Perdido nos modos gregos (ja lí alguns tópicos da busca)

Autor Mensagem
rickalencar
Veterano
# nov/06


Essas são as informações que conssegui sobre os modos gregos:
I: Jônio (maior) CM7 (C - D - E - F - G - A - B – C) *PADRÃO*

G---------------2--4-----------------------------------
D--------2-3--5----------------------------------------
A--3--5------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

II: Dórico (menor) Dm7 (D - E - F - G - A - B - C – D)

C----------------2-4-----------------------------------
D----------3--5----------------------------------------
A--3--5-6----------------------------------------------
E------------------------------------------------------

III: Frígio (menor) Em7 (E - F - G - A - B - C - D – E)

G------------------3-----------------------------------
D----------3--5-6--------------------------------------
A--3-4--6----------------------------------------------
E------------------------------------------------------

IV: Lídio (maior) FM7 (F - G - A - B - C - D - E – F)

G----------------2--4----------------------------------
D--------2--4-5----------------------------------------
A--3--5------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

V: Mixolídio (maior) G7 (G - A - B - C - D - E - F – G)

G----------------2-3-----------------------------------
D--------2-3--5----------------------------------------
A--3--5------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

VI: Eólio (menor) Am7 (A - B - C - D - E - F - G – A) *PADRÃO*

G-------------------3-----------------------------------
D-----------3--5-6--------------------------------------
A---3--5-6----------------------------------------------
E-------------------------------------------------------

VII: Lócrio (diminuto) Bm7b5 (B - C - D - E - F - G - A – B)

G------------------3-----------------------------------
D----------3-4--6--------------------------------------
A--3-4--6----------------------------------------------
E------------------------------------------------------



Pois bem, ja até to sacando de alguns, mas o problema é como eu uso ele com outras notas???
Os únicos exemplos que eu vejo são de C, mas e D ?
vamos supor D maior em Jônio ficaria assim ?
I: Jônio (maior)

G-----------------4-5-----------------------------------
D--------3-5--7----------------------------------------
A--5--7------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

E D maior em Eólio assim?

VI: Eólio (menor) Am7 (A - B - C - D - E - F - G – A) *PADRÃO*

G-------------------5-----------------------------------
D-----------5--7-8--------------------------------------
A---5--7-8----------------------------------------------
E-------------------------------------------------------

Eu toco baixo a apenas 6 meses, e to ecarando um desafio de entrar numa banda com uma experiênca anos luz na minha frente, to começando a tirar as linhas de baixo de ouvido, e to consseguindo, mas acho que ele usa muito desses modos, por isso tenho que sacar bem deles, pra mim saber fazer algumas improvisações na hora, caso eu esqueça alguma linha.

jkdias
Veterano
# nov/06
· votar


rickalencar

É basicamente transpor as notas para o tom que vc deseja. Por exemplo, C jônio é C D E F G A B C. Se D está um tom acima de C, basta acrescentar um tom em todas as notas da escala de C e vc terá um D jônio, assim: D E F# G A B C# D.

O mesmo serve para todos os modos, basta vc calcular a distância (em graus ou semitons) entre a nota que vc quer e a padrão que vc já sabe.

Outro exemplo:
D Dórico é D E F G A B C D

Se eu quiser um E Dórico, basta acrescentar um tom em cada grau da escala acima (D dórico). O resultado é este: E F# G A B C# D E.

qq coisa pergunta de novo ae

vlw

rickalencar
Veterano
# nov/06
· votar


jkdias

Então no caso do D maior ficaria assim?

vamos supor D maior em Jônio ficaria assim ?
I: Jônio (maior)

G---------------4--6-----------------------------------
D--------4-5--7----------------------------------------
A--5--7------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

Ao invés de:

G-----------------4-5-----------------------------------
D--------3-5--7----------------------------------------
A--5--7------------------------------------------------
E------------------------------------------------------



Se for, é mais simples que eu pensava.
Tipo é só decorar os modos, e ao invés de começar do C, começar da nota que prescisar.
É isso mesmo ?

Valew pela ajuda...

zegotinha
Veterano
# nov/06
· votar


E D maior em Eólio assim?


rickalencar
então o eolio não cairia bem sobre um acorde maior(este tem a 3º maior) sendo que a escala possui a 3º bemol, o mesmo aconteceu com a 7º e a 6º... tipo, analisa bem a composição do acorde sobre o qual vc vai usar pra usar a escala que caiba com as tensoes.

