm sorte q vc deve ter tido de ter bons equipo sem esforço velho. essas coisas são fodas. ñ entre em banda q ñ tem combo .. pqp. q viagem essas tuas, fora isso tah blz hehe

    TrancudoBass
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    FuckYourEnemy
    o foda é ensaiar pensendo que amanhã nem tem cubo, mic

    menininha baixista
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    "* Se você quiser bastante potência para tocar em shows, ultilize um pré amplificador ligado numa caixa de 4x10 ou 2x10 essas caixas tem um bom grau de sons médios.

    * Não ultilize cabos de instrumentos no seu set up."

    nao entendi , dah pra ser mais claro ?

    fabriciopv
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    o que devo ter em se tratando de pedais para baixo?
    ja tenho um equalizer da boss, o que mais devo comprar? qual wah é bom?

    Zeh Horn
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    o compressor da zoom eh mto frakinho... tenho um pedal ibanez compressor, sem comparação... beeem melhor

    Realt
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Eu antes de comprar o meu baixo e o amplificador, realmente pesquisei bastante, falei com pessoas que tocam e tal, e fui atrás de algo com o melhor custo e benefício, e de amplificador peguei algo apenas pra tocar em casa, apesar de ja ter recebido alguns convites pra tocar em algumas "bandinhas" que os amigos tem, eu não tenho vontade, acho que em primeiro lugar deve-se tocar o instrumento por prazer, e não com objetivo de fama e dinheiro, o dia que eu estiver tocando bem, e eu achar que seja bem o suficiente, daí eu penso em banda, mas por enquanto toco sozinho dentro de casa =P
    Toco guitarra a 1 ano e meio, mais ou menos, vendi um baixo no inicio desse ano e achei muito legal o som e tal, curti bastante, daí eu decidi comprar um baixo, eu ia ter que vender a guitarra com ampli e pedal pra poder comprar, mas consegui dar um jeito de comprar o baixo e o ampli sem precisar vender nada :) estou muito satisfeito com o meu XB-24A da Condor, e o meu Warmmusic 108(Sei la o que) de 30 míseros wats, mas minha mãe ja reclama bastante do som alto :P (rs)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para baixistas iniciantes e profissionais