Jazz Bass som magrinho???

    Autor Mensagem
    NEtMartins
    Veterano
    # fev/05


    Olá Pessoal.

    Troquei um Music Man Sabre 1979 por um Fender Jazz Bass Standar 92 U.S.A,
    com captação Fender Custom Shop 60´s com uma ponte BadAss II.
    Ainda possuo os caps e a ponte originaldo baixo.

    A principio, troquei de baixo pois o Music Man é um som
    fantastico só que acho que é bem melhor para slap e tals..

    curto o som mais aveludado e gordo, com graves definidos...
    toco reggae... pensei que com o Jazz Bass eu teria algo assim.

    Apesar que peguei este baixo a 10 dias e fiz somente 3 shows com ele
    e em todos não curti o set de amplis que tinha no local, como não tenho ampli, as vezes tenho que
    usar os da casa mesmo.

    Minha conclusão, achei o som do Jazz Bass muito Magro... será somente
    o problema de ampli mesmo? teve um show que liguei em linha direto, nem ampli tinha.

    Quem poder dar um luz aí dando uma dica como posso deixar o som
    mais "gordo" e com graves definidos eu agradeço.Derrepente comprar
    um v-amp, ou algum outro processador.

    Quanto ao ampli vou comprar um Meteoro Precision Combo BS 115, preciso testar antes só.

    marcioazzarini
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    NEtMartins

    Cara, eu sempre achei o timbre dos Jazz Bass com graves na medida certa, nada exagerado, mas nada muito magro tbm...

    Só ouvindo o timbre do seu baixo pra sacar mesmo, mas uma solução a curto prazo seria um pedal equalizador.

    A propósito, esta tocando o o Léo Jaime ainda?

    Abraços

    NEtMartins
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Olá Márico!


    Estou sim, mas eventualemente pois sou SUB do mingau.

    Minha banda principal é www.netotrindade.com.br

    Cara, parabéns, vi vc na Cover Baixo acho que do mes passado!

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    NEtMartins
    Cara, parabéns, vi vc na Cover Baixo acho que do mes passado!

    Foto antiga Jazz Bass antigo! a não ser q pintou o Shelter de bege!

    NEtMartins
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: NEtMartins
    · votar


    Claudio Zotelli

    xii! Não entendi nadia!...

    marcioazzarini
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    NEtMartins

    Valeu, brother... Se precisar de um SUB tbm, estamos aí... ;]

    Claudio Zotelli

    Tbm não entendi... hehe

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: Claudio Zotelli
    · votar


    Putz que burros! eu disse que o baixo q aparece com vc na foto eh um Jazz Bass bege ou marrom, então eu coloquei q a foto eh velha pq o baixo vc não tem mais.. bom a unica coisa que errei neste comentário foi achar q poderia ser engraçado! :p

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    NEtMartins
    Curioso, pois o JB é um instrumento padrão da industria. Experimente abaixar um pouco a altura dos captadores em relação às cordas e trocar o encordoamento para 0.45 (com a consegüinte regulagem do tensor). Não creio que um V-Amp vá fazer milagres, mas acho que um GEB-7 aliado a uma boa pesquisa timbrística em seu novo combo vão resolver esse problema à contento.
    Abç

    NEtMartins
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    marcioazzarini

    Valeu Azzarine. Creio que devo precisar de um sub tão, logo!

    O Mingau vai gravar o acustico com o Ultraje a Rigor ainda este ano, aí vai sobrar trampo. Anote meu e-mail: robson@netotrindade.com.br


    Mauricio Luiz Bertola
    Boa esta de abaixar os capts!! tem grande chance de ser um pouco este o problema mesmo!! não tinha pensado nisto! valeu!

    BTNS
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    NEtMartins, brother, curioso isso. Já ouvi uns sons de Jazz Bass magros mas foram nessas séries mais novas (Highway, Affinity...). O Bartolo, do Funk Como Le Gusta, está com um 92 e pelo que ouvi no show o som tá bala. Eu, particularmente, curto o som dos da década de 70 (os de 60 nunca pus nem os olhos, infelizmente). Tente as dicas do Bertola e depois conta o que achou. Abraços!

    marcioazzarini
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    NEtMartins
    Valeu. Vou mandar e-mail.


    Claudio Zotelli

    Aquela foto tem 1 ano. Foi em janeiro do ano passado, e o baixo é o mesmo, porém estava com o escudo branco ainda. Flw!

    dominico
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: dominico
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Esquisito este lance de encordoamento ter a ver com o som gordo do baixo Fender Jazz Bass. Eu tenho um JB american standar 94 (com captação original que era vintage single coils até a linha fabricada em 1998 - hoje o American Séries (não mais american standar) sai com uma captação chamada american single-coils (que possuem menos peso nos timbres), pois os caps vintage são colocados nos outros modelos vintage da fender).
    Eu já toquei tanto com encordoamento 0,45 como 0,40 e o som do baixo pode ficar gordo como quer o netmartins com qualquer dos encordoamentos utilizados, dependendo da regulagem e da qualidade do ampli.
    Enfim, eu consigo "peso" com qualquer tipo de encordoamento.

    NEtMartins

    Ainda possuo os caps e a ponte originaldo baixo.

    Amigo, coloque com urgência os captadores originais (american vintage single-coils) bem como a ponte (eu prefiro ela do que a BadAss) e depois me conta se você não consegue um som GORDO para o reggae. Você está com um baixo muito bom.

    Há... não se esqueça de me contar os resultados depois que você seguir esta dica.