CAMPO HARMONICO MAIOR
C7M - jonio
Dm7 (6) - dorico
Em7 (9b) - frigio
F7M(4#) - lidio
G7 (9) - mixo
Am7 - eolio
Bm7 (-5 /-9 ) - locrio

Line-Frango
Veterano
# nov/06
· votar


rickalencar
Mano, blza?

Os MODOS GREGOS foram feitos para serem aplicados perfeitamente no campo harmonico desejado..

Por exemplo: C a Harmonia estiver em Ré maior, o campo harmonico seria:(basicamente falando)


Mi
Fa#
Sol
La
Si
Do#


Jonio: Seria estas NOTAS dando-se uma intençao de partir do 1º Grau (Ré)...

ou seja, MODOS GREGOS nada mais é q a execuçao das notas do campo harmonico, oq muda d um modo pra outro seria a ordem de EXECUÇAO!!

Costumo dizer q na musica nao há regras ou limites, oq soar bem, ja é (SOOU BEM) essas coisas sao só pra facilitar a vizualizaçao, e c c nao tomar cuidado acaba dificultando...

Só pra vc ver q nao há limites...

EXISTEM: Intençao cromática (por exemplo) vc usa as notas q nao correspondem as notas do campo harmonico...

Entao se "pode" usa-las pq ligar muito para "tenho q usar esta escala" e talz...

Num tem essa, vc pode usar tudo, absolutamente TUDO, desd q tenha ordem e intençao....

VALEW

Line-Frango
Veterano
# nov/06
· votar


rickalencar
esquece decorar, vizualize no braço (só isso)!!

valew

OBS: Me corrijam c eu estiver errado, plz)

jkdias
Veterano
# nov/06
· votar


rickalencar
vamos supor D maior em Jônio ficaria assim ?

Isso mesmo !

Se vc gravar o shape, bastar colocar a primeira nota onde desejar que o resto sai automático. A forma é a mesma.

rickalencar
Veterano
# nov/06
· votar


zegotinha
Saquei, não tem a ver com a nota, e sim se é Menor, Maior, Com 7ª e tal.
Tipo Maior é melhor usar o Jônio, Menor Eólico, e com 7ª mixolídio.

Line-Frango
Entendi, tipo não tem regras e tal, mas como eu to começando, tenho de ter uma base, pra que na hora deu prescisar improvisar, eu ter um modo tipo de escape, pois não dá pra ficar testando com a música rolando, e eu que to entrando agora, tenho que pegar as manhas bem rápido.

jkdias
Me disse justamente o que eu queria ouvir.


A galera da banda toca muito blues, e o blues te dá uma possibilidade enorme de fica explorando acordes e tal.
Vocês tem algumas dicas, pro Blues ???


zegotinha
Line-Frango
jkdias

Valew pelas explicações...

Line-Frango
Veterano
# nov/06
· votar


rickalencar

O ideal é vc treinar assim, imaginar uma frase e depois tenta-la executar, assim vc treina sua percepcao......e depois q seus dedos começarem a obedecer sua mente, aí sim vai estra legal.....Indico q vc faça como eu, primeiramente tente improvisar em cia dos acordes, (notas caracteristicas do acorde)...

valew

Blue Jazz
Veterano
# nov/06
· votar


Vocês estão partindo do princípio errado... a "forma" do desenho no braço do instrumento não é a melhor pedida - aliás, é a PIOR !!!

Sinto muito Rick, mas mesmo começando você tem de partir da TEORIA musical, não adianta querer simplificar! Você já sabe como montar as escalas maior e menor (natural, harmônica, melódica)? Já montou os campos harmônicos delas, já entendeu como funcionam? Já sacou onde estão as tensões, os relaxamentos, porque estão ali? Quer dizer: como se chegou neste "padrão"? Se já tiver chegado aí, procure um professor, se não tiver chegado ainda... procure um professor!

