Sonoridade dos Modos Gregos

Autor Mensagem
Marisco
Veterano
# mar/05 · Editado por: Marisco


Bom galera, criei este tópico para fins informativos.

Acho muito importante conseguir discernir a sonoridade de uma escala. Tão importante quanto saber usá-la. Há alguns meses tenho notado que, ao ouvir algum trecho de música, já consigo precisar a escala que está sendo utilizada, principalmente se for algum dos modos litúrgicos.

Abaixo eu listei as impressões sonoras que os modos me causam. Espero que vocês adicionem as impressões de vocês, pra que a gente possa discutir esse assunto.

Se alguém quiser colocar de outras escalas também, sinta-se a vontade.


--> Jônio: Soa alegre e relaxado.

--> Dórico: Me lembra muito o jazz (talvez pq no jazz se use bastante esse modo sobre acordes menores - o eólio raramente é usado).

--> Frígio: Assutador, assombrado. Possui um elemento que gera bastante suspense (a 2a. menor).

--> Lídio: Pra mim é o mais tenso. Parece triunfar sobre o resto da música, especialmente se for antecedido por uma passagem menor.

--> Mixolídio: O que tem a sonoridade mais forte. Lembra um pouco blues, e com a enfase certa lembrará muito a música nordestina. Dá uma sensação de prenchimento, e destaca o instrumento solista.

--> Eólio: O mais triste, porém para mim um dos mais belos.

--> Lócrio: Pra mim não tem um som muito definido, depende muito das notas utilizadas. No geral é um pouco tenso e suspensivo. É um dos modos menos utilizados, em qualquer tipo de música.

Dogs2
Veterano
# mar/05
· votar


legal, mas besteira

janick
Veterano
# mar/05
· votar


Marisco
mto interessante, mas tem um topico desse na busca
=]

janick
Veterano
# mar/05
· votar


gostei da sua explicaçao.
bem util

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# mar/05
· votar


Marisco

Tenho uma dúvida marisco, na for the love of god do steve vai ele usa locrio né?

Também vou falar sobre a impressão que eles me causam, mas isso depende muito do modo que você usar.

--> Jônio: Soa alegre e grandioso.

--> Dórico: Me lembra jazz as vezes, mas eu uso e fica meio meloso na verdade, mas eu considero um som bonito.

--> Frígio: Assutador, assombrado. Possui um elemento que gera bastante suspense (a 2a. menor). (CONCORDO CONTIGO, MAS AS VEZES PODE SOAR DEPRESSIVO TAMBÉM)

--> Lídio: Essa eu não sei muito caracterizar, sinto muito.

--> Mixolídio: Me lembra rock, estilo Summer Song, aquelas músicas de rock meio pra cima, mas depende muito de qual progressão usar, mas nesse modo eu gosto de mudar muito a progressão, por exemplo, estamos numa base de Fm#, G e A, as vezes eu mudo para F, G, Am, para alguns pode soar estranho, mas é só ouvir trocentas músicas de rock, mudam daquela progressão pra essa, eu uso muito o mixolídio para transições.

--> Eólio: O mais triste, porém para mim um dos mais belos. (CONCORDO)

--> Lócrio: Pra mim não tem um som muito definido, depende muito das notas utilizadas. No geral é um pouco tenso e suspensivo. É um dos modos menos utilizados, em qualquer tipo de música. (CONCORDO CONTIGO TAMBÉM).

Marisco
Veterano
# mar/05
· votar


Dogs2
valeu pelo apoio :/

janick
tem mesmo? posta o link ae, pq eu não achei!

Reinaldo Camargo Filho
Cara, na "For The Love Of God" o Vai usa diversos modos. Diz ae qual trecho que tu se refere!

Ahh, é bom o pessoal comentar como tu fez, pq as vezes o que parece suspense pra mim pode parecer depressivo pra ti. Descrever sensações é uma coisa meio abstrata, mas acho que serve pra dar uma noção.

deathmeister
Veterano
# mar/05
· votar


Descrever sensações é uma coisa meio abstrata

Vc falou tudo aqui heh. pra mim o lidio pode soar mais alegre que o jonio as vezes.

Rodrigo rvssvr
Veterano
# mar/05
· votar


os que eu gosto mais:

lídio: confiante

mixolídio: triste, dependendo da frase, romântico

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# mar/05
· votar


Marisco

No começo, aquela progressão do comecinho se eu não me engano é locrio.

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
· votar


os acordes da progressão tb têm que seguir os acidentes dos modos quando se usa um deles ou "melodia, melodia... harmonia a parte!" ?

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# mar/05
· votar


Nossa, to ouvindo Remember Tomorrow, não sei se é minha ignorância, mas o começo é um lócrio nervosão né?

Emerson Guita
Veterano
# mar/05
· votar


Reinaldo Camargo Filho
Marisco

O que me deixa intrigado é como a sonoridade pode ser tão diferente se a escala é a mesma?

Marisco
Veterano
# mar/05
· votar


deathmeister
É, o lídio soa alegre tb (por causa da 7M), mas ele é bem tenso por causa da #4.

