Aos luthiers 2 perguntas: cmo fazer a pintura do corpo e instalar trastes?!

Autor Mensagem
Mayzen
Veterano
# jan/05


falaê pessoal! aí, tô com duas coisas me martelando aki... como q é feita a pintura d um corpo?! tô precisando saber disso...tenho a madeira "in natura" bruta pronta, só falta pintar..como q c faz isso..qs materias, tintas q eu tenho q comprar..eu sei q ñ c pinta direto na medeira..mas como q c faz então?! alg poderi me ajudar? e otra coisinha. instalar trastes... como q é?! usa-se cola né?! alg tipo especial?! c alg puder me dá uma ajudinha nessas 2 duvidas eu agradeço mt..é um conhecimento meio q mais avançado ams q seria legal a galera aki do forum saber..depois a gente pode montar uma passo-apasso aki claro q por vcs LUTHIERS..alg me ajuda?! vlw!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/05
· votar


Mayzen
Pesquise na busca, pois eu, o João Gravina e o Erasmo Lousada já explicamos isso.
Abç

Mayzen
Veterano
# jan/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vlw! Vô dá uma olhada lá! qlq coisa posto aki d novo blz?! mas vlw pela dica...fui!

Mayzen
Veterano
# jan/05
· votar


Aê, achei um topico em q vc explica sobre esse processo d pintura...realmente é um poko trabalhoso..então pensei nos "naturais"...pintura natural, só no verniz...aí fikei com uma dúvida...: para pintar "ao natural", só o verniz, preciso passar seladora e a massa corrida antes?! ou aplico o verniz direto na madeira bruta?!... vlw pela atenção... (ah.! ainda ñ procurei sobre instalar trastes, ñ tive tempo, mas vô dá uma olhada..qlq duvida eu posto aki p vc me ajudar, pode ser?!..vlwzão!brigado!)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/05
· votar


Aplique seladora antes.
Colocar trastes é difícil, chato e exige habilidade e ferramentas específicas.
Abç

Mayzen
Veterano
# jan/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
sim, brigado... é bem trabalhoso e mt preciso (trastes)... ñ sei c vô conseguir... vô tentá num "rascunho" antes, é mais garantido, mais preventivo.. pô Mauricio, vlw pela atenção e pela paicência q vc dá aê a nós, amadores e chatos e curiosos no mundo da Luthieria... sinceramente, vc acha chato, monótono fikar dando esses tokes, essas dicas p nós, iniciantes?! ou acha até manero esse lance da solideriedade d uns com os outros aki.. tipo a troca d conhecimento..os q sabem mais passam para os q sabem menos... e sei lá, vcs são meio q superiores nesse ponto d vista, tem paciência p aguentar a gente?!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/05
· votar


Mayzen
Faço isso por prazer e porque quando eu tinha a idade de vcs eu não tinha para quem perguntar (não existia nada do que existe hoje).
Mas acho também que a galera precisa ler mais, estudar, informar-se e perguntar com mais clareza.
Abç

eltonbass
Veterano
# abr/07 · Editado por: eltonbass
· votar


Mauricio Luiz Bertola
que material é usado para colocar os trastes na escala?

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


eltonbass
Material?
Está se referindo às ferramentas?

eltonbass
Veterano
# abr/07
· votar


Soulface
pode ser.
mais gostaria de saber o tipo de "cola".
o do meu baixo é meio marrom.

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


eltonbass
À princípio, não é usado cola nenhuma pra fixar os trastes na escala. Principalmente se for escala nova.
Só se usa cola no caso de a escala já ter passado por outras trocas de trastes, deixando assim os sulcos mais "folgados". Mas a necessidade disso vai de caso pra caso. Na hr q o luthier coloca o traste ali ele ve se é melhor ou não colar.
O problema de se colar, é q dá um trabalho a mais em uma próxima troca de trastes.

eltonbass
Veterano
# abr/07
· votar


Soulface
com o que q se cola?

rfasioli
Veterano
# abr/07
· votar


eltonbass
Em geral quando é necessário colar alguma coisa, é utilizada aquela cola específica para madeira, você encontra em casas especializadas, acho que é da cascorez.
Mas o certo não é colar, nem abrir o furo antes, o mais correto é só fazer um sulco para marcar a posição do traste, depois ele é só "batido", pois o próprio traste tem um tipo de uma lâmina para cortar a madeira, sendo que ele se prende por uns chanfros durante o seu corpo, mais ou menos como se fosse um prego (perto da cabeça tem os chanfros).
Seu bass já foi fret? Pela descrição: o do meu baixo é meio marrom. parece ser massa para madeira, que em geral é utilizada para tampar os furos dos trastes...

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


rfasioli
pois o próprio traste tem um tipo de uma lâmina para cortar a madeira
Mas hein?!
De quais trastes vc está falando? Esse eu nunca vi não.

rfasioli
Veterano
# abr/07
· votar


Soulface
QQ um, Gotoh, Dunlop...
Acho que me expressei mal, não é uma lamina que vai cortar e etc, o fato é que os trastes são mais finos na ponta, como um prego... Não tendo a necessidade de serrar a escala para a colocação, nem efetuar uma colagem, sendo apenas encaixado.

rfasioli
Veterano
# abr/07
· votar


Mas não sou luthier, sou apenas um xereta de plantão...
Mas já vi 3 luthiers trabalharem desta forma...