Line-Frango

Eu discordo um pouco da maneira como você exerga, não seria a "ordem da execução" que se alteraria, e sim a nota de relaxamento da escala... e a "intenção" melódica também. Por exemplo, se você vai repousar uma escala de dó maior na nota sol, usando um campo harmônico de dó maior, vindo de G7 pra C7+: você estará usando um "modo" ou estará apenas descansando na quinta justa de dó maior? Qual a intenção? E num lídio, sem a sensível pra puxar a tônica? Quer dizer, esse é meu ponto de vista: o modo tem de "soar", assim como a escala maior soa "maior" e a menor soa "menor", entende? Ou permanecerá uma escala maior ou menor...

polakinho
Veterano
# nov/06
· votar


cara...jonio de D é a escala maior natural de D :P...mesmo desenho que a de C, só que em D :P

jkdias
Veterano
# nov/06
· votar


rickalencar
Blue Jazz

Opa,
Então, eu não sou muito adepto de professores, a não ser que exista uma ementa com as matérias abordadas nas aulas, inclusive com o tempo de duração do curso (em semestres), etc, assim como em conservatórios, faculdades de música ou na Villa Lobos (RJ).
Criei este bloqueio devido aos professores que ficam enrolando o aluno para garantir a mensalidade por vários anos. Creio que existe na internet muito material bom (c/ didática clara) que ensina teoria musical.
Mas se puder fazer um curso numa escola conceituada, manda ver.

rickalencar
A galera da banda toca muito blues, e o blues te dá uma possibilidade enorme de fica explorando acordes e tal.
Vocês tem algumas dicas, pro Blues ???



Cara, blues eu considero essencial vc ouvir MUITO. Acho também fundamental vc ler a respeito da origem do blues, procura um livro simples que conte a história dos primeiros blues (a mistura da influência africana e européia) que isto vai fazer com que vc incorpore o que o blues quer passar. Na realidade, somente a teoria musical fica incompleta, pois a melodia africana (influenciada pela música oriental) tem a característica de se "abemolar" as notas, o que não vem escrito nos modos gregos por exemplo.

O que quero dizer é que, vc vai usar o modo mixolídio, o mixolídio 4+, a pentatônica, etc, mas se vc não tentar expressar o grito dos ex-escravos americanos, com suas aproximações e passeios em volta da nota, não soará como um legítimo blues.
Então, para o blues, estude inicialmente os modos:
- mixolídio;
- mixolídio 4+;
- pentatônica maior a partir da 3ª menor da escala (ex: blues em C7 ou em Cm7 -> pentatônica maior de Eb);
- misture os modos dórico, lídio e mixolídeo (pode ser cromatizando).
- paralelo a isto, estude as origens do blues, como dito acima (isso é + importante, pode acreditar).

vlw
Jackson

Line-Frango
Veterano
# nov/06
· votar


Blue Jazz

Velho entendo oq vc disse...Mas tipow dexa eu lhe fazer uma pergunta:

Qual a diferença de uma escala maior harmonica para uma maior melodica?

Depois d vc me responder isso e dar um exemplo dos acordes ond executá-los eu continuo meu ponto d vista!!!

valew

jkdias

Velho discordo um pouco d vc qdo diz q em Blues c uza isto em em outro tipo aquilo (+ou-)

Manos musica é universal, vc num entra em uma escola pra aprender blues, ou jazz......vc deu um exemplo q pod-se usar pentatonica em blues q cai bem...

SABENDO executar pentatonica cai bem em qualquer estilo, aí q entra o FEELING do musico....

VCS ESTAO dizendo: Vc pod usar mixolidio com 4+ e tb pentatonica (por exemplo)

manos é a mesma coisa d c falar (em outras palavras ) pode-se usar tudo, mas tem q saber usar...

QUEREM UMA PROVA:

jkdias

misture os modos dórico, lídio e mixolídeo (pode ser cromatizando).

Porr mano, é mais obvio falar pro cara, use e abuse de tudo, mas com consciencia.....

É logico qele tem q ter uma base, como todos nós queremos, mas aí vcs ja estao apelando

C A MUSICA FOSSE TAO AUTOMATICA ASSIM (PRA ISSO VC USA ISSO, E PRA AQUILO AQUILO, TODOS NOS SERIAMOS FAMOSSOS)

A MUSICA VAI ALEM DISSO.....

VALEW

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


Blue Jazz

Eu concordo com você. Decorar desenho apenas, é o pior caminho.

