Até q ponto o DESIGN te influencia na escolha de um baixo (guitarra, outros tb)?

Autor Mensagem
Bico
Veterano
# jan/05


Queria saber a opnião de vcs sobre design de intrumentos.

Faço facul de design (tá certo q é o gráfico, não o de produto) e outro dia tava conversando com um amigo meu (guitarrista) sobre isso.
Nós chegamos a conclusão q instrumento legal visualmente, é essencial! Lógico q o q conta é o som, no final. Mas às vezes preferimos isntrumentos q deixem a desejar um pouco no som, por conta do visual.
A princípio, pode até parecer futilidade mas é um fato, q o design faz diferença e muita.

Uma vez, lí q o Les Claypool (baixista do Primus) começou a tocar baixo de 6 cordas pq ele passou em uma loja, olhou o instrumento e pensou: "Esse é o baixo mais feio q já ví na minha vida!"
Aí, por curiosidade, ele foi testar e já viram no q deu... Hehe.
Pra vcs verem como o design pode influenciar (idependentemente do modo).

Alguns instrumentos q gosto (os baixos MusicMan, guitarras semi-acústicas, baixo vertical), às vezes me pergunto se não passei a gostar do design por causa da sonoridade, ou se acabei gostando da sonoridade por conta do design! :)

Postem oq vcs pensam. Se já deixaram de comprar (ou se só compraram) um instrumento por conta do design, se já quiseram modificar seu instrumento, se já deram chilique pq não tinha na cor q queriam, e por aí vai...

Gui
Veterano
# jan/05
· votar


Bico
kra...eh uma coisa fundamental tb!!!!

tem uns instrumentos q eu to afim de compra mais pq ele eh estiloso do q funcional (SG bass, e outros da gibson/epiphone)...

tenho um amigo q ele tava afim de uma guita strato madeira com escudo preto.......soh tinha da michael...ele quase comprou...ai eu fui com ele testar umas...ele gostou da giannini (o som)...ai ele perguntou se tinha madeira com escudo preto...o kra foi procurar e enquanto isso agente ficou testando guitas...meia hr depois o kra vem com uma madeira com escudo branco...o meu amigo falou "branco não...naum tem preto"...o kra disse "não"...e meu amigo "entaum dexa queto"...e agente saiu andando

resultado...meu amigo ficou sem guita e o vendedor ficou mto puto!!

Clinton_Jacks
Veterano
# jan/05
· votar


cara, quandu fui compra meu baixo, quando vi ele, eu falei, q coisa feia da porra, quase desisti, de compra ele, c ñ fosse uns amigos q encheram meu saco pra compra, hj ñ estaria com ele, hj, eu ñ vendo/troco ele por nd nesse mundo, so c for por 2 iguais, hehehe, é um Fender Precision American, um puta baixo! flws

Bico
Veterano
# jan/05
· votar


O tal amigo meu, com quem eu falava sobre esse assunto, tb deixou de comprar um guitarra pq achou ela feia bagarai!

E eu comecei a juntar dinheiro pra comprar um baixo de 5 cordas. Aí já ando pesquisando alguma coisa. Nada fodão, entre usados e novos, pretendo gastar algo entre 500 a 700 conto... Aí teve um dia q ví um Condor modelo Music Man 5 cordas. Fiquei doido com baixo! Nem cheguei a testá-lo mas era forte candidato, hehe! Só q venderam e eu nem cheguei a escutar o som do maldito... :(
E eu nunca toquei num Tagima, mas os modelos de 5 cordas q já ví achei horríveis! Parece uma guitarra gorda! Fiquei traumatizado com esses baixos. Se eu entrar numa loja pra testar, acho q os Tagimas vão ser os últimos q vou testar, hehe!
Mas eu sei q tenho q testar... Aquela história todo do Graal do Indiana Jones, né?
:)

danilo_bass
Veterano
# jan/05
· votar


Bico
os baixo da tagima d 5 cordas saum feiao msm mas em compensaçao akele t-525 eh lindo

Steve Harris eh o cara
Veterano
# jan/05
· votar


verdade, design conta mto pra mim pelo menos.....o problema eh q eu gosto d quase todo baixo q tm por ai heheheh, entaum eu nem fico pensando mtooo c naum eu m confundo....mas eu gosto especialmente do Fender Precision cor natural cum escudo e captadores brancos e braço claro tbm !

marcioazzarini
Veterano
# jan/05
· votar


Os baixos feios que me perdoem, mas beleza é fundamental... hehehe

danilo_bass
Veterano
# jan/05
· votar


por isso q eu gosto do meu baixo alem d c bom eh lindo

Bico
Veterano
# jan/05
· votar


Espero um dia poder ter um baixo desenhado por mim! :)
Quando eu tiver dois mil conto sobrando eu procuro um luthier pra tal serviço, hehe.

