Modos Gregos

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# abr/15
· votar


Kallau
os acordes que podem estar presentes na composição são E, F, G, A, B, C e D, certo?

Essas são as notas. Os acordes (em tríades) são: Em, F, G, Am, B°, C, Dm.

Quando você tocar sobre o acorde Em, o modo correspondente seria o E frígio. Quando passar pro acorde F você não toca Fá frígio, porque mudaria toda a estrutura dos acordes. O certo seria manter a mesma escala, ou tocar o modo correspondente ao Fá dentro da tonalidade, que seria o F lídio. De qualquer forma as notas seriam as mesmas. E frígio e F lídio possuem as mesmas notas. O que muda é a tônica do modo, e não as notas.

Kallau
Veterano
# abr/15
· votar


Obrigado LeandroP.

Deixa eu ver se entendi:

Se eu tenho uma música inteira em E Frígio, eu posso improvisar nela inteira com E Frígio, porém mudando a tônica da escala de acordo com o nota que está sendo tocada pela base.

Então assim como improvisação com pentatônica (no nosso exemplo, eu ficaria a música inteira na pentatônica de E), o tom sempre será o mesmo, mas o que muda durante a música é a tônica do modo, que apesar de alterar o modo, as notas dos modos usados sempre serão as mesmas, correto?

Abraço!

LeandroP
Moderador
# abr/15
· votar


Kallau

Exatamente!

Você pode usar a pentatônica de Mi menor convencional, utilizando as demais tensões do modo conforme a conveniência.

Kallau
Veterano
# abr/15
· votar


LeandroP
Desculpa a encheção de saco, mas você está me ajudando bastante e ainda tenho uma dúvida:

Aprendi que cada modo tem uma "atmosfera" , causando um efeito específico daquele modo, que é resultado do intervalo característico do modo.

Então:
Quando tenho uma música em Frígio, tenho uma música com essa característica misteriosa, meio sombria.
Se eu mudar o modo para Lídio como você sugere no nosso exemplo de E Frígio, eu não estaria mudando também essa "atmosfera"?

Abraço!

LeandroP
Moderador
# abr/15
· votar


Kallau

Mudaria esta atmosfera se o acorde também mudasse.

Veja, se o acorde é um Em e você toca Mi frígio, a "atmosfera" será Frígio.

No entanto, se o acorde Em e você tocar Fá lídio, a "atmosfera" continuará sendo Frígio. Porque as notas que formam o modo Fá lídio são as mesmas notas que formam um Mi frígio. Se você tocar o modo A eólio a "atmosfera" vai continuar como sendo Frígio, pelas mesmas razões.

O que mudaria esta atmosfera seria se você tocasse sobre o Em o modo Mi dórico, por exemplo. No entanto, você deve observar se os demais acordes permitem a utilização deste modo, se o contexto harmônico é favorável a esta utilização. Falando de um acorde isoladamente, qualquer modo que tenha a mesma natureza (maior, menor) pode ser o modo apropriado.

Perceba que os modos, falando friamente, é apenas uma mera inversão de uma escala, nada mais que isso. A atmosfera que você se refere se dá pelo contexto, pelos demais acordes envolvidos.

Desculpa a encheção de saco

Não está enchendo o saco. Pode continuar perguntando sem problema algum. Estamos aqui pra isso mesmo ;)

Lespol
Membro Novato
# abr/15
· votar


Boa tarde pessoal!
eu queria saber qual dos modos gregos posso usar através desses acordes:
C9,Am7,G e F9.
Aguardo resposta...

LeandroP
Moderador
# abr/15
· votar


Lespol

C9 - Dó jônio
Am7 - Lá eolio
G - Sol mixolídio
F9 - Fá lídio

Ou seja, tudo escala de Dó maior.

Daniel_tecladista15
Membro Novato
# abr/15
· votar


LeandroP

Aproveito a dúvida do colega para tentar sanar uma minha!!

Na resposta acima, a grosso modo está sendo usada a escala de Dó maior. Em uma improvisação seria usada esta escala destacando/enfatizando a nota fundamental de cada acorde. Quem estiver ouvindo, perceberia apenas variações em cima da escala de Dó maior sem nada de diferente ou novo.

Aí vem a pergunta, se eu quiser dá um sabor, um tempero diferente (algo mais modal), eu poderia usar outros modos em cima destes acordes?
Por exemplo, em C9 eu poderia usar um C lídio ou mixolídio?

Minha dúvida ocorre porque eu sei que qualquer outro modo que eu usar em cima do C9 que não seja o C jônio irão aparecer acidentes estranhos para a escala de Dó maior (talvez, até EVs).

Agradeço mais uma vez, LeandroP!!

Filippo14
Veterano
# abr/15
· votar


Daniel_tecladista15
o Leandro não deixou claro qual é a sétima dos acordes que ele apresentou, mas pensando em C jônio, vamos assumir que o C9 seja um C7M9 (sétima maior e nona estão no acorde), assim como o F9 -> F7M9 e o G-> G7.