Eu posso tocar Fá lídio começando pela nota Ré. Se o desenho explicar isso....

Blue Jazz
Veterano
# nov/06 · Editado por: Blue Jazz
· votar


jkdias

Pois é, tem esse negócio mesmo... tem muito livro e método por aí onde você encontra informações sobre esse e muitos outros assuntos, procure!

Line-Frango

Cara, uma harmônica é basicamente uma natural com o sétimo grau elevado meio tom e uma melódica, pelo menos na música clássica, desce como a natural e sobe com os sexto e sétimo graus alterados para meio tom acima, ou seja: a menor harmônica foi criada de modo a dar uma resolução através da sensível e a melódica de modo a evitar aquele intervalo de tom e meio criado na harmônica, que causa uma certa "estranheza" na condução da melodia... os nomes já dizem, né? Existem mil maneiras de se harmonizar essas escalas, e nem é preciso ficar fixo no campo harmônico de cada uma delas... mas um simples II-V-I já pode resolver um bocado de casos, em Am: Bm7 (IIm da melódica) > E7 ou E7.13b (V da melódica e harmônica) > Am (tônica da nat - harm - mel).

Eu não tô disputando conhecimento, nem duvidando do seu, nada disso! Apenas quis colocar meu ponto de vista: muita gente se utiliza dos modos nas improvisações de hoje em dia, mas muita gente vai só nos "desenhos" e se esquece dos "sabores"... o que evidentemente não é o seu caso, mas acontece!

Acho mesmo que estamos falando a mesma coisa, como vc mesmo disse:

"vc pode usar tudo, absolutamente TUDO, desd q tenha ordem e intençao"

Line-Frango
Veterano
# nov/06
· votar


Blue Jazz
Naomano eu to ligado....tipo fiz a pergunta mesmo, pra tirar duvida, pq tipo tive q aprender escala harmonica e melodica pra entrar na ULM, consegui e talz, só q sai por motivo d trabalho, e nao deu tempo pra o Itamar me esclarecer isto..

Pq num concordo muito saber por saber e sim aplicar....

N entendi muito tua explicaçao acima, sei q é dificil dizer pelo pc,mas c der pra explicar basicamente como c aplica...Fico Grato...

Desculp c passei a intençao d disputa, nao foi essa...

valew

jkdias
Veterano
# nov/06
· votar


Line-Frango

Manos musica é universal, vc num entra em uma escola pra aprender blues

Mais ou menos... se vc estudar a origem de cada estilo musical vc vai perceber que existem sim diferenças entre um estilo e outro. Vc pode fazer o que quiser com a música, mas estará fugindo às origens daquele estilo musical.
Vc entra na escola pra aprender musica em geral, mas pra vc tocar um blues ou um jazz, se vc não entender as origens desses estilos e que tipo de mensagem esse música quer passar, não vai dar certo.
Pq que, pra nós brasileiros, é tão fácil tocar um samba e pros americanos é tão difícil? Pq faz parte das nossas raízes. Vc pode saber tudo de música, mas se vc não absorver a cultura e as raízes daquele estilo, não vai ficar bom.
Qdo digo que uma penta ou um mixolídio fica bom no blues é pq essas escalas se aproximam das melodias que eram cantadas nos spirituals e nos ragtimes no século XIX, e que influenciaram o blues. Óbviamente que são escalas ocidentais e não vão reproduzir fielmente uma melodia que veio da áfrica (com influência oriental).

SABENDO executar pentatonica cai bem em qualquer estilo, aí q entra o FEELING do musico....

Inclusive no blues né? Só que vc tem que saber a partir de qual grau vc vai utilizar a pentatônica...

mano, é mais obvio falar pro cara, use e abuse de tudo, mas com consciencia.....

O cara pergunta: "vcs tem alguma dica pro blues?"
E eu respondo: "use e abuse de tudo!"

Acho que essa resposta não vai ajudar muito o nosso colega. Ele precisa saber quais modos e escalas utilizar, a partir de que grau, e quando isso estiver espontâneo aí sim começar a misturar. Por isso respondi nessa ordem:

- mixolídio;
- mixolídio 4+;
- pentatônica maior a partir da 3ª menor da escala (ex: blues em C7 ou em Cm7 -> pentatônica maior de Eb);
- misture os modos dórico, lídio e mixolídeo (pode ser cromatizando).
- paralelo a isto, estude as origens do blues, como dito acima (isso é + importante, pode acreditar).


