Modos Gregos

Autor Mensagem
Lucas Gatto
Veterano
# mar/05


Me expliquem por favor, eu nao consigo entende-los, sao a variaçao de uma mesma escala(a maior de dó no caso) e de la(a menor)?????? nao consigo entender(sozinho nao neh)... help ae

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Lucas Gatto

Os modos gregos são caracterizados pela localização dos semitons dentro da escala.

Se você pegar uma escala de Dó maior por exemplo e procurar pelos semitons que existem dentro desta escala, vai perceber que eles estão entre a 3a e a 4a nota (E e F) e entre a 7a e a 8a nota (B e C).

Sem mudar as notas desta escala (sem adicionar bemóis ou sustenidos), como mudar a posição destes semitons?

Simples, basta que você comece a escala por uma outra nota. Vamos ver pela segunda nota, a nota D

D - E - F - G - A - B - C - D

Veja que o semiton agora está entre a 2a e a 3a nota, e entre a 6a e a 7a nota.

Se ainda não fez diferença, perceba que esta escala é agora uma escala menor. Mas só que ela é diferente da escala menor natural, pois a menor natural de Ré teria a nota Bb e não B. Por esta razão, esta escala é chamada de Ré menor Dórico.

Entendeu até aqui?

Lucas Gatto
Veterano
# mar/05
· votar


mais ou menos, tp os modos gregos sao variaçoes de uma escala entao, mais nao sao outras escalas?

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Lucas Gatto

Eles variam de uma escala. Mas cada escala tem seus modos. Eu quero dizer que da escala de Ré maior, Sol maior, Lá maior, Si menor, Mi menor, Fá# menor, etc... tem seus modos derivados.

Partindo do mesmo princípio que eu parti da escala de Dó e depois comecei pela escala de Ré, você seria capaz de montar e postar aqui os outros modos derivados desta escala?

Lucas Gatto
Veterano
# mar/05
· votar


se for baseado na maior natural de dó, todas as outras nao vao ter acidentes nao eh?
tp

G------------------------------------------------------
D------------------5---7---9---------------------------
A---------5--7--9--------------------------------------
E---7--8-----------------------------------------------


no caso ae de E mais criar outras a partir dessas? É mais ou menos isso?

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Lucas Gatto

Não cara, eu gostaria que você escrevesse em notas (não na tablatura). A escala de C, começando por Dó, depois por Ré, depois por Mi, assim por diante... é esta a idéia :)

Lucas Gatto
Veterano
# mar/05
· votar


C, D, E, F, G, A, B, C

D, E, F, G, A, B, C, D

E, F, G, A, B, C, D, E

etc, etc, os modos gregos nao tem acidentes como as escalas comuns?

Mais ai no caso se baseando na maior. foi isso que eu entendi do metodo que eu tenho(o do ronaldo lobo)

vinsanity
Veterano
# mar/05
· votar


tem acidentes sim... esse é o exemplo começando pelo C maior... o unico detalhe que vc deve prestar atenção, é que se vc pega o C maior (jonio), com as exatas mesmas notas, mas começando de outras, voce vai mudando os modos... ou alguma coisa assim

asterix
Veterano
# mar/05
· votar


MODO *maneira* como uma escala varia. Tu pode encontrar a *maneira* como os modos variam a partir de cada grau da escala de C.
C - D - E - F - G - A - B - C eh um EXEMPLO de modo jonio
D - E - F - G - A - B - C - D eh um EXEMPLO de modo dorico.. e assim vai indo
mas o importante eh voce saber a 'fórmula' de cada modo:
olhando os intervalos ali
tu ve q o modo dorico por exemplo, tem a seguinte 'formula'

T - 2M - 3m - 4J - 5J - 6M - 7m - 8
ele eh um modo menor (o q caracteriza isso eh a 3m) porem tem a 6 aumentadfa em meio tom (6M ao inves de 6m)
eh assim q tu deve estudar os outros modos.
(se for maior compare com a escala maior padrao (modo jonio) e veja o q muda, se for menor compare com a escala menor padrao (modo eolio))

Novamente falando: modo eh a *MANEIRA* como uma escala varia, ali voce poderia ter QUALQUER Tonica.

LeandroP
Moderador
# mar/05 · Editado por: Moderador
· votar


Lucas Gatto

Tudo bem... você não postou o resto, mas era só pra eu saber se você estava pegando a idéia.

Veja que a posição dos semitons mudaram, a medida que você iniciou a escala por uma outra nota.

Isso é um resultado óbvio e parece patético até aqui. Mas observe que você conseguiu montar escalas maiores e menores, e uma diferente da outra.