DEMANO
Veterano
# jan/05
· votar


Clinton_Jacks
Eita, ow tu eh mt rico ow mt mentiroso, qm axaria um precision american feio?! por 4 conto, tem uma porrada de baixo bonito por esse preço, ateh squier q saum bem parecidos vizualmente saum 1/4 mais baratos.

marcioazzarini
Veterano
# jan/05
· votar


DEMANO

Eu acho o Precision feio... Sou muito mais o Jazz Bass

Claudio Zotelli
Veterano
# jan/05 · Editado por: Claudio Zotelli
· votar


Eu tenho um Washburn XB-400 com aquela pintura verde transparente acho o corpo dele um pouco feio pq eh muito grande, mas estou louco pra tirar essa tinta dele e deixar na madeira pois o desenho da madeira dele eh muito lindo quero retirar pq a pintura tem arranhões de palheta!
Mas por incrivel que pareça sem pre achei o Tagima B2 muito lindo..sei q tem gente ai q acha horrivel..mas gosto eh gosto!

marcelo prati
Veterano
# jan/05
· votar


beleza eh fundamental..

eu amo os instrumentos mais vintage (hofner, epiphones, rick, fender..)

e o precison e muiiiito mais bonito que o jazz bas...

clubdome
Veterano
# jan/05
· votar


Passei por uma experiencia dessas apouco tempo, relatei até em um tópico, acho que era - Vou comprar um Cort NA5.
Fui pelo design, madeiras, hardware, acabamento e na hora de testar desistir na hora, por causa do som, não sei se a captação não ajudou, mas o instrumento era bonito mesmo, todo de maple e braço com 3 tipos de madeiras. Acabei levando um musicman sub 5, que tem um shape bem tradicional sem contorno nas bordas, mas com um som que não brincadeira!!!!

Man Well
Veterano
# jan/05
· votar


po, e o q acham do wood? achei o site e os caras ainda tão na ativa com os masters custom, ou os scorpions q são uma linha mais baixa. pena q é o olho da cara. os scorpions dá mais d 4 conto e os masters, perguntei em 2002 num workshop do marcelo mariano e tava 6 conto. hj deve ser uns 7. todos com captação EMG. meu sonho é um wood master 5 cordas, ou um warwick jazz man 5. pago qnto for por esses, é só ter dinheiro. eheheh...

ah, sou novo no fórum. adorei isso aqui. cheio d louco igual eu. eheheh...
não sou baixista mas sou completamente pirado em contrabaixo. estudo guitarra pra poder cantar tocando, pois sou vocalista. paralelamente pego emprestado o baixo e tiro uns grooves... ando tirando fernanda abreu (liminha) e max viana (serginho carvalho).

abraço pra galera e se acostumem comigo pq eu vou pentelhar aqui sempre!!!!!!
HAUHAUHUAHAUHAUHUAHUAUAUAHUAHUUAUA.................

rodrigo_bass
Veterano
# jan/05
· votar


Eu tenho um Washburn XB-400 com aquela pintura verde transparente acho o corpo dele um pouco feio pq eh muito grande, mas estou louco pra tirar essa tinta dele e deixar na madeira pois o desenho da madeira dele eh muito lindo quero retirar pq a pintura tem arranhões de palheta!
Mas por incrivel que pareça sem pre achei o Tagima B2 muito lindo..sei q tem gente ai q acha horrivel..mas gosto eh gosto!


Putz olha isso. Eu fui comprar um baixo e achei um Washburn XB-400 igualzinho o seu Claudio, verde , o som é bom, mas eu não gostei da cor e fui atras de outro instrumento só por causa da cor dele. Acabei pegando um Ibanez.

Alain Caron
Veterano
# jan/05
· votar


Bico

Cara, me fale se msn ou email. Tenhos umas fotos aqui de um baixos que vc vai pirar (ou odiar).

Nem sei se o instrumentos são bons (pois são gringos e eu nunca vi), mas são muito arrojados.

Se quiser, meu msn é rodmateus@hotmail.com

Bico
Veterano
# jan/05
· votar


Alain Caron
Vou te adicionar, lá cara!
Quero ver essas "obra de arte".
:P

Fabrício Fialho
Veterano
# jan/05
· votar


eu tb tenho um xb-400 igualzinho esse do Claudio Zotelli, verde. Eu queria mesmo um azul, que eu vi na net e achei lindão. Mas como no Brasil a gente não compra só o que quer, mas o que as lojas tem pra vender - e não tinha nenhum outro washburn desse aqui em BH pra vender, só tinha um xb-125 em outra loja...
Mas eu acho o modelo dele muito legal! Aquela "voltona" que a madeira dele dá perto do knobs eu acho muito do caralho. Sem contar que eu acho o headstock de baixo da washburn muito legal! Meu baixo tá meio arranhadinho, mas tô nem aí :-) Um dia talvez eu mande dar uma polida dele e vai ficar show!
Acho que a estética influencia sim. Eu quase comprei um condor. E o principal motivo por eu não ter comprado era que o modelo que eu tinha achado legalzinho só tinha com ferragem dourada, que eu acho brega demais. Aí não comprei. Uns baixos que eu acho muito legais tb são os SR 400 da Ibanez e um Ibanez e uns Yamaha mais top de linha, que tem o corpo fininho.