Soulface
Veterano
# abr/07 · Editado por: Soulface
· votar


rfasioli
Eles são finos, mas não chegam a ser cortantes não cara. É necessário fazer o corte na escala sim.

eltonbass
Veterano
# abr/07
· votar


rfasioli
nunca foi fretless!
mais tem uns trastes meio sem noção! tão levantando!
ai eu tava pensando em trocar os trastes ou recolocar aqueles que estão mais ou menos.
essa idéia surgiu depois de eu fazer um capotrasto de osso pro meu baixo.

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


eltonbass
mais tem uns trastes meio sem noção! tão levantando!
Tem como postar fotos dele cara???
Pelo q vc falou, aconselho mesmo vc a faer uma troca de trastes juntamente com um ajuste do abaulamento da escala e limpeza e ajuste dos sulcos.
Se os trastes estão se soltando, pode ser q o sulco esteja mais largo do q as "perninhas" do traste, ou então q a madeira não esteja resistindo.
É necessário entortar o traste de acordo com o abaulamento da escala na hr de colocar. E neste cso, talvez seja necessário mesmo colar.

rfasioli
Veterano
# abr/07
· votar


eltonbass
Leva num luthier, porque já vi trastes soltarem por torção do braço.
Se algum luthier disser que tem de trocar o braço procura outro, porque já vi isso acontecer e o braço tinha concerto... Acredito que foi uma avaliação prematura.
O procedimento é o que o Soulface disse, só que antes tem de soltar totalmente as cordas e o tensor, deixar a madeira ceder de volta (depende do instrumento pode levar de 1 semana a 1 mês ou pode não voltar), depois plainar a escala... dai é continuar a fazer o procedimento que Soulface disse, refazer o abaulamento da escala...
Dependendo do caso é legal trocar a escala, principalmente se ela tb estiver descolando. Eu gosto de escalas em Jacarandá (ou rosewood), ou Marfim, por causa da durabilidade, são madeiras mais duras causando um desgaste menor e sustentando melhor os trastes.
Quanto aos trastes sugiro trocar todos e fazer a retífica... Procure marcas como Dunlop, Ibanez, o Gotoh também é uma boa opção.

eltonbass
Veterano
# abr/07
· votar


Soulface
acho que é os sulcos muito abertos!
pq se não eu abaixava e ele não levantava mais, pois iria prender na madeira!

é utilizada aquela cola específica para madeira, você encontra em casas especializadas, acho que é da cascorez.
é essa cola mesmo?

rfasioli
Veterano
# abr/07
· votar


Soulface
Acho que nós dois estamos dizendo a mesma coisa...
O sulgo para marcar a posição que eu escrevi tem de ser o sulficiente para começar a encaixar o traste... Devemos estar falando a mesma coisa...

eltonbass
Veterano
# abr/07
· votar


rfasioli
o braço não ta torcido!

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


rfasioli
Pode ser... Mas o traste em si não chega a cortar a madeira.
Já tive até uma péssima experiência com isso uma vez. Onde o sulco era menor do q a "perninha" do traste (Dunlop) e ele não entrava por completo.
Tive q tirar e cortar mais um pouco a escala.

eltonbass
Vc tá pensando em trocar esses trastes em casa?

rfasioli
Veterano
# abr/07
· votar


Então deve ser pelos furos estarem largos mesmo.
Esse bass sempre foi seu? Você já trocou os trastes? Sabe qual é a madeira da escala?

eltonbass
Veterano
# abr/07
· votar


Soulface
sim to pensando seriamente!
nem que seja um remendo! só nos que precisam.

rfasioli
sempre foi meu. nunca troquei os trastes.
é Jacarandá (Rosewood).

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


eltonbass
sim to pensando seriamente!
É complicado hein cara?!
Precisa de ferramentas específicas e tal... Vc pode acabar piorando ainda mais a situação.

nem que seja um remendo! só nos que precisam.
É inviável por 2 motivos.
1- Não se vendem trastes separados. Ou eles vem em set de 24 já cortados (7mm de comprimento), ou vem um varetão comprido q vc precsa medir e ir cortando.
2- Trocando somente alguns, vc vai ter um problemaço pra nivelar os trastes novos com os trastes já gastos. Não compensa nem um pouco.

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


Jacarandá (Rosewood)
Jacarandá e Rosewood são duas madeiras diferentes.

rfasioli
Veterano
# abr/07
· votar


é utilizada aquela cola específica para madeira, você encontra em casas especializadas, acho que é da cascorez.
é essa cola mesmo?

soulface
Essa eu deixo pra você confirmar, não tenho certeza...

eltonbass
De qualquer forma eu aconsselho um luthier... O barato pode sair caro... Eu não me arrisco trocar os trastes em casa, mesmo depois de já ter visto isso ser feito várias vezes, porque fazer não é tão simples assim...

eltonbass
Veterano
# abr/07
· votar


Soulface
???
ouvi deizer que eram iguais.
sei que há jacaranda brasileiro e indiano eu acho.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aos luthiers 2 perguntas: cmo fazer a pintura do corpo e instalar trastes?!