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Lucas Gatto Veterano |
# mar/05
Me expliquem por favor, eu nao consigo entende-los, sao a variaçao de uma mesma escala(a maior de dó no caso) e de la(a menor)?????? nao consigo entender(sozinho nao neh)... help ae
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LeandroP Moderador |
# mar/05
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Lucas Gatto
Os modos gregos são caracterizados pela localização dos semitons dentro da escala.
Se você pegar uma escala de Dó maior por exemplo e procurar pelos semitons que existem dentro desta escala, vai perceber que eles estão entre a 3a e a 4a nota (E e F) e entre a 7a e a 8a nota (B e C).
Sem mudar as notas desta escala (sem adicionar bemóis ou sustenidos), como mudar a posição destes semitons?
Simples, basta que você comece a escala por uma outra nota. Vamos ver pela segunda nota, a nota D
D - E - F - G - A - B - C - D
Veja que o semiton agora está entre a 2a e a 3a nota, e entre a 6a e a 7a nota.
Se ainda não fez diferença, perceba que esta escala é agora uma escala menor. Mas só que ela é diferente da escala menor natural, pois a menor natural de Ré teria a nota Bb e não B. Por esta razão, esta escala é chamada de Ré menor Dórico.
Entendeu até aqui?
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Lucas Gatto Veterano |
# mar/05
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mais ou menos, tp os modos gregos sao variaçoes de uma escala entao, mais nao sao outras escalas?
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LeandroP Moderador |
# mar/05
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Lucas Gatto
Eles variam de uma escala. Mas cada escala tem seus modos. Eu quero dizer que da escala de Ré maior, Sol maior, Lá maior, Si menor, Mi menor, Fá# menor, etc... tem seus modos derivados.
Partindo do mesmo princípio que eu parti da escala de Dó e depois comecei pela escala de Ré, você seria capaz de montar e postar aqui os outros modos derivados desta escala?
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Lucas Gatto Veterano |
# mar/05
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se for baseado na maior natural de dó, todas as outras nao vao ter acidentes nao eh?
tp
G------------------------------------------------------
D------------------5---7---9---------------------------
A---------5--7--9--------------------------------------
E---7--8-----------------------------------------------
no caso ae de E mais criar outras a partir dessas? É mais ou menos isso?
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LeandroP Moderador |
# mar/05
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Lucas Gatto
Não cara, eu gostaria que você escrevesse em notas (não na tablatura). A escala de C, começando por Dó, depois por Ré, depois por Mi, assim por diante... é esta a idéia :)
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Lucas Gatto Veterano |
# mar/05
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C, D, E, F, G, A, B, C
D, E, F, G, A, B, C, D
E, F, G, A, B, C, D, E
etc, etc, os modos gregos nao tem acidentes como as escalas comuns?
Mais ai no caso se baseando na maior. foi isso que eu entendi do metodo que eu tenho(o do ronaldo lobo)
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vinsanity Veterano |
# mar/05
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tem acidentes sim... esse é o exemplo começando pelo C maior... o unico detalhe que vc deve prestar atenção, é que se vc pega o C maior (jonio), com as exatas mesmas notas, mas começando de outras, voce vai mudando os modos... ou alguma coisa assim
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asterix Veterano |
# mar/05
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MODO *maneira* como uma escala varia. Tu pode encontrar a *maneira* como os modos variam a partir de cada grau da escala de C.
C - D - E - F - G - A - B - C eh um EXEMPLO de modo jonio
D - E - F - G - A - B - C - D eh um EXEMPLO de modo dorico.. e assim vai indo
mas o importante eh voce saber a 'fórmula' de cada modo:
olhando os intervalos ali
tu ve q o modo dorico por exemplo, tem a seguinte 'formula'
T - 2M - 3m - 4J - 5J - 6M - 7m - 8
ele eh um modo menor (o q caracteriza isso eh a 3m) porem tem a 6 aumentadfa em meio tom (6M ao inves de 6m)
eh assim q tu deve estudar os outros modos.
(se for maior compare com a escala maior padrao (modo jonio) e veja o q muda, se for menor compare com a escala menor padrao (modo eolio))
Novamente falando: modo eh a *MANEIRA* como uma escala varia, ali voce poderia ter QUALQUER Tonica.
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LeandroP Moderador |
# mar/05 · Editado por: Moderador
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Lucas Gatto
Tudo bem... você não postou o resto, mas era só pra eu saber se você estava pegando a idéia.
Veja que a posição dos semitons mudaram, a medida que você iniciou a escala por uma outra nota.
Isso é um resultado óbvio e parece patético até aqui. Mas observe que você conseguiu montar escalas maiores e menores, e uma diferente da outra.