danilo_bass
Veterano
# jan/05
· votar


putz kra eu so gamado por frettless

André M
Veterano
# fev/05
· votar


Meu primeiro baixo quase foi um Fich modelo explorer, azul. Na época eu achei que era o instrumento mais lindo do mundo. Ainda bem que não comprei, acho que hoje nem tocaria mais. Acabei sendo expulso da minha banda de metal pq comprei um giannini stratosonic, que eles consideraram baixo de quem toca música pop. Graças a isso fui escutar outros sons e toco até hoje...risos....

SoldierOfFear
Veterano
# fev/05
· votar


Timbre: 20%
Preço: 80%
Aparência: 0%

Krist Novoselic_
Veterano
# fev/05
· votar


olha,, dependendo de como o cara toca,,,, se ele usa o baixo lá em baixo mesmo,, alguns modelos ficam ruins e desconfortáveis.,, eu olho mais isso no modelo, ,

Bico
Veterano
# fev/05
· votar


SoldierOfFear
Aparência: 0%

Se o Stevie Wonder ou o Ray Charles tivessem falado isso eu até acreditaria. ;)
Mas se vc enxerga, o visual acabaca contando. Mesmo seje numa porcentagem mínima.

Se fosse assim, vc não se importaria q alguém colasse adesivos de "no fear", "fui!!!" "Turbo Bass" no seu instrumento. Ou não sei importaria nada quando seu instrumento fosse arranhado, ou lascado a pintura, por exemplo.

Visual tb é expressão. Tipo quando vc vai num show, por exemplo, oq vc vê, desde a performance dos músicos, instrumentos, iluminação e palco, tb contam.

Vai me dizer q quando vc vai comprar uma jaqueta, por exemplo, vc pega qualquer uma q esteja no tamanho certo sem ligar pra aparência dela. Afinal, oq importa é q não te deixe com frio, não é?

filipe xeneizes
Veterano
# fev/05
· votar


os baixos tonantes são lindos!!!

joaozitorossi
Veterano
# fev/05
· votar


filipe xeneizes
baixos naum.....mas as guitarras tonante eu achu lindas msmos! pena q são horriveis...é quase a cópia de um modelo vintage da fender.....achu q eh a jaguar...

Grosskopf
Veterano
# fev/05 · Editado por: Grosskopf
· votar


Também faço faculdade de design, mas industrial mesmo, portanto isso querendo ou não, é quase fundamental para mim na escolha de um baixo, apesar de achar (perdão para aqueles que gostam) o Jazz Bass horrivel, só tinha dinheiro para comprar um da Eagle, portanto fiquei um ano e pouco com aquele baixo, mas algumas vezes não tocava, porque chegava, olhava, e saía fora. Mas consegui depois comprar um XB-400 da washburn, mas foi "amor a primeira vista" quanto olhei na vitrine da loja, mas ao contrário dos washburns anteriores, o meu já veio com a "cor" de madeira, ou melhor, sem pintura. Só troco esse baixo (em matéria de design), só por uns com o preço mais elevado pelo Rickenbacker ou um Precision.
Outra coisa, adoro guitarra em "V", mas acho horrivel baixo nesse formato.
Só lembrando (se ainda me lembro das aulas), design, não é apenas o desenho do instrumento, no caso, mas sim todo "projeto", portanto se um baixo tem algum problema de construção, pode se dizer que não possui um bom design!

Bico
Veterano
# fev/05
· votar


Grosskopf
Só lembrando (se ainda me lembro das aulas), design, não é apenas o desenho do instrumento, no caso, mas sim todo "projeto", portanto se um baixo tem algum problema de construção, pode se dizer que não possui um bom design!

E design ainda faz parte da ergonomia do instrumento!

marcioazzarini
Veterano
# fev/05
· votar


Eu tenho um Washburn XB-400 com aquela pintura verde transparente

O meu era assim... Era verde trasnapernet e o corpo era Top em Flammed Maple. Muito lindo. Eu adorava aquele baixo, mas precisava muito de um 5 cordas na época.. :-(

Half
Veterano
# fev/05
· votar


marcioazzarini
É, na vida baixos vão (uns felizmente, outros não) outros vêm (tb)... E assim vamos indo!!! heuehueh

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Até q ponto o DESIGN te influencia na escolha de um baixo (guitarra, outros tb)?