Vlw

Blue Jazz
Veterano
# nov/06
· votar


Line-Frango

Lá menor natural: A B C D E F G A
Lá menor harmônica: A B C D E F G# A
Lá menor melódica: A B C D E F# G# A G F E D C B A

Ou seja, na melódica sempre que se estiver "subindo" se usa Fá# e Sol# e sempre que se estiver "descendo" Fá e Sol.

Toque a menor harmônica e você vai sentir o Sol# "puxando" o Lá (tônica) o que não acontece com o Sol da menor natural. A melódica, além desse sol, se utiliza das notas mais "melódicas" mesmo pra se compor uma melodia, mas são todas escalas menores do mesmo jeito, e podem ser utilizadas conjuntamente - com bom senso, óbvio.

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06
· votar


Camaradas, o guitarrista Daril Parisi disse o seguinte : "Teoria é igual para todos, mas a criatividade nos indivualiza"

Por isso musica é arte e não ciencia hehehe

Mas teoria é importantissimo tambem, ela mostra o caminho e alguns atalhos.

Sobre os modos, no inicio eu parti pro caminho de decora-los, tanto fórmula, quanto regiões no braço.

Mas pra mim não foi o mais eficiente.

Fazendo aulas com o guitarrista Pollaco, eu começei a aprende-los de uma maneira um pouco diferenciada.

Tomei como base a Maior Natural e a Menor Natural e fui apenas descobrindo a diferença dos demais modos maiores e menores em relação a estas duas.

Eu achei mais eficiente desta forma.

Por exemplo, a formula da maior natural é :

Tonica, Segunda, Terça Maior, Quarta Justa, Quinta, Sexta, Setima Maior.

O Modo Lidio, que tambem é maior, é praticamente a mesma coisa, apenas com a Quarta Aumentada no lugar da Quarta Justa.

E o mixolidio também é a mesma coisa da maior natural, mas com Sétima no lugar da Sétima Maior.

Ou seja, cada um dos modos tem uma nota particular diferente em relação a escala maior natural pros maiores, e em relacao a escala menor natural pros menores.

Descobrindo apenas esta nota/intervalo diferente, pra mim ficou mais facil aprende-los.

Pra estudar, é bom faze-los todos numa mesma tonalidade, por exemplo em Dó. Eu faço Dó Maior Natural, Dó Lidio, Dó Mixolidio, Dó Eolio, etc... Dessa maneira fica facil sacar a diferença sonora de um modo pro outro.

Mas estudar pelo campo harmonico, que seria por exemplo, Dó Jonio, Ré Dorio, E Frigio, F Lidio, etc... também funciona pra sacar a diferença de som entre um e outro.

Line-Frango
Veterano
# nov/06
· votar


jkdias

entendi mano, mas veja só:

Mais ou menos... se vc estudar a origem de cada estilo musical vc vai perceber que existem sim diferenças entre um estilo e outro. Vc pode fazer o que quiser com a música, mas estará fugindo às origens daquele estilo musical.
Isso eu diria q seria o FEELING, claro q a pessoa tem q sentir e talz o estilo, cada estilo tem uma caracteristica e talz....MAS qdo digo: Q ninguem entra em uma escola pra aprender BLUES (por exemplo) seria as notas usadas e talz........

OBS: Pensando somente nas notas q c usa, nas intençoes e talz......Claro q a maneira q ele usa as notas vai dest FEELING, mas as notas q o cara executa é meio q universal....


ENTENDE oq quero dizer?...valew

Blue Jazz

Hum, vamos ver....

A diferença da menor natural pra menor harmonica, seria a 7ª q c tornaria 7ª M.........

TAh, mas c eu usar o cromatismo e talz num seria a mesma coisa...?

me dê um exemplo (por favor) ond vc usaria uma menor harmonica no lugar de uma menor natural?

OBS: Em cima de uma Harmonia.......

Q sequencia harmonica (por exemplo) me indicaria usar a 7ªM no lugar de uma 7ª?

valew pela pasciencia...