Rodrigo rvssvr
Confiante foi uma boa definição pro lídio.

Jaum_Paulo
Não entendi direito a tua pergunta. Mas assim, se tu quer fazer uma progressão em A dórico, por exemplo. Tu usa os acordes do campo de A dórico (mesmos que o de G maior). Então tu pode usar Am7, F#m7(5b), G7+, etc. Claro que tem que saber usar cada acorde pra dar o "sabor" de A dórico, mas as tensões são as existentes nos acordes do campo harmonico.

Reinaldo Camargo Filho
Lócrio com certeza não é no início. Porque ele usa as notas da Penta de Em, que tem a 5a. justa. O lócrio tem a 5a. diminuta.

Emerson Guita
A escala não é a mesma. As notas podem ser as mesmas (G jônio e A dórico, por exemplo), mas os intervalos são completamente diferentes.

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
· votar


Marisco
era essa mesmo minha dúvida! valeu!

thanatos
Veterano
# mar/05
· votar


nao sei nda de escalas nem de modos.... :(
qria ter + tempo pra estudar isso

caiohleal
Veterano
# mar/05
· votar


O lídio é muito usado pelo steve vai! Da um som mais "charmoso", requintado

spy2k
Veterano
# mar/05
· votar


Marisco

poisé... é isso q eu eu tava tentando entender. a escala é a mesma só o que muda é a relação de intervalos. já tentei gravar uma base só com um C maior e ir mudando de modos, só que não consigo sentir as diferenças de sonoridades.

oq estou fazendo de errado?

deathmeister
Veterano
# mar/05 · Editado por: deathmeister
· votar


lídio é muito usado pelo steve vai! Da um som mais "charmoso", requintado

Em outras palavras, mais gay heh.

Marisco
Veterano
# mar/05
· votar


spy2k
Cara, faz o seguinte. Grava uma base só com baixo e batera. Deixa o baixo em só no Dó. Depois começa usar a escala de C maior. Brinca um pouco com ela, tentando valorizar a nota B (7M), mas não usa ela como repouso. Usa as notas do acorde de C como repouso (C, E, G).
Depois pega a escala de C menor. Valoriza a 6m (Ab), mas também não usa ela como repouso. Pronto, tu usou dois modos bem diferentes (Jônio e Eólio). Com certeza tu vai perceber bastante diferença na sonoridade deles. Depois faz o mesmo pros 5 modos restantes. Tenta perceber qualidades que diferenciem um do outro. Isso é bem interessante. Vale a pena fazer!

Marisco
Veterano
# mar/05
· votar


Sobe tche!

Marisco
Veterano
# mar/05
· votar


No more fuckin' coments?

deathmeister
Veterano
# mar/05
· votar



No more fuckin' coments?


heh falar de modos gregos num forum dominado por hardcore eh dificil mesmo.

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Eu gosto mesmo é de usar o VIIº grau da menor harmônica em acordes dominantes.. soa bem oriental, exótico!

spy2k
Veterano
# mar/05
· votar


Marisco

vou testar aki!

Marisco
Veterano
# mar/05
· votar


deathmeister
Deu pra perceber!

LeandroPanucci
Ainda não tenho muita fluência com os modos da menor harmônica e melodica, mas vou brincar um pouco aqui! Vamos ver se sai alguma coisa.

spy2k
Faz o teste e depois posta os resultados aqui.

Marisco
Veterano
# mar/05
· votar


Arise!

Dreamchaser
Veterano
# mar/05 · Editado por: Dreamchaser
· votar


pra mim o lidio pode soar mais alegre que o jonio as vezes. (2)

tolkien
Veterano
# mar/05 · Editado por: tolkien
· votar


Marisco
Fala tche!
Cara, vi que vc falou q pra vc o lídio parece o mais tenso pra vc. Não seria o menos tenso? Pq pela abertura modal o lídio fica como o menos tenso devido sua 4a aumentada, e o lócrio o mais fechado (tenso) devido sua segunda menor e quinta diminuta. Claro q o q vale eh o jeito q TU utiliza na musica, se vc acha q ele eh tenso, eh tenso! Mas fala ae

guitargod
Veterano
# mar/05
· votar


Marisco
A escala não é a mesma. As notas podem ser as mesmas (G jônio e A dórico, por exemplo), mas os intervalos são completamente diferentes.


Acho que dizer isso pode confundir quem está aprendendo os modos.
Muita gente acaba pensando que um modo se resume em um "shape" de escala, mas na verdade é apenas a escala maior tocada em outra região do braço.

tolkien
Veterano
# mar/05 · Editado por: tolkien
· votar


na verdade é apenas a escala maior tocada em outra região do braço
Bah, pra mim os modos sao muuito mais q isso, acordes, intervalos, nossa, eh muita coisa pra se explorar. Cara, soh por curiosidade, vc nao tava em Itapema-SC nesse verão? Lembro de ter ido numa lan, abri o fórum e vi seu nick logado uauhauhauha mta coincidencia

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sonoridade dos Modos Gregos