Alguém aqui vive de música!?

Autor Mensagem
black_h
Veterano
# mai/05


Então, eu fazia faculdade de Eng. Elétrica e me enchi o saco e transferi pra Ciências da Computação, beleza o curso é legal e ta indo na boa. Mas tipo, eu estudo 5 horas / dia de contra-baxo e musica e muito pouco pra facul (soh quando tem prova), e essas 5 horas nao me cansam, poderia estudar muito mais. Aí to pensando em largar a facul, estudar umas 10hrs e virar musico profissional, musico de estudio. Alguém ai vive de musica? Rola viver? É algo viavel mesmo!? Aí to cheio de duvidas e tal. :(

Half
Veterano
# mai/05
· votar


É uma das profissões que estão aí na lista das que tem "grande futuro", devido ao envelhecimento da população, etc etc, depois se quiserem eu tento explicar melhor.
Tem também o outro lado da moeda... É muito fácil se dar mal!

anti chifrinho
Veterano
# mai/05
· votar


é amigo, viverd e musica nao eh facil nao, da sorte para alguns, mais mtos musicos passam ateh fome....

black_h
Veterano
# mai/05
· votar


mas po, estudando 10 hrs / dia nao tem como nao dar certo eu acho, da pra trampar como musico de estudio, acompanhar alguem, shows, aulas....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/05
· votar


black_h
Mesmo assim é muito difícil, de qualquer forma parabéns pela persistência e boa sorte.
Abç

Wolfram
Veterano
# mai/05
· votar


Eu ja li num site de um musico ae que o profissional da música sempre tem que ter onde se apoiar caso nao de certo no mundo musical(prinipalmente no Brasil), tenha cuidado ao largar seu curso.

Claudio Natureza
Veterano
# mai/05
· votar


e ai Maurício, desculpe desviar o tópico, mas vc conhece a Jackson jp LH?

luiz_hbf
Veterano
# mai/05
· votar


mas po, estudando 10 hrs / dia nao tem como nao dar certo eu acho

Tem sim, não se cuida com a tendinite não viu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/05
· votar


Claudio Natureza
Não cara, desculpe, mas vou procurar saber. Nunca regulei uma dessas.
Abç

Nuhumnaion
Veterano
# mai/05 · Editado por: Nuhumnaion
· votar


mas po, estudando 10 hrs / dia nao tem como nao dar certo eu acho

Quantidade não é qualidade.

black_h
Veterano
# mai/05
· votar


Nuhumnaion
Quantidade não é qualidade.

acho que tu foi mto infeliz no seu comentario e devia ter guardado ele pra si mesmo. :)

To falando de estudo sério de 10 horas...coisa que os negos fodas todos fizeram :)

anti chifrinho
Veterano
# mai/05
· votar


black_h
10 horas eh mta coisa nao??
eu toco 20min e ja taco o baixo longe huahhahuaua

anderson florencio
Veterano
# mai/05
· votar


pois é camarada, não adianta ser só um ótimo baixista, tem q ter a sorte de encontrar a oportunidade certa, tem q ter sorte cara, pois hj, pra baratear os custos de uma gravação se faz tudo no pc tirando uma grande parcela de dindin que era nossa, e outra, pensa aì?!?!
quantos baixistas q hj ganham uma grana preta tocando em suas bandas e não tocam nem a metade que o artur maia???????!!!!!!!
se vc ainda cantasse, tocasse violão, tivesse aquela voz, composse pra caramba e fose um tom cruise da vida, ainda sim seria difìcil ganhar grana...
falo pq vivo disso...

black_h
Veterano
# mai/05
· votar


anti chifrinho
10 horas eh mta coisa nao??
eu toco 20min e ja taco o baixo longe huahhahuaua

eu estudo 5 hrs / dia e acho sussegado pra caralho
:P

black_h
Veterano
# mai/05
· votar


anderson florencio
falo pq vivo disso...
eu toco violao tb, mpb, djavan...essas coisas. mas me diz tu faz oq pra sobreviver? e tira uma grana legal?