C - D - E - F - G - A - B - C ---> maior - jônio (padrão)
D - E - F - G - A - B - C - D ---> menor - dórico
E - F - G - A - B - C - D - E ---> menor - frígio
F - G - A - B - C - D - E - F ---> maior - lídio
G - A - B - C - D - E - F - G ---> maior - mixolídio
A - B - C - D - E - F - G - A ---> menor - eólio (padrão)
B - C - D - E - F - G - A - B ---> menor - lócrio
Observe que as notas são as mesmas, mas a posição dos semitons gerou novas escalas. Eu destaquei 2 escalas e chamei elas de padrão, pois elas vão servir de referência pra analizar outras escalas. A referência pra escalas maiores é o jônio e pras escalas menores é o eólio.
Dúvidas até aqui?
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Lucas Gatto Veterano |
# mar/05
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é, acho q to entendendo! mais é só isso? ou as escalas menor e maior normais sao baseadas nos modos gregos?
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bassjunior Veterano |
# mar/05
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LeandroPanucci
Cara eu to ligado no q saum os modos gregos, soh tenho 1 duvida: se eu to no tom de C fazendo o modo jonico eu comeco pela nota C. Mas se eu to no mesmo tom (C) fazendo o modo dorio eu comeco pela D ou soh mudo o desenho mas continuo na nota C?
Tipo, o tom de C aplicado no modo dorio, a tonica sera D?
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LeandroP Moderador |
# mar/05
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bassjunior
Pra cada acorde da harmonia tem a sua escala específica. Se você está numa música em que a tonalidade é C, mas pinta um acorde Em, você vai fazer a escala de Em, só que não a Em natural (E - F# - G - A - B - C - D - E) e sim a Em frígio, pois é a que está relacionada ao tom da música. É a escala de Dó pratindo da nota Mi (E - F - G - A - B - C - D - E). Pensando como uma escala de Mi menor mesmo e dando atenção as notas que formam a tríade de Em, que são: E, G e B
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LeandroP Moderador |
# mar/05
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bassjunior
O modo dórico, na tonalidade de Dó, você usa quando pintar um Dm ou Dm7 dentro da harmonia.
Lucas Gatto
Agora pegue estas escalas que escrevi e pra cada uma delas você separa as notas ímpares. Por exemplo, a que começa por Dó você vai me separar a 1a, 3a, 5a e a 7a nota... a que começa pelo Ré também e pelas outras também.
Faça isto e poste aqui.
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Lucas Gatto Veterano |
# mar/05
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C= C, E, G, B,
D= D, F, A, C
é isso que vc quer?
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otavio016 Veterano |
# mar/05
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LeandroPanucci
O modo dórico, na tonalidade de Dó, você usa quando pintar um Dm ou Dm7 dentro da harmonia.
mas o modo dorico na tonalidade de do tem que começa pelo dó ou pelo ré?
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alexafavilla Veterano |
# mar/05
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mas o modo dorico na tonalidade de do tem que começa pelo dó ou pelo ré?
Ele não tem que começar em Ré necessariamente mas vc tem que pensar no modo dorico. ou seja, nas notas de tensão e de passagem do modo dorico.
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otavio016 Veterano |
# mar/05
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mas ai eu teria que colocar semiton entre a 2ª 3ª, 6ª e 7ª?
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YouthGoneWild Veterano |
# mar/05
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Lucas Gatto
Acho que os caras já falaram tudo mas assim.... temos sete modos:
-Jõnio, Dórico, Frigio, Lidio, Mixolidio, Eolio e Locrio
Por exemplo temos a escala de Sol, significa que:
G = Jônio
A = Dórico, etc!!!! ( sem esquecer os acidentes da escala! G-A-B-C-D-E-F# )
Entendeu? em C ele é jônio, o D é Dórico e assim vai, mas acho que os caras explicaram direitinho ai em cima! beleza espero não ter confudido as coisas aew belê!
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Alexandre - BlackBass
alexandreblackera@yahoo.com.br
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Marisco Veterano |
# mar/05
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Tópico para discussão sobre a sonoridade dos Modos Gregos:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/82224/
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bassjunior Veterano |
# mar/05
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LeandroPanucci
Valew pela esplicacaum veih, mas minha duvida naum eh bem essa. Vou tentar por de outra forma: Se eu estou na tonalidade C e quero tocar a escala Dorica, eu comeco pelo 1o grau (C) ou pelo 2o grau (D)? Ou seja , qual eh a tonica de C na escala dorica?
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marcioazzarini Veterano |
# mar/05
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bassjunior
Pelo 2º Grau, pq senão vc estaria fazendo o modo Jônio mesmo. O que vai caracterizar o modo é o "ponto de partida" digamos assim, pois afinal, a escala será sempre a mesma, com as mesmas notas. Sacou?