Line-Frango
Veterano
# nov/06
· votar


JoeCruzGuitar
O manos eja bem vindo ao aprendizado...hehe

Tah velho concordo com oq vc disse...

Mas oq indicaria (na harmonia) q seria melhor eu usar a 4ª+ (lidio) no lugar na 4ªJ (maior natural)?

valew

Line-Frango
Veterano
# nov/06
· votar


TODOS

Vo postar outra coisa interessante, mas nao deixem d responder as outras questoes acima..hehe

Li q o modo lidio pode-se usar em um acorde maior q esteja fora do campo harmonico principal..

por exemplo:(lidio) C7M(#11), C7M, C7M(9), C7M(9,#11), C6, C6(9), C(add9)...

este exemplo e li, quer dizer q só poderia usar Lidio qdo os acordes forem compostos deste acidentes?

valew

jkdias
Veterano
# nov/06 · Editado por: jkdias
· votar


Line-Frango
Q sequencia harmonica (por exemplo) me indicaria usar a 7ªM no lugar de uma 7ª?

IIm7(b5) - V7(#5) - Im7M(9)

Mas oq indicaria (na harmonia) q seria melhor eu usar a 4ª+ (lidio) no lugar na 4ªJ (maior natural)?

Qdo vc quiser que soe assim... por ex, faça uma base c/ estes acordes:

G9 - A/G - G9(B) - A9(C#) - GMaj

É uma harmonia em G lídio, e não em D jônio (apesar das mesmas notas).

fica bonito, dá um som meio "guerra nas estrelas" hehe

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06
· votar


Line-Frango
por exemplo:(lidio) C7M(#11), C7M, C7M(9), C7M(9,#11), C6, C6(9), C(add9)...

este exemplo e li, quer dizer q só poderia usar Lidio qdo os acordes forem compostos deste acidentes?



Brother, o jkdias já escreveu o que eu ia escrever.

Sobre a aplicacao do lidio em cima destas formulas de acordes que voce descreveu, é isso ai mesmo.

Voce pode preparar tua linha melódica de algumas maneiras, por exemplo, pensando no acorde, ou pensando no modo.

Eu não manjo muito de teoria, e acabo me baseando mais no ouvido mesmo.

Basicamente, evito usar os modos : maior natural e menor natual, que geralmente são a alternativa mais obvia.

Geralmente uso Lidio, Mixolidio, mesmo quando isso contrasta com a linha melodica principal da musica.

Pros menores idem, gosto muito do Dorico e acabo usando ele bastante.

Line-Frango
Veterano
# nov/06 · Editado por: Line-Frango
· votar


jkdias

peraí vamos com calma..

Qdo vc quiser que soe assim... por ex, faça uma base c/ estes acordes:
G9 - A/G - G9(B) - A9(C#) - GMaj


vamos tentar analisar os acordes:

G9 - G,B,D,A certo?.....
A/G- A,C#,E,G certo?.....
G9(B) ....este acorde seria o mesmo do citado em primeiro plano só q com a terça no baxo...certo?

tah.....

Nesta sequencia harmonica o lidio seria oq?(quais notas)

Seria a Jonio do campo harmonico só com a 4+?
Começaria executando pela tonica ou pela quarta?..
Atéhoje eu nao entendi a intençao dos modos, qual o principal alvo!!!

nesta sequencia harmonica q citaram (analisando rapido) achei 4+ (somente no segundo e no quarto acorde), entao terei q executa-la (Lídio) no momento do acorde q consta a 4+ ou durante toda a harmonia?


POR FAVOR ME FAÇAM ENTENDER!!!!!

VALEW

rickalencar
Veterano
# nov/06
· votar


Fiquei surpreso em ver esse tópico aqui em cima de novo.

Mas agradeço a todos que responderam.

Esse lance de sacar da história, é pra ajudar no feeling né, tipo entender tudo que se passou pra termos esse resultado hoje, né ?

Bem, confesso que muito do que foi dito, eu to completamente perdido, mas to começando usar esses modos, aliados ao Feling, e ta sainda linhas legais.

Tenho planos de entrar em uma escola de música, mas 1º vou terminar minha faculdade, e entrar num emprego descente.