Nesse caso, você pode tocar:

C7M - C lídio e Cjônio
F7M - Flídio e F jônio

Essas mudanças modais poderiam ocorrer apenas durante a execução dos respectivos acordes.

Vale lembrar uma coisa, você pode tocar em cima de um Em7 um A eólio que soará frígio, contudo, as notas principais do frígio são interessantes de serem utilizadas para realmente focar nessa sonoridade. Pode tocar a penta de am o quanto quiser, mas se tocar as notas que compôe a tétrade de Em o resultado sonoro será melhor, visando tocar algo modal. Se você não utilizar as notas da tétrade de Em frígio com afinco, você soará apenas tonal, vai aparentar estar apenas na escala, como se estivesse utilizando as 7 notas da escala à esmo.

Lespol
Membro Novato
# abr/15
· votar


Obg.....LeandroP.
mais deixa eu ver se eu entendi mesmo.
dependendo do TOM que os acordes estão, podemos usar os modos conforme os acordes referentes aquele tom?
ex: Tom C
acordes: C, F, Em

seria:
C=jônio
F=Lídio
Em=Frígio

Aguardo resposta....

Daniel_tecladista15
Membro Novato
# abr/15
· votar


Filippo14
Obrigado pela resposta!!

Só não entendi porque o fato da adição da 7M virando um C7M(9) e F7M(9), permite que eu use outros modos. A 7M é tão importante assim?

Se você não utilizar as notas da tétrade de Em frígio com afinco, você soará apenas tonal,
Seria explorar as tensões e notas características deste modo?

Obrigado!!

rcorts
Veterano
# abr/15
· votar


Daniel_tecladista15

Respondendo sua pergunta, vamos considerar como empregar sabores modais sobre estes acordes, ainda que tocando sempre sobre a escala de dó maior.

No 1º acorde da progressão, C9, pode-se empregar frases enfatizando a 4J e a #7 para caracterizar o acorde do modo jônio.

No Am7, pode-se enfatizar a b6 e a 9 caracterizando como acorde do modo eólio. Lembrando: a nona maior ajuda a diferenciar os modos Eólio e Dórico do Frígio.

Sobre G7 nem precisaria dizer para enfatizar a b7 pois é mais que óbvio.

E sobre o F9 pode-se utilizar a #4 para dar a intenção do acorde Lídio e a própria tensão de 9 para frisar o acorde. Ou, como o acorde já possui a 9ª, pode se equilibrar as resoluções da frase entre as notas Fá e Si, evidenciando assim tanto a nota do "modo" quanto a própria tônica do acorde.

No mais, o que o Filippo14 disse é totalmente aplicável. Só uma observação:

Vale lembrar uma coisa, você pode tocar em cima de um Em7 um A eólio que soará frígio, contudo, as notas principais do frígio são interessantes de serem utilizadas para realmente focar nessa sonoridade

Isso acontecerá se o A eólio for tocado com intenção modal, ou seja, evidenciando a b6 do modo de A Eólio, pois corresponde à mesma nota que ocupa a b9 no modo de E frígio. Já se o A eólio for tocado sem o cuidado adequado, provavelmente soará apenas tonal mesmo.

Mas ele mesmo já disse isso, então, só complementando.

rcorts
Veterano
# abr/15
· votar


Daniel_tecladista15
Só não entendi porque o fato da adição da 7M virando um C7M(9) e F7M(9), permite que eu use outros modos. A 7M é tão importante assim?

Ele usou a sétima para caracterizar os acordes em seus respectivos graus, e assim diferenciá-los como acordes não-dominantes. Apenas isto. Não significa que a sétima precise necessariamente de ser tocada.

Ele citou essas 7M apenas para construir o raciocínio. Abç.

Daniel_tecladista15
Membro Novato
# abr/15
· votar


rcorts
Obrigado pelo seus comentários!! Vou ler com calma para poder digerir, processar e tentar entender toda esta informação!!!

LeandroP
Moderador
# abr/15
· votar


Filippo14
o Leandro não deixou claro qual é a sétima dos acordes que ele apresentou

Na verdade eu utilizei da forma como perguntou o Lespol. Pelo contexto interpretei como alguma cadência com os graus I, IV, V, VIm.

Nesse caso, você pode tocar:

C7M - C lídio e Cjônio
F7M - Flídio e F jônio


Perfeitamente!

;)

Lespol
seria:
C=jônio
F=Lídio
Em=Frígio
Aguardo resposta....


Isso mesmo!

Daniel_tecladista15

Pode utilizar outros modos. Em improvisação é bom tomar um certo cuidado pra não entrar em choque com a harmonia executada em outro instrumento.

Quando é tonal a aplicação dos modos acaba sendo muito fácil e intuitiva. Legal é quando entram os empréstimos modais, precedidos por cadências, quando há modulações.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Modos Gregos