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J MARTINS Veterano |
# abr/05
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cara D dórico é um modo, voce pode comecãr em C, vai ficar C dórico.ou seja C com o desenho da escala de D.em D essa escala não tem acidentes,partindo de C com o mesmo desenho de D éla passará a ter acidentes OK!
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Eloy Tequila Veterano |
# jun/08
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Bem to tentando entender mais ainda não consegui, alguem pode esclarecer
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Bob Marques Veterano |
# nov/08
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Muitos músicos se matam em decorar todos os shapes dos modos gregos, sem saber que nada disso é preciso. Para isso devemos ter em mente algumas definições, são elas:
Escala Maior Natural Devemos saber que a escala maior natural é formada pelos intervalos
T T ST T T T ST
Os modos eles também obedecem estes intervalos (T T ST T T T ST) Devemos saber também que a seqüência dos modos é:
Jônico Dórico Frigio Lídio Mixolidio Eólio Lócrio
Agora vamos colocar os intervalos entre dos modos, pois cada modo representa um grau separado pelos intervalos:
Assim fica:
Jônico T Dórico T Frigio ST Lídio T Mixolidio T Eólio T Locrio ST Jonico Agora vamos a uma simulação:
Que Escala Maior eu uso, por exemplo, no Mi Frigio?
Bem, se o MI é Frigio vamos colocar –lo no modo frigio, assim fica:
Jônico T Dórico T Frigio======Mi ST Lídio T Mixolidio T Eólio T Locrio ST Jônico
Se o mi é frigio, Quem é o dórico? Resposta: Ré
Jônico T Dórico====Ré T Frigio======Mi ST Lídio T Mixolidio T Eólio T Locrio ST Jônico
Quem é o Jônico (Escala Maior)? Dó
Jônico===Dó T Dórico====Ré T Frigio======Mi ST Lídio T Mixolidio T Eólio T Locrio ST Jonico
Assim no mi frigio eu uso a escala maior de Dó ,começando pelo MI. Assim eu não preciso decorar todos aqueles shapes chatos!!!
Outra questão:
Que Escala Maior eu uso no Dó Mixolídio?
Bem, vamos colocar o Dó no mixolidio assim fica:
Jônico T Dórico T Frigio ST Lídio T Mixolidio====Dó T Eólio T Locrio ST Jonico
Se o Dó é mixolidio,Quem é Lídio?Resposta: Si bemol Se o Si bemol é lídio, Quem é Frígio? Resposta : La Se o La é frigio, Quem é Dórico?Resposta: Sol Se o Sol é DóricoQuem é o Jônico?Resposta:Fa
Assim fica:
Jônico=====Fa T Dórico====Sol T Frigio==La ST Lídio===Si bemol T Mixolidio====Dó T Eólio T Locrio ST
Note que eu tenho que descobrir SEMPRE quem é o jônico!!
Assim no Dó mixolidio eu uso a Escala Maior de Fa começando pelo Dò. Assim eu não preciso decorar todos aqueles shapes chatos!!!
Flw
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Rennan_Guitar Veterano |
# nov/08
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Bob Marques
Não é Jônico.....é Jônio
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Rdg Bass Veterano |
# nov/08
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Rennan_Guitar
Amigo
o primeiro modo do Campo Harmônico maior mais conhecido como escala maior tmb é chamado de Jônico, Jônio e até mesmo Iônico.
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Danilo FG Veterano |
# ago/09
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Quando você ouve ou lê: "Ré mixolidio"...."Dó Lidio"... "Mi Eolio"...enfim, qualquer umas das sete notas (da escala) com qualquer nome dos modos, serve pra te dizer a distância que essa nota esta para a Tonica (Iº Grau) senão ela mesma.
Nesse caso : "Ré Mixolidio" mixolidio é o Vº Grau, portanto Ré é a quinta nota partindo da Tonica(Iº Grau) R: G - A - B - C - *|D|* Pode ser feito sempre assim?? Esta correto?
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LeandroP Moderador |
# ago/09
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Danilo FG
Quando você diz "Ré mixolídio", você fala sobre a escala de Ré com os intervalos de Ré mixolídio.
O Ré mixolídio é um modo derivado da escala maior, do Vº grau de G maior.
Quem é mixolídio então é o Ré e não o Sol.
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Danilo FG Veterano |
# ago/09
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LeandroPanucci (nao sei por em negrito) !!???
Humildemente me explica uma coisa..
sempre q uma Harmonia começar com um acorde menor, eu tenho que achar a relativa maior e essa será minha relativa maior Jônico??
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