Guto EADG
Veterano
# mai/05
· votar


black_h
mesmo assim, eu terminaria a faculdade. são só 4 ou 5 anos q se deixados pra trás podem gerar o arrependimento de uma vida...

sickey
Veterano
# mai/05
· votar


black_h

concordo com o Guto EADG, é melhor você terminar um curso superior primeiro pra ter uma reserva, não arrisque um tudo ou nada se você tem condições...

anti chifrinho
Veterano
# mai/05
· votar


seila, eu tbm penso em viver em musica, ams tenho um medo da porra de nao dar certo...o eskema eh ter um curso superior msm

black_h
Veterano
# mai/05
· votar


mas eh foda, esse ano nao to trampando ai to estudando 5 hrs / dia na boa, tem dias q ateh 6. mas ano que vem ai seria legal eu trampar...ai fodeu meu estudo :(

WormKrash
Veterano
# mai/05
· votar


black_h

eu nem comecei a fazer faculdade por causa disso aí... e apesar de estar enrrolando aqui em casa e ter pressão, não pretendo fazer. por enquanto eu não toco contra-baixo nem há 4 anos, ainda preciso amadurecer, já toquei de Queen, Ivete Sangalo e música gospel até Death, Testament e Dream Theater, procuro mais é bagagem por enquanto. Tenho facilidade pra criar, toco com naturalidade e sentimento, por isso acho que posso ter algum futuro. minha idéia? mais uns 3 anos talvez (ou quando surgir a oportunidade) e ingressar em alguma banda de baile ou coisa do tipo... os caras faturam muito bem. ou tentar me infiltrar com o pessoal da "elite" (já estou criando uns contatos) e tentar alguma coisa mais profissional mesmo. por enquanto eu toco em média 1h, 1h e meia por dia, mas não creio que esteja fazendo errado, sempre procuro uma sonoridade nova ou algum desafio pra tentar ultrapassar, e vejo sempre bons progressos. se não der certo vou usar a grana que estou guardando pra viajar e tentar a vida como clandestino no exterior.

boa sorte!

black_h
Veterano
# mai/05
· votar


WormKrash
se não der certo vou usar a grana que estou guardando pra viajar e tentar a vida como clandestino no exterior

hahaha, tb pensei nisso. eu toco a 3 anos e meio, ja toquei bastante coisa tb, sou bem ecletico e tudo mais. E to mto encarnado em estudar, por mim soh viveria de musica facil, eu acho q vo manter esse ano a 5/6 hrs / dia e ir pensando oq faço....ow ateh esse semestre, sei q to com muitas duvidas :(

Mr Moses
Veterano
# mai/05
· votar


black_h

Nesse exato momento, tô passando por uma dúvida semelhante na minha vida. Toco baixo há uns quatro anos. Tô em duas bandas, e já recebi convite pra umas outras paradas. Estudo direito, e tô no 6º período. O problema é que já abandonei outros 4 cursos. Era pra eu ter me formado com 22 anos. Vou fazer 24 esse mês e ainda tenho 2 anos de faculdade pela frente. Em casa, minha mãe só falta pirar qdo eu digo que vou me "dedicar" mais ao baixo.

Pra completar, consegui um emprego fixo agora, onde ganho razoavelmente bem. Dei aula de inglês por 5 anos. Era bom porque sempre tinha tempo pra estudar música, e de quebra par facul vez ou outra. Agora com esse emprego e a facul, mal tenho tempo de limpar meus baixos. No pouco tempo livre, ou estou ensaiando com uma das bandas, ou namorando (tem q dar atenção pra gatinha, né?? = ]).

Daí agora, apareceu a possibilidade de tocar em outra banda q tem uma freqüência legal de shows. Se eu ficasse nas três poderia ganhar uma grana boa, nâo tanto qto eu ganho nesse meu trabalho, mas como faço facul à tarde, poderia arranjar um estágio de manhã, facul à tarde e à noite, ter tempo pra estudar pro baixo, pra facul e ensaiar e tocar sempre q necessário.

Mas aí vem a questão. E qto à estabilidade? Como fica? Somando bandas + estágio, eu possivelmente ganharia o q ganho nesse trabalho, só q sem carteira assinada, sem certeza do contra-cheque no mês seguinte. Ao mesmo tempo sinto q é uma chance única de poder investir nesse que é meu maior sonho e maior paixão.

Vale ressaltar q tô tocando na noite há menos de 2 anos, e já recebi vários convites pra tocar, e já toquei com qse toda moçada mais nova da minha cidade, o q me deixa feliz com meu desempenho. e sei q posso crescer ainda mais.

Desculpe o texto longo, mas é q tive uma noite de sono muito escrota por causa dessa dúvida.

Abraços e sorte pra nõs dois.