C - D - E - F - G - A - B - C ---> maior - jônio (padrão)

D - E - F - G - A - B - C - D ---> menor - dórico

E - F - G - A - B - C - D - E ---> menor - frígio

F - G - A - B - C - D - E - F ---> maior - lídio

G - A - B - C - D - E - F - G ---> maior - mixolídio

A - B - C - D - E - F - G - A ---> menor - eólio (padrão)

B - C - D - E - F - G - A - B ---> menor - lócrio


Observe que as notas são as mesmas, mas a posição dos semitons gerou novas escalas. Eu destaquei 2 escalas e chamei elas de padrão, pois elas vão servir de referência pra analizar outras escalas. A referência pra escalas maiores é o jônio e pras escalas menores é o eólio.

Dúvidas até aqui?

Lucas Gatto
Veterano
# mar/05
· votar


é, acho q to entendendo! mais é só isso? ou as escalas menor e maior normais sao baseadas nos modos gregos?

bassjunior
Veterano
# mar/05
· votar


LeandroPanucci
Cara eu to ligado no q saum os modos gregos, soh tenho 1 duvida: se eu to no tom de C fazendo o modo jonico eu comeco pela nota C. Mas se eu to no mesmo tom (C) fazendo o modo dorio eu comeco pela D ou soh mudo o desenho mas continuo na nota C?
Tipo, o tom de C aplicado no modo dorio, a tonica sera D?

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


bassjunior

Pra cada acorde da harmonia tem a sua escala específica. Se você está numa música em que a tonalidade é C, mas pinta um acorde Em, você vai fazer a escala de Em, só que não a Em natural (E - F# - G - A - B - C - D - E) e sim a Em frígio, pois é a que está relacionada ao tom da música. É a escala de Dó pratindo da nota Mi (E - F - G - A - B - C - D - E). Pensando como uma escala de Mi menor mesmo e dando atenção as notas que formam a tríade de Em, que são: E, G e B

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


bassjunior

O modo dórico, na tonalidade de Dó, você usa quando pintar um Dm ou Dm7 dentro da harmonia.

Lucas Gatto

Agora pegue estas escalas que escrevi e pra cada uma delas você separa as notas ímpares. Por exemplo, a que começa por Dó você vai me separar a 1a, 3a, 5a e a 7a nota... a que começa pelo Ré também e pelas outras também.

Faça isto e poste aqui.

Lucas Gatto
Veterano
# mar/05
· votar


C= C, E, G, B,
D= D, F, A, C

é isso que vc quer?

otavio016
Veterano
# mar/05
· votar


LeandroPanucci

O modo dórico, na tonalidade de Dó, você usa quando pintar um Dm ou Dm7 dentro da harmonia.


mas o modo dorico na tonalidade de do tem que começa pelo dó ou pelo ré?

alexafavilla
Veterano
# mar/05
· votar


mas o modo dorico na tonalidade de do tem que começa pelo dó ou pelo ré?

Ele não tem que começar em Ré necessariamente mas vc tem que pensar no modo dorico. ou seja, nas notas de tensão e de passagem do modo dorico.

otavio016
Veterano
# mar/05
· votar


mas ai eu teria que colocar semiton entre a 2ª 3ª, 6ª e 7ª?

YouthGoneWild
Veterano
# mar/05
· votar


Lucas Gatto
Acho que os caras já falaram tudo mas assim.... temos sete modos:
-Jõnio, Dórico, Frigio, Lidio, Mixolidio, Eolio e Locrio
Por exemplo temos a escala de Sol, significa que:
G = Jônio
A = Dórico, etc!!!! ( sem esquecer os acidentes da escala! G-A-B-C-D-E-F# )

Entendeu? em C ele é jônio, o D é Dórico e assim vai, mas acho que os caras explicaram direitinho ai em cima! beleza espero não ter confudido as coisas aew belê!

_______________________________
Alexandre - BlackBass
alexandreblackera@yahoo.com.br

Marisco
Veterano
# mar/05
· votar


Tópico para discussão sobre a sonoridade dos Modos Gregos:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/82224/

bassjunior
Veterano
# mar/05
· votar


LeandroPanucci
Valew pela esplicacaum veih, mas minha duvida naum eh bem essa. Vou tentar por de outra forma: Se eu estou na tonalidade C e quero tocar a escala Dorica, eu comeco pelo 1o grau (C) ou pelo 2o grau (D)? Ou seja , qual eh a tonica de C na escala dorica?

marcioazzarini
Veterano
# mar/05
· votar


bassjunior

Pelo 2º Grau, pq senão vc estaria fazendo o modo Jônio mesmo. O que vai caracterizar o modo é o "ponto de partida" digamos assim, pois afinal, a escala será sempre a mesma, com as mesmas notas. Sacou?