Abraço a todos !!!

jkdias
Veterano
# nov/06
· votar


Line-Frango
G9 - G,B,D,A certo?.....
A/G- A,C#,E,G certo?.....
G9(B) ....este acorde seria o mesmo do citado em primeiro plano só q com a terça no baxo...certo?


é isso mermo...


Nesta sequencia harmonica o lidio seria oq?(quais notas)

Seria a Jonio do campo harmonico só com a 4+?


isso mesmo, lídio normal...


Começaria executando pela tonica ou pela quarta?..

A fundamental será a tônica (G lídio), mas vc pode começar a execução em vários graus (desde q vc goste da sonoridade)

nesta sequencia harmonica q citaram (analisando rapido) achei 4+ (somente no segundo e no quarto acorde), entao terei q executa-la (Lídio) no momento do acorde q consta a 4+ ou durante toda a harmonia?

Pode executar o lídio durante toda a harmonia (desde q quem tiver fazendo a harmonia [teclado, guitarra, etc.] não acrescente uma 11 ao G). Qdo citei este exemplo a idéia que tive foi essa mesmo, usar lídio o tempo todo. Mas vc pode variar os modos (aí tem q testar pra ver se soa bem...). Fazendo uso dos 7 modos do campo harmônico maior e da pentatônica, daria pra utilizar estes modos e escala:

G9 e G9(B): G Jônio, G Lídio, G Mixolídio, pentatônica G
A(G): A Mixolídio, pentatônica A
A9(C#): A Jônio, A Lídio, A Mixolídio, pentatônica A
GMaj: G Jônio, G Lídio, pentatônica G

Aí cai naquela verdade que vc falou: use e abuse de tudo (c/ consciência)hehe

rickalencar
Esse lance de sacar da história, é pra ajudar no feeling né, tipo entender tudo que se passou pra termos esse resultado hoje, né ?

É isso mesmo, ajuda muito a se expressar na hora de tocar. Vc acaba incorporando um pouco da realidade que resultou naquele estilo musical.

Bem, confesso que muito do que foi dito, eu to completamente perdido,

Se a gente puder ajudar, estamos aí (1 real + impostos por ligação hehehe)

Line-Frango
Veterano
# nov/06
· votar


Hum ta clariando..

Mas vc pode variar os modos (aí tem q testar pra ver se soa bem...)

Vc somente testa?num tem nenhuma logica pra isso nao?

Qdo citei este exemplo a idéia que tive foi essa mesmo, usar lídio o tempo todo.

Mas como posso descobrir c posso uzar tempo todo ou nao e talz...
Por exemplo:Qdo estiver G9 (nao tem 4+) entao como faz?


daria pra utilizar estes modos e escala:

G9 e G9(B): G Jônio, G Lídio, G Mixolídio, pentatônica G
A(G): A Mixolídio, pentatônica A
A9(C#): A Jônio, A Lídio, A Mixolídio, pentatônica A
GMaj: G Jônio, G Lídio, pentatônica G


Nestes exemplos daria pra explicar detalhando?
Como no 1º caso: G9 - Lidio?.....ainda nao entendi ate pq lidio tem 4+!!!

valew

rickalencar
Veterano
# nov/06
· votar


jkdias
Valew, pela ajuda.
1º vou tentar começar a entender, e surgindo dúvidas, pergunto ...

Outra coisa, hj eu mandei regular meu SX JB75, e pedi pro Luthier botar logo um Seymour Duncar SJB-1 (Vintage), nele, só que só tinha 1, o do braço.
Será que vai ficar com o som legal??? Eu acho que sim, pois é o cap do braço que da o peso né, então por isso resolvi, pedir pra botar logo.

Quando eu tiver mais money, compro o outro, rsss


E outra coisa tbm, vcs ja testaram o Triefx da landscape, to pensando sériamente em adiquirir um, temn tudo que eu to prescisando em um pedal só ...

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


Line-Frango

Como no 1º caso: G9 - Lidio?.....ainda nao entendi ate pq lidio tem 4+!!!

A nota característica do modo lídio é a #4, mas não significa que o acorde tenha que ter este intervalo.

G lídio:

G - A - B - C# - D - E - F# - G (T, 2/9, 3, #4, 5, 6, 7M, 8)

O acorde lídio pode ter 9a, 6a, 7M e também a #4.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Perdido nos modos gregos (ja lí alguns tópicos da busca)