Claudio Natureza
Veterano
# mai/05
· votar


Mr Moses

eu acho que vc deveria investir paralelamente na carreira musical, largando esse emprego estável e fazendo estágio em Direito meio período.

primeiro porque mais vale vc ganhar pouco agora e aprender prática forense no estágio, e segundo porque vc ainda teria tempo para a música, e se aprefeiçoaria em duas carreiras.

eu mesmo sai de um emprego para ganhar a metade dom que ganhava, para estagiar, e valeu muito a pena, senão não seria o advogado-chefe no mesmo escritório onde fui estagiário.

se vc se garante fazendo estágio de manhã, estudando a tarde , e tocando, ensaiando e estudando de noite, não perca tempo.

anderson florencio
Veterano
# mai/05
· votar


senhores bauxistas...
estabilidade é uma palavra q não existe para o baixista free lance. igual eu falei, quer ter uma estabilidade?? essas são umas opções:
vc dá a sorte de entrar num grupo tipo jota quest, etc...
vc entra em uma banda de baile feroz, que toca todo fim de semana...
vc se torna um bom professor e vai dar aula nema das melhores escolas de música na cidade,(geralmente tem que ter canudo)
essas são as maneiras de ter estabilidade mais fáceis...

Mr Moses
Veterano
# mai/05
· votar


Claudio Natureza

Tô muito inclinado a fazer isso mesmo. Vou entrar em contato com o cara da outra banda pra ver como que está a situação, se eles ainda estão sem baixista. O maior problema é em casa. Meus pais se separaram há quase dois anos, e minha mãe ganha uma merreca. Eu tenho que ajudar em casa com a grana.

Dá pra entende meu dilema? Se fosse só por mim, td bem. Eu me viro com muito pouco. A grana que entrar tá valendo, ainda mais pq como vc disse, eu estaria me preparando pras minhas duas carreiras. Mas já tô até vendo a cara de "desespero" da minha mãe qdo for conversar com ela, e dizer que vou largar o emprego mais "certo" que já tive.

Só q eu acho q vou arriscar. Caso contrário, lá na frente vou me arrepender deveras se não fizer isso.

Abraços

Mr Moses
Veterano
# mai/05 · Editado por: Mr Moses
· votar


Foi mal. Post duplo.

anderson florencio
Veterano
# mai/05
· votar


hj estou tocando num grupo gospel que graças a Deus emplacou nesse cenário. hj o que eu ganho dá pra sobreviver graças a boa administração da grana, pois tem mês que é muito bom e tem mês que é ruim. estabilidade?! to estudando pra isso, pra tentar me tornar um bom professor e fazer faculdade pois um dia isso acaba e eu fico de mãos abanando.
Deus abençoe a nós, baixistas, pq precisamos!!!!

advance2
Veterano
# mai/05
· votar


Mr Moses,

q legal, tb penso todos os dias a mesma coisa, estou com 26 anos. Toco guitarra, e é uma das coisas q me dá mais prazer.

bom, meu msn eh acpimentel001@hotmail.com
grande abraço

QuaseNada
Veterano
# mai/05
· votar


O meu eh o contrario...

Estou gostando pra caramba das aulas de teclado q to fazendo ams estou querendo fazer uns cursos q vao me levar tempo e $$...

Estou mais pra largar por um tempo isso e depois voltar...O q me da medo eh esse depois...Sempre vao surgindo coisas e coisas....e fazer algo q da realmente prazer eh importante...

black_h
Veterano
# mai/05 · Editado por: black_h
· votar


Mr Moses
Desculpe o texto longo, mas é q tive uma noite de sono muito escrota por causa dessa dúvida

sei bem como é isso...

anderson florencio
vc dá a sorte de entrar num grupo tipo jota quest, etc...
vc entra em uma banda de baile feroz, que toca todo fim de semana...
vc se torna um bom professor e vai dar aula nema das melhores escolas de música na cidade,(geralmente tem que ter canudo)
essas são as maneiras de ter estabilidade mais fáceis...

se eu estudar feito um cavalo, tipo 9-10 hrs / dia eu vo conseguir alunos mto facil saca aqui pela regiao de SC e com alunos da pra tirar 1.500,00 / mes na na boa com uns 20-25 alunos. Sendo que eu vejo muito cara ruim aqui com uns 10-15 alunos.

E oque me incentiva e conversar com um pessoal bem convicto que diz "olha cara, eu larguei a faculdade porque meu negocio é tocar. então eu tocar e f-se seja oq for." Vi um baxista e um guita que falaram +/- isso, mas todo mundo que trampa de musica falo pra mim ter um trampo reserva, um amigo meu que vive de musica falo que da pra tirar uns 2.000,00 / mes fácil! Mas eu to com duvida, vo terminar esse semestre da faculdade de certeza e ir pensando, se largo a facul ou se continuo! Dúvida do caralho hein...pqp!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém aqui vive de música!?