J MARTINS
Veterano
# abr/05
· votar


cara D dórico é um modo, voce pode comecãr em C, vai ficar C dórico.ou seja C com o desenho da escala de D.em D essa escala não tem acidentes,partindo de C com o mesmo desenho de D éla passará a ter acidentes OK!

Eloy Tequila
Veterano
# jun/08
· votar


Bem to tentando entender mais ainda não consegui, alguem pode esclarecer

Bob Marques
Veterano
# nov/08
· votar


Muitos músicos se matam em decorar todos os shapes dos modos gregos, sem saber que nada disso é preciso. Para isso devemos ter em mente algumas definições, são elas:

Escala Maior Natural
Devemos saber que a escala maior natural é formada pelos intervalos

T T ST T T T ST


Os modos eles também obedecem estes intervalos (T T ST T T T ST)
Devemos saber também que a seqüência dos modos é:

Jônico Dórico Frigio Lídio Mixolidio Eólio Lócrio


Agora vamos colocar os intervalos entre dos modos, pois cada modo representa um grau separado pelos intervalos:

Assim fica:

Jônico
T
Dórico
T
Frigio
ST
Lídio
T
Mixolidio
T
Eólio
T
Locrio
ST
Jonico

Agora vamos a uma simulação:

Que Escala Maior eu uso, por exemplo, no Mi Frigio?

Bem, se o MI é Frigio vamos colocar –lo no modo frigio, assim fica:

Jônico
T
Dórico
T
Frigio======Mi
ST
Lídio
T
Mixolidio
T
Eólio
T
Locrio
ST
Jônico

Se o mi é frigio, Quem é o dórico? Resposta: Ré

Jônico
T
Dórico====Ré
T
Frigio======Mi
ST
Lídio
T
Mixolidio
T
Eólio
T
Locrio
ST
Jônico

Quem é o Jônico (Escala Maior)? Dó

Jônico===Dó
T
Dórico====Ré
T
Frigio======Mi
ST
Lídio
T
Mixolidio
T
Eólio
T
Locrio
ST
Jonico

Assim no mi frigio eu uso a escala maior de Dó ,começando pelo MI. Assim eu não preciso decorar todos aqueles shapes chatos!!!


Outra questão:

Que Escala Maior eu uso no Dó Mixolídio?

Bem, vamos colocar o Dó no mixolidio assim fica:

Jônico
T
Dórico
T
Frigio
ST
Lídio
T
Mixolidio====Dó
T
Eólio
T
Locrio
ST
Jonico

Se o Dó é mixolidio,Quem é Lídio?Resposta: Si bemol
Se o Si bemol é lídio, Quem é Frígio? Resposta : La
Se o La é frigio, Quem é Dórico?Resposta: Sol
Se o Sol é DóricoQuem é o Jônico?Resposta:Fa

Assim fica:

Jônico=====Fa
T
Dórico====Sol
T
Frigio==La
ST
Lídio===Si bemol
T
Mixolidio====Dó
T
Eólio
T
Locrio
ST

Note que eu tenho que descobrir SEMPRE quem é o jônico!!


Assim no Dó mixolidio eu uso a Escala Maior de Fa começando pelo Dò. Assim eu não preciso decorar todos aqueles shapes chatos!!!

Flw

Rennan_Guitar
Veterano
# nov/08
· votar


Bob Marques

Não é Jônico.....é Jônio

Rdg Bass
Veterano
# nov/08
· votar


Rennan_Guitar

Amigo

o primeiro modo do Campo Harmônico maior mais conhecido como escala maior tmb é chamado de Jônico, Jônio e até mesmo Iônico.

Danilo FG
Veterano
# ago/09
· votar


Quando você ouve ou lê: "Ré mixolidio"...."Dó Lidio"... "Mi Eolio"...enfim, qualquer umas das sete notas (da escala) com qualquer nome dos modos, serve pra te dizer a distância que essa nota esta para a Tonica (Iº Grau) senão ela mesma.

Nesse caso : "Ré Mixolidio" mixolidio é o Vº Grau, portanto Ré é a quinta nota partindo da Tonica(Iº Grau)
R: G - A - B - C - *|D|*

Pode ser feito sempre assim??
Esta correto?

LeandroP
Moderador
# ago/09
· votar


Danilo FG

Quando você diz "Ré mixolídio", você fala sobre a escala de Ré com os intervalos de Ré mixolídio.

O Ré mixolídio é um modo derivado da escala maior, do Vº grau de G maior.

Quem é mixolídio então é o Ré e não o Sol.

Danilo FG
Veterano
# ago/09
· votar


LeandroPanucci (nao sei por em negrito) !!???


Humildemente me explica uma coisa..

sempre q uma Harmonia começar com um acorde menor, eu tenho que achar a relativa maior e essa será minha relativa maior Jônico??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Modos Gregos