    NEtMartins
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    dominico
    Muito bom, ler este seu post.
    Vou fazer isto sim.

    E falarei aqui pra vcs depois.

    NEtMartins
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    dominico
    Ahh! esqueci.. se tiver MSN me cadastre: netmartins@hotmail.com

    abs,

    Robson

    NEtMartins
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    dominico
    Estive pensando...

    Será que não é bom eu manter a BadAss II, não ficaria melhor?

    Pois a original tem uns ponto de ferrugem e se não for mudar muito, preferia deixa-las.

    Expressão
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    NEtMartins

    Dividi o palco uma vez com uma banda em que o baixista tinha um Fender Japonês Re-edição de 1962. Usamos GK 350 com cx's Meteoro 4x12 e 1x15.
    Usei meu Fender Americano 1983.

    Com mesmo ampli, na mesma regulagem e mesmo cálibre de cordas percebi uma diferença no timbre dos 2 baixos que me assustou...
    Realmente era bem mais magro o som do baixo do cara. Não sei te dizer o motivo.
    Ambos baixos totalmente originais.

    Até então achava que o problema era a origem do baixo...

    dominico
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    NEtMartins
    Estive pensando...

    Será que não é bom eu manter a BadAss II, não ficaria melhor?

    Pois a original tem uns ponto de ferrugem e se não for mudar muito, preferia deixa-las.


    Caro NetMartins,

    A ponte BadAss é muito boa. eu prefiro a original não pela qualidade mas por questão de gosto pessoal.

    Acho que você deve fazer o teste da troca dos caps. Tomara que fique legal.

    Abraços,

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    dominico
    Existe sim uma diferença entre os calibres de encordoamento (senão essas diferenças seker existiriam, né!). A ponte BadAss II tem mais metal (portanto mais massa) ke a original, o ke incrementa as frekuencias graves (embora essa diferença seja pekena), ademais, o curso dos rastilhos dela é maior, o ke lhe dá maiores possibilidades de ajuste de entonação. Kuanto as diferenças entre os captadores... Bem, acho ke sua experiência é válida.
    Abç

    dominico
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Valeu amigo. Vivendo e aprendendo.

    jrcintra
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Bom... pega um fender e liga num ampeg. Depois pega esse mesmo fender e liga num meteoro.
    Cara , o baixo em si nao fala sozinho... se nao tiver um BOM sistema de som por tras de tudo nao rola...
    E outra , vai ver vc ta acostumado com o humb. do MM(baixo com mais saida , mais ganho). Depende do pré tb kra... pega teu bass e liga num pré ampeg.. nossa... tu vai pirar no som.. alias , liga um GOLDEN num ampeg pra tu v o ronco do bicho

    gurizon
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Alguém aí já experimentou colocar no fender americano ( o meu é 98) jazz bass os captadores bartolini? Eu tenho curiosidade, pois tenho um par de bartolinis, mas tenho receio de mexer no jazz bass pois ele tá lacrado e eu adoro o som dele.

    Outra: tem idéia do preço de mercado de um rickenbacker 4003 1997, com case, manual e nota? Tenho um e to pensando em vender.

    Abraço!

    FBassist
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    gurizon
    Ah kra, acredito que tiraria todo o som caracteristico do baixo...

    Planet Express
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Meus dois cents aqui...

    Como já foi comentado aqui, tiraria a ponte Badass e retornaria à ponte original. A Badass tem mais massa mas, pelas características de sua construção, ela dá uma maior definição de sons, o que talvez seja o que você NÃO queira. Acho que a ponte original vai te dar um som mais encorpado.

    Talvez uma boa alternativa seja utilizar uma ponte "padrão" dos Fender, mas que permita o ancoramento das cordas pelo corpo. Uma ponte dessas te dá maior sustentação sem interferir no timbre característico do instrumento.

    Em um dos meus baixos eu tenho uma ponte assim, de marca "genérica" (porém muito boa) que foi comprada via internet na Allparts. Custou 35 dólares e chegou aqui sem imposto. Estou bastante satisfeito com ela.

    Half
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Planet Express
    Tenho um Fender que é "string thru-body" (o corpo "ancora" a corda)... Faz alguma diferença essa característica?

    gurizon
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Fbassist:

    Queria ver esses bartolinis num baixo que preste. Instalei eles num fender mexicano, mas esse não vale nada (acho muito ruim o braço, madeira, ...). De repente valeria a pena botar num fretless feito por luthier???


    Half:

    Com certeza faz diferença no sustain. O meu fender é assim também. E então pessoal? Mais alguém sabe sobre o que perguntei acima?

    Valeu!

    Half
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    gurizon
    Bacana, nunca tinha ouvido algo sobre isso!

    Half
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    (é claro que já tinha notado que o sustain dele é bom)

    isaqueras
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    NEtMartins

    Experimenta mexer nos potenciômetros. Tenho um JB que tmb tv meio magrelo e por acaso, bem por acaso, numa GIG surgiu a idéia de abrirmos e como ele é bem velhinho, resolví trocar tudo... cara... é outro bass, com direito a "Another on Bites The Dust" (Queen) pra comemorar.
    Putas graves!
    Ah! Respeitando a idéia do kamaradas Maurício Luiz Bertola (q manja), recomendo n baixar muito as cordas, pois os JB tem uma grande tendência a trastejar com essa providência. Mas n custa tentar, se ficar bom me fala, se ficar ruim vc tem a vantagem de voltar tudo de novo sem ofender o instrumento. Né?
    Abrás

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jazz Bass som magrinho???